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- Combining models in supervised classification: New developmentsPublication . Ferreira, Ana Sousa; Marques, Anabela; Cardoso, MargaridaIn Discrete Discriminant Analysis dimensionality problems often occur. In this context, we propose a combining models approach, taking profit from several potential models. In the bi-class case, a single combination coefficient is considered and estimated using several strategies. In the multi-class case, the decomposition into several bi-class problems embedded in a binary tree is implemented. New developments of this approach are presented and their performances assessed on real or simulated data.
- Influence of curing conditions on lime and lime-metakaolin mortarsPublication . Faria, Paulina; Martins, Ana Isabel G.Air-lime mortars with or without pozzolanic components were largely used in historic buildings. Due to natural or accidental degradation it is often necessary the application of repair mortars, durable and compatible with the masonries of historic buildings. Within this context and associating the improvement of mortars characteristics to the necessity of sustainable construction practices, some mortars formulated with lime and the addition of pozzolans have been studied. In previous papers, the influence of some types of air-lime (powder hydrated lime or lime putty) and the addition of metakaolin in lime mortars have been presented. Each type of mortar presents its specificities. In pure lime mortars the setting occurs by carbonation and in lime-metakaolin mortars it occurs both by carbonation and hydration. A crucial question in order to optimize the characteristics of the mortars (and its applicability) is related with the curing conditions. This article describes an experimental campaign with different pure air lime mortars and lime-metakaolin mortars, cured under different conditions of relative humidity and CO2 content. Properties of the mortars, mainly in terms of mechanical behaviour and open porosity, capillary water absorption and drying capacity, are obtained, compared and discussed. The benefits in some properties revealed by the different mortars are correlated with the laboratorial curing conditions and with in situ applications possibilities.
- Sistemas de informação e qualidade de dados: a caso do sistema estratégico de informação, gestão e controlo operacional da polícia de segurança públicaPublication . Lemos, João Miguel Leitão; Mora, Bruno Ricardo dos SantosVivemos no primado da tecnologia e da informação, onde cada vez mais são desenvolvidas ferramentas informáticas que servem de auxílio nas mais diversas tarefas, e onde a informação abunda. As polícias não se podem alhear desate desenvolvimento tecnológico, nem da importância da informação, sob pena de se tornarem obsoletas. É com base no prisma evolutivo que cada vez mais polícias utilizam no seu quotidiano Sistemas de Informação que são uma mais-valia no apoio à tomada de decisão e na sua gestão dos meios operacionais. No entanto, para que estes sistemas operem na plenitude das suas capacidades é necessário que os dados que os sustentam sejam de uma fiabilidade impoluta. Para a qualidade dos dados ser significativa é necessário que certos parâmetros sejam satisfeitos. Para isso, é necessário que exista uma simbiose perfeita entre o sistema e os utilizadores, tendo como propósito alcançar os objectivos definidos pela polícia.
- Dar lugar à criação: abordagem à obra de arte no 2º ciclo do ensino básicoPublication . Lourenço, Rosa Maria Almeida; Jesus, Isabel Henriques deEste projecto utiliza uma metodologia de investigação - acção que foi implementado em contexto de sala de aula e pretendeu contribuir para que a prática lectiva na disciplina de Educação Visual e Tecnológica fosse abordada de forma a desenvolver um diálogo com a obra de arte. Esta abordagem procurou dar resposta à questão: Como podem os alunos através do recurso à pintura contemporânea, produzir objectos plásticos com base nas suas vivências? Esta pergunta surge na sequência do Roteiro da Educação Artística – Lisboa/2006 onde se realça que “cada cultura possuí as suas expressões artísticas e as suas práticas culturais específicas” …e ” Qualquer abordagem à Educação Artística deve ter como ponto de partida a cultura a que o educando pertence.” O trabalho desenvolvido junto dos alunos centrou-se na criação de objectos plásticos resultantes das suas vivências pessoais, onde se valorizou não só o resultado obtido, mas todo o processo que os alunos percorreram para lá chegar. Pretende-se saber que estratégias os alunos utilizaram quando confrontados com a criação de um ou vários objectos, que representam “algo” que faz parte da sua vivência/imaginação pessoal. Após a análise/reflexão dos resultados obtidos, através dos diferentes elementos de recolha de dados, pode-se concluir que os alunos estão receptivos a este tipo de experiências de aprendizagem. A observação das obras de arte de pintores contemporâneos portugueses, contribuiu para um aumento da motivação, quer na realização da actividade e desenvolvimento das capacidades de interpretação, quer na percepção de símbolos/significados, que permitiram superar as suas dificuldades. No final, verificou-se que os alunos aumentaram a sua auto confiança e a autonomia face às suas dificuldades de expressão na realização do seu objecto plástico.
- Sistema de Videovigilância – CCTV Meio auxiliar da PSP na prevenção de ilícitos criminais e a sua limitação dos Direitos, Liberdades e GarantiasPublication . Vieira, Ana Vanessa Medeiros; González, JoséDevido ao crescente número de crimes participados assim como à onda de insegurança que se faz sentir na nossa sociedade e a reivindicação da população por mais segurança, apraz à Polícia de Segurança Pública inovar no combate ao crime, na diminuição do sentimento de insegurança e o asseverar de uma necessidade colectiva indiscutível - o Direito à Segurança. É com base nisto que a Polícia de Segurança Pública aposta nas novas tecnologias, como meios auxiliares de prevenção criminal, nomeadamente na implementação de Sistemas de Videovigilância. Mas serão estes sistemas um meio limitativo de Direitos Fundamentais e até que ponto essa limitação é exequível? Qual o balanço a encontrar
- Escola: um espaço a encontrarPublication . Alves, Adelaide Maria Jacinto; Jesus, Isabel Henriques deO trabalho que agora apresentamos insere-se no estudo da problemática da apropriação e preservação do espaço escolar. O objecto de estudo a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, enquanto promotora de uma relação que potencie a intervenção dos alunos nesse mesmo espaço, servindo como agente para a sua apropriação e preservação. Tendo como opção metodológica a investigação-acção, pretende-se perceber se existiu uma alteração no comportamento e no relacionamento dos alunos com o espaço escolar, após a intervenção proporcionada pela disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Neste contexto procurou-se: i) identificar a importância que tem para os alunos a participação em projectos de intervenção no espaço escolar; ii) contribuir para que os alunos preservem esse mesmo espaço. Provindo do trabalho pedagógico “Escola, um espaço a encontrar”, cujo teor se centra numa intervenção estética no átrio do bloco B, da escola sede, do Agrupamento de Escolas El-Rei D. Manuel I em Alcochete, encetada por uma turma de 6º ano, pretendeu-se: i) contribuir para que os alunos respeitem os espaços escolares; ii) contribuir para que os alunos preservem o trabalho dos colegas. Os resultados deste estudo apontam para a importância que os alunos põem na tónica da proximidade que sentiram com o espaço escolar através desta actividade, denotando-se uma maior tendência para a preservação do mesmo. Partindo da análise dos resultados apresentam-se as conclusões do estudo, limitações e implicações educativas, perspectivando-se novos caminhos de investigação.
- Autonomia profissional e complementaridade funcional em enfermagem.Publication . Santos, Ana Paula; Martins, Catarina; Mariano, Daniela; Martins, João; Esteves, Susana
- Efeitos imediatos da técnica de desrotação do atlas de Rocabado e do SNAG C1/2 de Mulligan na amplitude do teste de flexão-rotação em indivíduos com cefaleia cervicogénica: um ensaio clínico aleatórioPublication . Cruz, Ana Rita; Cruz, Eduardo BrazeteBackground: A cefaleia cervicogénica é uma forma comum de dor de cabeça, que tem sido associada à existência de uma disfunção das estruturas da coluna cervical superior. Estudos recentes mostram uma grande incidência dessa disfunção a nível de C1-C2, avaliada pelo teste de flexão-rotação. Vários terapeutas manuais, como Brian Mulligan e Mariano Rocabado, têm sido sugerido técnicas de tratamento para este tipo de disfunção. Contudo, a evidência acerca da efectividade dessas técnicas é escassa. Desenho do estudo: Foi efectuado um ensaio clínico aleatório, duplamente cego, composto por três fases: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. Objectivos: Avaliar e comparar os efeitos imediatos de duas técnicas de Terapia Manual Ortopédica (SNAG C1/2 de Mulligan e técnica de desrotação do atlas de Rocabado), na amplitude de movimento de rotação do segmento vertebral C1-C2, em indivíduos com história de cefaleia cervicogénica e com limitação no teste de flexão-rotação. As técnicas de tratamento foram usadas de forma isolada, em comparação a um grupo placebo. Métodos: Uma amostra de 60 indivíduos, com cefaleia cervicogénica e limitação do teste de flexão-rotação, foram aleatoriamente distribuídos por três grupos: SNAG C1/2 de Mulligan, técnica de desrotação do atlas de Rocabado e grupo placebo. O outcome primário foi a amplitude de movimento obtida no teste de flexão-rotação, que foi medido antes e imediatamente após a intervenção. Resultados: Imediatamente após a intervenção, a amplitude verificada no teste de flexão-rotação aumentou 21.8º (DP, 4.68) no grupo submetido ao SNAG C1/2 de Mulligan, 15º (DP, 5.07) no grupo em que foi aplicada a técnica de desrotação do atlas de Rocabado e 0.65º (DP, 0.67) no grupo placebo. Uma ANOVA modelo misto, 2 por 3, revelou efeito principal significativo do tempo (p<.001) e grupo (p<.001), assim como uma interacção significativa entre grupo e tempo (p<.001), relativamente à variável amplitude do teste de flexão-rotação. Estes resultados indicam que as diferenças verificadas entre os grupos eram dependentes do momento de avaliação. Uma comparação múltipla post hoc revelou que quer as técnicas de Mulligan, quer de Rocabado, produziram efeitos significativamente maiores que a intervenção placebo na amplitude de movimento do teste de flexão-rotação (p<.001 e p=.001, respectivamente). No entanto, não se verificou uma diferença significativa no que diz respeito à efectividade de ambas as técnicas de Terapia Manual Ortopédica aplicadas (p=.42). Conclusão: Esta investigação sugere que as duas técnicas de Terapia Manual Ortopédica avaliadas produziram efeito clínica e estatisticamente significativo na amplitude do teste de flexão-rotação. No entanto, não se verificaram diferenças entre as duas técnicas, no que diz respeito ao seu efeito no ganho de amplitude de movimento. Os resultados obtidos fornecem evidência preliminar sobre a efectividade de ambas as intervenções no tratamento da redução de amplitude de movimento em indivíduos com história de cefaleia cervicogénica.
- Infância e determinantes da saúde: educação para uma alimentação saudável.Publication . Silva, Ana Rita; Costa, Inês; Folgado, Magda; Alves, Soraia
- Papel da televisão no crescer da criança.Publication . Bernardo, Alexandra; Henriques, Inês; Santos, Joana; Santos, Mariana; Cardoso, Miriam
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