IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
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Recent Submissions
- Documentação pedagógica: contributos para o envolvimento da comunidade educativaPublication . Carvalho, Ana Isabel Araújo; Matos, Maria Teresa Elvas deO presente projeto de investigação, intitulado “A importância da Documentação Pedagógica na Educação de Infância”, tem como finalidade compreender de que forma é encarada a documentação pedagógica, em contexto de educação de infância, e de que forma pode ser potenciado na prática educativa, por forma a aproximar e integrar a comunidade nas instituições de infância. Pretende, desde forma, definir o que é a documentação pedagógica, há luz de algumas conceções pedagógicas participativas. No fundo, a intenção é de revelar a importância da documentação pedagogia no quotidiano pedagógico da primeira infância, enquanto se evidencia os seus contributos para da comunidade educativa. Para isso, serão mobilizados os documentos oficiais orientadores das práticas educativas da educação de infância, as Orientações Pedagógicas para a Creche, de 2024, e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, de 2016. Posto isto, a finalidade deste projeto de investigação é responder à questão de investigação-ação “De que forma a documentação pedagógica pode promover a comunicação e o envolvimento da comunidade educativa no quotidiano da educação de infância?”, recorrendo à metodologia de investigação qualitativa, cumprindo os princípios da investigação-ação, sendo que as intervenções foram realizadas somente em contexto de educação pré-escolar, uma vez que o estágio em creche foi realizado noutra instituição de ensino superior. No que concerne aos procedimentos de recolha e tratamento de informação, foi utilizada uma forma de observação participante, recorrendo a notas de campo, registos fotográficos, análise documental, entrevista semiestruturada à educadora cooperante e à análise de conteúdo. As intervenções apresentadas aconteceram em contexto pré-escolar e foram planificadas tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças. Este projeto de investigação permitiu o aprofundamento de conhecimentos no âmbito da documentação pedagógica, bem como lançar algumas estratégias que podem ajudar a estreitar relações e a potenciar a comunicação entre as instituições e a comunidade educativa, problemática esta levantada no contexto de estágio, mas também transversal a muitos outros contextos.
- A natureza dentro e fora da sala: como potenciar a relação das crianças com a natureza em contexto de creche e jardim-de-infância?Publication . Palma, Inês Alves da; Matos, Maria Teresa Elvas deO presente Relatório de Projeto de Investigação é desenvolvido sob o tema “A natureza dentro e fora da sala”, tendo como questão de investigação “Como potenciar a relação das crianças com a natureza em contexto de creche e jardim-de-infância?”, dando relevância à necessidade de uma Educação de Infância que integre o contato com a natureza nos processos de aprendizagem, contribuindo assim para o desenvolvimento das crianças numa perspetiva holística. A pesquisa centra-se em identificar estratégias e práticas que superem os obstáculos relativamente à interação entre as crianças e a natureza, baseadas em leituras de obras, autores de referência e momentos formativos onde foram apresentadas práticas de educadoras de infância onde a natureza este presente proporcionando aprendizagens significativas. A investigação é baseada numa abordagem qualitativa como a observação, o registo fotográfico, as notas de campo e a entrevista, que ajudaram a captar as perceções das educadoras de infância e as experiências das crianças, oferecendo uma compreensão sobre as práticas pedagógicas e a inclusão de atividades, tendo em atenção às interações com a natureza. Com esta investigação compreendi a importância da integração de atividades que promovam o contato com a natureza favorecem o desenvolvimento da criança a nível cognitivo, afetivo, social, físico e de compreensão ambiental, que com a reformulação e a capacitação das educadoras de infância podem auxiliar a transformar a sua prática educativa, no sentido de valorizar as práticas no espaço exterior e em contato com anatureza ou trazendo a natureza para dentro da sala.
- Uma viagem pelos direitos humanos: um estudo numa turma do 4º ano de escolaridadePublication . Savita, Catarina Fonseca; Silva, Cristina Gomes daO presente Relatório de Projeto de investigação foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio em 1.º e 2.º Ciclos. O estudo foi desenvolvido numa turma do 4.ºano de escolaridade, de modo a compreender de que forma a abordagem dos Direitos Humanos contribui para a promoção cidadania democrática, no 1.º ciclo do Ensino Básico. Para tal foram estabelecidos os objetivos: i) Conhecer as opiniões das crianças relativamente aos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças, ii) Desenvolver atividades/momentos que visam promover a importância e compreensão dos Direitos Humanos para a vida humana digna e iii) Identificar aprendizagens dos(as) alunos(as) relativamente aos Direitos Humanos. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo insere-se na investigação de natureza qualitativa, enquadrando-se na investigação sobre a própria prática. Para a recolha de dados recorreu-se à observação participante e à recolha documental. No que diz respeito à técnica de análise de dados foi utlizada a análise de conteúdo. No decorrer da prática pedagógica foram realizadas atividades de forma a conhecer as opiniões das crianças relativamente aos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças. Com base nas opiniões foram dinamizadas atividades e criados momentos de diálogo, visando promover a importância e compreensão dos Direitos Humanos. Através dos resultados obtidos conclui-se que foram evidenciadas aprendizagens relativamente aos Direitos Humanos, cujas aprendizagens traduziram-se na promoção de valores associados à cidadania democrática, nomeadamente: a participação, a liberdade, o respeito e a igualdade.
- A organização de rotinas promotoras de autonomia na creche e jardim de infânciaPublication . Miranda, Joana Raquel Peixoto; Lemos, ÂngelaO presente Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade a compreensão do impacto das rotinas diárias em creche e jardim de infância para a promoção da autonomia das crianças de modo a identificar estratégias de intervenção que possibilitem a promoção da autonomia e participação das crianças. Este estudo relata intervenções pedagógicas implementadas ao longo dos períodos de estágio assim como reflexões destas mesmas intervenções que podem ser utilizadas pelas equipas pedagógicas de forma a potenciar a autonomia das crianças através das rotinas. Para a elaboração deste relatório de projeto a metodologia utilizada foi o paradigma interpretativo, a abordagem qualitativa e a investigação ação. Com recurso a diversos procedimentos de recolha e analise de dados, tais como: a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Por último, o projeto relata observações e vivências experienciadas no decorrer dos estágios em ambos os contextos de estágio (creche e jardim-de-infância). As intervenções descritas e analisadas neste projeto, foram selecionadas de acordo com o tema do mesmo. Deste modo, ao interpretá-las é possível compreender que as rotinas em ambos os contextos devem ser organizadas de forma cuidadosa, previsível, porém flexível e participativa de forma a potenciar o desenvolvimento da autonomias as crianças. Aspetos como: a possibilidade de escolha nas atividades, a participação das crianças nas tomadas de decisões do grupo, o envolvimento das crianças nas tarefas do seu dia a dia como organização dos materiais, os seus cuidados pessoais de higiene são promotores do desenvolvimento de autonomia, independência e responsabilidade das crianças.
