IPS - ESE - DCSP - Comunicações em congressos
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Recent Submissions
- De cima para baixo e vice-versa: cruzamentos entre cultura e educação em instrumentos de política nacionalPublication . Lopes, Sandra; Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana LuisaNesta comunicação reflete-se sobre o campo que se constrói no cruzamento da cultura e educação, tendo como objeto de análise a forma como esse espaço social de intersecção se produz politicamente e se operacionaliza na prática dos agentes. Começamos por entendê-lo enquanto produto resultante, em primeiro, dos efeitos das ‘imposições’ decorrentes das políticas culturais nacionais assumidas e operacionalizadas pelos governos centrais/locais e, em segundo, dos produtos das relações estabelecidas entre agentes (escolas, municípios, sujeitos), estruturadas consoante as condições sociais de produção que assistem as diferentes configurações. Convocou-se para o efeito, numa primeira fase de investigação, dois exemplos de programas emanados pelo governo central e pelo governo local: o Plano Nacional das Artes e o programa DESCOLA. Procurou-se, através de análise de conteúdo, encontrar algumas evidências das principais tensões emergentes nesse processo de construção política
- DUA – Desenho universal para a aprendizagem: Uma abordagem flexível do currículo no ensino superiorPublication . Lima-Rodrigues, Luzia
- Empatia, uma chave para a intergeracionalidadePublication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe
- Double layer pedagogy: teaching future teachersPublication . Gomes, E. X.
- Articular a investigação e as práticas pedagógicas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPSPublication . Figueira, Sofia; Correia, Isabel; Matos, Manuela
- Da resolução de exercícios aos problemas em aula: uma mudança de práticasPublication . Piteira, João; Pinto, Jorge
- Estratégias de investigação em formação inicial de educadores e professores em Portugal: reinventando Paulo Freire nas práticas educativasPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaA reflexão que se apresenta decorre da experiência da autora enquanto docente na formação inicial de educadores e professores numa Escola Superior de Educação da rede nacional de ensino superior público em Portugal. Apresentam-se as estratégias de investigação/pesquisa desenvolvidas no curso de licenciatura em Educação Básica e as suas intencionalidades, procurando contribuir para a valorização do papel da investigação/pesquisa na formação dos educadores e professores, e homenageando Paulo Freire. As possibilidades de reinvenção do pensamento de Paulo Freire são ilimitadas, considerando que em cada contexto e em cada situação será sempre possível (re) interpretar e (re)visitar as suas ideias fundadoras, tanto na perspectiva epistemológica, como política e pedagógica.
- Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superiorPublication . Pinto, Jorge; Costa, Ana Luísa; Almeida, Fernando; Saraiva, Maria Leonor da Graça; Rodrigues, Maria RosárioA democratização do acesso ao ensino superior trouxe associado um fenómeno de heterogeneidade dos estudantes deste nível de ensino. Atualmente, a aprendizagem é entendida como um processo que exige a participação do estudante e a do professor, sustentada pela forma como este organiza o ensino. Assim, a melhoria da qualidade da formação científica e profissional passa fundamentalmente pelo trabalho pedagógico desenvolvido nos diversos contextos de formação. Na perspetiva de contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem, o IPS iniciou um projeto de formação cujo objetivo foi qualificar os seus docentes com vista à melhoria de diversos aspetos das práticas pedagógicas. A formação integrou quatro módulos, focando metodologias de trabalho, construção de instrumentos digitais e estratégias de avaliação. A avaliação dos formandos realizou-se com base numa reflexão final individual sobre o “apreendido”. A avaliação da formação decorreu no final através de uma conversa informal entre formadores e formandos e da aplicação de um questionário destinado a recolher dados para apreciar o valor atribuído pelos formandos, relativamente às componentes de trabalho. Numa análise prévia aos dados recolhidos, em 7 dos 8 parâmetros em apreciação, as respostas foram francamente satisfatórias o que aponta para o interesse e utilidade desta iniciativa.
- Transformando as práticas pedagógicas no ensino superior: o ePortefolio como estratégia de desenvolvimento académico e profissionalPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria RosárioNeste artigo apresentamos alguns dos resultados preliminares do projeto Empowering Eportfolio Process (EEP), um projecto Erasmus + KA2 que está a ser desenvolvido por cinco instituições de ensino superior, entre as quais a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Como o próprio nome indica, o foco do projeto reside na implementação e no estudo de estratégias pedagógicas suportadas em ePortfolios, com finalidades de aprendizagem e de avaliação, pretendendo promover o desenvolvimento e o empowerment dos estudantes. Neste contexto, puseram-se em prática estudos-piloto centrados no uso de ePortfolios por estudantes e professores. As estratégias desenvolvidas com os estudantes suportaram-se na construção de ePortfolios num contexto / curso específico, inovador na ESE-IPS: o Semestre Internacional, destinado a estudantes Erasmus. No que diz respeito aos professores, procurou-se identificar quais as principais práticas pedagógicas postas em prática para a aprendizagem e avaliação dos estudantes, bem como compreender as suas perspectivas sobre o uso de portefólios digitais. Os resultados evidenciam os contributos positivos do ePortfolio para a aprendizagem e avaliação dos estudantes, bem como as principais dificuldades/resistências sentidas pelos professores.