Browsing by Issue Date, starting with "2023-12"
Now showing 1 - 10 of 429
Results Per Page
Sort Options
- Monitorização do desempenho de zonas húmidas construidasPublication . Sousa, Joyce Carvalho Laranjeira de; Mateus, Dina; Pinho, HenriqueAs Zonas Húmidas Construídas (ZHC) são sistemas semelhantes às Zonas Húmidas Naturais. As ZHC são projetadas para utilizar processos inerentes da natureza para tratar águas residuais (AR), sendo uma importante vertente biorremediadora executada por um sistema constituído por plantas, substratos e microrganismos. No presente estudo procedeu-se à monitorização de duas ZHC Piloto existentes no Instituto Politécnico de Tomar, ambas com cerca de 1m2 de área e plantadas com caniço comum (Phragmites australis). Na ZHC E o substrato constitui em fragmentos de pedra calcária, enquanto na ZHC P é constituído por uma mistura de fragmentos dessa mesma pedra com escórias de carvão e aglomerado de cortiça. O objetivo geral do estudo consistiu em avaliar a possibilidade de usar tecnologia de Internet das Coisas (IdC) na monitorização de ZHC. O trabalho desenvolvido consistiu em monitorizar a eficiência de tratamento de águas residuais, avaliando a remoção de compostos de azoto, de fósforo e outros compostos oxidáveis. Para esse efeito, analisou-se o teor de azoto total (NT), de fósforo total (PT) e de carência química de oxigénio (CQO). Monitorizou-se, ainda, o pH, a condutividade elétrica (CE), e a concentração de nitratos, nitritos, amónia e fosfatos. A capacidade de remoção de CQO em ambas as ZHC monitorizadas foram superioras a 50%. A média da eficiência neste parâmetro para ambas as ZHC rondaram os 80%. No caso da remoção de PT, a ZHC E apresentou resultados em grande parte abaixo dos 60% de remoção. Em contrapartida, na ZHC P, a maior parte dos resultados obtidos foram superiores a 60% de remoção de PT. A média de remoção de PT na ZHC P foi de 67% e na ZHC E cerca de 54%. Para o parâmetro NT ambas as ZHC mostraram eficiência elevada na remoção, apresentando uma média de 88% na ZHC E, e de 90% na ZHC P. Atingindo em alguns períodos cerca de 100% de eficiência na remoção de NT em ambas ZHC. Verificou-se que existe correlação forte (p<0.01) entre a concentração de fosfatos e o teor de PT, e da mesma forma entre o teor de NT e amónia, e também entre o teor de NT com a soma da concentração de nitratos, nitritos e amónia. Apesar de estas correlações poderem ter de ser ajustadas para outros tipos de água residual, estes resultados permitem utilizar sensores eletroquímicos de fosfatos e de nitratos, nitritos e amónio para estimar, respetivamente os teores de PT e NT. Estes dois parâmetros são essenciais à monitorização das ZHC, mas requerem procedimentos de recolha de amostras e de análise química mais complexos e demorados que o uso de sensores baseados em redes de IdC.
- China 2049Publication . Gaspar, Carlos; Costa, Cátia Miriam; Cardoso, Diogo; Silva, Jorge Tavares da; Tomé, Luis; Rato, Vasco; Rios, XulioAs relações formais da China com a Europa comunitária tiveram início em 1975, ainda antes da “abertura ao mundo” encetada por Deng Xiaoping. Dessa aproximação estratégica viriam a resultar intensas ligações, sobretudo comerciais, beneficiando as duas partes. Ao longo ciclo de convergência política, económica e diplomática nas relações sino-europeias sucedeu uma União Europeia (UE) mais crítica da China. A competição económica entrou numa fase mais intensa e o défice comercial da UE com a China agudizou-se. O PIB chinês ultrapassou o da UE. A Comissão Europeia passa a considerar a China um parceiro negocial, um competidor estratégico e um “rival sistémico”. Uma potência revisionista que defende uma ordem mundial alternativa. Às restrições nas exportações de tecnologia de ponta para a China, a UE acopla o “de-risking”. O ciclo de divergência entre a Europa e a China provavelmente vai continuar.