- Educar para a igualdade de género em creche e jardim de infância: de pequenino se faz o caminhoPublication . Martins, Rafaela Ambrósio; Matos, Maria Manuela de SousaO presente Relatório de Projeto de Investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal e centra-se na temática “Igualdade de Género”, com a finalidade de responder à questão de investigação-ação “Como promover a Igualdade de Género em Creche e Jardim de Infância?”. O projeto teve por base as experiências, observações e vivências ocorridas em diversos momentos de estágio, em Creche e Jardim de Infância. Pretende-se compreender questões relacionadas com o género e a cidadania articulado com os direitos das crianças, bem como o papel do/a Educador/a na promoção da Igualdade de Género em Educação de Infância. No que diz respeito à metodologia de investigação, o estudo enquadra-se no paradigma da Investigação Qualitativa, orientada pelos princípios da Investigação-Ação, uma vez que visa a promoção de uma mudança social. Para a recolha de informação procedeu-se a observações, notas de campo, conversas informais, reflexões cooperadas, análise documental, dispositivos multimédia e entrevistas semiestruturadas às Educadoras Cooperadas e Auxiliares. Através da análise e interpretação de todos os materiais recolhidos, foi possível entender as conceções das Educadoras e Auxiliares acerca da pertinência e importância da Igualdade de Género, em Educação de Infância, bem como a organização estratégica dos materiais e espaços de modo a verificar-se a sua promoção. Ao longo dos momentos de estágio foram realizadas intervenções, de modo a promover a comunicação, o envolvimento e participação da equipa e famílias. As crianças foram também participantes ativas durante todo este processo. Este estudo evidenciou que a promoção da igualdade de género, assim como a formação pessoal, social e as questões de cidadania, devem envolver toda a comunidade educativa. Trata-se de um processo gradual, no qual o/a educador/a, enquanto gestor/a do currículo, desempenha um papel central. É necessário reorganizar os espaços e materiais de forma inclusiva, fomentar uma comunicação aberta e garantir a formação de todos os intervenientes. Com ética, deve-se respeitar a individualidade e os direitos das crianças, das equipas pedagógicas e das famílias, assegurando um ambiente educativo que promova a igualdade de género.
- Uma experiência de educação intercultural através da expressão dramáticaPublication . Martins, Ana Catarina Agostinho; Roldão, CristinaO estudo apresentado neste relatório de investigação sobre a prática, surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como tema e título “Uma experiência de Educação Intercultural através da Expressão Dramática”. O seu principal objetivo é: compreender os contributos de um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da educação intercultural em sala de aula. Assim, esta investigação pretende responder a duas questões: “De que modo um projeto de educação intercultural pode ser desenvolvido através de práticas pedagógicas relacionadas com a expressão dramática e com a literatura infantojuvenil?” e “De que forma um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil pode promover o desenvolvimento de competências interculturais nas crianças?” A investigação foi desenvolvida numa turma do 3º ano do ensino básico e a abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa. Desse modo, os instrumentos de recolha e análise de dados passaram pela observação participante, com as respetivas notas de campo durante o período de estágio; entrevista semi-estruturada à professora cooperante; focus-group com as crianças e uma recolha e análise documental de fontes variadas, como produções dos alunos, fotografias e registos de áudio. Tendo em conta as diferentes fases do projeto, a estagiária pôde realizar importantes aprendizagens sobre a prática pedagógica no campo da educação intercultural. Para além disso, com as intervenções pedagógicas em sala de aula, os alunos puderam desenvolver, através da literatura infantojuvenil e expressão dramática, competências ao nível da educação intercultural.
- Sequência didática para o desenvolvimento de competências de escrita narrativaPublication . Tavares, Mónica Ferreira Filipe; Pinto, MarianaAo longo da vida escolar, a escrita tende a ser vista como um produto, sendo o foco o texto final dos alunos e não o processo de escrita do texto. Contrariamente a esta perspetiva, partindo de um álbum ilustrado e de uma sequência didática (SD), este estudo tem como objetivo compreender de que forma uma sequência didática poderá contribuir para o desenvolvimento de competências de escrita de textos narrativos?, sendo o foco o processo de aprendizagem e de desenvolvimento de competências e não apenas o produto final. Relativamente à metodologia de investigação utilizada, trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e de investigação sobre a prática, em que existiu observação direta e pesquisa documental, sendo utilizada como técnica de análise de dados a análise de conteúdo, especificamente das produções textuais dos alunos. Os resultados obtidos com este projeto revelaram que a sua realização contribuiu para o desenvolvimento de competências de escrita de textos narrativos produzidos pelos alunos, principalmente ao nível da estruturação e organização do texto, tendo sido comparadas as produções iniciais com as finais.
- Conflitos interpares: a importância da resolução de conflitos em contexto de Creche e Jardim de InfânciaPublication . Gião, Ana Maria Barbeiro; Figueira, SofiaO presente Relatório do Projeto de Investigação intitulado “Conflitos interpares: A importância da resolução de conflitos em contexto de Creche e Jardim de Infância”, tem como principais objetivos compreender o papel do/a educador/a enquanto gestor do currículo no apoio à resolução dos conflitos que ocorrem entre as crianças e demonstrar a importância dos conflitos e da sua resolução para o desenvolvimento integral da criança. Esta investigação foi desenvolvida em dois contextos educativos, de Jardim de Infância e Creche, respetivamente. A metodologia utilizada no presente estudo é uma metodologia de investigação qualitativa, tendo sido seguidos os princípios da investigação-ação, de modo a dar resposta à questão de investigação delineada: Que estratégias podem ser mobilizadas pelos educadores de infância para apoiarem a resolução de conflitos entre as crianças? Os procedimentos de recolha e tratamento de informação utilizados foram a observação participante, as notas de campo, a análise documental, os registos multimédia, as entrevistas semiestruturadas realizadas às educadoras cooperantes e a análise de conteúdo. No decorrer da investigação foram realizadas algumas intervenções espontâneas e outras planificadas que serão apresentadas no presente relatório e que permitiram dar resposta à questão de investigação. Com a conclusão deste estudo, foi possível compreender que o/a educador/a tem um papel preponderante no apoio à resolução de conflitos entre as crianças. Enquanto gestor do currículo, diariamente, o/a educador/a deve encorajar as crianças a resolver os conflitos em que se envolvem e criar um ambiente, propício para tal, no qual se sintam seguras e confiantes.
- Politicas culturais e juvenis no concelho de Grândola e os desafios da participação juvenilPublication . Gomes, Silvia Maria Ribeiro; Vasconcelos, AntónioA presente dissertação insere-se no Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão, com o objetivo de compreender como os jovens se relacionam e qual é a sua perceção das políticas culturais e juvenis no concelho de Grândola, centrando-se nos desafios que afetam a participação juvenil em contextos de baixa densidade populacional. Fundamentando-se em quatro conceitos centrais – juventude, políticas públicas, educação e participação. Esta investigação parte da premissa de que as políticas culturais e juvenis podem ser uma ferramenta para a inclusão social dos jovens, especialmente quando articuladas com práticas educativas e artísticas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com recurso à pesquisa documental, inquéritos por questionário e entrevista através de focus group com jovens locais. Estas ferramentas permitiram recolher dados detalhados sobre as perceções dos jovens acerca da oferta cultural e juvenil disponível e da sua participação nas atividades promovidas pelo município. Os resultados apresentam a visão dos jovens sobre a criação de políticas públicas que os envolvam diretamente na sua conceção e execução, propondo a diversificação da oferta cultural e juvenil e a implementação de estratégias educativas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a cidadania ativa. Conclui-se que a participação juvenil e a inclusão social podem ser melhoradas através da integração das práticas artísticas no âmbito educacional, promovendo, assim, uma transformação social e o desenvolvimento sustentável das comunidades juvenis.
- Um lugar à criatividade: práticas artísticas com famílias em contexto de creche e jardim de infânciaPublication . Silva, Ângela Sofia Caldeira Branco Pinto da; Pereira, Teresa MatosEste projeto, intitulado «Um Lugar à Criatividade – Práticas Artísticas com Famílias em Contexto de Creche e Jardim de Infância», foi realizado durante o ano letivo de 2023/2024 em contextos de creche e educação pré-escolar. O principal objetivo foi promover um maior envolvimento entre a escola e as famílias através da realização de sessões num atelier de práticas artísticas. A pesquisa incide numa abordagem de investigação ação baseada em arte e, para a recolha de dados, foram utilizados questionários, observação participante, diário de bordo, fotografias, vídeos e entrevistas. Os resultados revelaram uma adesão significativa por parte das famílias, que compreenderam o potencial de um atelier de práticas artísticas para fortalecer os laços entre a comunidade escolar e familiar. O estudo destaca a importância de criar espaços de expressão criativa e colaborativa, favorecendo uma maior integração e diálogo entre crianças, pais e educadores.