Browsing by Issue Date, starting with "2019-07"
Now showing 1 - 10 of 270
Results Per Page
Sort Options
- O papel do educador de infância no processo de adaptação das crianças na creche e no jardim-de-infânciaPublication . Romão, Magda Filipa Carvalho; Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaO presente relatório descreve o projeto de investigação-ação realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal e tem como tema “O Papel do educador no processo de adaptação das crianças na creche e no jardim-de-infância” e teve como finalidade responder à questão de investigação-ação “Como potenciar a adaptação das crianças em contexto de creche e jardim-de-infância?”. O projeto foi realizado segundo a metodologia de investigação qualitativa no âmbito da investigação-ação em contexto de estágio em creche e JI e foram utilizados como métodos de recolha e análise de informação, a observação, os registos em notas de campo sobre a observação, a análise documental referente a documentos institucionais e as respostas aos inquéritos por questionário às educadoras cooperantes que permitiram compreender práticas pedagógicas das mesmas e intervir de forma adequada. As observações descritas e canalisadas foram selecionadas pela pertinência para o estudo. Ao interpretá-las compreendemos que a adaptação é um processo que exige uma atenção individualizada à criança e deve ser planeado segundo estratégias pertinentes e em cooperação com a família. O relatório está estruturado em quatro capítulos. O primeiro relativamente ao enquadramento teórico, o segundo refere-se à metodologia utilizada e aos métodos de recolha e análise de dados, o terceiro remete para a descrição dos contextos de estágio e para a análise da minha intervenção e o quarto delineia as considerações finais e o balanço feito após a realização do estudo para o projeto, tendo como objetivo principal responder à questão de investigação-ação.
- A gestão de dados nos serviços urbanos de água na era do Big DataPublication . Ferreira, Bruno; Carriço, Nelson; Covas, Dídia; Mendes, Ana; Grueau, Cédric; Antunes, André
- A discrete crack approach for the study of concrete beams with externally bonded pre-stressed CFRP reinforcementPublication . Neto, Pedro; Alfaite, J.
- Dysphagia predicts poor outcome in late-stage Parkinson's diseasePublication . Fabbri, Margherita; Coelho, Miguel; Abreu, Daisy; Guedes, Leonor Correia; Rosa, Mario M.; Godinho, Catarina; Cardoso, Rita; Guimarães, Isabel; Antonini, Angelo; Zibetti, Maurizio; Lopiano, Leonardo; Ferreira, Joaquim J."BACKGROUND: Few data exist on the rate of clinical progression for Parkinson's disease (PD) patients who have entered a late stage of the disease. OBJECTIVE: Study the clinical progression of a late-stage PD (LSPD) population over one year follow-up. METHODS: 50 LSPD patients (Schwab and England ADL Scale <50 or Hoehn Yahr Stage >3 in MED ON) underwent an extensive clinical assessment at baseline and after one year and an acute levodopa test at baseline. RESULTS: Mean age of LSPD patients (female 46%) was 77.5 ± 5.9 years and mean disease duration was 15.5 ± 6.5 years. At baseline, 76% had levodopa-induced motor complications (MC), usually non-troublesome, 68% were demented, 54% had psychosis and 68% depression. Caregiver distress was high. l-dopa responsiveness was mild (18% ± 12 of improvement on MDS-UPDRS-III). After one-year, 20% of the patients were dead, institutionalized or HY 5. MDS-UPDRS-motor mean score worsened 7.2 ± 10.3 points although there was heterogeneity between patients, and there was a global worsening of non-motor symptoms, mostly in cognition/mood, urinary and gastrointestinal domains. Nevertheless, MC improved despite similar levodopa equivalent dose. Functional independence and quality of life worsened. Dysphagia severity at baseline predicted a poor outcome (death, institutionalization or HY 5) (Hazard ratio 2.3, 95% CI 1.12-4.4; p = 0.01), whereas magnitude of l-dopa response of LSPD patients did not. CONCLUSIONS: LSPD patients still present a significant, although heterogeneous, motor and non-motor progression over 1 year. Dysphagia severity predicts the occurrence of additional disease severity milestones and its management must be prioritized."
