Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Práticas de técnica vocal e respiratória aplicadas ao canto coral nas escolas do 1º ciclo do E. B.: um estudo sobre os efeitos da técnica vocal e respiratória como (um dos) factor(es) de valorização "do canto em conjunto" no contexto de sala de aula

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TESE.pdfDocumento principal1.42 MBAdobe PDF Download
ANEXOS.pdf (anexos 1 - 18).pdfDados recolhidos11.13 MBAdobe PDF Download
coros avaliados pelo juri (anexo.zipCoros infantis212.5 MBUnknown Download
aplicação das PRATEVOR (anexo.20)Vídeo práticas técnica vocal e respiratória9.77 MBUnknown Download
apresentação auto-Natal (anexo.21)Vídeo canto coral infantil14.07 MBUnknown Download

Abstract(s)

Este trabalho apresenta como tema aglutinador as «práticas de técnica vocal e respiratória (PRATEVOR) aplicadas ao canto coral nas escolas do 1º ciclo do E.B.». Tendo como contexto de aplicação a especificidade curricular do 1º ciclo do E.B. na Região Autónoma da Madeira, este estudo desenvolve-se a partir do questionamento sobre os efeitos da técnica vocal e respiratória adaptada às crianças em contexto escolar, como factor de valorização do canto em conjunto exercido a partir da sala de aula, no ensino generalista. Outras variáveis serão despoletadas pela pesquisa, também como condicionantes a considerar, perspectivando, na sua complementaridade, a qualidade do canto coral escolar. Neste âmbito, foi realizado um projecto educativo onde alunos do 4º ano, no decurso de 1 período lectivo, montaram e apresentaram publicamente um auto-de-Natal, constituído por 12 temas cantados polifonicamente, aplicando competências adquiridas e desenvolvidas através do treino regular das PRATEVOR nas aulas. Paralelamente foi desenvolvido um projecto de investigação constituído por 2 estudos comparativos do tipo Investigação-Acção. Ao longo de 4 fases processuais, foram realizados diferentes questionários envolvendo especialistas em canto infantil, professores de canto coral escolar e alunos. Consubstanciado numa vasta revisão da literatura, enriquecida por uma justificada incursão histórica sobre o tema, os resultados do estudo apontam para diversas conclusões que, pela sua previsível aplicabilidade em contexto educativo, pretende-se que constituam indicadores que possam contribuir para a melhoraria da prática musical cantada, reflectida e reconstruída a partir da escola actual.

Description

Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Keywords

Educação musical Técnica vocal Técnica respiratória Canto coral Ensino básico 1º ciclo Relatório de projecto de investigação Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

CC License