Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
447.83 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A reflexão que se apresenta decorre da experiência da autora enquanto docente na formação inicial de educadores e professores numa Escola Superior de Educação da rede nacional de ensino superior público em Portugal. Apresentam-se as estratégias de investigação/pesquisa desenvolvidas no curso de licenciatura em Educação Básica e as suas intencionalidades, procurando contribuir para a valorização do papel da investigação/pesquisa na formação dos educadores e professores, e homenageando Paulo Freire. As possibilidades de reinvenção do pensamento de Paulo Freire são ilimitadas, considerando que em cada contexto e em cada situação será sempre possível (re) interpretar e (re)visitar as suas ideias fundadoras, tanto na perspectiva epistemológica, como política e pedagógica.
Description
Keywords
Formação inicial de educadores e professores Investigação em educação Educação problematizadora Dialogicidade Colaboração
Citation
Pires, A. L. de O. (2018). Estratégias de investigação em formação inicial de educadores e professores em Portugal: reinventando Paulo Freire nas práticas educativas. In II Congresso Internacional Paulo freire: o legado global (pp. 1-12). Belo Horizontes: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Publisher
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação