Browsing by Issue Date, starting with "2011-06"
Now showing 1 - 10 of 54
Results Per Page
Sort Options
- APLICAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO DA PERFORMANCEPublication . Cachaço, Pedro Miguel Maroco; Mourato, Joaquim; Serafim, MiguelO presente estudo visa avaliar, a eficácia e eficiência do Sistema de Gestão da Qualidade do Instituto Politécnico de Portalegre (certificado pela ISO9001:2008), percebida pelos seus cliente-alvo, nomeadamente, discentes, docentes e pessoal não docente. Esta percepção é muitas vezes descurada, tomando-se apenas em consideração a avaliação do sistema em si e não daqueles que interagem com ele diariamente, levando por consequente, a que nem sempre se atinjam os objectivos delineados. De modo a dar resposta a questão central que motivou este estudo, foi elaborada uma revisão bibliográfica sobre a temática da avaliação da performance e da qualidade, precedida de uma metodologia de estudo de caso, para o qual foram realizados diversos questionários aos cliente-alvo, permitindo assim recolher informações para posterior tratamento e interpretação. O principal resultado alcançado por este estudo demonstrou que, o Instituto Politécnico de Portalegre responde eficazmente e eficientemente às necessidades intrínsecas dos seus cliente-alvo.Porém, há pequenos aspectos que poderão ser melhorados (Gestão Qualidade Total), sendo para tal apresentadas algumas sugestões de melhoria a ter em consideração num futuro próximo.
- O impacto das actividades lúdico-pedagógicas na socialização das crianças na ludotecaPublication . Domingos, Maria Laura Garrinhas FontinhaNuma sociedade economicista e globalizada como a nossa, a responsabilidade social ganha cada vez mais relevância, e com ela, o papel do desenvolvimento das crianças, na sua formação e educação formal e informal. As mudanças são inúmeras e constantes, no conceito de criança, nas metodologias de ensino, nas políticas económicas e sociais que influenciam reciprocamente projectos e programas implementados, metas, objectivos ou mesmo resultados. O enfoque foi-se diferenciando e transferindo, principalmente nas metodologias e instrumentos utilizados na educação. E é também neste âmbito que surge a intervenção das Ludotecas, como veículo de democratização da aprendizagem em meios tidos como mais desfavorecidos, nomeadamente no que concerne à sua função no Bairro 6 de Maio, escolhido para este estudo.
- Marketing & promoção nas pequenas empresas de turismo: Estudo de caso: GAP viagens DMCPublication . Santos, Tânia Isabel Isaac dosVivemos numa sociedade de consumo, que cresceu rapidamente ao nível da oferta de serviços e produtos à disposição de um vasto leque de consumidores de diferentes idades e características, multicultural, e com um poder de compra bastante díspar. O mercado actual abrange todos estes consumidores, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade para uma camada mais elevada, produtos e serviços regulares, e similares, de qualidade bastante inferior, a preços bastante acessíveis. Em turismo, o boom da oferta, a nível mundial, originou um feroz aumento da competitividade entre os prestadores de serviços e no mercado retalhista, gerando alterações significativas na economia dos diferentes mercados e no estilo de vida dos consumidores. Neste quadro de competitividade dos mercados acentuou-se a importância da divulgação da informação, e do desenvolvimento e aplicação de técnicas e ferramentas estratégicas para o marketing e promoção turísticos. Uma estratégia de marketing e promoção competitiva, capaz de conquistar a atenção e confiança do público a que se destina, é a ferramenta chave de uma empresa para conseguir um posicionamento seguro no mercado actual. Existe uma oferta cada vez mais diversificada, competitiva, e um número imenso de empresas prestadoras dos mesmos serviços e produtos direccionadas para os mesmos segmentos de mercado. A inovação e a diferenciação impõem-se pois como estratégia que poderá permitir a conquista do consumidor através da promoção, e garantindo-lhes novas experiências, qualidade, e novos produtos e serviços inovadores, no sentido de responder às suas necessidades e superar as suas expectativas. A área de estudo desta investigação concentra-se no marketing e promoção turísticos, com o objectivo de identificar e compreender as principais estratégias de marketing e promoção para as pequenas empresas de turismo. O presente estudo, para além de analisar uma empresa turística nova no mercado português - a Gap Viagens DMC (Destination Management Company) -, desde a sua criação, há dois anos atrás, até à realidade actual, e os meios que utiliza para se promover, procura também contribuir recomendando algumas estratégias e ferramentas a adoptar por parte dessa empresa, para melhorar a sua promoção através das principais ferramentas de difusão de informação.
- Os riscos microbiológicos e nutricionais da cozinha vegetariana: estudo do caso: restaurante de cozinha vegetarianaPublication . Guimarães, Maria de LancastreAs principais razões para um individuo se tornar vegetariano são o respeito e a protecção da vida animal e do ambiente, a saúde e os motivos religiosos e filosóficos. Vários estudos indicam que os vegetarianos têm tendência para serem mais saudáveis do que os não vegetarianos. De entre os vários tipos de vegetarianismo, os vegans são aqueles que precisam de ter uma alimentação mais cuidada, isto é, têm que ter acesso a bastante informação nutricional, uma vez que caso falte algum nutriente, este tem que ser substituído por um complemento. Um dos principais nutrientes que podem faltar nesta dieta é a vitamina B12. A dieta vegetariana em geral é composta por outros alimentos como, por exemplo, o seitan e também há mais tendência para o consumo de frutas e legumes. O objectivo deste estudo foi identificar os riscos microbiológicos e nutricionais da Cozinha Vegetariana. O restaurante em estudo está situado em Sintra e é um restaurante de cozinha vegetariana, em que a ementa é variada todos os dias. Foi necessário avaliar o perfil do consumidor (através de inquéritos), analisar microbiologicamente alguns pratos (34 amostras recolhidas) e reconhecer os riscos nutricionais (através da pesagem de 30 pratos diferentes). Através dos inquéritos percebemos que dos 74 clientes inquiridos apenas 20% são vegetarianos. O sexo predominante é o feminino, na classe dos 30 aos 40 anos. A maioria vive em Sintra e arredores, tendo também a maioria uma licenciatura. 53.3% dos clientes não vegetarianos frequentam este restaurante porque apreciam este tipo de comida e 26.7% apenas gostam de experimentar novos pratos. Dos clientes vegetarianos a maior parte são ovo-lactos e as suas motivações para mudarem para esta dieta são as preocupações com a saúde porque acham que a cozinha vegetariana é mais saudável. Na parte nutricional podemos verificar que alguns pratos têm demasiadas calorias para o que seria de esperar, como por exemplo, os pratos que incluem massas. Em relação às análises microbiológicas observou-se que alguns pratos deram resultados “não satisfatórios” pela insuficiente desinfecção dos legumes/saladas cruas, ou mesmo pela temperatura de armazenamento. x As análises às superfícies de corte de legumes crus foram feitas em dois períodos, a meio do dia de trabalho e no fim do dia. Verificou-se que no fim do dia as análises deram melhores resultados. Quanto às análises feitas à qualidade do ar, estas foram efectuadas na vitrina onde estão expostas as saladas e legumes crus e na cozinha. Os resultados menos satisfatórios foram encontrados na cozinha, uma vez que esta é aberta para o restaurante há mais circulação de ar, o que faz com que existam mais bactérias não desejáveis.
- Sistema de CAA com adaptação ao contexto físicoPublication . Garcia, Luís; Oliveira, LuísVários estudos apontam para a existência de determinados padrões de comunicação em alguns contextos físicos. Neste artigo discute-se uma abordagem que permite dotar os sistemas de comunicação aumentativa e alternativa de capacidades de adaptação ao contexto físico. Este apoio contextual deverá contribuir para um aumento da rapidez de escrita e acesso a vocabulário mais rico favorecendo assim uma maior expressividade na comunicação. Como exemplo descreve-se a implementação de um mecanismo de adaptação ao contexto físico no sistema de comunicação alternativa Eugénio que se baseia na associação de diferentes perfis de utilização às localizações físicas com interesse para o utilizador.
- Towards the use of sequence diagrams as a learning aidPublication . Barros, João Paulo; Biscaia, Luís; Vitória, MiguelCompared to imperative programing, object-oriented programming brings additional complexities. These complexities are especially challenging for the novice and, as a consequence to the teacher. Hence, it is no surprise that the teaching and learning of object-oriented programming is an extremely popular topic in computer science education research. This work in progress paper presents the objectives and structure of a tool under development for novice object-oriented programmers that intends to ease code understanding. That is accomplished through the use of sequence diagrams, one of the most popular behavior diagrams in the Unified Modeling Language (OMG, 2011), the de facto standard for object- oriented modelling. More specifically, the tool allows the generation of execution traces as sequence diagrams: for a given program run, the student is able to visualize the respective execution as a sequence diagram. Next, we present the Java2Sequence tool.
- Segurança nacional e estratégias energéticas de Portugal e de EspanhaPublication . Eiras, Ruben; Duarte, António Paulo; Fernandes, Carla Isabel Patrício; Velarde Pinacho, Guilhermo; Carpintero Santamaria, NatividadA “Segurança Nacional e as Estratégias Energéticas de Portugal e Espanha” lida com um dos temas de maior relevância para a Segurança de ambos os países ibéricos: a questão da energia. O primeiro capítulo leva o leitor para o quadro internacional da energia e os riscos e as ameaças que afectam a segurança energética em termos globais e europeus. O segundo capítulo lida com as vulnerabilidades e potencialidades da Península Ibérica e com as vantagens que uma relação mais íntima e uma cooperação mais activa com o Magreb podem dar à segurança energética de Portugal e de Espanha. O terceiro capítulo trata do papel das energias alternativas, em especial da energia nuclear, como resposta às questões dos delimitados recursos energéticos e da carbonização do planeta. O último capítulo analisa a relação entre as novas ameaças à segurança e a questão energética, principalmente pela possibilidade de grupos terroristas utilizarem armas de teor químico, biológico ou radioactivo‑nuclear.
- Sistema de informação para a gestão de avaliações em tecnologias de apoioPublication . Guerreiro, Maria José; Candeias, Mário José; Brito, Isabel Sofia; Garcia, LuísNeste artigo apresentamos uma aplicação informática para o Centro de Paralisia Cerebral de Beja que possa responder às necessidades identificadas pelos seus técnicos na realização de avaliações com vista ao aconselhamento de tecnologias de apoio aos seus clientes. Por tal, a aplicação tem como objectivo diminuir o tempo de apreciação dos processos de pedido de avaliação, consolidar toda a informação do cliente num único repositório, fomentar a redução da circulação de papel e facilitar o registo de conclusões das avaliações, assim como, a elaboração de relatórios.
- O contributo da expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de motricidade finaPublication . Pólvora, Sara; Pires, João PauloCom o presente estudo, pretendeu-se investigar os possíveis contributos das actividades de expressão plástica desenvolvidas na disciplina de EVT, para o aperfeiçoamento da habilidade de Motricidade Fina junto de alunos do 5º ano de escolaridade. A investigação teve como ponto de partida a seguinte questão: “Quais os contributos das actividades de expressão plástica para o desenvolvimento da habilidade de Motricidade Fina dos alunos de 5º ano?”. Assim, definimos para este estudo como objectivos de investigação: identificar o grau de habilidade da Motricidade Fina que os alunos possuem no início e no final da investigação, e, compreender como é que a habilidade de Motricidade Fina evolui no decorrer das aulas de EVT. Como objectivo de intervenção, definimos desenvolver nos alunos a habilidade de Motricidade Fina através de diversas actividades de expressão plástica, tais como o desenho, a pintura, a modelagem, o recorte, a rasgagem e a colagem. A investigação/acção desenrolou-se na Escola Básica Carlos Ribeiro, no Seixal, numa turma de 5º ano de escolaridade, constituída por vinte alunos, com idades compreendidas entre os dez e os treze anos. A intervenção contou com cinco actividades de expressão plástica cujo tema foi “Retratos de uma turma”. Através das actividades que foram desenvolvidas verificámos que os dados revelaram uma evolução na habilidade de Motricidade Fina dos alunos em estudo. Porém, e de acordo com a escala definida por Vítor da Fonseca verificou-se que os alunos mantiveram uma “Aquisição hesitante”, nível 2.
- Features selection in Discrete Discriminant AnalysisPublication . Marques, Anabela; Ferreira, Ana Sousa; Cardoso, MargaridaIn discrete discriminant analysis dimensionality problems occur, particularly when dealing with data from the social sciences, humanities and health. In these domains, one often has to classify entities with a high number of explanatory variables when compared to the number of observations available. In the present work we address the problem of features selection in classification, aiming to identify the variables that most discriminate between the a priori defined classes, reducing the number of parameters to estimate, turning the results easier to interpret and reducing the runtime of the methods used. We specially address classification using a recently methodological approach based on a linear combination of the First-order Independence Model (FOIM) and the Dependence Trees Model (DTM). Data of small and moderate size are considered.