- A abordagem STEM em contexto de educação de infância: práticas e desafios de uma jovem educadoraPublication . Bação, Marisa Isabel Ferreira; Boavida, Ana Maria; Saraiva, Maria LeonorO presente estudo tem como principal objetivo analisar e compreender de que modo poderei integrar nas práticas desenvolvidas em contextos de educação de infância a abordagem STEM e os desafios com que me deparo. As questões de investigação incidiram em (a) como preparo atividades de aprendizagem STEM, (b) como concretizo atividades de aprendizagem STEM e (c) que desafios enfrento? O enquadramento teórico centra-se no ensino e aprendizagem da matemática e das ciências em contexto de educação de infância, na importância da aprendizagem integrada de saberes, na conceptualização e concretização da abordagem STEM, nomeadamente em contextos de educação de infância, e na relevância do educador assumir o papel de investigador das suas práticas. Do ponto de vista metodológico, o estudo insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e constitui uma investigação sobre a própria prática. Neste âmbito, e sobretudo no contexto de estágios realizados em jardim de infância, propus às crianças um conjunto de atividades STEM. Os dados empíricos foram recolhidos usando a análise documental e a observação participante. Os resultados do estudo evidenciam, antes de mais, que é possível preparar e concretizar as atividades STEM em contexto de educação de infância. Evidenciam, também, a importância de ter em conta um modelo orientador das práticas que contemple todas as etapas necessárias à implementação desta abordagem. O modelo revelou-se facilitador da seleção e preparação das atividades, da organização dos materiais e do espaço e da construção de questões e ações orientadoras que foram úteis para apoiar do trabalho pelas crianças. Permitiu, ainda, responder aos desafios encontrados. Também na fase de concretização, ter o modelo como guia parece essencial para garantir o desenvolvimento das fases de design e redesign, fases que constituem grandes desafios para levar a cabo uma prática STEM sustentada. Os resultados apontam para o sucesso de possíveis aprendizagens por parte das crianças nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, relacionadas com as capacidades associadas aos processos e produtos do trabalho.
- A relação com as famílias em creche e jardim de infãnciaPublication . Garcia, Inês Sofia Lança; Pires, Ana Luísa de OliveiraO presente relatório de projeto de investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, centrando-se na temática da relação com as famílias. O estudo foi realizado em articulação com os contextos onde realizei os estágios curriculares. Procurei melhorar essa relação através da observação do nível de envolvimento e participação por parte das famílias na instituição e na sala, questionando as educadoras acerca da importância do tema e tentando perceber que relevância lhe atribuem nas suas práticas educativas e intervir de forma a melhorar essa relação. Ao longo destes dois anos de mestrado realizei três estágios, o primeiro em valência de creche com um grupo de crianças entre os 12 e os 24 meses e o segundo em jardim de infância com crianças dos 3 aos 6 anos. No terceiro momento voltei às instituições anteriores, tendo ficado novamente com as mesmas equipas pedagógicas e grupos de crianças, a fim de concluir as observações e intervenções do projeto de investigação. Este estudo enquadra-se na metodologia de investigação qualitativa, tendo sido orientada pelos princípios da metodologia de investigação-ação. Utilizei como procedimentos de recolha de informação a observação não participante e participante, notas de campo, registos fotográficos, inquérito por questionário e pesquisa documental. Procurei intervir de forma a melhorar a relação existente, recorrendo a várias estratégias de intervenção. Elaborei ainda um questionário a fim de recolher informações relativas às conceções das educadoras referentes a esta temática. Ao longo de todo o meu percurso e tendo estagiado em dois locais diferentes, vivenciei duas práticas de trabalho completamente diferentes no que se refere ao trabalho desenvolvido com as famílias. No estágio em contexto de creche essa relação poderia ser melhorada, apesar de todo o esforço que a educadora A dedica a este tema, tentando envolver as famílias em tudo o que faz. Considero que a relação com as famílias tem de ser refletida e constantemente repensada de forma a promover um bom envolvimento e participação nas atividades da sala. Este estudo salienta a importância que deve ser dada à relação com as famílias, mas também que as relações entre indivíduos não são fáceis de construir nem de manter e que para isso devem ser procuradas estratégias que promovam essa relação.
- A adaptação e o bem-estar em creche e jardim de infânciaPublication . Silva, Patricia Raquel Ferreira; Figueira, SofiaO presente relatório insere-se na temática da adaptação e bem-estar das crianças em contexto de educação de infância. O relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no qual, o estudo apresentado advém de observações e vivências realizadas nos três momentos de estágio em contextos de creche e jardim de infância. A temática apresentada, surge na sequência da prática realizada nos contextos educativos supramencionados, assim como, das aprendizagens resultantes das semanas de estágio e tem como principal objetivo a realização projeto de investigação-ação. No que diz respeito à metodologia que enquadra o estudo presente neste relatório, a mesma está inserida no âmbito do paradigma interpretativo da metodologia qualitativa, na qual a metodologia da Investigação-Ação se integra. O principal objetivo deste estudo foi a compreensão da importância pedagógica do processo de adaptação das crianças aos contextos educativos, assim como, esse processo pode influenciar o bem-estar das mesmas. Os procedimentos de recolha, tratamento e análise da informação utilizados foram a observação, as notas de campo e os inquéritos por questionário passados às educadoras cooperantes. A análise, interpretação e reflexão da informação recolhida permitiram compreender o processo de adaptação das crinças e as práticas das educadoras cooperantes. Por último apresento as considerações globais que integram a reflexão sobre as aprendizagens adquiridas e as dificuldades sentidas ao longo de todo o meu percurso enquanto estagiária nos contextos de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar.
