Loading...
105 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 105
- Composições interdiscursivas com as linguagens pedagógica e artísticaPublication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa; Gonçalves, Teresa N. R.Esta comunicação apresenta conclusões e implicações do projeto de investigação Teorizar espaços entre arte e educação, que teve como objeto de estudo o 10x10 – Dez Artistas para Dez Professores, um programa de formação contínua de professores da Fundação Calouste Gulbenkian. Este funda-se no trabalho colaborativo entre artistas e professores com vista à construção e implementação de estratégias pedagógicas no contexto de aulas do 10º ano de escolaridade, desenvolvido em escolas secundárias públicas de Lisboa, Amadora, Guimarães e Porto, entre 2012/2013 e 2014/15. A investigação desenvolvida explora a potência das experiências pedagógicas vividas, ambicionando a construção indutiva de conhecimento pedagógico na interseção com conhecimentos e práticas artísticas e disciplinares/curriculares. A abordagem metodológica privilegiou uma relação dinâmica entre as dimensões teóricas e empíricas, articulando revisão de literatura e dados empíricos - documentos produzidos pela equipa e pelos participantes das 3 edições do 10x10; registos de observação participante das reuniões de trabalho da equipa FCG com os artistas e professores participantes, observação não participante das aulas públicas do 10x10, e questionários aos professores. Destacamos nas conclusões um conjunto de ideias que se articulam em torno de dois eixos principais: a intencionalidade pedagógica — “sobre e para” os processos pedagógicos, mais do que para os seus resultados “visíveis”, a interrupção dos automatismos e da standardização; e a emergência da dimensão criativa e artesã da pedagogia — pela interdiscursividade e intersecção de saberes e fazeres pedagógicos e artísticos.
- Internacionalização no ensino superior: a experiência do semestre internacional da ESE-IPSPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria Rosário
- O papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: perceção de estudantes do ensino superiorPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Pessoa, Ana MariaO presente estudo enquadra-se no âmbito do projeto Empower Eportfolio Process financiado pelo ERASMUS+ KA2, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de boas práticas no Ensino Superior, estimulando a cooperação e a partilha entre docentes e investigadores de diversos países europeus. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no projeto tem permitido sistematizar algumas reflexões sobre a perspetiva dos estudantes quanto à utilização dos portefólios digitais como instrumento de aprendizagem e de avaliação. De entre essas conclusões provisórias, destacamos a opinião que os estudantes construiram sobre o papel dos pares no processo de aprendizagem. Esta análise foi feita pelo grupo de trabalho português que promoveu três entrevistas coletivas com estudantes de diversos cursos da ESEIPS. Uma primeira análise dos dados recolhidos permitiu perceber que a interação entre pares tem um papel muito importante na aprendizagem dos estudantes e que, por essa razão, deve ser estimulada.
- Improve your teaching: publication for academic teachersPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Ferreira, Elsa; Baía, Mário
- Exploration of digital technologies in Higher Education: teacher’s perspectivesPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Ferreira, Elsa; Oliveira Pires, Ana Luisa; Baía, Mário BarrosoThis study was developed under an ERASMUS + KA2 project started in December 2018 and developed by four H.E. institutions. In a first stage, it aims to understand the H.E. teachers learning environment, the access of teachers to technology, their perceptions and use of digital resources for teaching and learning. With this aim, a survey was carried out to teachers of higher education in Germany, Poland, Portugal and Slovenia, with 88 replies being obtained. Data analysis shows the teachers' recognition of the growing importance of ICT, and also the lack of knowledge of some of these technologies.
- A aprendizagem experiencial dos adultosPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- A investigação na formação de educadores e professores: contributos para (re)pensar as práticas de formação inicialPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- Transforming pedagogy in higher educationPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria Rosário; Pessoa, Ana MariaIn this article we present some reflections of the ongoing research, developed within the scope of the EEP project — Empowering ePortfolio Process. We discuss some central ideas that emerged from the study focused on the students’ experiences and perspectives of ePortfolios, developed at the School of Education of the Polytechnic Institute of Setubal. We discuss its preliminary results broadening the focus to its implications to Higher Education pedagogy and to the development of students’ transformative capabilities — autonomy, reflexivity, critical thought, creativity and cooperation, amongst others. We highlight the ePortfolio contribution, as an epistemic framework, to the HE pedagogical transformation.
- O envolvimento das famílias em contexto de creche e de jardim de infância: um estudo em tempo de pandemiaPublication . Vidal, Bruna; Oliveira Pires, Ana LuisaO artigo apresenta alguns resultados de um estudo desenvolvido pela primeira autora no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, realizado em contexto de estágio académico, durante o tempo da pandemia. O estudo teve como foco o envolvimento das famílias em creche e jardim de infância, com a finalidade de compreender como se pode promover o envolvimento das famílias e quais as estratégias postas em prática pelas educadoras cooperantes. Baseia-se numa metodologia qualitativa, orientada pelos princípios da investigação-ação, tendo sido utilizados diferentes procedimentos de recolha de informações, tais como a observação participante, notas de campo, registo fotográfico e inquérito por questionário às educadoras. Resultante do envolvimento das famílias no contexto educativo, identificam-se múltiplos benefícios para as crianças, famílias e equipa pedagógica.
- Reconhecimento e validação das aprendizagens experienciaisPublication . Oliveira Pires, Ana LuisaEste texto centra‑se na problemática do Reconhecimento e da Validação das Aprendizagens Experienciais dos Adultos numa perspectiva educativa. Estas novas práticas enquadram‑se num paradigma de Educação/Formação ao Longo da Vida, valorizando as aprendizagens formais e não‑formais que os adultos realizam ao longo das suas trajectórias pessoais, sociais, e profissionais. Encontrando suporte teórico‑conceptual nas abordagens da aprendizagem e da educação/formação de adultos, estas práticas emergentes são no entanto terreno de tensões e contradições e, do ponto de vista da investigação educativa, ainda pouco aprofundadas. Apresentamos neste texto uma breve análise dos conceitos de base, pressupostos e princípios subjacentes — o que se reconhece e valida, como se reconhece e valida, que lógicas se encontram em presença —, orientando as reflexões finais para o domínio da formação dos actores intervenientes no processo de reconhecimento e validação — professores, formadores, conselheiros, orientadores — e para a necessidade de a (re)pensar à luz de novos quadros de referência educativa.