Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Documento principal | 2.18 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo incidiu num projecto que teve a intenção de ser um contributo para
a abordagem do Graffiti, mais especificamente o Graffiti Stencil, em contexto
escolar, a partir de um processo investigativo efectuado no decorrer deste ano
lectivo.
Uma proposta pedagógica integrada numa actividade de caracter simples,
aplicada a alunos do 2º ciclo do ensino básico, mas com uma mensagem
intrínseca e relevante a transmitir ao público-alvo. Em contexto escolar existe a
necessidade de variar as práticas e de incutir valores sociais aos alunos. A
disciplina de EVT, é um espaço por si só propício à abordagem destas questões
e ao desenvolvimento de conteúdos que possam interagir com o meio que nos
rodeia. Urge reflectir sobre o que é contemporâneo e as formas diversas de
expressão associadas, entre elas a Arte Urbana e neste caso particular o
Graffiti, tema que se propõe abordar, no sentido de compreender se os alunos
conseguem fazer a distinção entre esta forma de arte e o vandalismo a si
associado.
Sendo hoje em dia, praticamente impossível contemplar uma cidade que não
esteja num local ou outro contagiado por esta forma de manifestação artística,
para alguns considerado vandalismo e para outros “…poesia visual no espaço
urbano…” (Susana Távora Almeida; 2008, p.12).
Este projecto, tem também como finalidade, compreender a opinião dos jovens
sobre o Graffiti, o que à partida já conheciam relativamente a este tema (antes
da implementação do projecto) e que conceitos adquiriram após a conclusão
deste.
Description
Keywords
Graffiti Graffiti Stencil Manifestação artística Arte urbana Cultura visual Writer Vandalismo