IPS - ESE - DCSP - Artigos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCSP - Artigos científicos by Title
Now showing 1 - 10 of 125
Results Per Page
Sort Options
- A acção da escola na promoção das aprendizagens de todos os alunosPublication . Bettencourt, Ana Maria; Pinto, JorgeO mandato da escola pública tem evoluído ao longo das últimas décadas no sentido de proporcionar melhores aprendizagens a todos os alunos. Contudo, parece haver ainda uma diferença substantiva entre os objectivos deste seu novo mandato e a sua consecução. A luta contra o insucesso e abandono escolares não pode deixar de ser uma prioridade na agenda educativa.
- Os actuais paradoxos da formação de professores em PortugalPublication . Souta, Luís
- Adult learners and entry to higher educationPublication . Griffiths, Vivienne; Kaldi, Stavroula; Oliveira Pires, Ana LuisaIn this paper preliminary findings are presented from exploratory studies in Portugal, Greece and England, within the context of widening participation in higher education. The focus of the enquiry is to investigate the personal and professional identities of adult learners entering or re-entering higher education, to highlight their characteristics and learning needs and identify key factors affecting their entry and progress in education related and other courses. Quantitative and qualitative data are presented and discussed on mature students' prior experience, motivation and application process in two university departments of education and one college of education of a polytechnic institution. Mature women students predominated in all three institutions. All the adult learners were highly motivated to enter or return to higher education and had considerable prior experience, especially in the areas chosen to study. However, the very different application procedures in the three countries, including quotas for mature student entry in Portugal and Greece, led to differing opportunities for adult learners. The writers conclude that considerable progress still needs to be made to improve access for mature entrants to higher education.
- Antropologia da literaturaPublication . Souta, Luís
- Aprendizagem ao longo da vida e ensino superiorPublication . Alves, Mariana Gaio; Oliveira Pires, Ana Luisa
- A aprendizagem experiencial dos adultosPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- Assessing, recognising and certifying non-formal and informal learningPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa
- Assessment for learning in Norway and PortugalPublication . Nortvedt, Guri A.; Santos, Leonor; Pinto, JorgeIn this study, we aim to understand the forces driving assessment for learning (AfL) in primary school teaching. By applying a case study design, including the two cases of Norway and Portugal and using mathematics teaching as an example, available policy documents and research reports are analysed to identify the differences and similarities that might explain the assessment practices previously observed in the two countries. Many similarities are found at the school and national levels. In particular, AfL is introduced as a national policy in both countries. Still, AfL practices are not common in primary mathematics classrooms in either country, although this is true for different reasons in each country. It is suggested that the assessment culture caused by national policies, such as curriculum reforms, national professional development projects and teacher autonomy, explains the similarities in the observed outcomes.
- Auto-avaliação regulada em matemática: dizer antes de fazerPublication . Santos, Leonor; Pinto, Jorge; UNESPEsse artigo diz respeito a um estudo desenvolvido com alunos do ensino secundário em Matemática, onde se introduziu ao longo de todo um ano lectivo uma prática intencional de avaliação reguladora. Esta prática consistiu numa estratégia pedagógica em que os alunos tinham de interpretar a tarefa proposta, descreverem por escrito a estratégia de resolução e posteriormente resolverem-na. Coube ao professor dar feedback às produções dos alunos, variando ao longo do ano a sua incidência. Optou-se por uma metodologia interpretativa, recorrendo-se à observação, com registo áudio, e à análise documental das produções dos alunos, do diário de bordo e reflexões do professor. Este estudo evidencia que esta estratégia é potenciadora de aprendizagem, contribui para os alunos reformularem raciocínios erróneos e evita a persistência de erros ou incompreensões. Por ser contrária a uma prática corrente, levanta contudo dificuldades aos alunos e desafia o professor a reflectir e a interagir com outros.
- A autoridade partilhada na Escola Pública DemocráticaPublication . Silva, Cristina Gomes daA discussão sobre a escola pública na atual sociedade democrática inscreve-se em várias frentes e os discursos que vão sendo produzidos descrevem-na mais facilmente pelo que não é, comparada com a escola do passado, do que pelo que é, registando-se alguma dificuldade na atualização do seu perfil de acordo com as novas exigências a que tem sido submetida. Um dos pontos de discussão tem a ver com a suposta perda de autoridade dos professores que surge associada à desvalorização da instituição escolar nas sociedades atuais. Tradicionalmente associada a ideologias de direita e a sociedades fechadas e/ou pouco democráticas, o conceito tem tido uma difícil atualização. Aquilo que aqui propomos é relançar a discussão e equacionar a autoridade numa associação feliz entre exercício da cidadania em contexto democrático, autonomia dos agen-tes sociais em sede escolar, articulação solidária entre o conceito de autoridade e o de autoria e autoridade partilhada e responsável.