Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Juntos educamos: o envolvimento das famílias em creche e jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Documento final- Ines Gaudencio.pdf1.49 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório centra-se na temática do envolvimento das famílias em creche e jardim-de-infância, tendo como principal objetivo compreender de que forma os/as educadores/as promovem uma relação colaborativa com as famílias e a forma como incentivam a sua participação e envolvimento no quotidiano pedagógico. Quanto à metodologia de investigação, a mesma seguiu uma abordagem qualitativa, com base no paradigma da investigação-ação, tendo sido utilizados como procedimentos de recolha de informação questionários, observações, entrevistas semiestruturadas e notas de campo. As intervenções realizadas nos contextos de estágio, ajudaram-me a compreender a importância do envolvimento das famílias nas práticas das educadoras cooperantes, possibilitando responder à questão de investigação “Como promover o envolvimento das famílias na Creche e no Jardim de Infância?”. A elaboração deste relatório, na sua componente teórica e prática, permitiu que aprofundasse os meus conhecimentos sobre o envolvimento das famílias, bem como observar e constatar a sua participação, a partir dos desafios realizados pelas educadoras, em diversos momentos e situações do dia a dia das crianças. Deste modo, compreendi a importância do envolvimento familiar e que o mesmo é facilitado quando existe uma comunicação clara, diversificada e adaptada às características de cada família, e quando os/as educadores/as adotam uma postura aberta, ética e promotora da participação ativa. Conclui-se que a criação de um ambiente acolhedor, assente na confiança mútua e no respeito pela diversidade familiar, é essencial para o desenvolvimento harmonioso das crianças e para uma educação de infância verdadeiramente partilhada.
This report focuses on the theme of family involvement in daycare and kindergarten settings, with the main objective of understanding how educators foster collaborative relationships with families and how they encourage their participation and involvement in the pedagogical daily life. Regarding the research methodology, a qualitative approach was adopted, based on the action-research paradigm. Data collection procedures included questionnaires, observations, semi-structured interviews, and field notes. The interventions carried out during the internship contexts helped me understand the importance of family involvement in the practices of cooperating educators, enabling me to answer the research question: “How can family involvement be promoted in daycare and kindergarten settings?” The development of this report, both in its theoretical and practical components, allowed me to deepen my knowledge about family involvement, as well as to observe and assess their participation through the challenges proposed by educators at various moments and situations in the children's daily lives. In this way, I came to understand the importance of family involvement and how it is facilitated through clear, diverse, and family-tailored communication, as well as through an open, ethical, and participatory approach adopted by educators. It is concluded that the creation of a welcoming environment, based on mutual trust and respect for family diversity, is essential for the harmonious development of children and for a truly shared early childhood education.

Description

Keywords

Creche Jardim de infância Famílias Envolvimento Comunicação Daycare Kindergarten Families Involvement Communication

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue