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- Análise da secção F. Cidades e Comunidades Sustentáveis realizada pelo Grupo de Trabalho Cidades e Comunidades SustentáveisPublication . Barros, F.M.; Pinho, Pedro; Ferreira, RitaEm muitos países, as universidades ou mais genericamente, as Instituições de Ensino Superior (IES), estão a assumir um papel cada vez mais ativo no desenvolvimento sustentável de uma região, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades, agregando valor aos processos de desenvolvimento regional, difundindo o conhecimento e a inovação regional ( GUNI Network , 2020 ). O papel tradicional das IES como criadoras e disseminadoras de conhecimento está a mudar, adotando gradualmente modelos colaborativos de envolvimento cívico e participação da sociedade para apoiar as comunidades a enfrentar os diversos desafios societais e globais da sustentabilidade (EUA, 2014). De uma forma geral, este é um processo de cocriação que, idealmente, tira partido da colaboração e partilha de conhecimento entre vários atores regionais envolvendo a academia, indústria, autoridades públicas e os cidadãos/comunidade. Na prática, o papel e a influência que as IES têm sobre o desenvolvimento sustentável das cidades e das comunidades difere de região para região. O tipo de universidade, a realidade económica, as políticas regionais e a capacidade das organizações públicas e privadas locais de absorver e utilizar o conhecimento criado nas universidades, são fatores determinantes que refletem uma diversidade de soluções, processos e abordagens. Foi neste contexto, que o Grupo de Trabalho em Cidades e Comunidades Sustentáveis da Rede Campus Sustentável (RCS) aceitou o desafio de colaborar na elaboração do Inquérito de caracterização do Ensino Superior em Portugal no que diz respeito à sustentabilidade, centrando a sua participação na área de atuação, efetuando o levantamento e o estudo de soluções inovadoras e de exemplos de boas práticas sustentáveis que estão a ser implementadas de forma colaborativa na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. Qual o papel das Instituições de Ensino Superior (IES) na sustentabilidade urbana? Que projetos promovidos pelas IES se dirigem à comunidade local e promovem uma sociedade mais sustentável? Como fortalecer esta interação de forma colaborativa, na interação entre o Campus e as Cidades ou Comunidades. O estudo que se segue, corresponde à análise da seção F - Cidades e Comunidades Sustentáveis, um dos 11 temas do Inquérito realizado às Instituições de Ensino Superior Portuguesas promovida pela RCS, Portugal. De forma a manter o compromisso de confidencialidade assumido com as Instituições participantes, o reporte dos resultados da análise do inquérito aqui apresentado, vai ser disponibilizado de forma anonimizada e por isso sem a comparação direta entre IES participantes.
- Shifts in world geopolitics$ecooperation and competition in the AtlanticPublication . Ribeiro, Sónia; Herz, Mónica; Burkett, Maxine; Mora, Miguel Belló; Bueger, Christian; Liebetrau, Tobias; Andrade, Luis; Costa, Carolina Rêgo; Santos, Luis R.Este IDN E-Briefing Paper pretende divulgar os resultados do seminário internacional “Shifts in world geopolitics: cooperation and competition in the Atlantic”, organizado pelo Centro do Atlântico, o Instituto da Defesa Nacional e a Universidade dos Açores, a 25 de fevereiro de 2022 em Ponta Delgada, nos Açores. Este seminário visou identificar áreas de convergência e divergência de interesses, face a um Atlântico em rápida evolução. Procurou também fornecer indicações importantes sobre como valorizar a posição estratégica dos Açores, em consonância com o atual contexto geopolítico.
- O potencial conflito entre Marrocos e a Argélia : um foco de insegurança para a Península IbéricaPublication . Garrido, RuiNeste IDN Brief é analisada a escalada de tensão entre Marrocos e a Argélia, no contexto da volátil situação no Sahara Ocidental. A possibilidade de um conflito armado numa fronteira da União Europeia poderá originar insegurança e pressão nos países europeus geograficamente mais próximos, incluindo uma eventual pressão migratória na Península Ibérica.
- Atividades práticas e a exploração de materiais em ciência: o que fazem as crianças em educação de infância?Publication . Rodrigues, Micaela Mata; Freitas, José MiguelO presente relatório do projeto de investigação compreende a concretização de um estudo transversal aos contextos de creche e jardim de infância, nos quais estagiei. Com o tema de investigação as atividades práticas e exploração de materiais em ciência, o relatório foi elaborado numa perspetiva de formação pessoal e profissional, apresentando aprendizagens, dificuldades e constrangimentos vivenciados in loco, reflexões quanto aos aspetos a melhorar, potenciais intervenções futuras e conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico. Recorrendo à metodologia qualitativa e à modalidade de investigação-ação para desenvolver o projeto, que pressupõe intervir nos contextos de estágio para os melhorar perante uma situação problema, visou recolher, agir e interpretar informação para responder à questão de investigação ação De que forma o educador de infância pode promover as atividades práticas e a exploração de materiais em ciência?. Por forma a orientar os procedimentos de recolha e tratamento de informação e a ação foram ainda definidas questões auxiliares que espelham as intencionalidades da investigação: Como potenciar a exploração científica de materiais em creche?, Como proporcionar o desenvolvimento de atividades práticas e da metodologia científica em jardim de infância? e Que repercussões têm as conceções, perspetivas e posturas do educador na sua prática pedagógica?. Ao intervir nos dois contextos educativos e triangular toda a informação recolhida, foi possível percecionar que o educador deve possuir uma conceção de criança competente e de que a ciência está presente na sua vida desde sempre, a fim de proporcionar oportunidades, espaços, ambientes e rotinas favoráveis ao desenvolvimento de atividades práticas e exploração de materiais desafiantes e significativas. Pela aprendizagem ativa, as crianças compreendem o mundo que as rodeia, constroem conhecimentos e desenvolvem capacidades e atitudes científicas, tal como competências de outras áreas. Para formar cidadãos cientificamente literatos como requer a sociedade atual, marcadamente científica e tecnológica, o educador deve estar desperto para a ciência e as suas potencialidades, cativando as crianças, orientando e alargando as suas ações.
- O Educuidar em educação de infância: os sentidos das vivências de uma estagiáriaPublication . Parreira, Ana Catarina Camacho; Correira, IsabelO presente relatório do Projeto de Investigação apresenta a realização de um estudo implementado em dois contextos educativos, nos quais se desenvolveram os estágios em Creche e Jardim de Infância com o título Educuidar em Educação de Infância: os sentidos das vivências de uma estagiária. Neste projeto, procurei compreender de que forma o educuidar estava presente nas práticas pedagógicas das educadoras; qual a valorização e significado atribuído ao cuidado em ambas as valências; e como poderei, futuramente, definir a minha prática com base na indissociabilidade entre cuidado e educação, promovendo o desenvolvimento e bem-estar da criança. Seguindo esta linha orientadora procurei dar resposta à questão de partida: De que forma pode o Educador promover o Educuidar em Educação de Infância? Neste sentido, a presente investigação foi desenvolvida com base na metodologia de investigação-ação, assente numa abordagem de cariz qualitativa, da qual fazem parte procedimentos de recolha e tratamento de informação que completam todo o processo de investigação, nomeadamente, a pesquisa documental, entrevistas e observação com recurso a registos através de fotografias e notas de campo. As experiências vivenciadas no decorrer dos momentos de estágio em ambos os contextos educativos, as minhas perspetivas e conceções enquanto futura educadora, assim como as das educadoras cooperantes, encontram-se descritas ao longo do presente relatório. As intervenções realizadas nos contextos referidos para além de auxiliarem a investigação, pretendem promover melhorias significativas que levaram, posteriormente, a uma análise e reflexão sobre o processo investigativo. O projeto de investigação permitiu aprofundar conhecimentos relativamente à prática do educuidar, considerando-o determinante no desenvolvimento da criança, nos mais diversos níveis. O educuidar assenta na indissociabilidade entre cuidar e educar, promovendo e valorizando a criação de vínculos afetivos entre o adulto e a criança, fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar das crianças.
- Diversidade cultural e inclusão nos contextos de educação de infância: uma narrativa de aprendizagemPublication . Teixeira, Nadine Evangelista Malha; Correia, IsabelO presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem como tema “Diversidade cultural e inclusão nos contextos de educação de infância”. Teve como principal intencionalidade, a observação e compreensão da organização do ambiente educativo por parte do educador de infância, tendo em conta a inclusão das diferentes culturas das crianças. O objetivo foi analisar o referido ao longo dos períodos de estágio, focando-me no processo de inclusão e articulá-lo com as minhas intervenções, de modo, a enriquecer as minhas observações, mas nunca esquecendo a individualidade de cada criança. A investigação foi efetuada durante os dois períodos de estágio, que decorreram em contextos distintos- Creche e Jardim de Infância- onde tive contacto com duas realidades e práticas diferentes. O presente projeto tem como base uma investigação qualitativa, direcionada pelos princípios orientadores da investigação-ação. No que concerne aos procedimentos de recolha e tratamento de informação, recorri à observação participante, notas de campo, registos multimédia, análise documental e entrevista semiestruturada realizada às educadoras cooperantes de cada contexto. No decorrer do relatório tentei refletir com base nas observações, diálogos e notas de campo retiradas de cada contexto. Compreendi, acima de tudo, que a inclusão é uma temática que deve ser cada vez mais explorada e dialogada. A par disso, o mesmo se aplica para a diversidade cultural, que muitas vezes passa despercebida, e é tão importante uma vez que, traduz toda uma “bagagem” de vivências, ensinamentos e crenças das nossas crianças. Demonstrando que cada um de nós tem a sua autenticidade e importa ser conhecida, valorizada e respeitada. Destaca-se o papel do educador, que consiste em proporcionar momentos e espaços de participação, envolvimento e de escuta ativa para todas as crianças, independentemente das suas especificidades, porque todas importam e são fundamentais no contexto e no meio que as rodeiam. Estas temáticas devem ser exploradas na educação de infância, tendo em conta, que é desde tenra idade que se dá o processo de descoberta do mundo e de si próprio, o que engloba a diversidade apresentada por cada um de nós.
- Promover o raciocínio matemático de alunos do 4ºano de escolaridadePublication . Rigor, Ana Catarina Luiz Pinto; Mendes, Maria de FátimaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico (1.o CEB) e tem como temática a promoção do raciocínio matemático em alunos do 4.o ano de escolaridade, recorrendo a práticas de ensino exploratório. Neste sentido, o objetivo da investigação é compreender quais os processos de raciocínio utilizados pelos alunos ao resolverem tarefas geométricas com grau de desafio elevado. Para que este objetivo fosse cumprido, foram desenvolvidas duas questões: (i) Que processos de raciocínio matemático usam os alunos quando resolvem tarefas de geometria com grau de desafio elevado?; (ii) Que dificuldades manifestam os alunos no uso de processos de raciocínio matemático na resolução de tarefas geométricas com grau de desafio elevado? A fundamentação teórica realça o aprofundamento teórico da temática em estudo, incluindo tópicos tais como: a aprendizagem da geometria e, em particular, no 4.o ano do 1.o CEB; o raciocínio matemático no que respeita à sua caracterização, tipos e processos; o desenvolvimento do raciocínio matemático em sala de aula e, por fim, um tópico referente ao ensino exploratório enquanto promotor do raciocínio matemático dos alunos. No que respeita à metodologia adotada, o presente estudo enquadra-se no paradigma interpretativo, seguindo uma abordagem qualitativa de investigação-ação. O estudo decorreu numa turma de 4.o ano, sendo os seus participantes dois grupos compostos por quatro alunos cada. Estes foram selecionados considerando o facto de serem bons informantes. Foi construída uma proposta pedagógica constituída por quatro tarefas, com nível de desafio elevado e que incidiram sobre conceitos geométricos, que foram realizadas por toda a turma. Os dados relativos aos participantes do estudo foram recolhidos através da observação participante e da recolha documental, complementada através da gravação áudio, vídeo e de notas de campo. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo, nomeadamente, das produções escritas dos alunos, isto é, as respostas de cada grupo ao enunciado das quatro tarefas e das transcrições das discussões coletivas relacionadas com a resolução das tarefas propostas. A análise dos dados recolhidos permitiu dar contributos de resposta às questões do estudo. No que respeita à mobilização de processos de raciocínio matemático, constatou- se que os alunos nem sempre recorreram a processos de raciocínio matemático para responder às questões enunciadas. Contudo, foi sendo evidente a mobilização de alguns dos processos de raciocínio matemático, nomeadamente dos processos de justificação e generalização o ao longo das tarefas, sobretudo, nas T3 e T4. Relativamente à segunda questão do estudo, as dificuldades apresentadas pelos alunos foram, numa primeira fase, relativas à exploração de tarefas que se caracterizaram por ter um elevado grau de desafio. No entanto, este aspeto foi mais evidente nas primeiras duas tarefas, o que fez sobressair as dificuldades dos alunos ao nível do registo e exposição oral dos seus raciocínios como forma de justificação das suas respostas.
- Produção e utilização de carvões ativados a partir de lamas de ETAR no tratamento de lixiviados de ateeros sanitáriosPublication . Vicente, Diogo Miguel Reis; Gomes, GabrielaEste trabalho estudou a valorização de lamas geradas em ETAR na produção de carvões ativados para serem aplicados como adsorventes. As lamas de ETAR foram utilizadas sem pré-tratamento de desmineralização (DS) e com pré-tratamento de desmineralização (DSD), e posteriormente submetidas a carbonização/ativação com agentes químicos, K2CO3 e KOH, e com CO2. A adsorção de ácidos húmicos, macromolécula que caracteriza a principal fração orgânica dos lixiviados de aterros estáveis, foi estudada com os materiais adsorventes desenvolvidos, simulando assim o tratamento a um lixiviado “estável”. Os carvões produzidos foram também aplicados na adsorção de uma amostra de lixiviado recolhida num aterro sanitário classificado como estável. O processo de adsorção decorreu em modo contínuo com colunas de leito fixo empacotadas com os adsorventes desenvolvidos e o desempenho dos materiais produzidos foi comparado com o de um carvão comercial, BDH. Os carvões obtidos de lamas que não sofreram desmineralização (DS), apresentaram rendimentos de ativação mais elevados em relação aos carvões de lamas desmineralizadas (DSD) e por sua vez, os carvões resultantes da ativação física com CO2 apresentaram os rendimentos de ativação mais elevados. No entanto, o baixo rendimento de ativação na obtenção dos carvões derivados das lamas DSD foi compensado com elevadas áreas específicas (950 – 1008 m2/g) destes materiais comparáveis à área do carvão comercial BDH (914 m2/g). Relativamente à química de superfície, os carvões derivados de lamas são caracterizados por elevados teores de minerais e caráter alcalino, enquanto o carvão comercial apresenta baixo teor de cinzas e propriedades ácidas. Nos ensaios de adsorção de ácidos húmicos (AHs) observou-se que os carvões com densidades mais baixas, proporcionam maiores alturas de leito (Z), que resultam em zonas de transferência de massa (ZTM) mais elevadas e, portanto, maiores capacidades de adsorção de AHs. Também foi possível comprovar que os carvões com essas características, nomeadamente as amostras DSD-K2CO3 e DSD-KOH, tiveram tempos de saturação superiores aos restantes. A capacidade de adsorção total (qtotal) da coluna foi assim superior para esses carvões, no entanto, apresentaram os valores mais baixos de eficiência de remoção de AHs. Concluiu-se também que que as colunas apresentavam pior desempenho na remoção de AHs a partir do lixiviado real do que a partir da solução sintética de AHs devido à competição de outros componentes presentes no lixiviado. A aplicação do modelo de Thomas às curvas de rutura experimentais não conseguiu em alguns casos um bom ajuste devido às cinéticas de adsorção muito longas que poderão estar associadas a limitações difusionais ou ao próprio mecanismo de adsorção. Concluiu-se ainda que os carvões provenientes de ativação das lamas com KOH apresentam a maior capacidade de adsorção de AHs, 91,4 – 144,1 mg/g, em particular o carvão derivado de lamas submetidas a desmineralização, apresentando-se como uma alternativa viável e com desempenho francamente superior ao do carvão comercial.
- Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em educação de infânciaPublication . Silva, Joana Filipa Carronha Possidónio da; Correia, IsabelO presente Relatório de Projeto de Investigação pretende averiguar a aplicação e utilização de materiais não estruturados em contexto pedagógico de Creche e Jardim de Infância, assim como evidenciar a sua estratégia exploratória por parte das crianças. Com o alvo de apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, pretende-se caracterizar o meio e o contexto educativo de forma reflexiva e fundamentada. Para este estudo com abordagem de investigação-ação, importa recolher dados empíricos sobre a influência de tais materiais na interação entre as crianças, e entre estas e os adultos. Há, ainda, a preocupação de obter informação junto das educadoras mediante a utilização de entrevistas semiestruturadas, para saber se valorizam a utilização deste tipo de materiais. Como resultado, verifica-se que as crianças, tanto em contexto de Creche como de Jardim de Infância, se interessam por construir e brincar com os materiais não estruturados, e que tais atividades aumentam o reportório criativo e inventivo da criança, a interação com os pares para as atividades em grupo, desenvolvimento do vocabulário, competências sociais e motricidade. Há, ainda, conceitos pedagógicos associados à utilização destes materiais que podem ser trabalhados, tais como a consciência da importância da reciclagem e o combate ao consumismo. Com este tipo de materiais, as crianças inventam novas brincadeiras, ampliando a criatividade e a imaginação. Exigem que ela não só experimente, como pense, pondere e planeie, possibilitando-lhes a oportunidade de explorarem as suas habilidades e de relacioná-las com aprendizagens já consolidadas, ampliando as habilidades nos diferentes domínios.
- A educação artística enquanto metodologia dinamizadora da Língua PortuguesaPublication . Catarino, Sara Raquel Pestana; Pires, João Paulo; Sequeira, AnaA presente dissertação insere-se no âmbito da Unidade Curricular Estágio IV, enquanto prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e, pretende refletir sobre o papel da Educação Artística enquanto metodologia inclusiva de outras áreas do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente a Língua Portuguesa. A Educação Artística é uma política educativa de valorização da cultura e das artes, e intervém no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos, com o pretexto de enriquecer as experiências dos mesmos, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem, pois contribui para o desenvolvimento do sentido crítico, criativo, estético e cognitivo. É um instrumento que contribui para o desenvolvimento da capacidade de pensar e compreender e ainda facilita a expressão dos sentimentos, ou seja, a capacidade emocional, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e da imaginação, da perceção do eu e dos outros. As crianças têm uma enorme capacidade de interpretação, isto é, fazer a leitura de uma obra plástica. A Educação pela Arte é uma metodologia que utiliza a arte como base: as obras dos artistas como fonte de análise, a expressão e criação artística como forma de desenvolver competências únicas nas crianças. Serve, por isso, a Educação Artística para munir qualquer criança com competências como a capacidade de observar, justificar, comunicar, ser crítico, imaginar, criar e permanecer criativo. Desta forma, o principal objetivo deste estudo é demonstrar a importância da Educação Artística no desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. Os instrumentos utilizados neste estudo foram a observação, os registos diários, os vídeos e os questionários feitos aos alunos da turma onde estava inserida. No que diz respeito aos resultados, e tendo em conta o programa curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico, a Educação Artística é uma metodologia fundamental para a articulação com as outras áreas, pois facilita o processo de transição de umas áreas para as outras e promove ainda competências que não se conseguem adquirir nas outras áreas. Tendo em conta o tempo de estudo, optou-se por selecionar a Língua Portuguesa como área aliada à Expressão Artística, envolvendo a estruturação de textos e a escrita dos mesmos, pois é um dos domínios da área que os alunos menos sentem interesse e que muitas vezes suscita dúvidas e erros