IPS - ESE - BIBLIOTECA - Dissertações de mestrado
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Esta coleção reúne dissertações, trabalhos de projeto e relatórios de estágio, no âmbito de cursos de 2.º ciclo (mestrados), em formato digital.
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- Práticas de técnica vocal e respiratória aplicadas ao canto coral nas escolas do 1º ciclo do E. B.: um estudo sobre os efeitos da técnica vocal e respiratória como (um dos) factor(es) de valorização "do canto em conjunto" no contexto de sala de aulaPublication . Bago d'Uva, José Carlos; Godinho, José CarlosEste trabalho apresenta como tema aglutinador as «práticas de técnica vocal e respiratória (PRATEVOR) aplicadas ao canto coral nas escolas do 1º ciclo do E.B.». Tendo como contexto de aplicação a especificidade curricular do 1º ciclo do E.B. na Região Autónoma da Madeira, este estudo desenvolve-se a partir do questionamento sobre os efeitos da técnica vocal e respiratória adaptada às crianças em contexto escolar, como factor de valorização do canto em conjunto exercido a partir da sala de aula, no ensino generalista. Outras variáveis serão despoletadas pela pesquisa, também como condicionantes a considerar, perspectivando, na sua complementaridade, a qualidade do canto coral escolar. Neste âmbito, foi realizado um projecto educativo onde alunos do 4º ano, no decurso de 1 período lectivo, montaram e apresentaram publicamente um auto-de-Natal, constituído por 12 temas cantados polifonicamente, aplicando competências adquiridas e desenvolvidas através do treino regular das PRATEVOR nas aulas. Paralelamente foi desenvolvido um projecto de investigação constituído por 2 estudos comparativos do tipo Investigação-Acção. Ao longo de 4 fases processuais, foram realizados diferentes questionários envolvendo especialistas em canto infantil, professores de canto coral escolar e alunos. Consubstanciado numa vasta revisão da literatura, enriquecida por uma justificada incursão histórica sobre o tema, os resultados do estudo apontam para diversas conclusões que, pela sua previsível aplicabilidade em contexto educativo, pretende-se que constituam indicadores que possam contribuir para a melhoraria da prática musical cantada, reflectida e reconstruída a partir da escola actual.
- Educar/transformar: um projecto de percussão na promoção da formação musical e da socializaçãoPublication . Mobilha, Elsa Maria Félix; Vasconcelos, António ÂngeloEste é um Projecto de Percussão que incide na promoção da formação e socialização de crianças e/ou jovens. Aborda a formação cívica e as relações interpessoais numa perspectiva colateral com o ensino da música. Defende o ensino da música como contributo para uma educação mais humanizada e integradora, potenciadora do desenvolvimento pessoal e social. É um projecto centrado em formar na aquisição de conhecimentos de música, sobre música e, através da música contribuir para a motivação, interesse fomentando a socialização numa Escola TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária), onde aspectos sociais influenciam comportamentos, muitas vezes, conducentes à rejeição das actividades escolares e à difícil integração no meio escolar. Procura-se no presente Relatório, descrever o processo educativo e investigativo; analisar e interpretar dados; revelar, de acordo com as limitações do estudo, alterações significativas ao nível das aprendizagens musicais, aprendizagens sociais e situações impeditivas de eficácia; detectar outras perspectivas sobre o Projecto. O objectivo principal do processo investigativo foi examinar a influência das dinâmicas pedagógicas e organizacionais utilizadas no desenvolvimento musical e social dos estudantes. É um projecto assente na escola enquanto área de saber e cultura, em que a música assume uma acção educativo-artística, interventiva na construção de equilíbrios de identidade dos estudantes.
- O diário gráfico no desenvolvimento da expressão gráfico-plásticaPublication . Cardoso, Carla Sofia de Jesus Russo; Rocha, Maria MargaridaO presente estudo insere‐se no campo da Área Curricular de Educação Visual e Tecnológica, leccionada no 2º ciclo do ensino básico e a utilização do Diário Gráfico como estratégia para o desenvolvimento da expressão gráfica‐plástica dos alunos. Com esta pesquisa procurámos observar o contributo do Diário Gráfico no Desenvolvimento da Expressão Gráfico‐plástica dos alunos, pois cremos que, com a utilização regular do mesmo, os alunos desenvolverão a capacidade de observar e, através da experimentação de materiais e técnicas, desenvolver a capacidade de comunicar através de registos gráficos. Pretende‐se que este estudo constitua ainda um contributo para o enriquecimento da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, em especial, na melhoria das práticas dos professores que a leccionam.
