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- Luxúria e iconografia na escultura românica portuguesaPublication . Costa, JoaquimA luxúria na iconografia românica portuguesa – enquanto sinónimo de erotismo –, tem sido pouco abordada no panorama científico nacional. O presente artigo procura contribuir para este debate, analisando diversas áreas simbólicas e temáticas que podemos encontrar no bestiário medieval, na Bíblia, ou nas representações do ser humano e do mundo animal. A investigação levou-nos à conclusão de que a luxúria se encontra presente de norte a sul do país, apesar de ter maior incidência no norte, estando especialmente centrada na temática das sereias e onde se destaca o Mosteiro de Travanca por funcionar como polo irradiador, apresentando uma representação sexual algo contida.
- Psicopatologia dos agressores nas relações de IntimidadePublication . Leitão, Catarina; Graça, Olindina; Vieira, Fernando; Costa Santos, JorgeApesar das estatísticas oficiais indicarem a diminuição da criminalidade, em geral, em Portugal, o mesmo não acontece com violência doméstica. A maioria das intervenções está dirigida para o apoio e tratamento das vítimas, pelo que pouco se sabe ainda sobre as características dos agressores, tanto no contexto da violência doméstica, como nas relações de intimidade em particular, nomeadamente no que diz respeito à existência de psicopatologia ou doenças mentais. Este trabalho tem por objetivo identificar perturbações mentais (distúrbios da personalidade ou doenças mentais) associadas a tais condutas, no que ao agressor diz respeito. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Index e analisados dezanove relatórios periciais de agressores em contexto de violência doméstica realizados no Serviço de Clínica Forense da Delegação do Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses. A maioria dos casos preenche critérios de diagnóstico para perturbação da personalidade, sendo o tipo borderline o mais prevalente, ou tem uma cotação elevada em determinados traços patológicos da personalidade. Parece pois importante o desenvolvimento de programas de prevenção da violência doméstica, que incluam a sinalização e uma avaliação tão precoces quanto possível dos agressores, a que se seguiria uma intervenção especializada visando a sua reabilitação e prevenção de comportamentos violentos.
- Psychopathology of aggressors in intimate partner violencePublication . Leitão, Catarina; Graça, Olindina; Vieira, Fernando; Costa Santos, JorgeDespite the decreasing of the overall crime in Portugal indicated by official statistics, the same is not true with domestic violence. Most interventions are directed towards the treatment and support of victims, so therefore, there is a very short knowledge about the characteristics of aggressors, both in the context of domestic violence, as in intimate relationships in particular, especially with regard to the existence of psychopathology or mental illness. This work aims to identify mental disorders (personality disorders or mental illness) associated with such conduct, with respect to the aggressor. A research was performed in the PubMed, PsycINFO and Index databases and nineteen expert reports of aggressors, in the context of domestic violence conducted in the Clinical Forensic South Delegation of the National Institute of Legal Medicine and Forensic Sciences, were analyzed. The majority of these cases fulfills the diagnostic criteria for personality disorder, the most prevalent being the borderline type, or has a high rating in certain pathological traits.Therefore, it seems important to develop domestic violence prevention programs, including signaling and an assessment of the aggressors at the earliest possible stage, followed by a specialized intervention aimed at their rehabilitation and prevention of violent behavior.
- KNOWLEDGE VISION ON FORMALISATION VERSUS TACITNESS OF SHARING KNOWLEDGE IN INNOVATIVE LARGE ORGANISATIONSPublication . Sousa, Maria JoséABSTRACT In the situated learning theory, we disclose the existence of some tensions that may arise from two opposite forces within a context of communities of practice: the need for formalisation (large enterprises) and tacitness (creativity and innovation). Our study focuses on how these tensions are dealt with in a case study of a Portuguese innovative large enterprise that has developed a knowledge strategy over the last decade. The keys for overcoming this risky confrontation are related to a combination of “knowledge vision” and the coordinator and culture roles. A question to be addressed by firms in similar situation is “whoknows- what”, in order to identify the key knowledge that must be transformed from tacit into explicit. This would avoid wasting too many resources on making explicit the wrong tacit knowledge. Further research is required in other firms and contexts, on a still underestimated problem within communities of practice.
- CORTE E ABERTURAPublication . AAVV
- "'Jaime' (1973) de António Reis"Publication . OLIVEIRA, MiguelPhotography and the cinematographer have dominated in the twentieth century two essential aspects of the artistic apparatuses referring to two orders of enunciation (in the Foucauldian sense, also two orders of discourse): the showing and the telling. The work we have chosen to illustrate this is the Portuguese medium length film (approx. 30') Jaime. António Reis (1927-1991) filmed Jaime, in 1973, inspired on the life and work of Jaime Fernandes (1900-1969), who was hospitalized for 31 years at the Hospital Miguel Bombarda with the diagnosis of paranoid schizophrenia. In the last four years, he painted and drew a singular work in accordance to Dubuffet's canon: "the laws which govern his art are equivalent to those of children or primitive peoples." For Jaime it is not a matter of representation but of production. "He was always working", witnesses one of his companions of the Psychiatric Hospital.
- Criação de Uma Empresa de Manutenção de EdifíciosPublication . Rodrigues, Catarina Andreia Monteiro; Chaves, Flávio
- Projetos para a zona das Fontainhas no Porto: Desafios e contributos do ensino da arquitectura para a qualificação da cidade contemporâneaPublication . Flores, Joaquim; Marcolin, Paolo; Milão, Susana; Fernandes, Fátima“Saber ver a arquitetura”, será, talvez, o primeiro passo e requisito essencial para saber fazer projetos de arquitetura e, em última análise, para saber concretizá-los. Três saberes sobre e para a arquitetura que exigem um método de ensino estruturado; um método que, para além da observação e compreensão do espaço, da realização de exercícios de projeto, impõe uma reflexão, periódica e atenta, sobre os resultados que decorrem da sua aplicação. Em linha com este entendimento, o Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) da Escola Superior Artística do Porto (ESAP) tem vindo a realizar com maior frequência exposições sobre trabalhos desenvolvidos pelos discentes no âmbito das disciplinas de projeto, a última das quais, a Coletiva, realizada em setembro de 2014 e publicada com o apoio do Departamento de Arquitetura. Esta exposição sintetiza o percurso projetual do MIA, que se inicia com a elaboração de exercícios mais abstratos, introduzindo a problemática do espaço arquitetónico e do lugar numa estreita articulação com a disciplina de Desenho; prossegue gradualmente para o desenvolvimento de temas e programas sobre a habitação, os equipamentos e o desenho urbano; e acaba com a concepção de projetos finais de maior complexidade programática e conceptual, onde se exige a aplicação e integração estruturada dos saberes adquiridos e amadurecidos ao longo dos anteriores anos curriculares. De entre os desafios de projeto lançados neste dois últimos anos letivos destacam-se os que incidiram na Zona das Fontainhas, um território urbano que se distingue pelas suas caraterísticas físicas, como sejam a geomorfologia da escarpa e a suas diversas situações panorâmicas, e pela persistência de carências estruturais que se prendem com a falta de acessibilidades, infraestruturas e espaços públicos qualificados, e com a necessidade de uma ação mais consistente em matéria de habitação.
- Auditoria Energética Numa EscolaPublication . Lopes, Miguel Nuno da Silva Costa; Chaves, FlávioDevido ao crescente problema das alterações climáticas a União Europeia tem vindo a estabelecer um conjunto de metas ambiciosas para os países da sua comunidade com vista a melhorar a eficiência energética, para cumprir essas exigências Portugal tem vindo a implementar medidas para incentivar o uso de energias renováveis, mas não só, pois não é possível atingir as metas definidas sem o uso eficiente da energia, o que também tem sido promovido através de medidas definidas para os vários sectores de energia, os edifícios que representam cerca de 40% [1] da energia final da Europa estão incluídos nessas medidas, desta forma foi criado um programa de certificação energética, que visa classificar os edifícios com uma etiqueta energética, mediante o SCE (Sistema de certificação energética dos edifícios), etiqueta essa que é definida através do estudo das necessidades de consumo específico do edifício. Tendo como finalidade desta dissertação efetuar e estudar uma Auditoria Energética a um edifício escolar construído em 2011, a referida auditoria pretende efetuar em exame detalhado das condições de utilização de energia nesta instalação.
- O contributo das artes integradas no desenvolvimento de competências sociaisPublication . Moucho, Cátia Alexandra Orrico; Rocha, Margarida da Silva; Fialho, Filipe Manuel CarapetoO presente projeto de investigação tem por objetivo investigar o contributo das áreas das expressões na promoção de competências sociais (interação social, responsabilidade, participação social e cooperação), tendo em conta que um projeto de artes integradas pode estimular o desenvolvimento holístico da criança. Para além da minha motivação pessoal em elaborar e organizar as práticas pedagógicas de forma a envolver os alunos nos processos de aprendizagem, construindo laços afetivos com o saber, este projeto de investigação pretender valorizar as áreas das Expressões Artísticas e contribuir para conferir a importância que atualmente não lhes é outorgada, sendo diminuto o número de horas no currículo destinadas à aprendizagem de conteúdos específicos das áreas supracitadas.