Browsing by Issue Date, starting with "2017-05"
Now showing 1 - 10 of 130
Results Per Page
Sort Options
- Redes de baixa tensãoPublication . Cascalheira, Tiago Filipe Dias; Coelho, Paulo; Oliveira, Nuno EnesO presente relatório tem como objetivo descrever o trabalho realizado durante o estágio efetuado na entidade responsável pela distribuição da Energia em Portugal – EDP Distribuição S.A., enquadrando as várias atividades desenvolvidas no setor da distribuição da energia, desde a construção à manutenção. O estágio com duração de 9 meses, teve lugar na Direção de Rede e Clientes Tejo, na Área Operacional de Portalegre (AOPTG) – Departamento de Obras – Polo de Abrantes. Durante o estágio surgiu a oportunidade de realizar diversos projetos e acompanhar equipas de trabalho dos Departamentos de Obras da AOPTG. A maioria dos trabalhos teve como tema central a distribuição da rede elétrica em redes de Baixa Tensão e Iluminação Pública. Devido à diversificação das atividades e conceitos aprendidos nesta área, optou-se por destacar as atividades base, tais como os processos necessários para atingir os objetivos propostos. Uma vez que todas as atividades são geridas por objetivos, é necessário uma análise e verificação sistemática aos processos diariamente implementados, de modo a garantir as metas acordadas. No presente relatório faz-se um realce aos pedidos de ligação à rede, todo o processo a que estão sujeitos, o modo como se insere um novo cliente na rede e a apresentação dos encargos. Será ainda apresentada a análise das várias etapas de execução de remodelação de uma rede elétrica de Baixa Tensão. Nesse âmbito efetuaram-se projetos de melhoria da qualidade de serviço, todos eles com recurso a ferramentas de uso na empresa (AutoCad, SIT, DPLAN, SAP, Excel). Apresenta-se também uma análise à iluminação pública presente na Área Operacional de Portalegre onde foram apresentadas melhorias para a substituição de luminárias obsoletas. Por fim serão apresentados todos os trabalhos realizados ao longo do estágio
- TEATRO SITE-SPECIFIC. TRÊS ESTUDOS DE CASO DE ESTUDOPublication . PALINHOS, Jorge; CARNEIRO, Maria; PAIXÃO, SusanaO presente volume reúne um conjunto de estudos numa área até agora muito pouco estudada: as práticas cénicas site-specific em Portugal, nomeadamente na região Norte. Partindo de uma abordagem interdisciplinar, entre os estudos de teatro e a investigação arquitetónica, analisa-se o caso de três companhias portuguesas que têm tido como preocupação central a relação entre a performance e o lugar, a fim de detetar possibilidades práticas e pistas teóricas.
- A importância do design editorial nas crianças em fase de alfabetizaçãoPublication . Costa, Ana Marisa Guerreiro; Santos, Hália CostaEsta investigação teve como objetivo estudar a influência que o design editorial tem no desenvolvimento da literacia durante a fase de alfabetização de uma criança. Para que o interesse pela leitura se cultive desde cedo e contribua para o sucesso escolar, existe a necessidade de o livro ser visto como um objeto que é fonte de prazer e não fonte de aborrecimento. Para que assim seja, há aspetos que o designer tem que ter em consideração, questionando-se, por exemplo, o que pode facilitar a leitura às crianças que se encontram em fases iniciais da escrita e da leitura, podendo ainda contribuir para que tenham uma boa experiência no ato da leitura de um livro, ou até como se pode motivar uma criança a ler. Isto para que o público infantil encontre na leitura um hábito através do qual retira satisfação levando-o consigo para sempre. Para isto, foram realizadas pesquisas que abordassem os temas que integram o livro infantil, tais como a tipografia, as cores, a ilustração e o formato. Para além da contextualização teórica do tema, recorrendo a referências bibliográficas e informações recolhidas em plataformas digitais, esta investigação completa-se com produção própria de conhecimento, recorrendo a entrevistas a profissionais que atuam no meio e a uma modalidade de investigação participativa com crianças.
- A relação com a família em contexto de creche e jardim de infânciaPublication . Aljustrel, Vanessa Isabel Almeida; Pires, Ana Luísa de OliveiraO presente relatório do projeto de investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar centra-se no tema da relação com as famílias nos contextos de creche e jardim de infância, focando-se na compreensão das diferentes modalidades desta relação e no estudo de estratégias que a podem promover. Pretende perceber qual o envolvimento e participação que as famílias têm nas instituições e na sala, a relevância que os profissionais lhe atribuem, e quais as estratégias que poderão potenciar o envolvimento dos pais na sala. Durante todo este percurso realizei três estágios, o primeiro na valência de creche com um grupo de catorze crianças, o segundo na valência de jardim de infância com um grupo de dezoito crianças. No terceiro estágio regressei às mesmas instituições, com a finalidade de concluir os projetos de investigação e aprofundar os saberes pedagógicos como futuras docentes da educação de infância. Para a realização deste estudo recorri à metodologia da investigação qualitativa e da investigação-ação. Procurei conhecer as conceções das educadoras sobre a relação com as famílias, as dificuldades e obstáculos que sentem e como as ultrapassam. Para compreender esta relação estive bastante atenta aos momentos de diálogo entre a equipa e as famílias, e fui sempre questionando a educadora do que fazia para envolver os pais na sala. Realizei quatro intervenções na sala que envolvesse os pais e as crianças, como forma de otimizar o envolvimento e a participação das famílias, as minhas intervenções em creche foram um livro “O que mais gosto de fazer com a minha família” e um jogo sobre os animais, e em jardim de infância o mesmo livro acima referido e um livro de retalhos. Foi importante e útil recorrer a diferentes procedimentos de recolha de informação, como a observação participante, notas de campo, fotografia e inquérito por questionário, recorri também ao tratamento de informação como a análise documental. Este estudo dá visibilidade à importância que as educadoras cooperantes dão à relação com as famílias, mas também se percebe que por vezes não é uma relação fácil de estabelecer, sendo crucial encontrar estratégias para promover essa relação.