- O graffiti Stencil como proposta pedagógica, na distinção entre manifestação artística e vandalismoPublication . Santos, Sandra dos; Rocha, MargaridaEste estudo incidiu num projecto que teve a intenção de ser um contributo para a abordagem do Graffiti, mais especificamente o Graffiti Stencil, em contexto escolar, a partir de um processo investigativo efectuado no decorrer deste ano lectivo. Uma proposta pedagógica integrada numa actividade de caracter simples, aplicada a alunos do 2º ciclo do ensino básico, mas com uma mensagem intrínseca e relevante a transmitir ao público-alvo. Em contexto escolar existe a necessidade de variar as práticas e de incutir valores sociais aos alunos. A disciplina de EVT, é um espaço por si só propício à abordagem destas questões e ao desenvolvimento de conteúdos que possam interagir com o meio que nos rodeia. Urge reflectir sobre o que é contemporâneo e as formas diversas de expressão associadas, entre elas a Arte Urbana e neste caso particular o Graffiti, tema que se propõe abordar, no sentido de compreender se os alunos conseguem fazer a distinção entre esta forma de arte e o vandalismo a si associado. Sendo hoje em dia, praticamente impossível contemplar uma cidade que não esteja num local ou outro contagiado por esta forma de manifestação artística, para alguns considerado vandalismo e para outros “…poesia visual no espaço urbano…” (Susana Távora Almeida; 2008, p.12). Este projecto, tem também como finalidade, compreender a opinião dos jovens sobre o Graffiti, o que à partida já conheciam relativamente a este tema (antes da implementação do projecto) e que conceitos adquiriram após a conclusão deste.
- A Land Art como recurso pedagógico: a Land Art como recurso pedagógico para que os alunos adquiram competências a nível da gramática visualPublication . Lucas, Isabel Jesus Basilio; Rocha, Margarida
- Representação tridimensional de objectos em superfícies planas: estratégias de representação tridimensional usadas por adolescentes com necessidades educativas especiaisPublication . Faria, Paula Sofia Gonçalves de; Rocha, MargaridaEste trabalho corresponde ao projecto realizado no âmbito do relatório de Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica e visou, essencialmente, identificar estratégias de representação da terceira dimensão, usadas pelos alunos, com Necessidades Educativas Especiais, em superfícies planas. Para contextualização dos dados desta pesquisa e construção de um alicerce na definição dos critérios de avaliação foram abordados vários autores, que de alguma forma se relacionam com o tema aqui apontado. Decorrente de todo o projecto, foi aplicada a prática do desenho de observação, a exploração e visualização de imagens e o contacto directo com objectos, como forma de transmissão e aquisição de saberes. A metodologia utilizada, correspondeu à investigação-acção, apontando a observação participante estruturada e não estruturada como técnica de recolha de dados. Os instrumentos de recolha de dados corresponderam aos testes, grelhas de observação e notas de campo. No final do projecto foi realizada a análise dos dados recolhidos e feita a triangulação dos mesmos, para avaliação, relativamente à evolução ou não, no que se refere à representação gráfica da tridimensionalidade dos objectos observados, realizados pelos alunos, e para procurar dar resposta à questão inicial.
- Diário gráfico digital: uma estratégia para o aumento da frequência dos registos gráficos de alunos do 4º ano de escolaridade, apenas com recurso a meios informáticosPublication . Carvalho, Miguel António Morais; Rocha, MargaridaAs Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade e na escola, pela necessidade de os alunos estarem preparados para os futuros desafios sociais. O carácter inovador deste projecto residiu na interacção de uma área onde tradicionalmente se fazem as aprendizagens de uma forma manual e com utilização de materiais palpáveis, com outra onde tudo é virtual desde ferramentas, suportes e até mesmo formas de visualização. Para este trabalho, foi organizado um Blog, local onde os alunos colocariam os seus desenhos, construindo o seu próprio Diário Gráfico Digital, e os seus comentários aos trabalhos dos colegas, tendo em conta os aspectos que se iam debatendo na sala de aula e no blog, sempre numa perspectiva de indução dos conhecimentos, sem que estes fossem apresentados como sendo "matéria nova", retirando-lhe, assim, o peso e responsabilidade atribuídos a novos conteúdos. Este estudo foi desenvolvido de acordo com a metodologia de investigação-acção e visou observar a influência de meios informáticos no aumento dos registos gráficos destes alunos. Para tal, utilizaram-se instrumentos de recolha de dados que permitissem aferir a evolução qualitativa e quantitativa dos registos gráficos. Os resultados obtidos nesta investigação, indicam que a estratégia utilizada ajudou a aumentar a regularidade com que os alunos desenham e promoveu uma tendência para a utilização de uma paleta de cores mais alargada, bem como para a aplicação da cor real dos objectos.
