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IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado

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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.

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  • Como promover o envolvimento das famílias no trabalho curricular através dos trabalhos de casa?
    Publication . Ferreira, Ana Margarida Moreira; Pedro, Isaura
    O presente relatório resulta de uma investigação realizada no âmbito da unidade curricular de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e possuí como temáticas principais os trabalhos de casa e o envolvimento das famílias. Deste modo, é apresentado um estudo sobre uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, em torno das temáticas anteriormente referidas, ao considerar que ambas constituem um constante desafio aos contextos escolares e aos docentes. No que diz respeito à metodologia utilizada, o presente estudo desenvolvido caracteriza-se por ser uma investigação sobre a prática, pelo que, ao longo do presente relatório foi utilizada maioritariamente a abordagem qualitativa, contudo também foi utilizada uma abordagem quantitativa. Deste modo, ambas as abordagens foram mobilizadas com o intuito de recolher informações e evidências que atribuíssem resposta à questão de investigação: Como promover o envolvimento das famílias no trabalho curricular através dos trabalhos de casa. Com efeito, os objetivos da presente investigação foram previamente definidos e direcionados de modo a promover o envolvimento das famílias no trabalho curricular através dos trabalhos de casa. Assim, a intervenção pedagógica, caracterizou-se pela implementação de trabalhos de casa com características diferenciadas dos comuns trabalhos de casa. Desta forma, o pressuposto foi solicitar e em simultâneo promover o envolvimento das famílias na realização dos trabalhos escolares, potenciando o seu envolvimento no trabalho curricular desenvolvido em sala. Com efeito, através da leitura deste relatório torna-se evidente em que medida a implementação de uma modalidade diferenciada de trabalhos de casa (interativos) pode potenciar mudanças ao envolvimento das famílias no trabalho curricular. Além disto, para além da análise e descrição de toda a prática pedagógica efetuada e as suas repercussões, é elaborada uma descrição e analise da forma como as famílias entendem o seu papel na vida escolar dos filhos, e simultâneo, da forma como os alunos percecionam este envolvimento. Por fim, ao estabelecer ligações entre todos os resultados e informações recolhidas, analisando e refletindo sobre estas foi possível compreender que através dos trabalhos de casa conseguimos promover o envolvimento das famílias nos trabalhos de casa. Para o efeito, é necessário inovar e redefinir as práticas e estratégias, mas fundamentalmente as características utilizadas na implementação dos trabalhos de casa, considerando sempre quais os objetivos da sua implementação e simultaneamente as especificidades da turma e de cada aluno e respetivas famílias no seu individual. Na verdade, não é uma tarefa fácil para o docente, bem pelo contrário, porém, os resultados são bastante vantajosos para todos os intervenientes e em muitos âmbitos.
  • Fazer e aprender: a metodologia de trabalho de projeto e a pesquisa de informação
    Publication . Jaime, Ana Catarina Costa; Veiga, Mariana; Almeida, Fernando
    Este estudo concretizou-se numa escola de Setúbal numa turma do 4.º ano, em função do interesse em se aprofundar o estudo e a prática da Metodologia de Trabalho de Projeto como uma metodologia ativa e como fator de promoção das aprendizagens dos alunos pela sua ação. O trabalho de projeto desenvolvido com os alunos tinha como propósito a aquisição de conhecimentos sobre os Astros, que posteriormente foram expostos num cartaz. Com estes objetivos promoveu-se o desenvolvimento de competências de pesquisa, seleção e organização de informação e de produção textual para a elaboração de um cartaz para divulgação dos resultados do projeto.A metodologia adotada enquadrou-se numa “Investigação sobre a Prática” em que o investigador foi participante, adotando-se um método indutivo e qualitativo para a recolha e análise dos dados. As técnicas de investigação adotadas basearam-se na observação participação, no inquérito por entrevista e na pesquisa documental. Os principais resultados obtidos revelaram que no decurso do projeto os alunos desenvolveram competências de pesquisa, seleção e organização da informação e de produção textual. Concluiu-se que a metodologia do trabalho de projeto promove o desenvolvimento dessas competências, implicando que o professor dê a conhecer as técnicas de recolha e tratamento de informação e as características do género textual trabalhado. A sua prática pelos alunos no desenvolvimento do seu projeto é condição para essas aprendizagens.
