IPS - ESE - DCSP - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCSP - Comunicações em congressos by Title
Now showing 1 - 10 of 55
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem da escrita e avaliação reguladaPublication . Roseta, Maria Rita; Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
- Articular a investigação e as práticas pedagógicas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPSPublication . Figueira, Sofia; Correia, Isabel; Matos, Manuela
- Articulating summative and formative assessment practicesPublication . Santos, Leonor; Pinto, Jorge
- Assessment for learning in first years of schoolingPublication . Pinto, Jorge; Santos, Leonor
- A autoridade partilhada na escola pública democráticaPublication . Silva, Cristina Gomes daA discussão sobre a escola pública na atual sociedade democrática inscreve-se em várias frentes e os discursos que vão sendo produzidos descrevem-na mais facilmente pelo que não é, comparada com a escola do passado, do que pelo que é, registando-se alguma dificuldade na atualização do seu perfil de acordo com as novas exigências a que tem sido submetida. Um dos pontos de discussão tem a ver com a suposta perda de autoridade dos professores que surge associada à desvalorização da instituição escolar nas sociedades atuais. Tradicionalmente associada a ideologias de direita e a sociedades fechadas e/ou pouco democráticas, o conceito tem tido uma difícil atualização. Aquilo que aqui propomos é relançar a discussão e equacionar a autoridade numa associação feliz entre exercício da cidadania em contexto democrático, autonomia dos agentes sociais em sede escolar, articulação solidária entre o conceito de autoridade e o de autoria e autoridade partilhada e responsável.
- Challenges in the articulation between summative and formative assessment practicesPublication . Santos, Leonor; Pinto, Jorge
- Comentário á conferência Investigar a Prática: perspectivas da investigação-açãoPublication . Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos
- Composições interdiscursivas com as linguagens pedagógica e artísticaPublication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa; Gonçalves, Teresa N. R.Esta comunicação apresenta conclusões e implicações do projeto de investigação Teorizar espaços entre arte e educação, que teve como objeto de estudo o 10x10 – Dez Artistas para Dez Professores, um programa de formação contínua de professores da Fundação Calouste Gulbenkian. Este funda-se no trabalho colaborativo entre artistas e professores com vista à construção e implementação de estratégias pedagógicas no contexto de aulas do 10º ano de escolaridade, desenvolvido em escolas secundárias públicas de Lisboa, Amadora, Guimarães e Porto, entre 2012/2013 e 2014/15. A investigação desenvolvida explora a potência das experiências pedagógicas vividas, ambicionando a construção indutiva de conhecimento pedagógico na interseção com conhecimentos e práticas artísticas e disciplinares/curriculares. A abordagem metodológica privilegiou uma relação dinâmica entre as dimensões teóricas e empíricas, articulando revisão de literatura e dados empíricos - documentos produzidos pela equipa e pelos participantes das 3 edições do 10x10; registos de observação participante das reuniões de trabalho da equipa FCG com os artistas e professores participantes, observação não participante das aulas públicas do 10x10, e questionários aos professores. Destacamos nas conclusões um conjunto de ideias que se articulam em torno de dois eixos principais: a intencionalidade pedagógica — “sobre e para” os processos pedagógicos, mais do que para os seus resultados “visíveis”, a interrupção dos automatismos e da standardização; e a emergência da dimensão criativa e artesã da pedagogia — pela interdiscursividade e intersecção de saberes e fazeres pedagógicos e artísticos.
- A construção da "Pessoa"Publication . Santos, Luis Carlos Rodrigues dos