- A exploração do património local como laboratório didáticoPublication . Caldeira, Alícia de Brito Marques; Alcântara, Ana RamosO presente relatório de investigação, elaborado no âmbito da unidade curricular (UC) Estágio IV integrada no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever de forma reflexiva, sistemática e fundamentada, a minha prática pedagógica, que decorreu numa escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Azeitão, onde procurei utilizar o património local como ferramenta didática, integrando várias áreas curriculares. O estudo “A exploração do património local como laboratório didático”, teve como objetivos: (1) compreender de que forma as visitas de estudo, centradas no meio local, contribuem para uma aprendizagem interdisciplinar e (2) potenciar uma relação entre os/as alunos/as e o meio envolvente. Com vista à concretização destes objetivos, defini as seguintes questões de investigação: Que aprendizagens interdisciplinares são adquiridas pelos/as alunos/as a partir da exploração ao património local?; De que forma a exploração do património local fomenta uma relação entre os/as alunos/as e o meio envolvente? Foi adotada a metodologia de natureza qualitativa, numa abordagem baseada na recolha de dados correspondentes às atividades implementadas no âmbito do projeto principalmente através da observação participante, análise documental, inquéritos por questionário e inquéritos por entrevista e notas de campo retiradas das visitas de estudo. Os dados analisados permitem afirmar que, as atividades propostas aos/às alunos/as, centradas no património local, promovem uma aprendizagem interdisciplinar e colocam os/as alunos/as como participantes ativos nos seus processos de aprendizagem. Constatou-se, igualmente, um maior envolvimento e interesse em relação à área do Estudo do Meio e uma maior motivação para a realização de atividades interdisciplinares.
- A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infânciaPublication . Santos, Ana Filipa Mendes; Rodrigues, IldaO Relatório do Projeto de Investigação, intitula-se: A experiência sensorial das crianças na creche e no jardim de infância. Enuncia o percurso de uma pesquisa empírica, transversal aos contextos de estudo, nos quais foram desenvolvidos os estágios em creche e em jardim de infância. Este estudo teve como intencionalidade compreender e interpretar de que forma as conceções pedagógicas das educadoras sobre a experiência sensorial das crianças, se refletem no quotidiano das suas práticas e como essas experiências são promovidas, nas salas com as crianças, quer sejam auto iniciadas por elas, quer sejam por experiências intencionalmente propostas pelas educadoras. A temática em estudo pode ser traduzida pelo problema de investigação, “De que forma podem ser potencializadas as experiências sensoriais das crianças, na creche e no jardim de infância?”. O estudo teve com participantes as educadoras cooperantes dos estágios e as crianças dos contextos de estudo. Insere-se no paradigma interpretativo, de metodologia qualitativa num processo de investigação-ação. Como fontes de recolha de informação, elegemos os inquéritos por questionário às Educadoras, a observação participante, as notas de campo e a análise documental. Articulam-se, a intervenção da investigadora e as situações experienciadas e vivenciadas nos contextos, as quais são apresentadas e interpretadas à luz de aspetos fundamentais da perspetiva teórica. Inferimos que com este estudo, a exploração sensorial é valorizada e reconhecida nas conceções e nas práticas pedagógicas das educadoras participantes do estudo, como mecanismo essencial e imprescindível no processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças.
