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- Construção e validação de uma grelha de avaliação dos comportamentos do brincar com o corpo, de bebés entre os 10 e os 12 meses, em contexto educativo e sua relação com o perfil sensorial 2Publication . Pereira, Jéssica; Helena, ReisIntrodução: Ao brincar a criança dá significado ao mundo que a rodeia, expressa-se e estabelece relacionamentos com os outros. Objetivos: Construir e validar uma grelha de avaliação dos comportamentos do brincar com o corpo de bebés e relacionar os resultados obtidos com o seu perfil sensorial. Métodos: Foram selecionados 10 bebés com desenvolvimento típico, entre os 10 e 12 meses. Cumpriram-se quatro etapas: 1) desenvolvimento da grelha; 2) validade de conteúdo através do painel de peritos (n=3); 3) pré-teste (n=5) e fidedignidade intra e interobservadores (n=3); 4) aplicação da grelha a uma amostra maior (n=10) e validade convergente, recorrendo-se ao perfil sensorial 2. A fidedignidade foi avaliada através da análise da consistência interna com o teste de Kuder-Richardson, a estabilidade temporal teste-reteste e a fidedignidade interobservadores, através do coeficiente de Kappa. Na análise do score total recorreu-se ao coeficiente de correlação intraclasse e, na validade convergente, à correlação não paramétrica de Spearman. Resultados: A consistência interna é respeitável (α = 0,77). A estabilidade temporal teste-reteste é moderada (ICC = 0,65), bem como a fidedignidade interobservador (ICC = 0,62) na observação dos comportamentos de brincar. Na validade convergente, nenhuma correlação foi estatisticamente significativa. Sete em 10 bebés revelaram disfunção e todos manifestaram disfunção em pelo menos uma das secções sensoriais e comportamentais. A maioria dos bebés demonstrou pelo menos dois comportamentos de brincar com o corpo e dois itens do brincar com o cuidador. Conclusões: A maioria das bebés tem poucos comportamentos de brincar com o corpo e apresenta um brincar imaturo para a faixa etária, sobretudo aqueles com disfunção do sistema vestibular. São necessários mais estudos com amostras maiores e representativas da população portuguesa, bem como a criação de dados normativos e análise de outras propriedades psicométricas.
- Espaços escolares:Publication . Fernandes, Patrícia; Santos, TâniaA realização deste relatório de Mestrado resultou da experiência profissional adquirida no estágio do 1º Ciclo do Ensino Básico. O tempo frequente em contexto sala de aula, levou-me à necessidade de esclarecer e fundamentar a contribuição da realização de atividades nos diversos espaços escolares como ferramenta da Metodologia de Trabalho de Projeto, para a promoção da motivação para a aprendizagem. O propósito deste estudo é patentear a importância dos espaços escolares para o processo de ensinoaprendizagem em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e compreender de que modo os espaços escolares se apresentam como fatores motivacionais para fortalecer o desenvolvimento de aprendizagens significativas e identificar, de que modo, os diferentes espaços escolares se apresentam como uma ferramenta da Metodologia de Trabalho de Projeto. O estudo empírico decorreu dos projetos desenvolvidos ao longo dos dois momentos de estágio. No entanto centrei o meu estudo, no segundo momento de estágio, em 1º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto surgiu, devido ao ponto regular de aprendizagem ser o espaço da sala de aula. Este estudo de investigação trata-se de um estudo de natureza interpretativo, com abordagem mista, para o qual recorri a inquéritos aplicados aos alunos e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos docentes. Conclui-se com este estudo que é possível equilibrar a instrução sistémica e a Metodologia de Trabalho de Projeto, usando os espaços escolares como ferramentas educativas. Dos resultados obtidos através da análise dos inquéritos aplicados aos alunos, concluo que os alunos expressam interesse e entusiasmo e consideram os espaços escolares como bons promotores de trabalho cooperativo, permitindo assim a motivação no processo de ensino-aprendizagem. Dos resultados obtidos através da análise das entrevistas aplicadas aos docentes depreendi que estes reconhecem a pertinência da realização de atividades nos diferentes espaços escolares, todavia a sua promoção apresentam alguns desafios como, a organização curricular, na medida em que, é preciso ter atenção ao extenso currículo elaborado para os diferentes anos escolares e na preparação das planificações, que tem de se apresentar mais estruturadas e organizadas.
- Estudo em duas explorações certificadas de bovinos de carne segundo as regras do Modo de Produção BiológicoPublication . Tendeiro, Raquel Filipa Soças; Pacheco de Carvalho, Maria da Graça Teles de SousaO Modo de Produção Biológico (MPB) é um sistema de gestão que combina as melhores práticas produtivas, de forma a preservar os recursos naturais, a longo prazo, o bem-estar animal e a preservação da biodiversidade, devido à preocupação das gerações futuras relativas à obtenção de produtos e processos naturais. O presente relatório ocorreu no ano de 2022, tendo como objetivo principal a realização de um estudo em duas explorações certificadas de bovinos de carne, segundo as regras do MPB. As duas explorações têm parcelas contíguas, encontrando-se uma em MPB e a outra em conversão para MPB. Foram realizadas análises de solo de cada uma das parcelas, verificando-se que as parcelas de pastagens permanentes contíguas apresentaram menores diferenças relativamente ao observado nas parcelas contíguas de prados temporários. Foi possível ainda verificar que, ambas as explorações, ao contrário da maioria dos solos em Portugal Continental, não apresentaram níveis de pH ácidos. A nível das pastagens permanentes e prados temporários foi verificado ainda que a relação Ca/Mg em ambas as explorações, se encontrava alta e muito alta, o que não é o desejável, pois significa que existe carência de Mg a nível das pastagens e forragens, prejudicando-as em termos qualitativos e quantitativos, podendo ainda ser prejudicial aos animais. No que diz respeito ao cumprimento dos requisitos da certificação, foi verificado, através da visita de campo/controlo, que ambas as explorações cumpriam as regras do MPB e, quais as diferenças de uma exploração em MPB para uma exploração em conversão. Por último, foi realizado um inquérito a trinta produtores (quinze em MPB e quinze em conversão) sobre o MPB de forma a entender o que os levou a implementar este modo de produção. Todos os inquiridos responderam o benefício financeiro como principal razão para aderirem a este modo de produção.
- Como promover o envolvimento das famílias no trabalho curricular através dos trabalhos de casa?Publication . Ferreira, Ana Margarida Moreira; Pedro, IsauraO presente relatório resulta de uma investigação realizada no âmbito da unidade curricular de Estágio IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico e possuí como temáticas principais os trabalhos de casa e o envolvimento das famílias. Deste modo, é apresentado um estudo sobre uma prática pedagógica desenvolvida com uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, em torno das temáticas anteriormente referidas, ao considerar que ambas constituem um constante desafio aos contextos escolares e aos docentes. No que diz respeito à metodologia utilizada, o presente estudo desenvolvido caracteriza-se por ser uma investigação sobre a prática, pelo que, ao longo do presente relatório foi utilizada maioritariamente a abordagem qualitativa, contudo também foi utilizada uma abordagem quantitativa. Deste modo, ambas as abordagens foram mobilizadas com o intuito de recolher informações e evidências que atribuíssem resposta à questão de investigação: Como promover o envolvimento das famílias no trabalho curricular através dos trabalhos de casa. Com efeito, os objetivos da presente investigação foram previamente definidos e direcionados de modo a promover o envolvimento das famílias no trabalho curricular através dos trabalhos de casa. Assim, a intervenção pedagógica, caracterizou-se pela implementação de trabalhos de casa com características diferenciadas dos comuns trabalhos de casa. Desta forma, o pressuposto foi solicitar e em simultâneo promover o envolvimento das famílias na realização dos trabalhos escolares, potenciando o seu envolvimento no trabalho curricular desenvolvido em sala. Com efeito, através da leitura deste relatório torna-se evidente em que medida a implementação de uma modalidade diferenciada de trabalhos de casa (interativos) pode potenciar mudanças ao envolvimento das famílias no trabalho curricular. Além disto, para além da análise e descrição de toda a prática pedagógica efetuada e as suas repercussões, é elaborada uma descrição e analise da forma como as famílias entendem o seu papel na vida escolar dos filhos, e simultâneo, da forma como os alunos percecionam este envolvimento. Por fim, ao estabelecer ligações entre todos os resultados e informações recolhidas, analisando e refletindo sobre estas foi possível compreender que através dos trabalhos de casa conseguimos promover o envolvimento das famílias nos trabalhos de casa. Para o efeito, é necessário inovar e redefinir as práticas e estratégias, mas fundamentalmente as características utilizadas na implementação dos trabalhos de casa, considerando sempre quais os objetivos da sua implementação e simultaneamente as especificidades da turma e de cada aluno e respetivas famílias no seu individual. Na verdade, não é uma tarefa fácil para o docente, bem pelo contrário, porém, os resultados são bastante vantajosos para todos os intervenientes e em muitos âmbitos.