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- A semiotic and usability analysis of Diegetic UI: Metro - Last LightPublication . Silva, Guilherme Doval Estima da; Almeida, Flávio; Nesi, Luan CarlosA narrativa de um jogo é um dos principais componentes da criação da imersão do jogador. À medida que a tecnologia avança, novas ferramentas possibilitam aos desenvolvedores de jogos a criação mundos digitais cada vez mais complexos. A Interface de Usuário tem um papel crucial, fornecendo ao jogador feedback sobre os vários atributos e mecânicas do jogo. Alguns jogos buscaram integrar a interface tradicionalmente intrusiva dentro da narrativa e da arte do jogo, por meio das Interfaces Diegética. O objetivo desta tese é entender como a integração da interface na arte e na narrativa do jogo - criando o que é chamado de Interface Diegética - pode aumentar a sensação de imersão do jogador. Para identificar os processos através dos quais o significado é observado na Interface Diegética, contamos com a Semiótica Discursiva proposta por A.J. Greimas e para avaliar se essas representações Diegéticas afetam a Usabilidade, empregamos as Heurísticas proposta por Desurvire e Wiberg. A metodologia mostrou resultados interessantes acerca das relações entre Interface e Narrativa, bem como o impacto de Usabilidade derivado de tal implementação no jogo Metro: Last Light.
- Gestão democráticaPublication . Pereira, Jacyara Carvalho; Simões, JorgeEsta pesquisa aborda a temática Gestão Democrática: Reflexão da prática dos gestores de uma escola Municipal de Presidente Juscelino/MA. Tem por objetivo geral analisar a atuação dos gestores de uma escola da rede municipal de Presidente Juscelino- MA, de forma crítico-reflexiva no âmbito educacional, numa perspectiva de gestão democrática, bem como pretende compreender a gestão escolar através de uma abordagem histórica contextualizada; verificar qual o papel do diretor como gestor pedagógico, administrativo e seus resultados; analisar as práticas representativas da gestão democrática, buscando ampliar os espaços de discussão e decisão no âmbito escolar e traçar o perfil dos gestores da rede municipal de ensino de Presidente Juscelino, frente os desafios da Gestão Democrática. Partindo desse contexto, por se tratar de uma investigaçao empírica, buscam-se bases teóricas que fundamentem o objeto de estudo para evidenciar o exercício da Gestão Democrática; optou-se por uma pesquisa documental, bibliográfica e exploratória de natureza primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou como instrumentos de pesquisa questionários; a segunda etapa, de caráter qualitativo, constou de entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, para apurar de forma mais detalhada sobre a gestão escolar democrática em estudo de nível descritivo, para melhor compreensão e explicação dos fenômenos estudados. Assim, busca-se por meio de estudo de caso compreender os entraves existentes que dificultam o exercício da gestão democrática tomando- se como base teórica autores que versam sobre o assunto, como: Luck, Paro, Chiavenato, Libâneo, Saviani, Dourado e Sousa. A proposta principal desta dissertação é contribuir na construção e reconstrução da estrutura organizacional das escolas públicas em vários aspectos, desde a participação da comunidade escolar na seleção e eleição para escolha dos gestores; criação de colegiado/conselho escolar que tenha tanto autoridade deliberativa como poder decisório garantindo sua autonomia.
- Alcântara (Lisbona), da quartiere industriale a destinazione turistica: offerta turistica, strutture ricettive e valutazione del quartierePublication . Zarrilli, Luca; Brito, Luís; Cappucci, MariannaAlcântara (Lisbona), da quartiere industriale a destinazione turistica: offerta turistica, strutture ricettive e valutazione del quartiere.Nell’ambito dello sviluppo turistico che Lisbona sta vivendo negli ultimi anni, una delle aree emergenti è Alcântara, un ex quartiere industriale oggi in via di riconversione funzionale. Questo articolo tratta del processo di transizione di Alcântara da un tessuto economico basato sull’industria a uno di tipo terziario, con particolare riferimento al settore turistico. Per capire questa trasformazione è stata utilizzata una metodologia quali-quantitativa. Accanto alla analisi documentale e alla ricerca sul campo, sono stati somministrati questionari finalizzati a comprendere la tipologia dei turisti in visita al quartiere, le loro motivazioni e le loro valutazioni in merito alle caratteristiche di Alcântara. I risultati dimostrano che Alcântara è un quartiere attrattivo per turisti giovani e interessati alla scoperta di luoghi di tendenza. Rilevante risulta anche la posizione baricentrica di Alcântara, sia nella rete dei trasporti sia nella geografia del turismo dell’area metropolitana di Lisbona.
