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IPS - ESE - DCSP - Artigos científicos

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  • Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância: perspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da pandemia
    Publication . Gomes, E. X.
    O artigo que aqui se propõe discute um conjunto de ideias em torno da formação inicial de educadoras/es de infância que se tornaram especialmente visíveis no contexto da pandemia provocada pela doença Covid- 19. A partir do lugar ambíguo da educação de infância no sistema educativo português, pretende-se dar eco a questões emergentes e ao seu impacto na vivência da pedagogia do ensino superior, especialmente no que diz respeito ao isomorfismo da formação inicial e às potencialidades do que se faz e do que escolhe não fazer na formação inicial. Apresenta-se o caso de duas escolas superiores de educação da área metropolitana de Lisboa, uma pública e uma privada, ambas com uma história de várias décadas na formação inicial de educadoras de infância. O foco será colocado na experiência de ensino não presencial, com especial ênfase na resposta dada aos estágios curriculares previstos para o 2º semestre de 2019/2020.
  • Estágio à prova de distância: uma experiência tão extraordinária como autêntica
    Publication . Gomes, E. X.; Montiel, António; Matos, Ana Isabel
    Este artigo pretende analisar uma experiência pedagógica de formação inicial de professo- ras/es vivida na Prática Supervisionada em 1.º ciclo do ensino básico, no contexto da pandemia da Covid-19. Considerando esta circunstância particular, as equipas de coordenação do curso e de docen- tes desenharam um conjunto de medidas emergenciais para promover a continuidade dos estágios em regime não presencial. Foi desenvolvido um estudo qualitativo inspirado pelas metodologias do autoestudo com base na análise documental e questionários às/aos estagiárias/os. A análise e discus- são dos dados revelam um balanço positivo da experiência vivida e permitem tecer algumas consi- derações sobre a formação inicial de professoras/es e educadoras/es.
  • Do Projeto Outgoing: repensar modos de relação com o mundo
    Publication . Rasteiro, Ana; Folque, Maria Assunção; Valente, Mariana; Gomes, E. X.; Simões, Ana; Ilhéu, Maria; Oliveira Pires, Ana Luisa; Almeida, Tiago; Aresta, Fátima
  • Nós no mundo: o projeto OutGoing: criança, natureza e cultura em relação no interior do MEM
    Publication . Gonçalves, Andreia; Gomes, E. X.; Folque, Maria Assunção; Mendes, Maria do Carmo; Reis, Marta; Almeida, Tiago; Kene, Vanessa
  • Dinâmicas e processos de (trans)formação de adultos, práticas artísticas e inclusão: contributos para a compreensão do projeto Recriar-se.
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Vasconcelos, António Ângelo; Lemos, Gina C.
    O artigo foca-se na análise de um projeto de intervenção/formação com pessoas em situação de vulnerabilidade social – o projeto Recriar-se-, desenvolvido pela Cáritas Diocesana de Setúbal. Pretende-se partilhar linhas de reflexão decorrentes do trabalho de investigação realizado por uma equipa de docentes/investigadores, tomando o Recriar-se como objecto de estudo e de avaliação. A investigação em curso procura identificar os contributos do projeto a partir de três dimensões estruturantes - educação não-formal, práticas artísticas e inclusão social, desocultando processos de desenvolvimento pessoal e coletivo dos seus participantes, com vista à mudança e transformação individual, social e comunitária. Neste artigo apresentam-se e analisam-se as características dos processos e dinâmicas de (trans)formação dos participantes do projeto, decorrentes das práticas de educação não-formal e artísticas.
  • Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
    Publication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa; Alves, Mariana Gaio
    Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.
  • A investigação na formação inicial docente: um equilíbrio dinâmico entre o desejável e o possível
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa
    O artigo problematiza o papel da investigação na formação inicial de educadores e de pro fessores em Portugal, analisando as suas principais perspetivas e tendências na atualidade. Refletindo sobre a natureza do conhecimento profissional docente, destacamos algumas das dimensões que devem integrar um perfil desejável, defendendo a (re)valorização da inves tigação nos cursos de formação inicial. O trabalho empírico realizado centra-se na análise e balanço crítico de práticas de investigação-formação desenvolvidas no âmbito do ensino superior público português, que recorre à investigação-ação como estratégia privilegiada de pesquisa e de formação dos futuros profissionais de educação. A análise realizada permite identificar as potencialidades desta abordagem, bem como as tensões institucionais, pedagógi cas e epistemológicas decorrentes. Como conclusão, reforça-se a necessidade de dar espaço e voz à investigação na formação de professores, o que exige a procura do equilíbrio, sempre dinâmico e instável, entre o desejável e o possíve
  • Utilização de portefólios digitais na formação inicial de professores, como estratégia de aprendizagem e avaliação: perspetivas das estudantes
    Publication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Pinto, Jorge
    Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido na formação inicial de professores sobre a utilização de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e avaliação. No estudo, com características de estudo de caso interpretativo, foram entrevistadas estudantes que vivenciaram experiências de utilização de portefólios digitais em diferentes momentos da sua vida acadêmica, onde se pretendeu perceber a relação entre estas experiências, o processo de aprendizagem e a avaliação. Os resultados evidenciam os contributos positivos do portefólio digital para a aprendizagem e a avaliação das estudantes, bem como as principais dificuldades que revelam.
  • Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria Rosário
    Neste artigo, sistematizamos a experiência decorrente de um projecto de investigação e desenvolvimento, centrado no uso de portefólios digitais como estratégia de aprendizagem e de avaliação no ensino superior Português, realizado no âmbito do programa europeu Erasmus+ KA2. No contexto nacional, o projeto desenvolveu-se numa instituição de ensino superior público politécnico, tendo-se realizado um estudo piloto com dupla finalidade: compreender as perspectivas dos estudantes e dos professores face às suas experiências com portefólios digitais; e desenvolver estratégias de aprendizagem e avaliação suportadas na sua utilização. O estudo, de natureza qualitativa − investigação-ação −, mobilizou inquéritos por questionário e por entrevista. As conclusões evidenciam contributos significativos do uso de portefólios digitais pelos estudantes, como o desenvolvimento de competências digitais e de autonomia, criatividade e responsabilidade, sendo igualmente reconhecido como estratégia de aprendizagem e avaliação significativa e motivadora. Por outro lado, apesar de uma parte significativa dos docentes já possuírem experiência com portefólios e de utilizarem suportes digitais, constatou-se que os portfefólios digitais são ainda pouco explorados como estratégia de ensino-aprendizagem e de avaliação. Assim, propuseram-se um conjunto de acções com vista à melhoria da situação, criando condições para que os professores possam ser os produtores do seu próprio conhecimento e profissão.
  • Escola pública em Democracia. Para quê?
    Publication . Silva, Cristina Gomes da
    Qual é o papelda escola pública na sociedade democrática? A discussão sobre a escola pública na atual sociedade democrática inscreve-se em várias frentes registando-se alguma dificuldade na atualização do seu perfil de acordo com as novas exigências a que tem sido submetida. A sua missão, que já não se resume à tríade ler, escrever e contar, nem a um conjunto de aprendizagens profissionais diretamente relacionadas com o mundo do trabalho, passa também por formar cidadãos participativos, informados, competentes, solidários e responsáveis individuais pelo interesse e bem coletivos