- Otimização do crescimento de Chlorella sp. em meios de cultura preparados com xaropes obtidos de resíduos agroalimentarPublication . Santos, Carla; Coelho, Ana CláudiaA indústria agroalimentar produz anualmente milhões de toneladas de subprodutos durante o processamento da sua matéria-prima, sendo dispendioso tratá-los e pouco rentável vendê-los para outras indústrias, este problema detém uma elevada preocupação nas indústrias modernas. O objetivo deste trabalho consistiu no aproveitamento de resíduos gerados na indústria do vinho e do tomate, de forma a produzir substratos nutritivos (xaropes) para o cultivo de Chlorella protothecoides. Este cultivo foi conduzido sob condições heterotróficas e mixotróficas, visando a maximização da sua produtividade, com o objetivo de obter uma fonte proteica alternativa e de qualidade para a alimentação animal. O meio ótimo de crescimento foi determinado através da Metodologia de Superfície de Resposta (RSM) usando um Desenho Composto Central (CCD) variando o volume de cada xarope de forma a obter a produtividade máxima. O acompanhamento do desenvolvimento das microalgas foi realizado com recurso a amostragens diárias, de forma a elaborar as seguintes análises laboratoriais: peso seco, densidade ótica, observação microscópica e medição de pH. A biomassa resultante do meio de cultivo ótimo foi analisada quanto ao seu conteúdo de proteína, hidratos de carbono e lípidos. O estudo permitiu concluir que a combinação dos xaropes: lamas de tomate obtidas por osmose inversa, massas da uva moscatel e borras fermentativas de uvas moscatel favorece o crescimento da microalga obtendo-se uma produtividade em biomassa 54% superior ao meio MSO, e 62% superior ao meio MCS. Relativamente ao teor proteico na biomassa final registou-se um aumento de 87% em relação ao MCS e 20% para o MCS revelando ser uma solução viável para obter um produto alternativo de elevado teor proteico. Realizou-se um estudo preliminar de crescimento da C. protothecoides num fotobiorreator com maior capacidade volumétrica, em regime autotrófico, com o objetivo de estudar a adaptabilidade da microalga ao equipamento, para posteriormente aumentar o volume de cultura do meio ótimo determinado.
- Avaliação do efeito dos polifenóis de efluentes da produção de vinho tinto no crescimento microbianoPublication . Galego, David Miguel Nené; Santos, CarlaO projeto REDWine tem como principal objetivo a utilização do dióxido de carbono biogénico (CO2) do processo de fermentação do vinho e dos efluentes líquidos da indústria vinícola para a produção de microalgas Chlorella e sua posterior valorização em produtos alimentares, cosméticos e agrícolas. Este trabalho visa estudar o efeito dos polifenóis de efluentes da produção de vinho tinto no crescimento das microalgas, pois essas substâncias podem ter um efeito inibidor do crescimento dos microrganismos. Com a finalidade de desenvolver o tema acima referido, começou por se estudar o crescimento da microalga Chlorella vulgaris em meio inorgânico completo (MCV). Durante essa monitorização, procedeu-se diariamente ao registo da intensidade luminosa e da temperatura ambiente, para além da recolha de amostras das soluções resultantes para medir o pH e a densidade ótica a 590 nm, para observar ao microscópio o desenvolvimento celular. Posteriormente, foram desenvolvidos mais 3 ensaios, onde foi utilizado o ácido gálico, como representante dos polifenóis presentes nos efluentes, com o objetivo de estudar o desenvolvimento da microalga perante diferentes concentrações desse polifenol (0-600 mg/L). O procedimento foi semelhante ao do ensaio de referência, com a adição da contagem de células em algumas amostras recolhidas. A seguir, o sobrenadante das amostras diárias selecionadas foi analisado pela mistura com as soluções de carbonato de sódio e de Folin-Ciocalteau, medindo-se a absorvância a 765 nm com o objetivo de quantificar os polifenóis totais e assim obter a variação temporal, tendo como base a reta de calibração do ácido gálico realizada. Por fim, procedeu-se à amostragem de várias soluções aquosas com diferentes concentrações de ácido gálico (até 1260 mg/L) para medir a absorvância a 590 nm num período de 24 horas, com o propósito de avaliar o efeito de acastanhamento nos meios com o polifenol, sendo que esses valores foram aproveitados para realizar a correção da D.O. de um dos testes anteriores. Relativamente aos resultados obtidos, foi possível concluir que, principalmente pela visualização das curvas de crescimento e respetivas taxas e também do acastanhamento ocorrido nos meios, o polifenol provocou um atraso no crescimento das microalgas diretamente proporcional com a concentração utilizada, tendo levado à morte celular por excesso de concentração, pelo facto de ter induzido a formação excessiva de espécies reativas de oxigénio por meio da sua fotodegradação.
- Clonagem e expressão de recetores de citotoxidade expresso por células natural killerPublication . Robalo, Adriana da Silva Matos; Justino, MartaAs células Natural Killer (CNK) expressam uma série de recetores codificados pela linha germinativa capazes de desencadear citotoxicidade. As células NK tendem a expressar muitos membros de famílias específicas de moléculas sinalizadoras. A presença de muitos recetores ativadores e de muitos membros de famílias específicas de moléculas sinalizadoras pode permitir que as células NK detetem diferentes tipos de células-alvo e iniciem diferentes tipos de resposta. Desta forma, este sistema contribui para a robustez da resposta das células NK. Na ausência de moléculas sinalizadoras selecionadas, a função citotóxica das células NK permanece frequentemente inalterada. Esta dissertação teve como como principal objetivo a sub-clonagem dos recetores de citotoxicidade natural NCR1, NCR2 e NCR4 expressos por células Natural Killer. Seguidamente, e através de transformação de células competentes pretendia-se a obtenção de estirpes bacterianas estáveis capazes de expressar as proteínas recombinantes, identificáveis através de amplificação por PCR dos genes de interesse, e tendo como objetivo final a purificação e caracterização das proteínas finais expressas. Sendo este um estudo exploratório, o planeamento de atividades e tarefas foram moldadas tendo em conta a obtenção de resultados e por esse motivo,uma vez que os resultados não foram conclusivos, e apesar de tentadas abordagens distintas, não foi possível realizar os passos de purificação e caracterização das proteínas recombinantes.
- Adoption of new pharmacopeia chapters (USP and EP) for packaging materialsPublication . Santos, Jamily Braga; Coelho, Anabela Luís; Gameiro, Maria de LurdesA escolha inadequada do material de embalagem, particularmente na indústria farmacêutica, pode comprometer a qualidade e segurança de um produto. A presente tese de mestrado investigou a adoção de novos métodos de análise de materiais de embalagem de Polietileno de Baixa Densidade (LDPE) propostos pela revisão da Farmacopeia dos Estados Unidos (USP) e Farmacopeia Europeia (EP). Diante da iminente revisão das farmacopeias que passará a ser efetiva em 2025, este estágio teve como principal objetivo criar e aprovar novos métodos de análise de materiais de embalagem, assegurando a conformidade com os parâmetros atualizados, com base nos métodos disponibilizados pelas mesmas nos capítulos <661.1> e <661.2> da USP e 3.1 da EP. Os métodos de análise elaborados incluem a identificação por ATR-IR, a espectroscopia UV- Vis, o Total Organic Carbon (TOC), a Appearance of Solution, a Acidity and Alkalinity e o teste de Reducing Substances. Métodos como a identificação por ATR-IR, Appearance of Solution e Acidity and Alkalinity são considerados de rotina nos laboratórios da Hovione, portanto, não foram considerados para execução de trabalho laboratorial no âmbito da verificação compendial. A espectroscopia UV- Vis, TOC e o teste de Reducing Substances foram considerados e, para isso, foi elaborado o protocolo de verificação compendial. Futuramente, estes métodos serão testados em laboratório através de uma verificação compendial, aprovados e implementados como métodos internos. Assim, ficará completa a sua efetivação de acordo com as atualizações das farmacopeias seguidas pela Hovione. Em resumo, este trabalho destaca a importância da adoção métodos de análise de materiais de embalagem, mais especificamente de LDPE, de forma a assegurar a eficácia e qualidade de produtos farmacêuticos.