- Gestão de laboratório de calibração de equipamentos de análises de vibraçõesPublication . Martins, Alexandre Daniel Batista; Farinha, José Manuel TorresO presente relatório refere-se ao estágio do autor, desenvolvido no contexto da metrologia, realizado num laboratório acreditado em análise de sensores de vibração, no Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ). Através da atividade do laboratório em apreço é garantida a rastreabilidade dos instrumentos de medição, de acordo com os requisitos e ou normas vigentes, aos mais diversos equipamentos industriais, bem como aos atinentes a estudos e projetos realizados na área do ambiente, saúde, higiene e segurança, construção, manutenção, desenvolvimento de produtos e indústria em geral. As atividades desenvolvidas no laboratório de vibração do ISQ são as seguintes: • Calibração de acelerómetros uniaxiais e triaxiais (X, Y, Z); • Calibradores de aceleração; • Analisadores de vibração; • Cadeias de medição (acelerómetros; condicionadores; e unidades de leitura) em aceleração; • Sistema de medição de vibração associada ao corpo humano (Norma ISO 8041:2017); • Sismógrafos. Em termos operacionais, os clientes do ISQ enviam os acelerómetros ou equipamentos de medição de vibração para o laboratório descrevendo o que pretendem que este faça. Podem solicitar a determinação da sensibilidade do acelerómetro numa só frequência, ou ao longo de uma faixa de frequências, determinando assim a variação de sensibilidade ao longo de todas as frequências. Também podem solicitar para calibrar a sua resposta em amplitude, ou seja, para determinar a sensibilidade do acelerómetro numa frequência especifica e avaliar apenas a amplitude nessa mesma frequência para verificar a variação à sensibilidade. No laboratório são realizadas calibrações a qualquer equipamento de medida de vibração, dentro das gamas de frequência e amplitude possíveis gerar. Em relação à calibração dos equipamentos de vibração no corpo humano, esta é feita de acordo com a norma ISO 8041:2017. Estes são os aspetos tratados ao longo do estágio e que são descritos ao longo do presente relatório, que correspondem ao estágio curricular do mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do autor.
- Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridadePublication . Rodrigues, Ana Sofia Andrez; Costa, Ana LuísaO tema deste Relatório de Investigação na área da didática do Português é a escrita criativa por meio do método imitar, inovar e inventar, escritos por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo. Foram enunciados como objetivos desta investigação: desenvolver o gosto pela escrita e pela criação de produções textuais; compreender a importância das etapas de produção textual: planificação, textualização e revisão; criar oportunidades de escrita com sentido para os alunos e, por fim, desenvolver competências de trabalho colaborativo. O quadro teórico de referência apresenta uma da literatura que sustenta esta investigação da didática da escrita, sendo abordadas as dimensões da aprendizagem escrita, a escrita como processo; a narrativa e o que ocorre da oralidade à escrita. A metodologia desta investigação assume uma abordagem qualitativa, tendo como finalidade refletir sobre a prática, ou seja, o que se realizou no decorrer do estágio, requerendo um olhar crítico e reflexivo sobre a realidade vivenciada nesse período. A apresentação e interpretação dos dados da intervenção indica que a utilização do método imitar, inovar e inventar contribui para o melhoramento dos textos dos alunos, sendo possível afirmar que os alunos são mais eficientes quando colocados a escrever livremente, conclui-se também que tanto os alunos com dificuldades como os alunos sem dificuldades conseguiram melhorar os seus textos.
- A organização do espaço e dos materiais na educação de infância: um percurso de vivências e aprendizagensPublication . Rosa, Marli Sofia Picado; Correia, Isabel Maria TomázioO presente relatório do Projeto de Investigação apresenta a concretização de um estudo transversal aos dois contextos educativos nos quais se desenvolveram os estágios em Creche e Jardim de Infância, sendo a temática em estudo A Organização do Espaço e dos Materiais na Educação de Infância. Neste estudo, procurei compreender de que forma eram pensados e organizados, pelas educadoras de infância cooperantes, os espaços e materiais das salas de atividades; de que forma as crianças se apropriavam desses espaços e materiais; e como poderei, futuramente, organizar a minha sala de atividades e promover momentos desafiadores e promotores de aprendizagem consoante os recursos disponíveis. Foi desta forma que procurei dar resposta à questão de partida: “Como potencializar espaços e materiais desafiadores na creche e no jardim-de-infância?” Como tal, a presente investigação foi desenvolvida segundo a metodologia da investigação-ação, integrada nas metodologias da investigação qualitativa e da qual fazem parte procedimentos de recolha e de tratamento de informação que apoiam todo o processo de investigação, nomeadamente, a consulta documental, a observação, cujos registos se operacionalizaram através da fotografia e das notas de campo e as entrevistas. As experiências vivenciadas durante os momentos de estágio de ambos os contextos educativos, as minhas perspetivas e conceções enquanto futura educadora de infância, assim como as das educadoras de infância cooperantes, encontram-se explícitas e refletidas por toda a extensão do relatório. Como tal, também as intervenções realizadas nesses contextos educativos, auxiliaram a investigação, no sentido de promover melhorias significativas que me levaram a uma análise e reflexão sobre o processo investigativo. O processo de intervenção e investigação permitiu-me compreender a importância da organização do espaço e dos materiais no processo de aprendizagem das crianças, na medida em que, quanto maior for a diversidade maiores irão ser as oportunidades e possibilidades das crianças explorarem e se envolverem, com determinação, em experiências ricas e estimulantes.