Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A adaptação e o bem-estar em creche e jardim de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Patricia Versão definitiva.pdf3.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório insere-se na temática da adaptação e bem-estar das crianças em contexto de educação de infância. O relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no qual, o estudo apresentado advém de observações e vivências realizadas nos três momentos de estágio em contextos de creche e jardim de infância. A temática apresentada, surge na sequência da prática realizada nos contextos educativos supramencionados, assim como, das aprendizagens resultantes das semanas de estágio e tem como principal objetivo a realização projeto de investigação-ação. No que diz respeito à metodologia que enquadra o estudo presente neste relatório, a mesma está inserida no âmbito do paradigma interpretativo da metodologia qualitativa, na qual a metodologia da Investigação-Ação se integra. O principal objetivo deste estudo foi a compreensão da importância pedagógica do processo de adaptação das crianças aos contextos educativos, assim como, esse processo pode influenciar o bem-estar das mesmas. Os procedimentos de recolha, tratamento e análise da informação utilizados foram a observação, as notas de campo e os inquéritos por questionário passados às educadoras cooperantes. A análise, interpretação e reflexão da informação recolhida permitiram compreender o processo de adaptação das crinças e as práticas das educadoras cooperantes. Por último apresento as considerações globais que integram a reflexão sobre as aprendizagens adquiridas e as dificuldades sentidas ao longo de todo o meu percurso enquanto estagiária nos contextos de estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar.
This report is part of the theme of the adaptation and welfare of children in the context of childhood education. The report comes in the framework of the master's degree in Preschool Education of the school of education of the Instituto Politécnico de Setúbal, in which, the study presented comes from observations and experiences made in the three moments of stage in contexts of nursery and garden of childhood. The theme presented, follows the practice carried out in educational contexts referred to above, as well as learning resulting from weeks of internship and has as main objective the achievement of research-action project. With regard to methodology that fits in the present study in this report, it is inserted within the interpretive paradigm of qualitative methodology, in which the methodology of action research. The main objective of this study was the understanding of the importance of the pedagogical process of adaptation of children to educational contexts, as well as, this process can influence the well-being of same. The procedures for the collection, treatment and analysis of information used were the observation, field notes and surveys passed to cooperating teachers. The analysis, interpretation and reflection of the information collected allowed understanding the process of adaptation of the kids and the practices of educators cooperative. Finally meet global considerations in the reflection on the learning acquired and difficulties experienced throughout my journey as an intern in the contexts of internship for master degree in Preschool Education.

Description

Keywords

Adaptação Bem-estar Rotina Acolhimento Processo de separação Educador de infãncia Welfare Routine Host Separation Process Childhood educator

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue