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Abstract(s)
Este texto centra‑se na problemática do Reconhecimento e da Validação das Aprendizagens
Experienciais dos Adultos numa perspectiva educativa. Estas novas práticas enquadram‑se
num paradigma de Educação/Formação ao Longo da Vida, valorizando as aprendizagens
formais e não‑formais que os adultos realizam ao longo das suas trajectórias pessoais, sociais,
e profissionais. Encontrando suporte teórico‑conceptual nas abordagens da aprendizagem
e da educação/formação de adultos, estas práticas emergentes são no entanto terreno de tensões e contradições e, do ponto de vista da investigação educativa, ainda pouco aprofundadas.
Apresentamos neste texto uma breve análise dos conceitos de base, pressupostos e princípios subjacentes — o que se reconhece e valida, como se reconhece e valida, que lógicas se encontram em presença —, orientando as reflexões finais para o domínio da formação dos actores intervenientes no processo de reconhecimento e validação — professores, formadores, conselheiros, orientadores — e para a necessidade de a (re)pensar à luz de novos quadros de referência educativa.
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Keywords
Educação e formação de adultos Aprendizagem experiencial Reconhecimento e validação de adquiridos
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Publisher
Universidade de Lisoa. Unidade de I&D de Ciências da Educação