- Previsão do tempo de vida de fadiga da aeronave Epsilon TB-30 baseada em ensaios experimentais representativos da operação da aeronave em provetes que simulam as zonas críticasPublication . Barros, TomásOs objetivos do presente trabalho são a caracterização do regime de operação e a previsão do tempo de vida de fadiga da frota Epsilon TB-30 da Força Aérea Portuguesa, através da implementação de um sistema de Structural Health Monitoring na referida aeronave. A implementação deste sistema consistiu na instrumentação de uma das aeronaves da frota, através da instalação de um acelerómetro perto do centro de gravidade da aeronave, de cinco extensómetros em localizações críticas da mesma e de um sistema de aquisição de dados. Esta instrumentação possibilitou a recolha de dados de voo que permitiram a definição de funções transferência, correlacionando a aceleração da aeronave com a extensão nas localizações críticas da mesma. A análise de dados de voo de aceleração provenientes de uma anterior instrumentação permitiu a obtenção do espetro de carga acumulado para 1000HV , na qual se utilizaram filtros de sinal e o método de contagem de ciclos level cross counting. Com o objetivo de caracterizar o regime de operação da frota, estabeleceu-se uma comparação de severidade com o regime de operação de referência considerado pelo fabricante da aeronave. A metodologia utilizada consistiu no cálculo do dano acumulado e no estudo da propagação de fissuras, para a qual se geraram sequências de carga aleatórias a partir dos espetros de carga acumulados para 1000HV . O estudo da propagação de fissuras incluiu uma componente numérica, através dos modelos de propagação de Walker e NASGRO implementados no software AFGROW © e de um modelo de elementos finitos desenvolvido no software ABAQUS©. Adicionalmente, incluiu uma componente experimental, através de ensaios de fadiga com amplitude variável realizados no Instituto Superior Técnico. No âmbito da propagação de fissuras, projetou-se um provete representativo de uma das localizações críticas da aeronave numa liga de alumínio 2024-T351, no qual se inseriu um entalhe de canto por eletroerosão. Os resultados do presente estudo poderão contribuir para um ajuste do programa de manutenção da aeronave e fornecer, ao fabricante, informação quantitativa dos esforços existentes nas localizações críticas da mesma.
- Educação estratégica. O referencial de educação para a segurança, a defesa e a pazPublication . Duarte, António PauloEste trabalho pretende fazer uma breve reflexão analítica do que tem sido até hoje a experiência do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz , visando promover o desenvolvimento, dentro da sociedade portuguesa, de uma cultura estratégica, através daquilo a que se poderia denominar de uma educação estratégica. A educação estratégica visaria desenvolver entre os cidadãos, a partir da escola e de outros espaços de educação, conhecimentos e competências que lhes permitissem intervir, enquanto membros de uma comunidade política, de forma ponderada, nas questões e nos problemas de segurança e defesa que interpelam essa sociedade.
- A Antártida no espaço geopolítico do Atlântico SulPublication . Rei, VanessaMuito antes de ser oficialmente descoberta, a Antártida já alimentava a imaginação das nações e dos seus marinheiros, pelas riquezas naturais que possuiria. Em 1959 foi assinado o Tratado da Antártida com o intuito de refrear a conflitualidade crescente em torno das reivindicações territoriais naquele continente. Congelaram-se as existentes, proibiram-se novas, mas não se acomodou a questão da exploração de recursos minerais, à data, inviável. O Atlântico Sul, entendido como o espaço localizado entre a América do Sul e África, encerra um corredor de elevado valor geoestratégico e possui três importantes bacias oceânicas intercomunicantes, i) o choke point Natal/Dakar; ii) a passagem do Cabo da Boa Esperança; e iii) a Passagem de Drake e os estreitos de Beagle e Magalhães, ligações naturais diretas entre Atlântico e Pacífico. Consideramos assim que Antártida e Atlântico Sul não podem analiticamente ser dissociados, mas qual a importância da Antártida naquele espaço geopolítico? Para além da localização estratégica, ambos encerram recursos naturais importantes, especialmente os recursos antárticos. Com o intuito de impedir a exploração dos recursos naturais na Antártida e a consequente destruição daquele habitat, foi assinado em 1991 o Protocolo de Madrid. No entanto cientistas que têm lutado pela preservação do “continente gelado” acreditam que os interesses comerciais poderão colocar em risco aquele Protocolo. A pressão para o consenso é muito elevada no âmbito do Sistema do Tratado da Antártida, sobretudo devido à adesão de novos membros, que ao não terem efetuado reivindicações territoriais defendem o estatuto de Reserva da Humanidade.
