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- Estudo de materiais e técnocas aplicadas em pa´péis perfurados e intervenção num exemplar de bordado com missangasPublication . Barros, Luciana Alexandra Pereira; Cruz, António João; Loureiro, LeonorOs papéis perfurados são o assunto principal desta dissertação e estes eram suportes de bordado comuns e económicos na Era Vitoriana. Apesar da sua popularidade, estes tiveram uma vida breve e hoje estão quase esquecidos. A primeira parte deste trabalho teve como objetivo a recolha de informação sobre o assunto, tendo como principal fonte de informação publicações do século XIX e alguns estudos atuais sobre o assunto. E, foi possível concluir que existiam diferentes tipos de papéis perfurados e alguns eram selecionados de acordo com os materiais e técnicas a aplicar. Este suporte tinha a vantagem de ser adequado para a realização de inúmeros objetos e de muitos materiais e técnicas serem aplicáveis. Na segunda parte são desenvolvidos o estudo e a intervenção realizada num exemplar de bordado com missangas. A obra intervencionada é um bordado de 1879 composto por papel perfurado, fio de algodão, missangas de vidro e papel com revestimento metálico. Encontrava-se em mau estado de conservação, sobretudo, porque o adesivo, que unia as camadas do papel perfurado, já não exercia a sua função. A intervenção iniciou-se com a separação do bordado do papel com revestimento metálico e a pré-consolidação e limpeza do bordado. Seguiu-se a intervenção nas zonas em risco de destacamento e em falta: uma ação simultânea de microconsolidação e micropreenchimento. As linhas quebradas foram unidas. O papel com revestimento metálico foi limpo e consolidado. No final, os elementos inicialmente separados foram unidos e o objeto acondicionado.
- Estruturas promotoras do afastamento da monotonia mecanizada através da aceitação do erro inato e do acaso naturalPublication . Mendonça, Diogo Soares; Rodrigues, António da Cruz; Cunha, JoãoA evolução dos sistemas industriais e a revolução tecnológica permitiram facilitar a vida do Homem nas suas atividades cada vez mais complexas, ao mesmo tempo que o produto final se aperfeiçoava cada vez mais. No entanto, toda a perfeição traçada pela máquina aos poucos permitiu que o humano abdicasse cada vez mais do conceito, dos processos e da estética aparentemente erradas da manufatura. Atualmente, grande parte das funções que exercia são executadas pela máquina, o que poderia resultar num estilo de vida mais desafogado e tranquilo. No entanto, o ritmo social, profissional e económico aumentou desmedidamente e as ilações que surgem são o resultado do distanciamento dos processos e o consequente desapego do Homem para com a natureza. Cada vez mais subordinado à pressão e à regra que colocou no mundo e em si mesmo, torna-se relevante devolver ao adulto do contemporâneo a oportunidade de explorar a sua liberdade casualmente, de errar e ter contacto com o meio natural, desencadeando hábitos mais saudáveis, leves e ingénuos.
- Quantificação da criatividade no processo de design: inovação e ideação de artefactos através dos processos analógico e digitalPublication . Santos, Vasco Alexandre Milne; Ferreira, Ana Margarida; Gonçalves, EduardoO presente projeto de investigação centra-se na compreensão do efeito do relacionamento das formas de representação externas analógicas e digitais com o ato reflexivo e, consequentemente, com o resultado criativo na área de design de produto. O campo de ação a que nos referimos é caracterizado pelos constituintes operativos do processo projetual de design, onde coexistem o espaço concetual metafísico estruturado por um processamento mental responsável pela criação, organização, sintetização e tomada de decisões e o espaço físico, designado pela prática e pela concretização materializada, que promove a reflexão. Na combinatória das ações relacionadas com o pensar e o fazer em projeto, a interação do designer com as ferramentas de representação, no ato de modelação, proporcionam o que Schön (1989) designou por “reflection-in-action” que significa a interpretação e a descrição dos conceitos, e que mais tarde deu origem ao paradigma da coevolução do enquadramento do espaço do problema e do espaço da solução (Dorst e Cross, 2001), que na sua relação, proporciona um resultado inovador, criativo. Da década de 1990 até hoje, as vivências projetuais têm-se alterado no modo de pensar e fazer o projeto, não só pela conjuntura evolutiva económica e social, mas fundamentalmente pela evolução tecnológica, com a integração dos recursos digitais nas práticas representativa e comunicativa do projeto. Oxman (2006, p.242) focou a preponderância deste fenómeno, referindo que os processos digitais estão a contribuir para a emergência do domínio do conhecimento e que “Information has become a new material for the designers”. O novo paradigma da prática do projeto descreveu a emergente necessidade para a formulação de novas metodologias, fundamentais para a estruturação do “design thinking” e para a reestruturação de novas semânticas para descrever e materializar os projetos, no que se consideram os vocábulos concetuais, signos do design. Esta nova amplitude de reflexão e da criação de um modus operandi, diferenciado pela componente da relação do designer com a ferramenta digital, tornou-se determinante para a constituição da nossa questão de partida que consistiu na dúvida se “Estaremos a articular e a utilizar da melhor forma, as ferramentas de exteriorização e reflexão analógicas e digitais, na fase de ideação do projeto?”. Verificando o quadro teórico e prático projetual nos currículos de ensino superior de Design, através da disseminação de um inquérito por questionário e um exercício de campo em aula, x concluímos que não existe sinergia de utilização dos meios analógicos e digitais no desenvolvimento dos projetos, e a fase de ideação é essencialmente estruturada pela aplicação dos meios analógicos, prevalecendo ainda uma cultura do desenho por esboço. Os resultados destes dois métodos de prospeção do meio do ensino revelaram um aspeto preocupante, que acreditamos ter um impacto negativo nos resultados criativos dos projetos dos atuais discentes. No inquérito por questionário, foi mencionada, pelos alunos, a grande dificuldade sentida nas modelações por desenho de esboço e pelos meios digitais, o que significa que, se os discentes não conseguem representar, não conseguem processar a ação de reflexão e consequentemente não conseguem atingir resultados criativos optimizados. Procurando perceber se a utilização sinergética das modelações analógica e digital na fase de ideação podem constituir um melhor corpo de conhecimento e uma maior dimensão criativa, o nosso estudo defende a tese que “A utilização sinergética das modelações analógica e digital, na fase de ideação do projeto de design, potencia os resultados criativos”. Procuramos, com este estudo, perceber melhor a semântica aplicada ao processo de reflexão em design, responsável pela ação de criação e compreender como se pode gerir da melhor maneira as formas de representação, para garantir a formação de novas competências no exercício projetual dos futuros profissionais. Objetivamos ainda a formulação de conhecimentos transdisciplinares e inovadores que integrem o atual corpo de conhecimento de investigação em design e que, de alguma forma, possam também constituir a criação de novas estruturas metodológicas curriculares com fundamentos teóricos e práticos, com o objetivo de promover melhor o ensino projetual. A investigação que propomos, com a aplicação de um caso de estudo experimental com alunos do IADE-UE, procurou analisar os elementos mais influentes responsáveis pela relação de diálogo do designer com o processo, e perceber a função dos instrumentos analógicos e digitais na concetualização das ideias. Reconhecemos que os critérios ensaiados nas fases analógica e digital de controlo e híbrida de experimentação, geraram resultados semelhantes em termos de variação estatística. Porém, sob uma análise mais aprofundada, percebemos que as frequências entre condições nos casos da análise da fluência (capacidade de identificar os requisitos do problema), a flexibilidade (capacidade de ver o problema num contexto abrangente), as relações entre o enquadramento do problema e o enquadramento da solução e o grau de novidade, apresentam tendencionalmente a prevalência da modelação híbrida como a forma de modelação que melhor potencia os resultados criativos. Vários investigadores têm debatido a criatividade no processo de design em matérias de estudo que se ligam ao modo operacional da cognição, processo de estruturação das ideias, tipologias xi de pensamento, métodos de promoção de ideias, os fatores externos condicionadores ou estimuladores do processo. No entanto, poucos estudos centram-se no processo tangível e nas ferramentas de concetualização e materialização das ideias à luz do ensino, vistos por uma abordagem comparativa dos recursos analógicos e digitais. As investigações existentes são maioritariamente ligadas ao efeito da modelação do desenho pelos esboços onde destacamos os trabalhos de Nigel Cross, Kees Dorst, Teresa Amabile, Katja Tcshimmel, Gabriela Goldschmidt, Bryan Lawson, Henry Cristiaans, Herbert Simon, entre outros. Acreditamos, contudo, que a sinergia das modelações analógica e digital possam desbloquear a gestação das ideias, possibilitando uma ampliação dos mecanismos dialéticos entre o designer, o meio e o problema. Para compreender este fenómeno, propusemos o nosso estudo realizado em cinco fases: a constituição da questão de investigação e o propósito, o enquadramento teórico e a constituição da problemática, construção do modelo de análise e identificação da hipótese e aplicação do caso de estudo, tratamento de dados. Por último, a discussão dos resultados e conclusão, identificando a tendência que, através da modelação híbrida, se conseguem processar resultados mais criativos, abre o caminho para que esta investigação possa ser mais aprofundada, experimentando outras variáveis de estudo, e para que possivelmente se possam desenvolver ferramentas híbridas que, na continuidade dos estudos de Dorta e Lesage (2008), venham a optimizar a exteriorização das ideias dos designers. Com a realização deste estudo, ambicionamos propiciar uma maior consciencialização para a importância dos meios de representação e as formas de modelação associadas à estrutura reflexiva do ato de criação. A vida é um sistema que evolui a cada passo experimental, que realizamos.
- Desenho, implementação e análise de um RPAS com condutasPublication . Vilaça, JoãoEste trabalho visa demonstrar o processo de desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado (VANT), do tipo multi-rotor. Este Veículo poderá servir para suprimir algumas lacunas existentes na inspeção radiológica realizada pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), sediado no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa. Nomeadamente, o recurso a aeronaves, com características superiors às existentes na atualidade, para inspeção radiológica. É feito um estudo para otimizar a aeronave no que respeita aos componentes e número de motores a utilizar. É ainda feito um estudo sobre as melhorias adjacentes à introdução de uma conduta à volta das hélices. Face aos resultados, teoricamente vantajosos, as condutas são projetadas e, após um processo iterativo, construídas. Posteriormente à construção das condutas são feitos testes estáticos com o objetivo de confirmar as vantagens teoricamente existentes. Estes testes visam a verificação dos benefícios da introdução da conduta na ausência de efeito de solo, na presença de efeito de solo, na aproximação a cantos ou paredes e a aproximação a obstáculos presentes num plano superior ao do rotor. Os resultados dos testes verificam que, apesar de o efeito da conduta não ser tão vantajoso quanto a teoria anuncia, a conduta é vantajosa. Verifica-se que a introdução da conduta impõe mais benefícios na presença do efeito de solo. Nos restantes testes, apesar da presença da conduta não trazer muitas vantagens, esta configuração tem um melhor desempenho do que a hélice sem conduta. Ou seja, apresenta um maior impulso debitado e menor potência consumida.
- A democracia na Europa : Alemanha, França, Reino Unido e Espanha face às crises contemporâneasPublication . Fernandes, Tiago; Cruz, Bernardo Pinto daO processo de integração europeia pós-1945 assentou em duas dinâmicas internas aos Estados. Em primeiro lugar, o aprofundamento da democracia, com o reforço de instituições liberais, liberdades cívicas e sistemas partidários de massas. Em segundo lugar, no reconhecimento do pluralismo religioso e da integração do movimento sindical em estruturas de concertação social. Mas sob o desafio conjugado da recente crise económica, do ressurgimento populista, da vaga migratória e da ameaça terrorista, é visível alguma erosão da qualidade democrática, assim como uma maior conflitualidade nas relações entre Estado e sociedade civil. Este desenvolvimento é menos intenso na Alemanha, mas maior em França e no Reino Unido e sobretudo muito forte em Espanha e explica-se pelo reposicionamento ideológico para o centro e para a direita das elites políticas do centro-esquerda e da direita liberal e conservadora desde a década de 1980.
- A utilização do feedback como instrumento de aprendizagemPublication . Oliveira, Cristiana Filipa Ferreira; Pinto, JorgeA avaliação na educação tem sofrido várias mudanças ao nível da legislação, e na forma como é utilizada. De uma visão métrica esta tem vindo a ser reconhecida como um instrumento central nas aprendizagens dos alunos. Na avaliação formativa o professor e o aluno têm papéis fundamentais. O professor deve utilizar instrumentos diferenciados para cada aluno, consoante as suas caraterísticas e necessidades, como por exemplo o feedback. Neste trabalho pretendo aprofundar a utilização do feedback escrito e perceber se este contribuiu efetivamente para melhorar as produções escritas de todos os alunos. Assim pretendo encontrar respostas para a seguinte questão: Será que o feedback escrito ajuda a melhorar a produção escrita de todos os alunos? Assim a minha investigação é um estudo de natureza qualitativa, seguindo uma abordagem próxima da investigação-ação. A recolha de dados foi feita através de observações, da análise documental (produções escritas dos alunos) e entrevistas. Na análise dos dados em profundidade, foram estudados três alunos de uma turma, do 4º ano, do 1º ciclo. Após a análise dos dados recolhidos, é possível concluir que o feedback, influenciou positivamente as produções escritas dos alunos.
- Desenvolvimento de um projeto de estrutura de um edíficio com recurso ao BIMPublication . Lopes, Flávio Alexandre Pereira; Lourenço, MiguelA elaboração de um projeto de engenharia exige a intervenção de várias especialidades, onde cada uma realiza o seu projeto de forma um pouco desligada das restantes, originando incoerências ao longo do projeto devido à inexistência de uma plataforma de trabalho comum. Neste sentido, a presente dissertação apresenta como principal objetivo o desenvolvimento de um projeto de estrutura de um edifício recorrendo à metodologia Building Information Modeling (BIM). Sendo a área do BIM, uma área atualmente em pleno desenvolvimento, a criação de uma metodologia de trabalho e o desenvolvimento das potencialidades práticas por parte do utilizador é indispensável para o sucesso do produto final. Assim sendo, a utilização do software “Revit” como principal protagonista do desenvolvimento do modelo BIM estrutural, revela-se de extrema importância para atingir os fins pretendidos. Com a utilização do software “Revit”, pretendeu-se criar metodologias de trabalho eficazes no apoio a todo o desenvolvimento do projeto de estrutura em estudo, desde a conceção, compatibilização, algumas peças desenhadas, às quantidades/medições do projeto, facilitando também os processos no desenvolvimento do modelo de cálculo estrutural através da interoperabilidade entre modelo analítico criado pelo Revit e o software de cálculo “ETABS”. Em complemento ao trabalho desenvolvido em BIM, será também feita uma avaliação sísmica ao edifício em estudo, como também uma análise da laje dos pisos elevados e enterrados através do software “ETABS”, verificando assim a segurança destes elementos estruturais.
- Reconversão sustentável de quintas urbanasPublication . Rocha, Rúben José Rodrigues da; Lucas, SusanaEm Lisboa, são várias as Quintas existentes, com o seu edificado do séc. XIX e XX. Estas que outrora, foram uma força motriz da cidade, nos dias de hoje, muitas encontram-se subaproveitadas ou completamente ao abandono. A conservação e recuperação de edifícios, em particular dos que constituem marcos históricos e arquitetónicos na história da cidade, traz igualmente benefícios culturais, pois na maioria, foram edifícios que empregaram na sua construção materiais e técnicas sustentáveis. Os edifícios de antigas Quintas são um potencial no desenvolvimento do setor de reabilitação e requalificação de certas zonas do País. Não só representam bens culturais, que marcam uma época que deve ser preservada, mas também que, ofereçam de forma sustentável, novas funcionalidades aos que partilham o espaço de forma direta e indireta. A reflexão sobre o tema da intervenção em antigas Quintas, abrangendo a modernização, qualidade, segurança e sustentabilidade do seu edificado e visando também a ligação e aproximação desta ao público em geral, irá orientar o desenvolvimento do estudo, com o objetivo de analisar a viabilidade de reabilitação do seu edificado, adequando-o a um novo uso e á realidade atual. As atividades públicas que se poderão desenvolver, permitirão recuperar o caráter funcional e cultural destas Quintas. A intervenção que se pretende levar a cabo neste estudo vai no sentido de uma reconversão de usos e da adequação a novas utilizações, contribuindo para a recuperação de valores patrimoniais. Após pesquisa e uma breve caracterização das 60 quintas/ edificados identificadas na zona oriental de Lisboa, mais de metade apresentavam um nível de conservação aceitável. A Quinta das Flores acabou por ser a elegida para levar a cabo a realização desta tese de mestrado porque engloba as características necessárias para uma análise bem-sucedida dos conceitos propostos para este estudo. Foi feita a sua caracterização desde a sua origem ao estado atual. Para tal, foram criadas fichas de identificação de anomalias e respetivo registo fotográfico e verificouse que o Mau estado de conservação do edificado de estudo é devido à não existência de manutenção destes edifícios. Através de inquéritos de satisfação aos visitantes do parque, entrevistas realizadas junto das entidades responsáveis pela gestão do parque, grelhas de observação e uma análise SWOT, foi possível recolher informação e estabelecer estratégias-chave para uma proposta sustentável ao nível do projeto base, que aborda as questões de organização espacial e funcional, mobilidade, edificado e estruturas construídas, estrutura vegetal e estratégias de gestão. Pela reconversão sustentável, com a reintegração dos edifícios e estruturas existentes na vida contemporânea, responde-se assim em simultâneo às necessidades locais e à preservação do património, com este projeto a representar uma mais valia para a área geográfica de Lisboa, pois ganhará, em plena cidade, um espaço aprazível de acolhimento em ambiente campestre e bastante rico em biodiversidade.
- Desenvolvimento de fibras acrílicas retardantes de chamaPublication . Ferreira, Patrícia Sofia Sanches; Antunes, RuiO presente estágio teve como objetivo o desenvolvimento de fibras acrílicas com retardância de chama para aplicações em artigos têxteis. Para a obtenção de fibras acrílicas retardantes de chama, foram efetuados quatro tratamentos sobre a fibra acrílica produzida na máquina de extrusão e ainda foi começado o tratamento de retardância de chama no xarope da fibra acrílica. O primeiro tratamento estudado envolveu o uso de uma amina e de uma solução aquosa de um sal metálico. Foram estudados os seguintes efeitos: tempo de residência, finura da fibra, presença de pigmentos e a reutilização das soluções. Foi possível concluir que o tratamento deveria ser feito em duas etapas, sendo a primeira o tratamento com a amina durante seis horas e a segunda etapa o tratamento com a solução aquosa do sal metálico. Entre as duas etapas, foi necessário secar a fibra. Este tratamento apresentou uma boa retardância de chama, tendo-se obtido valores de LOI de 30,00%. Verificou-se um aumento do valor de LOI com o aumento da finura da fibra. O segundo tratamento testado envolveu o uso de soluções aquosas de dois sais inorgânicos. Foi estudada a estratégia a usar no tratamento e avaliado o efeito da concentração das soluções utilizadas. Foi possível concluir que o tratamento deveria ser realizado passando sucessivamente a fibra por cada solução durante 1 hora com uma concentração mínima da solução de cada sal de 0,1 M. Este tratamento permitiu obter valores de LOI de 43,33%. O terceiro tratamento realizado envolveu apenas um dos sais utilizados no segundo tratamento. Foram estudados os efeitos da concentração do sal na solução de tratamento e do tempo de residência do tratamento. Concluiu-se que o valor de LOI aumentava com a concentração do sal na solução de tratamento. Obtiveram-se valores de LOI de 44,44% para o tempo de residência de 1 hora e 29,29% para 30 minutos de tratamento. Este tratamento constitui, assim, uma via promissora para a obtenção de fibras acrílicas retardantes de chama. Como quarto tratamento, estudou-se o uso do ácido correspondente ao anião do sal do terceiro tratamento. Obteve-se o valor de LOI de 20,00% para 1 hora de tempo de residência e 0,5 M de concentração do ácido. Por este motivo, o tratamento não cumpriu o objetivo do estágio, tendo sido abandonado. No último tratamento, estudou-se a mistura de copolímero de acrilonitrilo e polímeros retardantes de chama, nomeadamente o efeito da estabilização promovida pela presença de um tensioativo no xarope resultante. Observou-se uma estabilidade crescente do xarope com o aumento da concentração de tensioativo devido à redução do tamanho das gotículas dos polímeros. Devido à pouca disponibilidade dos produtos, este estudo não teve continuidade, tendo ficado numa fase inicial. Como resultado dos trabalhos apresentados no presente estágio, foi possível obter três tratamentos inovadores e promissores, que poderão ser testados à escala industrial.
- Transição dos edifícios de tipologia pombalina para gaioleiraPublication . Ramos, Pamella; Bravo, MiguelO terramoto de 1755 recriou a forma como se construía em Lisboa até aquele momento. O desastre levou ao desenvolvimento de um sistema resistente ao sismo, conhecido posteriormente como construção Pombalina, idealizado por Marquês de Pombal. Esse sistema novo estava integrado num plano de reconstrução da cidade que definia como construir de forma segura e rápida. Porém, ao longo dos anos esse plano foi sendo desrespeitado por causa das necessidades económicas e por interesses no aumento do potencial construtivo. Necessidades essas que se sobrepuseram à segurança sísmica dos edifícios. A degradação desta tipologia foi acontecendo ao longo de décadas, até se chegar ao seu auge com a chegada da fase denominada como Gaioleira. Este período reflete um abandono de algumas das boas características construtivas utilizadas até essa data. É a partir desta base histórica que a presente pesquisa se inicia, seguindo posteriormente para um estudo teórico aprofundado das características construtivas pertencentes a cada um destes períodos. Para complementar a tese de forma prática foi realizada uma investigação experimental que envolveu a caracterização e a inspeção in situ de três edifícios diferentes pertencentes a estes períodos. O método de inspeção envolveu a realização de ensaios não destrutivos (humidímetro, penetrómetro pilodyn, ultrassom, esclerómetro) que apresentaram resultados importantes, permitindo a comparação, a observação e a análise das diferentes tipologias. A presente Dissertação pretende descrever, analisar e comparar de forma detalhada as características construtivas desde o período Pombalino até à sua degradação no período Gaioleiro. Por fim, como forma de alertar planeadores, moradores e proprietários deste tipo de construção, desenvolveu-se um breve guião de reabilitação, para partilha de informação e conhecimento em futuras intervenções ligeiras e médias neste tipo de edifícios.