- Dar lugar à criação: abordagem à obra de arte no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Lourenço, Rosa Maria Almeida; Jesus, Isabel Henriques deEste projecto utiliza uma metodologia de investigação - acção que foi implementado em contexto de sala de aula e pretendeu contribuir para que a prática lectiva na disciplina de Educação Visual e Tecnológica fosse abordada de forma a desenvolver um diálogo com a obra de arte. Esta abordagem procurou dar resposta à questão: Como podem os alunos através do recurso à pintura contemporânea, produzir objectos plásticos com base nas suas vivências? Esta pergunta surge na sequência do Roteiro da Educação Artística – Lisboa/2006 onde se realça que “cada cultura possuí as suas expressões artísticas e as suas práticas culturais específicas” …e ” Qualquer abordagem à Educação Artística deve ter como ponto de partida a cultura a que o educando pertence.” O trabalho desenvolvido junto dos alunos centrou-se na criação de objectos plásticos resultantes das suas vivências pessoais, onde se valorizou não só o resultado obtido, mas todo o processo que os alunos percorreram para lá chegar. Pretende-se saber que estratégias os alunos utilizaram quando confrontados com a criação de um ou vários objectos, que representam “algo” que faz parte da sua vivência/imaginação pessoal. Após a análise/reflexão dos resultados obtidos, através dos diferentes elementos de recolha de dados, pode-se concluir que os alunos estão receptivos a este tipo de experiências de aprendizagem. A observação das obras de arte de pintores contemporâneos portugueses, contribuiu para um aumento da motivação, quer na realização da actividade e desenvolvimento das capacidades de interpretação, quer na percepção de símbolos/significados, que permitiram superar as suas dificuldades. No final, verificou-se que os alunos aumentaram a sua auto confiança e a autonomia face às suas dificuldades de expressão na realização do seu objecto plástico.
- Escola: um espaço a encontrarPublication . Alves, Adelaide Maria Jacinto; Jesus, Isabel Henriques deO trabalho que agora apresentamos insere-se no estudo da problemática da apropriação e preservação do espaço escolar. O objecto de estudo a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, enquanto promotora de uma relação que potencie a intervenção dos alunos nesse mesmo espaço, servindo como agente para a sua apropriação e preservação. Tendo como opção metodológica a investigação-acção, pretende-se perceber se existiu uma alteração no comportamento e no relacionamento dos alunos com o espaço escolar, após a intervenção proporcionada pela disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Neste contexto procurou-se: i) identificar a importância que tem para os alunos a participação em projectos de intervenção no espaço escolar; ii) contribuir para que os alunos preservem esse mesmo espaço. Provindo do trabalho pedagógico “Escola, um espaço a encontrar”, cujo teor se centra numa intervenção estética no átrio do bloco B, da escola sede, do Agrupamento de Escolas El-Rei D. Manuel I em Alcochete, encetada por uma turma de 6º ano, pretendeu-se: i) contribuir para que os alunos respeitem os espaços escolares; ii) contribuir para que os alunos preservem o trabalho dos colegas. Os resultados deste estudo apontam para a importância que os alunos põem na tónica da proximidade que sentiram com o espaço escolar através desta actividade, denotando-se uma maior tendência para a preservação do mesmo. Partindo da análise dos resultados apresentam-se as conclusões do estudo, limitações e implicações educativas, perspectivando-se novos caminhos de investigação.
- O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade finaPublication . Pólvora, Sara; Pires, João PauloCom o presente estudo, pretendeu-se investigar os possíveis contributos das actividades de expressão plástica desenvolvidas na disciplina de EVT, para o aperfeiçoamento da habilidade de Motricidade Fina junto de alunos do 5º ano de escolaridade. A investigação teve como ponto de partida a seguinte questão: “Quais os contributos das actividades de expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de Motricidade Fina dos alunos de 5º ano?”. Assim, definimos para este estudo como objectivos de investigação: identificar o grau de habilidade da Motricidade Fina que os alunos possuem no início e no final da investigação, e, compreender como é que a habilidade de Motricidade Fina evolui no decorrer das aulas de EVT. Como objectivo de intervenção, definimos desenvolver nos alunos a habilidade de Motricidade Fina através de diversas actividades de expressão plástica, tais como o desenho, a pintura, a modelagem, o recorte, a rasgagem e a colagem. A investigação/acção desenrolou-se na Escola Básica Carlos Ribeiro, no Seixal, numa turma de 5º ano de escolaridade, constituída por vinte alunos, com idades compreendidas entre os dez e os treze anos. A intervenção contou com cinco actividades de expressão plástica cujo tema foi “Retratos de uma turma”. Através das actividades que foram desenvolvidas verificámos que os dados revelaram uma evolução na habilidade de Motricidade Fina dos alunos em estudo. Porém, e de acordo com a escala definida por Vítor da Fonseca verificou-se que os alunos mantiveram uma “Aquisição hesitante”, nível 2.