  • Artes visuais e infância: a importância da diversificação de técnicas e materiais
    Publication . Ferreira, Rosa Maria Caro; Matos, Joana
    O tema do presente relatório de investigação aborda a importância das artes visuais na educação de infância e tem como finalidade compreender quais os contributos da diversificação de materiais, suportes e técnicas e de que forma estes podem influenciar o desenvolvimento das crianças nos contextos de creche e jardim de infância. Adotar uma metodologia qualitativa orientada na investigação-ação, ao longo dos estágios realizados, permitiu-me conhecer os contextos e intervenientes da investigação. Os procedimentos de recolha de informação aplicados foram a observação, as notas de campo que integram as conversas informais, as reflexões com as educadoras cooperantes, a pesquisa documental, os registos multimédia e a entrevista realizada às educadoras cooperantes.Nos contextos de estágio encontrei realidades diferentes, sendo que em creche a aproximação das crianças às artes visuais era reduzida, e em jardim-de-infância esse contacto era habitual. As intervenções descritas e analisadas nesta investigação foram selecionadas considerando a sua pertinência relativamente ao tema do projeto, dado que intervim no sentido de promover a diversificação de materiais, suportes e técnicas potenciando a exploração das artes visuais em ambos os contextos. Este estudo permitiu observar e refletir acerca do tema principal: a diversificação de técnicas e de materiais e compreender como esta influencia a exploração das artes visuais em contexto de creche e jardim-de-infância.
  • Organização do espaço como promotor das interações em educação de infância
    Publication . Alcântara, Cíntia Daniela Gonçalves; Figueira, Sofia
    O presente projeto de investigação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar, tem como principal objetivo compreender de que forma a organização do espaço pode promover interações em contextos de infância. A questão de partida que orienta este estudo é: “Como organizar o espaço de forma a potenciar interações entre pares, em creche e jardim de infância?” O estudo insere-se numa metodologia de investigação qualitativa, e de investigação-ação, desenvolvido nos contextos de creche e jardim de infância. Durante o processo, foram utilizados vários procedimentos de recolha de informação, tais como a observação e as notas de campo, a análise documental, os registos fotográficos e o inquérito por questionário. Posterioamente, os dados foram analisados através da técnica de análise de contéudo. A reflexão das intervenções realizadas permitiu perceber como a organização do espaço influencia diretamente as interações entre pares, destacando a importância de um espaço bem organizado, que permita a exploração e a interação. Foi possível compreender que, ao responder às necessidades e interesses das crianças, a organização do espaço facilita interações sociais espontâneas e contribui para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Este estudo evidenciou ainda o papel fundamental do educador de infância enquanto gestor do ambiente educativo, sendo essencial que o educador planeie e organize o espaço de forma intencional, criando condições que favoreçam as interações e o desenvolvimento social das crianças.
  • A autonomia das crianças em contextos de educação de infância: o papel do educador
    Publication . Matos, Ana Catarina Ribeiro; Figueira, Sofia
    O presente projeto de investigação apresenta um estudo realizado em dois contextos, creche e jardim de infância. O principal objetivo foi compreender a seguinte temática: a autonomia das crianças em contextos de educação de infância, com foco no papel do educador de infância, tendo como questão de investigação “Como o educador pode promover a autonomia da criança em creche e jardim de infância?”. Pretendeu-se, concretamente, perceber em que consiste a autonomia e de que forma o educador a pode promover, isto é, como pode apoiar e facilitar a aquisição desta competência. A abordagem adotada foi a investigação qualitativa, seguindo a metodologia da investigação-ação. Como procedimentos de recolha e tratamento de informação, recorri à observação, às notas de campo, ao registo fotográfico, à análise documental, ao inquérito por questionário, à análise de conteúdo e às conversas em grupo com as crianças. Realizei ainda três intervenções planeadas e uma observação, todas relacionadas com o tema, que com a investigação teórica e as respostas das educadoras, permitiram responder à questão de investigação. Com a redação do relatório consegui perceber que a autonomia é uma competência essencial para o desenvolvimento global da criança, sendo o papel do educador fundamental na sua promoção. Cabe ao educador proporcionar experiências significativas e organizar o espaço, os materiais e as rotinas de forma a permitir que a criança atue de forma autónoma no seu dia a dia.
  • Aprendizagens Integradoras em Educação Artística e História
    Publication . Martins, Maria Alexandra Aragão e Pina; Vasconcelos, António; Pessoa, Ana Maria
    O presente relatório de investigação advém no âmbito do término de um ciclo académico, o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. É o resultado de um projeto de intervenção pedagógica elaborado em contexto de sala de aula, numa turma de 4º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Esta intervenção assenta nas aprendizagens integradoras, mais especificamente nas áreas de intersecção entre Educação Artística e Estudo do Meio, abrangendo atividades dinâmicas e práticas, por forma a promover aprendizagens significativas. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, seguindo os princípios da investigação-ação. No decorrer deste projeto, foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados como observação, registos fotográficos, análise de conteúdo e entrevistas aos alunos e alunas e à Professora titular de turma. Dos resultados da investigação é possível concluir que a aprendizagem não depende apenas da motivação e interesse dos/as alunos/as, mas também do fundamental papel que o/a professor/a desenvolve em sala e ainda a forma como o/a Professor/a dinamiza todo o processo de ensinoaprendizagem.
  • A importância da educação sexual no 1º ciclo
    Publication . Pombo, Margarida Isabel Marmelo; Figueiredo, Carla Cibele
    O presente relatório apresenta um estudo que foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação, especificamente na Unidade Curricular de Estágio no 1.º e 2.º Ciclos, e desenvolveu-se numa turma do 4.º ano do Ensino Básico. A investigação insere-se na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, com foco no Domínio da Educação Sexual. Definiu-se como questão orientadora: De que forma a consciencialização das crianças, relativamente à Educação Sexual, pode ser desenvolvida no 1.º ciclo do Ensino Básico?Neste estudo optou-se por uma abordagem qualitativa centrada na investigação sobre a prática, permitindo refletir criticamente sobre a atuação profissional em contexto real de sala de aula e compreender se as atividades pedagógicas desenvolvidas - focadas na igualdade de género, na gestão emocional e na privacidade/consentimento - contribuem para a desconstrução de estereótipos e promoção de valores de respeito e diversidade. Os resultados obtidos revelam progressos no que diz respeito à desconstrução de estereótipos de género e na afirmação de valores de igualdade e respeito entre as crianças, nomeadamente no respeito ao seu corpo e aos dos outros. Conclui-se que, mesmo no 1.º ciclo, atividades lúdicas cuidadosamente planeadas despertam uma consciência crítica em torno da educação sexual. No âmbito da prática docente, revelou-se que articular momentos individuais e coletivos, mediados de forma intencional, potencializa aprendizagens profundas e gera contributos essenciais para futuras intervenções pedagógicas orientadas para a formação de cidadãos reflexivos, igualitários e inclusivos.
  • Documentação pedagógica: contributos para o envolvimento da comunidade educativa
    Publication . Carvalho, Ana Isabel Araújo; Matos, Maria Teresa Elvas de
    O presente projeto de investigação, intitulado “A importância da Documentação Pedagógica na Educação de Infância”, tem como finalidade compreender de que forma é encarada a documentação pedagógica, em contexto de educação de infância, e de que forma pode ser potenciado na prática educativa, por forma a aproximar e integrar a comunidade nas instituições de infância. Pretende, desde forma, definir o que é a documentação pedagógica, há luz de algumas conceções pedagógicas participativas. No fundo, a intenção é de revelar a importância da documentação pedagogia no quotidiano pedagógico da primeira infância, enquanto se evidencia os seus contributos para da comunidade educativa. Para isso, serão mobilizados os documentos oficiais orientadores das práticas educativas da educação de infância, as Orientações Pedagógicas para a Creche, de 2024, e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, de 2016. Posto isto, a finalidade deste projeto de investigação é responder à questão de investigação-ação “De que forma a documentação pedagógica pode promover a comunicação e o envolvimento da comunidade educativa no quotidiano da educação de infância?”, recorrendo à metodologia de investigação qualitativa, cumprindo os princípios da investigação-ação, sendo que as intervenções foram realizadas somente em contexto de educação pré-escolar, uma vez que o estágio em creche foi realizado noutra instituição de ensino superior. No que concerne aos procedimentos de recolha e tratamento de informação, foi utilizada uma forma de observação participante, recorrendo a notas de campo, registos fotográficos, análise documental, entrevista semiestruturada à educadora cooperante e à análise de conteúdo. As intervenções apresentadas aconteceram em contexto pré-escolar e foram planificadas tendo em conta os interesses e necessidades do grupo de crianças. Este projeto de investigação permitiu o aprofundamento de conhecimentos no âmbito da documentação pedagógica, bem como lançar algumas estratégias que podem ajudar a estreitar relações e a potenciar a comunicação entre as instituições e a comunidade educativa, problemática esta levantada no contexto de estágio, mas também transversal a muitos outros contextos.
  • A natureza dentro e fora da sala: como potenciar a relação das crianças com a natureza em contexto de creche e jardim-de-infância?
    Publication . Palma, Inês Alves da; Matos, Maria Teresa Elvas de
    O presente Relatório de Projeto de Investigação é desenvolvido sob o tema “A natureza dentro e fora da sala”, tendo como questão de investigação “Como potenciar a relação das crianças com a natureza em contexto de creche e jardim-de-infância?”, dando relevância à necessidade de uma Educação de Infância que integre o contato com a natureza nos processos de aprendizagem, contribuindo assim para o desenvolvimento das crianças numa perspetiva holística. A pesquisa centra-se em identificar estratégias e práticas que superem os obstáculos relativamente à interação entre as crianças e a natureza, baseadas em leituras de obras, autores de referência e momentos formativos onde foram apresentadas práticas de educadoras de infância onde a natureza este presente proporcionando aprendizagens significativas. A investigação é baseada numa abordagem qualitativa como a observação, o registo fotográfico, as notas de campo e a entrevista, que ajudaram a captar as perceções das educadoras de infância e as experiências das crianças, oferecendo uma compreensão sobre as práticas pedagógicas e a inclusão de atividades, tendo em atenção às interações com a natureza. Com esta investigação compreendi a importância da integração de atividades que promovam o contato com a natureza favorecem o desenvolvimento da criança a nível cognitivo, afetivo, social, físico e de compreensão ambiental, que com a reformulação e a capacitação das educadoras de infância podem auxiliar a transformar a sua prática educativa, no sentido de valorizar as práticas no espaço exterior e em contato com anatureza ou trazendo a natureza para dentro da sala.
  • Uma viagem pelos direitos humanos: um estudo numa turma do 4º ano de escolaridade
    Publication . Savita, Catarina Fonseca; Silva, Cristina Gomes da
    O presente Relatório de Projeto de investigação foi realizado no âmbito da unidade curricular Estágio em 1.º e 2.º Ciclos. O estudo foi desenvolvido numa turma do 4.ºano de escolaridade, de modo a compreender de que forma a abordagem dos Direitos Humanos contribui para a promoção cidadania democrática, no 1.º ciclo do Ensino Básico. Para tal foram estabelecidos os objetivos: i) Conhecer as opiniões das crianças relativamente aos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças, ii) Desenvolver atividades/momentos que visam promover a importância e compreensão dos Direitos Humanos para a vida humana digna e iii) Identificar aprendizagens dos(as) alunos(as) relativamente aos Direitos Humanos. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo insere-se na investigação de natureza qualitativa, enquadrando-se na investigação sobre a própria prática. Para a recolha de dados recorreu-se à observação participante e à recolha documental. No que diz respeito à técnica de análise de dados foi utlizada a análise de conteúdo. No decorrer da prática pedagógica foram realizadas atividades de forma a conhecer as opiniões das crianças relativamente aos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças. Com base nas opiniões foram dinamizadas atividades e criados momentos de diálogo, visando promover a importância e compreensão dos Direitos Humanos. Através dos resultados obtidos conclui-se que foram evidenciadas aprendizagens relativamente aos Direitos Humanos, cujas aprendizagens traduziram-se na promoção de valores associados à cidadania democrática, nomeadamente: a participação, a liberdade, o respeito e a igualdade.