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IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado

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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.

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  • A organização de rotinas promotoras de autonomia na creche e jardim de infância
    Publication . Miranda, Joana Raquel Peixoto; Lemos, Ângela
    O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como finalidade a compreensão do impacto das rotinas diárias em creche e jardim de infância para a promoção da autonomia das crianças de modo a identificar estratégias de intervenção que possibilitem a promoção da autonomia e participação das crianças. Este estudo relata intervenções pedagógicas implementadas ao longo dos períodos de estágio assim como reflexões destas mesmas intervenções que podem ser utilizadas pelas equipas pedagógicas de forma a potenciar a autonomia das crianças através das rotinas. Para a elaboração deste relatório de projeto a metodologia utilizada foi o paradigma interpretativo, a abordagem qualitativa e a investigação ação. Com recurso a diversos procedimentos de recolha e analise de dados, tais como: a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e a análise documental dos projetos pedagógicos de sala. Por último, o projeto relata observações e vivências experienciadas no decorrer dos estágios em ambos os contextos de estágio (creche e jardim-de-infância). As intervenções descritas e analisadas neste projeto, foram selecionadas de acordo com o tema do mesmo. Deste modo, ao interpretá-las é possível compreender que as rotinas em ambos os contextos devem ser organizadas de forma cuidadosa, previsível, porém flexível e participativa de forma a potenciar o desenvolvimento da autonomias as crianças. Aspetos como: a possibilidade de escolha nas atividades, a participação das crianças nas tomadas de decisões do grupo, o envolvimento das crianças nas tarefas do seu dia a dia como organização dos materiais, os seus cuidados pessoais de higiene são promotores do desenvolvimento de autonomia, independência e responsabilidade das crianças.
  • Educar para a igualdade de género em creche e jardim de infância: de pequenino se faz o caminho
    Publication . Martins, Rafaela Ambrósio; Matos, Maria Manuela de Sousa
    O presente Relatório de Projeto de Investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal e centra-se na temática “Igualdade de Género”, com a finalidade de responder à questão de investigação-ação “Como promover a Igualdade de Género em Creche e Jardim de Infância?”. O projeto teve por base as experiências, observações e vivências ocorridas em diversos momentos de estágio, em Creche e Jardim de Infância. Pretende-se compreender questões relacionadas com o género e a cidadania articulado com os direitos das crianças, bem como o papel do/a Educador/a na promoção da Igualdade de Género em Educação de Infância. No que diz respeito à metodologia de investigação, o estudo enquadra-se no paradigma da Investigação Qualitativa, orientada pelos princípios da Investigação-Ação, uma vez que visa a promoção de uma mudança social. Para a recolha de informação procedeu-se a observações, notas de campo, conversas informais, reflexões cooperadas, análise documental, dispositivos multimédia e entrevistas semiestruturadas às Educadoras Cooperadas e Auxiliares. Através da análise e interpretação de todos os materiais recolhidos, foi possível entender as conceções das Educadoras e Auxiliares acerca da pertinência e importância da Igualdade de Género, em Educação de Infância, bem como a organização estratégica dos materiais e espaços de modo a verificar-se a sua promoção. Ao longo dos momentos de estágio foram realizadas intervenções, de modo a promover a comunicação, o envolvimento e participação da equipa e famílias. As crianças foram também participantes ativas durante todo este processo. Este estudo evidenciou que a promoção da igualdade de género, assim como a formação pessoal, social e as questões de cidadania, devem envolver toda a comunidade educativa. Trata-se de um processo gradual, no qual o/a educador/a, enquanto gestor/a do currículo, desempenha um papel central. É necessário reorganizar os espaços e materiais de forma inclusiva, fomentar uma comunicação aberta e garantir a formação de todos os intervenientes. Com ética, deve-se respeitar a individualidade e os direitos das crianças, das equipas pedagógicas e das famílias, assegurando um ambiente educativo que promova a igualdade de género.
  • Uma experiência de educação intercultural através da expressão dramática
    Publication . Martins, Ana Catarina Agostinho; Roldão, Cristina
    O estudo apresentado neste relatório de investigação sobre a prática, surgiu no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, e tem como tema e título “Uma experiência de Educação Intercultural através da Expressão Dramática”. O seu principal objetivo é: compreender os contributos de um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil para o desenvolvimento da educação intercultural em sala de aula. Assim, esta investigação pretende responder a duas questões: “De que modo um projeto de educação intercultural pode ser desenvolvido através de práticas pedagógicas relacionadas com a expressão dramática e com a literatura infantojuvenil?” e “De que forma um projeto de expressão dramática e de literatura infantojuvenil pode promover o desenvolvimento de competências interculturais nas crianças?” A investigação foi desenvolvida numa turma do 3º ano do ensino básico e a abordagem metodológica escolhida foi de natureza qualitativa. Desse modo, os instrumentos de recolha e análise de dados passaram pela observação participante, com as respetivas notas de campo durante o período de estágio; entrevista semi-estruturada à professora cooperante; focus-group com as crianças e uma recolha e análise documental de fontes variadas, como produções dos alunos, fotografias e registos de áudio. Tendo em conta as diferentes fases do projeto, a estagiária pôde realizar importantes aprendizagens sobre a prática pedagógica no campo da educação intercultural. Para além disso, com as intervenções pedagógicas em sala de aula, os alunos puderam desenvolver, através da literatura infantojuvenil e expressão dramática, competências ao nível da educação intercultural.
  • Sequência didática para o desenvolvimento de competências de escrita narrativa
    Publication . Tavares, Mónica Ferreira Filipe; Pinto, Mariana
    Ao longo da vida escolar, a escrita tende a ser vista como um produto, sendo o foco o texto final dos alunos e não o processo de escrita do texto. Contrariamente a esta perspetiva, partindo de um álbum ilustrado e de uma sequência didática (SD), este estudo tem como objetivo compreender de que forma uma sequência didática poderá contribuir para o desenvolvimento de competências de escrita de textos narrativos?, sendo o foco o processo de aprendizagem e de desenvolvimento de competências e não apenas o produto final. Relativamente à metodologia de investigação utilizada, trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e de investigação sobre a prática, em que existiu observação direta e pesquisa documental, sendo utilizada como técnica de análise de dados a análise de conteúdo, especificamente das produções textuais dos alunos. Os resultados obtidos com este projeto revelaram que a sua realização contribuiu para o desenvolvimento de competências de escrita de textos narrativos produzidos pelos alunos, principalmente ao nível da estruturação e organização do texto, tendo sido comparadas as produções iniciais com as finais.
  • Conflitos interpares: a importância da resolução de conflitos em contexto de Creche e Jardim de Infância
    Publication . Gião, Ana Maria Barbeiro; Figueira, Sofia
    O presente Relatório do Projeto de Investigação intitulado “Conflitos interpares: A importância da resolução de conflitos em contexto de Creche e Jardim de Infância”, tem como principais objetivos compreender o papel do/a educador/a enquanto gestor do currículo no apoio à resolução dos conflitos que ocorrem entre as crianças e demonstrar a importância dos conflitos e da sua resolução para o desenvolvimento integral da criança. Esta investigação foi desenvolvida em dois contextos educativos, de Jardim de Infância e Creche, respetivamente. A metodologia utilizada no presente estudo é uma metodologia de investigação qualitativa, tendo sido seguidos os princípios da investigação-ação, de modo a dar resposta à questão de investigação delineada: Que estratégias podem ser mobilizadas pelos educadores de infância para apoiarem a resolução de conflitos entre as crianças? Os procedimentos de recolha e tratamento de informação utilizados foram a observação participante, as notas de campo, a análise documental, os registos multimédia, as entrevistas semiestruturadas realizadas às educadoras cooperantes e a análise de conteúdo. No decorrer da investigação foram realizadas algumas intervenções espontâneas e outras planificadas que serão apresentadas no presente relatório e que permitiram dar resposta à questão de investigação. Com a conclusão deste estudo, foi possível compreender que o/a educador/a tem um papel preponderante no apoio à resolução de conflitos entre as crianças. Enquanto gestor do currículo, diariamente, o/a educador/a deve encorajar as crianças a resolver os conflitos em que se envolvem e criar um ambiente, propício para tal, no qual se sintam seguras e confiantes.
  • Politicas culturais e juvenis no concelho de Grândola e os desafios da participação juvenil
    Publication . Gomes, Silvia Maria Ribeiro; Vasconcelos, António
    A presente dissertação insere-se no Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão, com o objetivo de compreender como os jovens se relacionam e qual é a sua perceção das políticas culturais e juvenis no concelho de Grândola, centrando-se nos desafios que afetam a participação juvenil em contextos de baixa densidade populacional. Fundamentando-se em quatro conceitos centrais – juventude, políticas públicas, educação e participação. Esta investigação parte da premissa de que as políticas culturais e juvenis podem ser uma ferramenta para a inclusão social dos jovens, especialmente quando articuladas com práticas educativas e artísticas. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com recurso à pesquisa documental, inquéritos por questionário e entrevista através de focus group com jovens locais. Estas ferramentas permitiram recolher dados detalhados sobre as perceções dos jovens acerca da oferta cultural e juvenil disponível e da sua participação nas atividades promovidas pelo município. Os resultados apresentam a visão dos jovens sobre a criação de políticas públicas que os envolvam diretamente na sua conceção e execução, propondo a diversificação da oferta cultural e juvenil e a implementação de estratégias educativas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a cidadania ativa. Conclui-se que a participação juvenil e a inclusão social podem ser melhoradas através da integração das práticas artísticas no âmbito educacional, promovendo, assim, uma transformação social e o desenvolvimento sustentável das comunidades juvenis.
  • Um lugar à criatividade: práticas artísticas com famílias em contexto de creche e jardim de infância
    Publication . Silva, Ângela Sofia Caldeira Branco Pinto da; Pereira, Teresa Matos
    Este projeto, intitulado «Um Lugar à Criatividade – Práticas Artísticas com Famílias em Contexto de Creche e Jardim de Infância», foi realizado durante o ano letivo de 2023/2024 em contextos de creche e educação pré-escolar. O principal objetivo foi promover um maior envolvimento entre a escola e as famílias através da realização de sessões num atelier de práticas artísticas. A pesquisa incide numa abordagem de investigação ação baseada em arte e, para a recolha de dados, foram utilizados questionários, observação participante, diário de bordo, fotografias, vídeos e entrevistas. Os resultados revelaram uma adesão significativa por parte das famílias, que compreenderam o potencial de um atelier de práticas artísticas para fortalecer os laços entre a comunidade escolar e familiar. O estudo destaca a importância de criar espaços de expressão criativa e colaborativa, favorecendo uma maior integração e diálogo entre crianças, pais e educadores.
  • Caderno de leitura e escrita: um recurso didático para o desenvolvimento de competências de leitura e escrita no 1.º ciclo do Ensino Básico
    Publication . Pereira, Sofia Beatriz Ramalho; Pinto, Mariana
    O presente relatório de investigação descreve um estudo realizado num estágio curricular com uma turma de 4.º ano de escolaridade, numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado de Pré-Escolar e 1.º ciclo do Ensino Básico. O foco do estudo está, principalmente, no domínio da Educação Literária e tem como objetivo compreender em que aspetos o recurso didático Caderno de Leitura e Escrita pode ajudar a desenvolver competências de leitura e escrita. Relativamente à metodologia adotada, o estudo seguiu uma abordagem qualitativa que procurou descrever, analisar e interpretar os resultados da investigação, seguindo ainda uma metodologia sobre a prática. Durante a investigação, foram recolhidos diversos dados, incluindo notas de campo, registos em vídeo, áudio e fotografias, com o propósito de, posteriormente, serem analisados. Durante a intervenção pedagógica, foram planificadas oito sessões, que, essencialmente, estimularam o gosto pela leitura de livros de literatura para a infância, articularam diferentes áreas curriculares e permitiram o desenvolvimento da capacidade de compreender e apreciar textos literários. Os resultados obtidos evidenciam que o recurso didático implementado − Caderno de Leitura e Escrita − contribuiu para a aquisição de novas aprendizagens e para o desenvolvimento de diversas competências, associadas ao domínio da leitura e da escrita.
  • As histórias de literatura infantojuvenil no desenvolvimento da compreensão oral
    Publication . Viana, Sofia Maria Maceira Afonso Marques; Sequeira, Ana Crsitina
    O presente relatório surge a partir da necessidade de elaborar um projeto de um estudo a realizar desenvolvido durante a Unidade Curricular de Estágio IV, com a finalidade de responder à questão De que modo é que o trabalho sobre histórias infantis pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão oral?. Este projeto foi elaborado para ser implementado numa turma de 4º ano do ensino básico. Esta proposta tem como principal objetivo a dinamização de histórias e implementação de atividades, tendo como finalidade compreender de que modo as mesmas poderão constituir uma ferramenta como estímulo para o desenvolvimento e promoção da compreensão oral. Numa primeira parte faz-se o enquadramento teórico, no qual se aborda a importância da compreensão oral e da literatura infantojuvenil para, de seguida, relacionar ambos e enquadrar o papel do docente no processo de ensino e aprendizagem. Na segunda parte dá-se conta da metodologia pensada para apoiar a implementação deste projeto, bem como, as técnicas de recolha e tratamento de dados. De seguida, na última parte consta a implementação do projeto, onde foi desenvolvido um conjunto de sessões que tiveram como pano de fundo a narração de histórias infantis, o seu reconto e atividades exploratórias. Para concluir é elaborada uma reflexão final sobre o projeto apontando aspetos positivos, refletindo sobre as escolhas para o projeto e por fim, reiterando a importância do mesmo.
  • Conceções alternativas de alunos de 6.º ano sobre o sistema reprodutor humano
    Publication . Formiga, Maria Carolina Roque; Ferreira, Sílvia
    O presente Relatório de Projeto de investigação centra-se numa investigação que decorreu no contexto de estágio no âmbito do mestrado de Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo do Ensino Básico. Este estudo centrou-se em alunos do 6.º ano de escolaridade do Ensino Básico com o tema: As conceções alternativas nas Ciências Naturais e apresenta a seguinte questão-problema “Qual o contributo de atividades baseadas na prática construtivista para a desconstrução das conceções alternativas do 2.º ciclo do Ensino Básico sobre o sistema reprodutor humano?”. Neste sentido, defini os seguintes objetivos para o estudo: Identificar as conceções alternativas dos alunos sobre o sistema reprodutor humano; Caracterizar as dificuldades dos alunos na desconstrução das suas conceções alternativas durante uma prática construtivista; Identificar as conceções alternativas que ainda persistem. Na realização do estudo recorri a uma investigação de natureza qualitativa, centrando-se a investigação sobre a prática. Desta forma, para realizar a investigação utilizei como métodos de recolha de dados a observação participante, os inquéritos por questionários e a análise documental através das produções dos alunos. Para desconstruir as conceções alternativas que os alunos apresentaram no questionário inicial recorri a três atividades baseadas numa prática construtivista, sendo estas: Vamos conhecer os órgãos do sistema reprodutor humano feminino e masculino; Vamos observar as células sexuais femininas e masculinas e Etapas da gravidez – processo de fecundação, nidação e desenvolvimento embrionário. Os resultados obtidos sugerem que, através das atividades propostas na sequência didática, os alunos realizaram aprendizagens, adquirindo conhecimentos sobre o sistema reprodutor humano. Neste sentido, a maioria dos alunos reconheceu, desconstruiu e realizou uma mudança conceptual em relação às conceções alternativas que apresentaram inicialmente sobre o sistema reprodutor humano.