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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho tem como finalidade compreender o papel que a Família,
com as suas atitudes, desempenha no processo de desenvolvimento da autonomia do
jovem portador de Síndrome de Asperger (SA), autonomia essa que não se pode
dissociar do processo de socialização do mesmo. Para alcançarmos a finalidade
proposta, organizámos o nosso trabalho em duas partes: a fundamentação teórica,
baseada na leitura e consulta de obras de autores que são referência importante no
domínio do Autismo e SA, e o trabalho de campo, parte empírica que nos apresenta
todo o trabalho realizado na recolha e análise de dados relevantes ao nosso estudo.
Neste estudo de dois casos em que os participantes que constituem a amostra
são jovens portadores de SA, utilizámos como instrumentos de recolha de dados uma
grelha de avaliação de comportamento adaptativo que nos fornece informações
relativas à sua autonomia. Para averiguarmos de que modo procedem /procederam as
respetivas progenitoras, no que à promoção da autonomia e socialização destes
jovens diz respeito, utilizámos uma entrevista estruturada que fizemos a cada uma
delas.
Description
Keywords
Necessidades Educativas Especiais Síndrome de Asperger Autismo Familia