Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A exploração do património local como laboratório didático

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório de investigação, elaborado no âmbito da unidade curricular (UC) Estágio IV integrada no Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende descrever de forma reflexiva, sistemática e fundamentada, a minha prática pedagógica, que decorreu numa escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Azeitão, onde procurei utilizar o património local como ferramenta didática, integrando várias áreas curriculares. O estudo “A exploração do património local como laboratório didático”, teve como objetivos: (1) compreender de que forma as visitas de estudo, centradas no meio local, contribuem para uma aprendizagem interdisciplinar e (2) potenciar uma relação entre os/as alunos/as e o meio envolvente. Com vista à concretização destes objetivos, defini as seguintes questões de investigação: Que aprendizagens interdisciplinares são adquiridas pelos/as alunos/as a partir da exploração ao património local?; De que forma a exploração do património local fomenta uma relação entre os/as alunos/as e o meio envolvente? Foi adotada a metodologia de natureza qualitativa, numa abordagem baseada na recolha de dados correspondentes às atividades implementadas no âmbito do projeto principalmente através da observação participante, análise documental, inquéritos por questionário e inquéritos por entrevista e notas de campo retiradas das visitas de estudo. Os dados analisados permitem afirmar que, as atividades propostas aos/às alunos/as, centradas no património local, promovem uma aprendizagem interdisciplinar e colocam os/as alunos/as como participantes ativos nos seus processos de aprendizagem. Constatou-se, igualmente, um maior envolvimento e interesse em relação à área do Estudo do Meio e uma maior motivação para a realização de atividades interdisciplinares.
The present research report, developed within the scope of the curricular unit (CU) Internship IV integrated into the Master's Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Teaching, aims to describe reflectively, systematically, and substantively my pedagogical practice. This practice took place in a 1st Cycle of Basic Education school in Azeitão, where I sought to use local heritage as a didactic tool, integrating various curricular areas. The study "Exploring Local Heritage as a Didactic Laboratory" had the following objectives: (1) to understand how field trips focused on the local environment contribute to interdisciplinary learning and (2) to enhance a relationship between students and the surrounding environment. To achieve these objectives, I formulated the following research questions: What interdisciplinary learning is acquired by students through the exploration of local heritage? How does the exploration of local heritage foster a relationship between students and the surrounding environment? A qualitative methodology was adopted, based on data collection corresponding to the activities implemented in the project, primarily through participant observation, document analysis, questionnaire surveys, interview surveys, and field notes taken during the field trips. The analyzed data allow us to assert that the activities proposed to students, centered on local heritage, promote interdisciplinary learning and place students as active participants in their learning processes. There was also observed a greater involvement and interest in the area of Environmental Studies and increased motivation for engaging in interdisciplinary activities.

Description

Keywords

Património local Visitas de Estudo Interdisciplinaridade Estudo do Meio Local Heritage Field Trips Interdisciplinarity Environmental Studies

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue