IPS - ESE - DCSP - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCSP - Comunicações em congressos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 55
Results Per Page
Sort Options
- Linhas de evolução da indústria conserveira em SetúbalPublication . Alho, Albérico Afonso Costa; Mouro, Carlos
- A escola e o mundo actualPublication . Pinto, Jorge
- A relação mãe-mãe substituta ou ama e o nascimento psicológico da criançaPublication . Moura, Ana Francisca
- A psicologia na formação de educadores de infânciaPublication . Pinto, Jorge
- O reconhecimento da experiência no ensino superiorPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaNesta comunicação pretendemos apresentar e discutir resultados, ainda que provisórios, do trabalho de investigação realizado no âmbito do pós-doutoramento em curso “Ensino Superior e Aprendizagem ao Longo da Vida: Reconhecimento de Adquiridos e Mudança Educativa”. Centrando-nos na problemática do reconhecimento da experiência dos adultos no ensino superior, procuramos desenvolver uma reflexão crítica sobre as tendências de organização dos processos de reconhecimento e validação da experiência dos adultos. Desenvolvemos, numa primeira etapa de trabalho empírico, um estudo exploratório baseado num questionário lançado às universidades públicas portuguesas e, posteriormente, realizámos uma análise documental cujo corpus foi constituído por documentos de carácter político-legislativo – nomeadamente o decreto-lei que estipula as condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior e os regulamentos elaborados por um conjunto de universidades públicas portuguesas. Considerando que se trata de um fenómeno complexo, procuramos articular diferentes níveis de análise e diferentes perspectivas, como tentativa de aproximação e de compreensão da complexidade. Procuramos assim contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos processos de reconhecimento e validação da experiência no terreno empírico do ensino superior português, baseando-nos teoricamente nos quadros teóricos e nas abordagens actuais da educação e formação de adultos.
- Teacher's oral fedd-back and learningPublication . Santos, Leonor; Pinto, JorgeThis article presents an exploratory study that seeks to build an analysis grid that helps teachers to reflect on its assessment regulatory practice with regard to oral feedback. Three episodes of the mathematics classroom were selected, that constituted different activities and outcomes of learning. The developed analysis allows us to say that the grid could be applicable in different classroom situations. Additionally this analysis highlights several feedback patterns explaining the different contributions to the learning process.
- O X Congresso Republicano de 1909 sob o signo da revoluçãoPublication . Alho, Albérico Afonso Costa
- Redes sociais e políticas: genealogia das políticas públicas de educação sexualPublication . Figueiredo, Carla Cibele Fiel de Vasconcelos
- The evolution of feedback practice of a mathematics teacherPublication . Santos, Leonor; Pinto, JorgeThis study was done in the context of a project on learning assessment practices. It aims to understand the professional development of a math’s teacher, regarding her practice in feedback production over a period of three years. Following an interpretive methodology, the data was collected from documents and interviews and the data analysis was done from pre-defined categories supported by the theoretical framework. This study shows that the teacher gives increased importance to feedback as a learning resource. Although she uses a standard feedback, her evolution points out to the establishment of favorable moments for student’s reflection, to noting fewer errors, encouraging correction and varying the feedback’s syntactic form.
