Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Falar para escrever - uma estratégia de desenvolvimento da escrita de narrativas no 4º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
FALARP~1.pdf3.17 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O tema deste Relatório de Investigação na área da didática do Português é a escrita criativa por meio do método imitar, inovar e inventar, escritos por alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo. Foram enunciados como objetivos desta investigação: desenvolver o gosto pela escrita e pela criação de produções textuais; compreender a importância das etapas de produção textual: planificação, textualização e revisão; criar oportunidades de escrita com sentido para os alunos e, por fim, desenvolver competências de trabalho colaborativo. O quadro teórico de referência apresenta uma da literatura que sustenta esta investigação da didática da escrita, sendo abordadas as dimensões da aprendizagem escrita, a escrita como processo; a narrativa e o que ocorre da oralidade à escrita. A metodologia desta investigação assume uma abordagem qualitativa, tendo como finalidade refletir sobre a prática, ou seja, o que se realizou no decorrer do estágio, requerendo um olhar crítico e reflexivo sobre a realidade vivenciada nesse período. A apresentação e interpretação dos dados da intervenção indica que a utilização do método imitar, inovar e inventar contribui para o melhoramento dos textos dos alunos, sendo possível afirmar que os alunos são mais eficientes quando colocados a escrever livremente, conclui-se também que tanto os alunos com dificuldades como os alunos sem dificuldades conseguiram melhorar os seus textos.
The theme of this research report, in the area of Didactics of the Portuguese, is creative writing using the “imitate,” innovate” and “invent” method, written by students of the 4th year of the 1st Cycle. The objectives of this research were: to develop a taste for writing and for creating textual productions; understand the importance of the stages of textual production: planning, textualization and revision; create meaningful writing opportunities for students and, finally, develop collaborative work skills. The theoretical framework of reference presents a review of the literature that supports this investigation in didactics of writing learning writing skills, writing as a process; the narrative and the transition from listening to writing. The methodology of this research assumes a qualitative approach, aiming at reflecting on the practice, that is, what was done during the internship, requiring a critical and reflective look at the reality experienced in this period. The presentation and interpretation of the intervention data indicate that the use of the “imitate”, “innovate” and “invent” method contributes to the improvement of the texts of the students and it is possible to affirm that the students are more efficient when writing freely and that students with and without writing difficulties were able to improve their texts.

Description

Keywords

Oralidade Escrita Escrita criativa Texto narrativo 1º Ciclo Orality Writing Creative writing Narrative text 1st Cycle

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue