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- Relatório de atividadePublication . Soares, Francisco João NunesO presente relatório reflete sobre o estágio curricular, desenvolvido na Carlos Mendes Lda, que decorreu no período de 10 de outubro de 2022 a 30 de novembro de 2022. Durante o estágio foram propostas pelo orientador da entidade tarefas no âmbito do arquivo, classificação e lançamento de documentos contabilísticos. O estágio tem como objetivo a colocação dos conhecimentos adquiridos ao longo destes 3 anos de licenciatura e também a inserção do estagiário no mercado de trabalho, de forma a adquirir conhecimentos e competências cruciais para o desenvolvimento de um gestor. As tarefas e atividades desenvolvidas durante o estágio, permitiram adquirir uma noção de como funciona um escritório de contabilidade, ganhando e consolidando conhecimentos ao longo da licenciatura que foram essenciais para a realização do estágio. Contudo, o mesmo permitiu desenvolver novas competências, ganhar autonomia na realização de tarefas, desenvolver o relacionamento interpessoal e a adaptação a novos ambientes de trabalho. Finalizando, foi gratificante, dado que foi possível desenvolver novas competências, quer a nível pessoal como profissional.
- Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de AlbufeiraPublication . Gonçalves, JoãoEste relatório pretende sintetizar o estágio curricular que ocorreu entre 19 de setembro e18 de novembro, CCAM de Albufeira. Este relatório está dividido em três partes fundamentais: a descrição da entidade e a sua envolvência, a descrição das respetivas atividades desenvolvidas, e por fim uma análise critica das atividades. O CCAM de Albufeira, em 1978, realizou se a primeira reunião para a fundação de uma Caixa de Crédito Agrícola Mútuo no Concelho de Albufeira, promovida pela UNICAMA e por Diogo Sebastiana, diretor executivo da CCAM de Monchique. Emitido Alvará pela Caixa Geral de Depósitos, comprovativo da conformidade com a lei dos Estatutos da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Albufeira e em 1979, início da atividade com as primeiras instalações em Paderne, cedidas pela Junta de Freguesia. As atividades desenvolvidas durante o estágio baseiam-se em algumas unidades curriculares lecionadas na faculdade. No que diz respeito ao estágio curricular traz uma componente prática e conhecimento do dia-a-dia de uma entidade. Com o término do estágio e fazendo uma avaliação breve, tive uma experiência positiva, contribui o para o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional, adquirindo competências para um melhor futuro profissionalmente.
- Images in transformation: The color and its change in a group of Portuguese paintings from the second half of the 16th centuryPublication . Melo, Helena Pinheiro de; Cruz, António João; Sanyova, Jana; Valadas, Sara; Cardoso, Ana Margarida; Candeias, AntónioFour panel paintings depicting episodes related to the birth of Christ and attributed to the Portuguese mannerist painter Francisco João (doc. 1558–1585) were found to exhibit a muted palette that had no correspondence with the traditionally vivid colors used in the sixteenth century to represent joyful biblical events. Complementing previous research on the disruption and loss of the red glazes in these paintings, the investigation focused on the analysis of materials, painting technique and degradation issues that further affected the original paintings, changing the viewer's perception and understanding of these artworks. The investigation combined the visual examination of the painting surface with microscopic and spectroscopic analysis of the binder and pigments. A conventional palette made of lead white, lead-tin yellow, ochres, vermilion, verdigris, smalt, azurite, carbon black and a red lake made of brazilwood and cochineal was identified. The pigments were bound in an oil-based medium. Chemical and physical alterations detected in paints rich in smalt and verdigris were found to be responsible for color changes affecting significant areas of the compositions. The presence of moisture and the reaction between pigment and binder leading, among other products, to soap and oxalate formation, played a central role in the long-term behavior of the paint film. Understanding the main degradation processes involved and their consequences is crucial when interpreting an artists' color palette and designing the best approach to preserve these paintings.
- It recruiter - catenon PortugalPublication . Ribeiro, João Daniel MorgadoO objetivo deste relatório de estágio é descrever todas as tarefas e atividades que foram desempenhadas ao longo do estágio curricular efetuado na empresa, Catenon Portugal. O estágio curricular foi efetuado num dos ramos mais importantes de Recursos Humanos, o recrutamento e seleção. Foram desempenhadas funções de IT Recruiter, isto é, de recrutamento e seleção de candidatos para desempenhar funções a nível informático. Neste relatório é feita uma análise à importância dos RH no setor IT, nomeadamente, a necessidade de as empresas recorrerem a serviços de consultoria para encontrar o candidato adequado para as suas necessidades. É apresentada a empresa, Catenon Portugal e relata o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular.
- Zeitenwende : a Alemanha, a NATO e a segurança europeia no contexto da Guerra na UcrâniaPublication . Daehnhardt, PatríciaEste IDN Cadernos analisa o papel da Alemanha nas estruturas institucionais de segurança euro-atlântica da Aliança Atlântica e da União Europeia e como a transformação da política de segurança e defesa da Alemanha, de consumidor de segurança para produtor de segurança, tomou forma desde a unificação alemã até ao contexto atual da Guerra na Ucrânia. Chegou-se ao fim do primeiro ano de governação do quarto chanceler da Alemanha unificada e convém fazer um balanço da evolução da política externa da Alemanha, especialmente na dimensão da sua política de segurança e defesa e do contexto de ordem euro-atlântica e global em que a Alemanha se insere. A Guerra na Ucrânia forçou uma mudança de paradigma da política de segurança e defesa da Alemanha há muito anunciada, mas nunca concretizada. Três dias após o início da guerra, o chanceler Scholz anunciou uma Zeitenwende, um ponto de viragem crucial. Agora, Berlim terá de corresponder às expetativas elevadas dos seus aliados e parceiros para que assuma um papel de liderança político-estratégico, mas também militar, que contribua para a segurança europeia numa ordem que deixou de ser uma ordem de paz. A Alemanha não tem alternativas a assumir essa liderança, mas terá de equilibrar este novo estatuto em estreita colaboração com os Estados Unidos, Reino Unido, França, e Polónia, num contexto de cooperação reforçada entre a NATO e a União Europeia e assegurando o apoio europeu que legitime esse maior protagonismo. Este IDN Cadernos apresenta uma análise da política de segurança e defesa desde a unificação alemã em 1990 até à chamada Zeitenwende, em 2022.
- Do manuscrito à mesa. Cozinhar receitas do século XVIIIPublication . Freire, Dulce; Pires, Maria; Bonacho, RicardoCentenas de receitas culinárias do século XVIII e duas questões: como cozinhá-las seguindo as atuais exigências de alimentação saudável, saborosa e sustentável? Como trazer para a mesa receitas que estiveram encerradas durante 300 anos num manuscrito? Para procurar respostas, a equipa do projeto ReSEED desafiou os estudantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) a reinterpretar as receitas registadas, nos inícios do século XVIII, por Francisco Borges Henriques. A colaboração desenrolou- -se no âmbito do projeto “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades?”, iniciado no ano letivo 2019/2020.
- Estado de direito versus pandemia : a ação da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Garcês, Bruno; Morgado, SóniaO SARS Cov 2 determinou uma nova forma de actuação no âmbito da saúde pública. O ano de 2020 ficou marcado pela declaração da pandemia de COVID-19, e com a rutura dos serviços de saúde. Os Estados viram-se obrigados a recorrer à sua autoridade, com a implementação de estados de exceção constitucional, para procurar mitigar os efeitos desta pandemia que se revelou implacável. Com o estado de exceção a ação policial reverteu-se em operacionalizar as limitações impostas pelos Estados, que se consubstanciavam em limitação de limitações de direitos com repressão sobre os infratores. Neste sentido pretende-se aflorar a forma como a ação policial da Polícia de Segurança Pública foi exercida neste contexto. O estudo teórico leva-nos a aduzir que a sua ação foi diferenciada, por estar subordinada à axiologia do estado excecional, congregando nesta dinâmica a abordagem participativa e cívica dos cidadãos.
- Tecnologia, cibernética e defesaPublication . Telles, Ciro; Lopes, Gills Villar; Casalunga, Fernando Henrique; Oliveira, Marcos Aurélio Guedes de; Svartman, Eduardo Munhoz; Olegário, Gabriel; Pagliari, Graciela de Conti; Grassi, Jéssica; Pinto, Danielle Jacon Ayres; Malagutti, MarceloOs sistemas e serviços baseados no espaço exterior têm ganhado destaque ao revolucionarem diferentes áreas e representarem fator multiplicador do poder militar. Não à toa, algumas forças armadas não só incorporaram ativos espaciais em suas estratégias, como também criaram organizações e doutrinas militares voltadas exclusivamente para esse domínio. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo consiste em debater a importância do espaço para o poder militar em específico para o Brasil, e a consequente necessidade de proteção dos ativos espaciais. O recorte temporal se delimita de 1991 até 2022, compreendendo a chamada Segunda Era Espacial. O marco teórico parte dos conceitos de Paradigmas Estruturais, de Colin Gray, e Comando do Espaço, de Everett Dolman e John Klein, e na teoria dos Cinco Anéis, de John Warden. São trazidos exemplos que ilustram como grandes potências têm utilizado seu poder espacial para atingir objetivos políticos, em que pese a atuação de Estados Unidos e China nessa seara. Ao final, sugerem-se, à luz das análises conceituais e da casuística, algumas iniciativas para a defesa espacial brasileira, visando à garantia do Comando do Espaço.
- Aprender a escrever & escrever para aprender: avaliação formativa e revisão coletiva de textos narrativosPublication . Tomaz, Mafalda Simões; Pinto, JorgeO presente relatório é o alicerce de um estudo realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio IV, tendo como principal objetivo melhorar as competências de escrita dos alunos de uma turma do 4.o ano, através da implementação de sessões de revisão coletiva de textos, com recurso a feedback oral. Devido ao contexto pandémico provocado pela Covid-19, o projeto não foi aplicado. Todavia, com a respetiva adequação dos materiais e da proposta, pode ser implementado no futuro a outro grupo de alunos. Esta proposta implica um ciclo sucessivo de tarefas de escrita, revisão coletiva e reescrita, mediadas pelo professor e baseadas na obra Onde está o bolo?, de Thé Tjong-Khing, com recurso a um referencial construído em conjunto com a turma. A partir da análise comparativa das produções dos alunos, da evolução do referencial e da incidência dos seus feedbacks é possível avaliar o impacto do projeto na qualidade dos textos dos alunos. Em relação às opções metodológicas, o estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e baseia-se na metodologia da investigação sobre a prática. A recolha de dados será construída através da observação não estruturada, inicialmente, transitando para semiestruturada com o decorrer do projeto, com recurso a registos vídeo e áudio.
- A escola como caminho para a participação democráticaPublication . Costa, Joana Filipa Brito da; Alcântara, AnaA escola deve ser encarada como um espaço democrático e de aprendizagem cooperativa, desempenhando um papel fundamental na formação cívica dos alunos. Foi com esta perspetiva que, através da educação para a cidadania aplicada na minha prática pedagógica decorrida numa turma de 3.o ano do Ensino Básico em Setúbal, pretendi perceber “Quais os contributos da compreensão de valores e práticas democráticas para o desenvolvimento de trabalhos de grupo?”. Este projeto de investigação, tem como objetivo geral, contribuir para a explicitação, compreensão e implementação dos valores democráticos no dia-a-dia dos alunos. E, como objetivo específico, potenciar o trabalho colaborativo da turma, através de propostas pedagógicas na área da participação democrática. A metodologia adotada neste estudo foi a investigação sobre a prática profissional, onde se recorreu à pesquisa documental, à observação e a inquéritos por questionário como técnicas de recolha de dados, tendo o tratamento dos dados sido realizado através da análise de conteúdo. Os resultados alcançados apontam que, com a implementação deste projeto centrado na pedagogia participativa e nos valores democráticos, foi possível melhorar as dinâmicas de grupo, os comportamentos dos alunos e as práticas democráticas em contexto escolar.