Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
13.66 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação teve como objetivo estudar a influência que o design editorial tem no desenvolvimento da literacia durante a fase de alfabetização de uma criança. Para que o interesse pela leitura se cultive desde cedo e contribua para o sucesso escolar, existe a necessidade de o livro ser visto como um objeto que é fonte de prazer e não fonte de aborrecimento. Para que assim seja, há aspetos que o designer tem que ter em consideração, questionando-se, por exemplo, o que pode facilitar a leitura às crianças que se encontram em fases iniciais da escrita e da leitura, podendo ainda contribuir para que tenham uma boa experiência no ato da leitura de um livro, ou até como se pode motivar uma criança a ler. Isto para que o público infantil encontre na leitura um hábito através do qual retira satisfação levando-o consigo para sempre. Para isto, foram realizadas pesquisas que abordassem os temas que integram o livro infantil, tais como a tipografia, as cores, a ilustração e o formato. Para além da contextualização teórica do tema, recorrendo a referências bibliográficas e informações recolhidas em plataformas digitais, esta investigação completa-se com produção própria de conhecimento, recorrendo a entrevistas a profissionais que atuam no meio e a uma modalidade de investigação participativa com crianças.
Description
Keywords
Design editorial infantil Livro Ilustração Tipografia Literacia Literatura Cores