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IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado

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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.

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  • Diferenciação pedagógica na resolução de tarefas matemáticas no 1º ciclo do Ensino Básico
    Publication . Tavanez, Salomé Beleza; Mestre, Célia; Morais, Cristina
    Este relatório apresenta uma investigação concretizada no Estágio do 1.º e 2.º Ciclos, cujo objetivo compreender que estratégias de diferenciação pedagógica podem apoiar os/as alunos/as na resolução de tarefas matemáticas que envolvem os conceitos de perímetro e área. O estudo foi realizado numa turma de 4.º ano de escolaridade e consideraram-se cinco desses alunos/as como os participantes do estudo. A escolha destes alunos justifica-se pelo facto destes alunos estarem abrangidos com medidas de apoio à aprendizagem e inclusão, sendo que dois deles são alunos/as de Português Língua Não Materna e três apresentam dificuldades de aprendizagem. A metodologia adotada neste estudo é de natureza qualitativa e usaram-se como técnicas de recolha de dados a observação participante e a recolha documental, e como instrumentos registos áudio e fotográficos e notas de campo. Foi essencial que o estudo fosse adequado ao contexto em que estava inserida, por isso todos os registos foram valorizados. Para a análise de dados usou-se a análise de conteúdo, da qual decorreram categorias de análise. Desta forma, foi possível extrair dos dados duas categorias: i) estratégias de adaptação das tarefas e ii) estratégias de condução da exploração da tarefa. Na primeira categoria foram observados os seguintes indicadores: i) realização das tarefas em fases; ii) apresentação das definições de conceitos e processos; iii) apresentação de informação adicional (dicas); iv) apoio na organização; e na segunda categoria as seguintes: i) colocação de questões abertas; ii) leitura orientada; iii) reformulação da informação; iv) adaptação da linguagem; v) utilização de exemplos concretos/recurso a analogias; vi) clarificação do objetivo da tarefa. Os resultados permitiram perceber que, tanto as estratégias relativas à adaptação das tarefas como as estratégias relativas à condução da exploração da tarefa, permitiram que os cinco alunos realizassem as tarefas com sucesso, considerando-se as mesmas como adequadas às necessidades daqueles alunos. Este estudo revela o contributo da diferenciação pedagógica na construção do sucesso educativo de todos os alunos.
  • Leitura orientada: desenvolvimento de competências de compreensão da leitura no 1º ciclo do Ensino Básico
    Publication . Martinha, Ana Cláudia Pereira da Costa; Alte da Veiga, Mariana
    Esta investigação, realizada numa turma do 4º ano de escolaridade composta por 25 alunos numa escola no centro histórico de Lisboa, tem o seu foco na área da Língua Portuguesa, mais especificamente no ensino explícito da compreensão leitora. A partir de um guião de leitura orientada, procurou compreender-se se a sua implementação contribuiu para o desenvolvimento nos/as alunos/as de uma maior compreensão dos textos. Foram assim definidos os seguintes objetivos: (i) Promover competências de leitura e escrita a partir de um guião de leitura orientada; (ii) Avaliar de que forma o guião contribuiu para a aprendizagem dos alunos. Para dar resposta aos objetivos definidos, o estudo segue uma metodologia qualitativa e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante e a recolha documental. A análise de dados apoiou-se na análise de conteúdo das produções dos alunos bem como os episódios de sala de aula. A análise das respostas dos alunos gerou resultados que possibilitaram a formação de conclusões importantes sobre o ensino da compreensão leitora. Um desses pontos diz respeito à eficácia do recurso Família Compreensão (Viana, 2010), uma vez que se verificou que os/as alunos/as melhoraram as suas competências de leitura.
  • Interação e feedback na revisão de folhetos num 3º ano de escolaridade
    Publication . Oliveira, Laura Beatriz Marques de; Costa, Ana Luísa
    O presente relatório de investigação surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio no 1.º e no 2.º Ciclos e foi desenvolvido numa turma do 3.º ano de escolaridade. Este estudo tem como questão geral de investigação: De que forma a interação metalinguística e o feedback escrito contribuem para melhorar a competência de escrita num 3.º ano de escolaridade? Para responder à questão definiu-se um objetivo geral: compreender o contributo do feedback escrito e das interações orais no processo de revisão de textos no 3.º ano de escolaridade e dois objetivos específicos: (i) caracterizar o efeito do feedback escrito por pares e pela professora a partir da análise de interações durante a etapa de revisão da escrita e (ii) caracterizar o efeito do feedback escrito comparando a versão inicial e final da escrita de folhetos. Cada um destes objetivos orienta as respetivas questões específicas de investigação: 1 - De que forma a análise das interações nos permite aceder ao raciocínio dos alunos, na compreensão do feedback escrito por pares e pela professora? 2 - Qual o efeito do feedback escrito e da reflexão metalinguística oral na revisão da escrita de folhetos num 3.º ano de escolaridade? Para a concretização deste estudo foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, baseada na recolha de dados a partir das tarefas realizadas ao longo da intervenção. Para a recolha de dados foram utilizadas técnicas como a observação participante, recorrendo a gravações áudio das interações dos alunos, a recolha documental e um inquérito por entrevista à professora-cooperante. Durante a intervenção pedagógica foram realizadas sete sessões com diferentes fases, baseadas no modelo de sequência didática de escrita (Barbeiro & Pereira, 2007). Os resultados obtidos demonstram que existiu uma melhoria global nas produções textuais dos alunos, concluindo-se que a interação metalinguística a partir do feedback escrito contribuiu para melhorar a competência de escrita de folhetos.
  • Brincar no espaço exterior em educação de infância
    Publication . Machado, Ana Catarina Almeida; Pires, Ana Luísa de Oliveira
    O presente relatório é um Projeto de Investigação-Ação e é apresentado um estudo que foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar em dois contextos educativos, a Creche e o Jardim de Infância. O tema do projeto é o Brincar no Espaço Exterior em Educação de Infância e tem como objetivo responder à questão de investigação “Como promover a brincadeira das crianças no espaço exterior, em contextos de Educação de Infância?”. Para o desenvolvimento do estudo foi necessário adotar uma abordagem de investigação qualitativa, sendo então utilizada uma metodologia de investigação-ação. Na realização do projeto foi ainda necessário utilizar procedimentos de recolha e tratamento de dados, como a observação, notas de campo, registos fotográficos e a análise documental. Para além disso, foram ainda realizados dois inquéritos por questionário, às duas educadoras cooperantes. Nos dois contextos onde o estudo foi desenvolvido, realizei ainda algumas intervenções que se encontram descritas e refletidas neste relatório e desta forma foi possível dar resposta à pergunta de investigação de uma forma mais clara a compreender de que forma podem ser desenvolvidas atividades utilizando o espaço exterior. Assim sendo, através deste estudo foi possível compreender de que forma o espaço exterior é fundamental para o desenvolvimento das crianças nas diferentes faixas etárias e como é que as educadoras devem refletir acerca da organização do espaço, valorizando sempre as necessidades e as fases de desenvolvimento das crianças.
  • Juntos educamos: o envolvimento das famílias em creche e jardim de infância
    Publication . Gaudêncio, Inês Isabel Lopes; Matos, Maria Manuela de Sousa
    O presente relatório centra-se na temática do envolvimento das famílias em creche e jardim-de-infância, tendo como principal objetivo compreender de que forma os/as educadores/as promovem uma relação colaborativa com as famílias e a forma como incentivam a sua participação e envolvimento no quotidiano pedagógico. Quanto à metodologia de investigação, a mesma seguiu uma abordagem qualitativa, com base no paradigma da investigação-ação, tendo sido utilizados como procedimentos de recolha de informação questionários, observações, entrevistas semiestruturadas e notas de campo. As intervenções realizadas nos contextos de estágio, ajudaram-me a compreender a importância do envolvimento das famílias nas práticas das educadoras cooperantes, possibilitando responder à questão de investigação “Como promover o envolvimento das famílias na Creche e no Jardim de Infância?”. A elaboração deste relatório, na sua componente teórica e prática, permitiu que aprofundasse os meus conhecimentos sobre o envolvimento das famílias, bem como observar e constatar a sua participação, a partir dos desafios realizados pelas educadoras, em diversos momentos e situações do dia a dia das crianças. Deste modo, compreendi a importância do envolvimento familiar e que o mesmo é facilitado quando existe uma comunicação clara, diversificada e adaptada às características de cada família, e quando os/as educadores/as adotam uma postura aberta, ética e promotora da participação ativa. Conclui-se que a criação de um ambiente acolhedor, assente na confiança mútua e no respeito pela diversidade familiar, é essencial para o desenvolvimento harmonioso das crianças e para uma educação de infância verdadeiramente partilhada.
  • Educação e práticas artísticas: narrativas da periferia
    Publication . Fernandes, Ana Teresa Ascenção Lopes Fernandes; Pires, Ana Luísa Oliveira
    Reconhecer o contributo da Educação para a concretização de práticas artísticas em territórios periféricos permite uma compreensão de dinâmicas educativas, sociais, culturais e territoriais que moldam a criação artística. A relação entre Educação ao Longo da Vida, Práticas Artísticas e Periferia toma lugar numa investigação sobre cinco artistas do Vale da Amoreira. As suas trajetórias evidenciam percursos formativos caracterizado por permeabilidade e hibridismo, entre contextos formais, não formais e informais, num processo contínuo, situado e relacional. Metodologicamente, o método biográfico permitiu aceder aos sentidos atribuídos às práticas artísticas e aos processos de aprendizagem. A análise das narrativas biográficas revelou que as aprendizagens se concretizaram, maioritariamente, fora da escola, através da participação em projetos de intervenção comunitária, da autoaprendizagem, da experimentação e de processos de socialização, reforçando a importância de legitimar epistemologias não hegemónicas, enraizadas em vivências territoriais. Apesar dos constrangimentos socioeconómicos e da exclusão territorial, estes artistas ressignificam as suas experiências como forma de resistência e criatividade. As narrativas permitiram ultrapassar o enquadramento teórico inicial, exigindo a incorporação de novas abordagens para uma leitura mais situada das suas experiências. A investigação afirma o papel do território como produtor de conhecimento e da periferia como espaço de criação simbólica, cidadania cultural e imaginação urbana. Os artistas, ao ocuparem o espaço público, afirmam-se como agentes de transformação e emancipação coletiva. Afirma-se a Educação e as práticas artísticas como processos de transformação pessoal e coletiva, e o ato de escutar como gesto político essencial à promoção de justiça social e à valorização de saberes marginalizados.
  • Como promover o envolvimento das famílias no trabalho curricular através dos trabalhos de casa?
    Publication . Ferreira, Ana Margarida Moreira; Pedro, Isaura
    O presente relatório resulta de uma investigação realizada no âmbito da unidade curricular de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e possuí como temáticas principais os trabalhos de casa e o envolvimento das famílias. Deste modo, é apresentado um estudo sobre uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, em torno das temáticas anteriormente referidas, ao considerar que ambas constituem um constante desafio aos contextos escolares e aos docentes. No que diz respeito à metodologia utilizada, o presente estudo desenvolvido caracteriza-se por ser uma investigação sobre a prática, pelo que, ao longo do presente relatório foi utilizada maioritariamente a abordagem qualitativa, contudo também foi utilizada uma abordagem quantitativa. Deste modo, ambas as abordagens foram mobilizadas com o intuito de recolher informações e evidências que atribuíssem resposta à questão de investigação: Como promover o envolvimento das famílias no trabalho curricular através dos trabalhos de casa. Com efeito, os objetivos da presente investigação foram previamente definidos e direcionados de modo a promover o envolvimento das famílias no trabalho curricular através dos trabalhos de casa. Assim, a intervenção pedagógica, caracterizou-se pela implementação de trabalhos de casa com características diferenciadas dos comuns trabalhos de casa. Desta forma, o pressuposto foi solicitar e em simultâneo promover o envolvimento das famílias na realização dos trabalhos escolares, potenciando o seu envolvimento no trabalho curricular desenvolvido em sala. Com efeito, através da leitura deste relatório torna-se evidente em que medida a implementação de uma modalidade diferenciada de trabalhos de casa (interativos) pode potenciar mudanças ao envolvimento das famílias no trabalho curricular. Além disto, para além da análise e descrição de toda a prática pedagógica efetuada e as suas repercussões, é elaborada uma descrição e analise da forma como as famílias entendem o seu papel na vida escolar dos filhos, e simultâneo, da forma como os alunos percecionam este envolvimento. Por fim, ao estabelecer ligações entre todos os resultados e informações recolhidas, analisando e refletindo sobre estas foi possível compreender que através dos trabalhos de casa conseguimos promover o envolvimento das famílias nos trabalhos de casa. Para o efeito, é necessário inovar e redefinir as práticas e estratégias, mas fundamentalmente as características utilizadas na implementação dos trabalhos de casa, considerando sempre quais os objetivos da sua implementação e simultaneamente as especificidades da turma e de cada aluno e respetivas famílias no seu individual. Na verdade, não é uma tarefa fácil para o docente, bem pelo contrário, porém, os resultados são bastante vantajosos para todos os intervenientes e em muitos âmbitos.
  • Fazer e aprender: a metodologia de trabalho de projeto e a pesquisa de informação
    Publication . Jaime, Ana Catarina Costa; Veiga, Mariana; Almeida, Fernando
    Este estudo concretizou-se numa escola de Setúbal numa turma do 4.º ano, em função do interesse em se aprofundar o estudo e a prática da Metodologia de Trabalho de Projeto como uma metodologia ativa e como fator de promoção das aprendizagens dos alunos pela sua ação. O trabalho de projeto desenvolvido com os alunos tinha como propósito a aquisição de conhecimentos sobre os Astros, que posteriormente foram expostos num cartaz. Com estes objetivos promoveu-se o desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e organização de informação e de produção textual para a elaboração de um cartaz para divulgação dos resultados do projeto.A metodologia adotada enquadrou-se numa “Investigação sobre a Prática” em que o investigador foi participante, adotando-se um método indutivo e qualitativo para a recolha e análise dos dados. As técnicas de investigação adotadas basearam-se na observação participação, no inquérito por entrevista e na pesquisa documental. Os principais resultados obtidos revelaram que no decurso do projeto os alunos desenvolveram competências de pesquisa, seleção e organização da informação e de produção textual. Concluiu-se que a metodologia do trabalho de projeto promove o desenvolvimento dessas competências, implicando que o professor dê a conhecer as técnicas de recolha e tratamento de informação e as características do género textual trabalhado. A sua prática pelos alunos no desenvolvimento do seu projeto é condição para essas aprendizagens.
  • Artes visuais e infância: a importância da diversificação de técnicas e materiais
    Publication . Ferreira, Rosa Maria Caro; Matos, Joana
    O tema do presente relatório de investigação aborda a importância das artes visuais na educação de infância e tem como finalidade compreender quais os contributos da diversificação de materiais, suportes e técnicas e de que forma estes podem influenciar o desenvolvimento das crianças nos contextos de creche e jardim de infância. Adotar uma metodologia qualitativa orientada na investigação-ação, ao longo dos estágios realizados, permitiu-me conhecer os contextos e intervenientes da investigação. Os procedimentos de recolha de informação aplicados foram a observação, as notas de campo que integram as conversas informais, as reflexões com as educadoras cooperantes, a pesquisa documental, os registos multimédia e a entrevista realizada às educadoras cooperantes.Nos contextos de estágio encontrei realidades diferentes, sendo que em creche a aproximação das crianças às artes visuais era reduzida, e em jardim-de-infância esse contacto era habitual. As intervenções descritas e analisadas nesta investigação foram selecionadas considerando a sua pertinência relativamente ao tema do projeto, dado que intervim no sentido de promover a diversificação de materiais, suportes e técnicas potenciando a exploração das artes visuais em ambos os contextos. Este estudo permitiu observar e refletir acerca do tema principal: a diversificação de técnicas e de materiais e compreender como esta influencia a exploração das artes visuais em contexto de creche e jardim-de-infância.
  • Organização do espaço como promotor das interações em educação de infância
    Publication . Alcântara, Cíntia Daniela Gonçalves; Figueira, Sofia
    O presente projeto de investigação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, tem como principal objetivo compreender de que forma a organização do espaço pode promover interações em contextos de infância. A questão de partida que orienta este estudo é: “Como organizar o espaço de forma a potenciar interações entre pares, em creche e jardim de infância?” O estudo insere-se numa metodologia de investigação qualitativa, e de investigação-ação, desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância. Durante o processo, foram utilizados vários procedimentos de recolha de informação, tais como a observação e as notas de campo, a análise documental, os registos fotográficos e o inquérito por questionário. Posterioamente, os dados foram analisados através da técnica de análise de contéudo. A reflexão das intervenções realizadas permitiu perceber como a organização do espaço influencia diretamente as interações entre pares, destacando a importância de um espaço bem organizado, que permita a exploração e a interação. Foi possível compreender que, ao responder às necessidades e interesses das crianças, a organização do espaço facilita interações sociais espontâneas e contribui para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Este estudo evidenciou ainda o papel fundamental do educador de infância enquanto gestor do ambiente educativo, sendo essencial que o educador planeie e organize o espaço de forma intencional, criando condições que favoreçam as interações e o desenvolvimento social das crianças.