- Aplicação da metodologia BIM em um projeto de estruturasPublication . Oliveira, Rafael Ricardo dos Santos; Lourenço, MiguelO planeamento e dimensionamento de uma estrutura é um processo longo, que passa por várias etapas e é baseado em estudos e nas regulamentações vigentes. Para conceber uma estrutura, é necessário realizar uma avaliação que leve em consideração diversos fatores, como o tipo de utilização da estrutura, sua vida útil, as ações envolvidas, as especificações impostas pelo cliente e outros fatores relevantes na escolha da solução estrutural. Ao longo do processo de desenvolvimento de um projeto, diversas especialidades precisam ser compatibilizadas, tornando o processo complexo e com um grande fluxo de dados, a partir disso, a metodologia BIM tem como o objetivo centralizar e tratar os dados através de uma modelo central e colaborativo. Com isso, torna-se possível a elaboração e aprimoramento das metodologias de trabalho, que visam a maximização e melhor qualidade dos resultados. Além disso, para a elaboração de um projeto de engenharia, diversos estudos podem ser abordados de acordo com o nível do empreendimento. Desta forma, através do estudo prático realizado no estágio, realizou-se o projeto de um edifício hospitalar em Leiria, com o objetivo da análise de diversas componentes, como por exemplo o estudo comparativo entre soluções estruturais da laje, tendo como opção a solução de laje maciça e solução de laje com aligeiramento de Cobiax, sendo estas opções compradas com base na análise económica e sustentável entre soluções. A partir de uma solução estrutural determinada, realizou-se a modelação e o estudo de interoperabilidade entre os softwares Revit e Robot, de modo a obter uma melhor metodologia de trabalho entre o modelo físico e o modelo analítico da estrutura. Por fim, será tema de estudo também, o desenvolvimento do dimensionamento estrutural do edifício através do software de cálculo Robot.
- Desenvolvimento de formulações fitofarmacêuticas diferenciadas: otimização e inovação no processo de moagem por via húmidaPublication . Trindade, Sofia Isabel da Silva; Gameiro, LurdesEste relatório tem como principal objetivo apresentar o trabalho desenvolvido durante o estágio, realizado na empresa ASCENZA Agro, S.A., para a finalização do curso de Mestrado em Engenharia Biológica e Química. Todas as atividades realizadas durante este estágio tiveram como base o tema: “Desenvolvimento de formulações diferenciadas - Otimização e Inovação no processo de moagem por via húmida”. A elaboração de um produto fitofarmacêutico é um processo complexo, dividindo-se em várias etapas. Inicialmente, a equipa de Marketing tem como função a recolha de informação sobre as necessidades do mercado. Posteriormente, há a escolha da formulação e da substância ativa e, seguidamente, avança-se para testes de desenvolvimento à escala de laboratório, realizados em várias fases. A primeira fase corresponde à recolha dos coformulantes apropriados para a substância ativa em causa. Em seguida, executam-se diversos testes de laboratório até se obter uma formulação estável e com as características desejadas. A fase seguinte será um Scale-up de litros para centenas de litros antes de começar a escala industrial. Por último, ocorrerá o embalamento, distribuição e comercialização dos produtos. A preocupação com o meio ambiente é cada vez maior, neste sentido as entidades reguladoras a nível europeu têm vindo a ser cada vez mais exigentes no sentido de reduzir o teor de fitofarmacêuticos utilizados, garantir uma maior preservação do solo e a qualidade dos resíduos que se deixam durante e após a proteção das culturas. Deste modo, a ASCENZA tem vindo a desenvolver ferramentas que permitam cumprir as metas propostas. Este estágio incidiu no estudo de formulações de Suspensão Concentrada. Foram realizados vários testes, contudo, no presente relatório, serão apresentados apenas sete. Estudou-se a mesma fórmula, mas foram aplicados diferentes parâmetros como a velocidade de rotação do equipamento utilizado e o tempo de moagem da mistura, de forma a obter-se uma formulação com partículas na zona de sub-micron. Para além dessas lterações ao longo dos testes foram aplicadas algumas melhorias na fórmula, de modo a obter resultados de características físicas dentro de todos os parâmetros específicos. As principais características físicas para validar um produto fitofarmacêutico são a suspensão, a dispersão, a granulometria via Difração Laser, a granulometria por via húmida, o pH, a viscosidade, o volume de espumas, a densidade, a estabilidade após envelhecimento acelerado, equivale ao tempo de validade do produto (a dois anos) e a estabilidade a 0 ºC, a análise ao teor de substância ativa e a eficácia em ensaios de campo. Às diferentes formulações testadas foi atribuído um nome de código SAP, devido a basearem-se numa formulação existente em produção na empresa. De todas, as que demonstraram maior potencial para avançar para uma escala maior foi a SAP-8+T (Melhoria).