- Glycation potentiates α-synuclein-associated neurodegeneration in synucleinopathiesPublication . Miranda, Hugo Vicente; Szegő, Éva M.; Oliveira, Luís M. A.; Breda, Carlo; Darendelioglu, Ekrem; Oliveira, Rita M. de; Ferreira, Diana G.; Gomes, Marcos A.; Rott, Ruth; Oliveira, Márcia; Munari, Francesca; Enguita, Francisco J.; Simões, Tânia; Rodrigues, Eva F.; Heinrich, Michael; Martins, Ivo C.; Zamolo, Irina; Riess, Olaf; Cordeiro, Carlos; Ponces-Freire, Ana; Santos, Nuno C.; Lopes, Luisa V.; Xiang, Wei; Jovin, Thomas M.; Penque, Deborah; Engelender, Simone; Zweckstetter, Markus; Klucken, Jochen; Giorgini, Flaviano; Quintas, Alexandre; Outeiro, Tiago F.α-Synuclein misfolding and aggregation is a hallmark in Parkinson’s disease and in several other neurodegenerative diseases known as synucleinopathies. The toxic properties of α-synuclein are conserved from yeast to man, but the precise underpinnings of the cellular pathologies associated are still elusive, complicating the development of effective therapeutic strategies. Combining molecular genetics with target-based approaches, we established that glycation, an unavoidable age-associated post-translational modification, enhanced α-synuclein toxicity in vitro and in vivo, in Drosophila and in mice. Glycation affected primarily the N-terminal region of α-synuclein, reducing membrane binding, impaired the clearance of α-synuclein, and promoted the accumulation of toxic oligomers that impaired neuronal synaptic transmission. Strikingly, using glycation inhibitors, we demonstrated that normal clearance of α-synuclein was re-established, aggregation was reduced, and motor phenotypes in Drosophila were alleviated. Altogether, our study demonstrates glycation constitutes a novel drug target that can be explored in synucleinopathies as well as in other neurodegenerative conditions.
- Production and characterization of spray-dried theophylline powders prepared from fresh milk for potential use in paediatricsPublication . Aguiar, João P.; Fernandes, Tânia A. P.; Nese, Carlotta; Fernandes, Ana I.; Pinto, João F.Objective: This work evaluates the potential of using fresh milk to deliver theophylline to children.
- Study of InDel genetic markers with forensic and ancestry informative interest in PALOP's immigrant populations in LisboaPublication . Inácio, Ana; Costa, Heloísa Afonso; Silva, Cláudia Vieira da; Ribeiro, Teresa; Porto, Maria João; Santos, Jorge Costa; Igrejas, Gilberto; Amorim, AntónioThe migratory phenomenon in Portugal has become one of the main factors for the genetic variability. In the last few years, a new class of autosomal insertion/deletion markers—InDel—has attracted interest in forensic genetics. Since there is no data for InDel markers of Portuguese-speaking African countries (PALOP) immigrants living in Lisboa, our aim is the characterization of those groups of individuals by typing them with at least 30 InDel markers and to compare different groups of individuals/populations. We studied 454 bloodstain samples belonging to immigrant individuals from Angola, Guinea-Bissau, and Mozambique. DNA extraction was performed with the Chelex® 100 method. After extraction, all samples were typed with the Investigator® DIPplex method. Through the obtained results, allelic frequencies show that all markers are at Hardy-Weinberg equilibrium, and we can confirm that those populations show significant genetic distances between themselves, between them, and the host Lisboa population. Because of this, they introduce genetic variability in Lisboa population.
- A investigação criminal: aplicação prática na Polícia Nacional de AngolaPublication . Fausto, Zacarias Osvaldo; Escudeiro, Maria João SimõesFalar de criminalidade hoje é muito mais complexo do que falar da existência do homem… sabe-se que o homem nasce, cresce, reproduz e morre, ao passo que a manifestação da criminalidade nasce, evolui, e continua a evoluir.Com a evolução da sociedade e, consequentemente, a evolução das manifestações da criminalidade, as organizações policiais têm sentido cada vez mais a necessidade de reforçar as suas corporações com recursos humanos e materiais qualificados com o intuito de dar uma resposta mais eficaz a esta nova era. No âmbito deste estudo analisamos o modelo de investigação criminal existente na de Polícia de Segurança Pública de Portugal (PSP) e na Polícia Nacional de Cabo Verde. Com a presente Dissertação, pretendemos dar a conhecer como está organizado o modelo de investigação criminal em Angola, quais os seus objetivos, identificando quais são os Órgãos de Polícia Criminal em Angola; bem com identificar as entidades responsáveis pela investigação criminal em Angola. O estudo foi realizado através do método teórico descritivo, revela que há necessidade de implementação de um modelo de investigação criminal em Angola, que assenta numa política de partilha de competência de investigação criminal entre a Polícia Nacional de Angola e os Serviços de Investigação Criminal. Concluímos que o modelo existente em Portugal é adequado a poder ser implementado em Angola, com as necessárias adaptações à realidade angolana
- Deterioração do betão : técnicas de avaliação e prevençãoPublication . Gomes, Isabela Soraia Costa; Carmo, Ricardo Nuno Francisco doDesde o século passado que o betão tem sido um dos materiais mais usados na construção em todo o mundo. Devido à sua fácil utilização e versatilidade para assumir várias formas, este material permitiu a construção de edifícios, pontes, aquedutos, entre outros. Com estas características não é difícil de perceber que foi utilizado em massa, e por isso, está muito presente na vida de todos nós. Com o passar dos anos e com a utilização, estas construções começam a sofrer o desgaste natural relativo à idade e começam a necessitar de algumas intervenções. Contudo, apenas nos últimos anos se tem dado realmente importância à temática da reabilitação. Com o passar do tempo e com a exposição a agentes agressivos, as construções ficam mais vulneráveis e começam a dar os primeiros sinais de deterioração. Se as patologias não forem identificadas a tempo podem provocar graves problemas nas estruturas. Essa tarefa deve ser realizada por técnicos especializados, com bons conhecimentos a nível estrutural e a nível patológico, que consigam identificar as causas associadas a cada dano. Os danos que se verificam nas estruturas podem ser de diversos tipos, como por exemplo biológicos, físicos, químicos ou mecânicos, e terem diversas causas, entre elas, os erros de projeto, os de construção, uma inadequada manutenção ou até mesmo uma incorreta utilização. Uma análise deste tipo está normalmente dividida em varias fases, cada uma delas com o seu grau de importância. Começa pela inspeção visual como forma de avaliação, passando pela recolha de dados, acabando na fase de diagnóstico e prognóstico. De referir que nem sempre é possível determinar os problemas estruturais apenas com uma simples inspeção visual, e que a fase de recolha de dados é muitas vezes complementada com ensaios no local e/ou ensaios laboratoriais. Posto isto, esta dissertação não é mais que uma recolha de informação relativa às patologias que se manifestam nas construções em betão e uma análise das suas causas. Procurou-se apresentar de forma sistemática e organizada todas as fases correspondentes a uma avaliação de uma estrutura de betão, dando-se realce a uma série de ensaios in situ, e em laboratório, imprescindíveis, e compatíveis com a necessidade de cada caso. Por fim, apresenta-se um conjunto de casos reais onde as técnicas de inspeção e diagnóstico foram fundamentais para a reabilitação da estrutura.
- Mercados municipais : estruturas decadentes ou polos de animaçãoPublication . Cosme, Amélia Catarina Tavares; Gonçalves, João Armando PereiraPresentes em praticamente todo o território nacional, os Mercados Municipais são geralmente reconhecidos como estruturas tradicionais de comércio retalhista de proximidade, funcionando como posto de abastecimento das populações. Estes espaços apresentaram também ao longo dos tempos uma vertente socioeconómica, cultural e urbana muito forte, revelando-se como uma mais-valia para a evolução e dinamização dos centros dos aglomerados em que se inserem, sejam eles de cariz urbano ou rural. Apesar disso, os Mercados Municipais têm perdido algum destaque como lugar de sucesso, se comparado com o que acontecia noutros tempos. Por esse motivo, defende-se que tais estruturas precisam de ser reinterpretadas, preservadas e animadas, sendo esse o caminho a seguir na ótica da Reabilitação Urbana. Só assim se podem manter como relevantes e, desse modo, projetarem-se para o futuro. A resposta à pergunta base que está na origem deste trabalho (“Mercados Municipais: Estruturas decadentes ou polos de animação?”) começa por uma resenha histórica sobre a origem e evolução do Mercado ao longo dos tempos, debruçando-se depois sobre a caracterização e principais funções de referência dos Mercados Municipais no quotidiano. Uma análise sobre os cenários possíveis de evolução e as hipóteses de desenvolvimento futuro concluem num conjunto de formas possíveis de intervenção de modo a garantir que os Mercados se reinventem e garantam a sua continuidade. E, deste modo, continuarem a ser também polos dinamizadores das comunidades. Para ilustrar a importância deste equipamento coletivo na vida e identidade da comunidade, é desenvolvido um estudo sobre o Mercado de Febres, localizado no centro da vila de Febres, situado no concelho de Cantanhede.