- Previsão do tempo de vida de fadiga da aeronave Epsilon TB-30 baseada em ensaios experimentais representativos da operação da aeronave em provetes que simulam as zonas críticasPublication . Barros, TomásOs objetivos do presente trabalho são a caracterização do regime de operação e a previsão do tempo de vida de fadiga da frota Epsilon TB-30 da Força Aérea Portuguesa, através da implementação de um sistema de Structural Health Monitoring na referida aeronave. A implementação deste sistema consistiu na instrumentação de uma das aeronaves da frota, através da instalação de um acelerómetro perto do centro de gravidade da aeronave, de cinco extensómetros em localizações críticas da mesma e de um sistema de aquisição de dados. Esta instrumentação possibilitou a recolha de dados de voo que permitiram a definição de funções transferência, correlacionando a aceleração da aeronave com a extensão nas localizações críticas da mesma. A análise de dados de voo de aceleração provenientes de uma anterior instrumentação permitiu a obtenção do espetro de carga acumulado para 1000HV , na qual se utilizaram filtros de sinal e o método de contagem de ciclos level cross counting. Com o objetivo de caracterizar o regime de operação da frota, estabeleceu-se uma comparação de severidade com o regime de operação de referência considerado pelo fabricante da aeronave. A metodologia utilizada consistiu no cálculo do dano acumulado e no estudo da propagação de fissuras, para a qual se geraram sequências de carga aleatórias a partir dos espetros de carga acumulados para 1000HV . O estudo da propagação de fissuras incluiu uma componente numérica, através dos modelos de propagação de Walker e NASGRO implementados no software AFGROW e de um modelo de elementos finitos desenvolvido no software ABAQUS©. Adicionalmente, incluiu uma componente experimental, através de ensaios de fadiga com amplitude variável realizados no Instituto Superior Técnico. No âmbito da propagação de fissuras, projetou-se um provete representativo de uma das localizações críticas da aeronave numa liga de alumínio 2024-T351, no qual se inseriu um entalhe de canto por eletroerosão. Os resultados do presente estudo poderão contribuir para um ajuste do programa de manutenção da aeronave e fornecer, ao fabricante, informação quantitativa dos esforços existentes nas localizações críticas da mesma.
- Estudo de implementação do procedimento de equilibragem dinâmica na aeronave Chipmunk MK20Publication . Anselmo, FernandoA Força Aérea Portuguesa (FAP), através do sistema de armas Chipmunk MK20, cumpre a missão de instrução elementar dos alunos pilotos aviadores. Por forma, a garantir a prontidão da frota, é vantajoso integrar no seu programa de manutenção, ações baseadas na monitorização da condição, entre as quais a análise de vibrações. É desígnio desta dissertação, estudar a implementação de um procedimento de equilibragem dinâmica na aeronave, através da adaptação do sistema VibraPac PRO. Dado que não estava previsto pelo fabricante qualquer procedimento de equilibragem, foi necessária a modificação do prato que segura o cone da hélice. Deste modo, era possível reduzir o desequilíbrio anómalo, através da instalação de massas corretivas. O estudo desta modificação exigiu a determinação do material constituinte do prato e a simulação computacional, no ANSYS, dos esforços provocados pelas massas instaladas, nos furos do prato modificado. Assim, estimou se que o limite de massa a instalar seria 15 in, em 4 furos distintos. Seguidamente, procedeu-se à validação do sistema VibraPac PRO, utilizado até à data na aeronave Epsilon TB30, com a definição dos componentes da cadeia de medição, e da sua organização. Recorreu-se a um calibrador de acelerómetros, tal como a testes num simulador de avarias, para validar a cadeia de medição e o software, que resultaram igualmente no aprimoramento do sistema. Por fim, foram realizados testes na aeronave, dos quais se verificou a eficácia e eficiência do procedimento de equilibragem. Foram reduzidas as vibrações na 1ª harmónica do veio da hélice, dos 0,26 ips para os 0,032 ips, valor abaixo do limite estabelecido pela FAP. Adicionalmente, realizaram-se controlos vibratórios com o VibraPAC PRO que demonstram a redução da vibração no motor, com aquisição de vibrações noutros regimes de operação da aeronave.
- Discussões coletivas no ensino dos números racionais: um estudo sobre as práticas de uma futura professoraPublication . Andrade, Patrícia Isabel Silva; Delgado, CatarinaEsta investigação tem como objetivo descrever e analisar a minha prática no que diz respeito à preparação e condução de discussões coletivas que visam o ensino dos números racionais, identificando os desafios com que me deparo nestes dois momentos de trabalho. Foi orientada pelas seguintes questões: (1) Com que desafios me deparo na preparação de discussões coletivas?; (2) Com que desafios me deparo na condução de discussões coletivas? e (3) Que desafios associados ao ensino dos números racionais sobressaem? O enquadramento teórico foca-se no ensino e na aprendizagem dos números racionais no 1.º ciclo e nas práticas de preparação e de condução de discussões coletivas. Quanto à metodologia, esta investigação insere-se num paradigma interpretativo e numa abordagem qualitativa, constituindo uma investigação sobre a minha própria prática. A recolha de dados foi efetuada numa turma do 3.º ano de escolaridade e através da observação participante e da análise documental. Os resultados do estudo revelam que os desafios que se destacam nas minhas práticas de preparação e condução de discussões coletivas são: (i) Selecionar/adaptar tarefas que promovam discussões coletivas produtivas, com contextos a que os alunos atribuam significado e que tenham em conta o seu conhecimento prévio sobre frações; (ii) sequenciar as tarefas; (iii) antecipar estratégias de resolução, dificuldades dos alunos e formas de lidar com elas; (iv) apresentar as tarefas de forma contextualizada; (v) monitorizar o trabalho dos alunos (lidar com opções desadequadas relativamente às tarefas, estratégias e dificuldades dos alunos que não foram antecipadas e com produções pouco claras); (vi) selecionar e sequenciar as estratégias utilizadas pelos alunos; (vii) promover a discussão coletiva e realizar sínteses. Gerir o tempo foi um desafio transversal a todos os momentos de exploração das tarefas. A dificuldade em estabelecer as diferentes representações de frações é um desafio que sobressai associado ao ensino dos números racionais.
- O meio exterior da escola no ensino do estudo do meioPublication . Pereira, Miriam Alexandra Russo; Santos, Luís Carlos; Almeida, Fernando VasconcelosO presente relatório apresenta os resultados de um processo investigativo sobre uma intervenção pedagógica desenvolvida numa escola Básica da cidade de Setúbal, no âmbito da unidade curricular de “Estágio IV” do curso de Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico da ESE/IPS. Pretende-se refletir sobre as potencialidades da utilização do meio exterior da escola para as aprendizagens na área do Estudo do Meio. A intervenção pedagógica desenvolvida e que foi objeto do estudo centrou-se na abordagem com os alunos do tema das atividades produtivas nacionais, através da utilização do meio exterior como contexto e recurso das estratégias de ensino / aprendizagem adotadas. Assim, o espaço exterior à sala de aula, o meio local, enquanto espaço vivido pelos alunos, possibilitaram partir das suas conceções prévias para processos de construção do conhecimento desenvolvidos em atividades de contacto direto e de exploração das realidades locais. Este estudo insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e numa perspetiva metodológica de “Investigação sobre a Prática”. Consequentemente, a observação participante, o inquérito por questionário e por entrevista e a análise documental e de conteúdo foram as técnicas de investigação privilegiadas.