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- A inteligência emocional em empresas familiares do Médio Tejo: implcações para a relação líder-lideradoPublication . Santos, Rafaela de Jesus dos; Gonçalves, Sónia P.A presente dissertação tem como objectivo analisar a associação entre a inteligência emocional e a qualidade da relação líder-liderado no contexto de empresas do Médio Tejo. Para além disso, exploraram-se as diferenças entre trabalhadores de empresas familiares e não familiares. Para dar resposta aos objectivos foi desenvolvido um estudo exploratório através da recolha dos dados a partir de um questionário on-line. A amostra do estudo é constituída por 92 indivíduos que trabalham em empresas familiares e não familiares do Médio Tejo. Os resultados revelam associações positivas entre as competências emocionais e a qualidade de relação líder-liderado, sendo as competências emocionais preditoras estatisticamente significativas da qualidade de relação líder-liderado. Para além disto, os resultados mostram que a relação líder-liderado é vista como tendo maior qualidade nas empresas familiares. Provavelmente reforçando a literatura que apontam para que nas empresas familiares o ambiente seja mais informal, o processo de decisão mais rápido, para a existência de mais capacidade de transitar os valores familiares, maior facilidade de comunicação, maior flexibilidade na gestão diária. Tendendo assim, para um maior empenho dos familiares que gerem uma empresa familiar em momentos de crise e entreajuda entre todos porque todos trabalham para o bem comum.
- Tourism in nature reserves and peripheral rural areas: Issues and strategiesPublication . Santos, Luis; Anastácio, Rita Ferreira; Monteiro, PaulinoThe delicate balance between human occupation and conservation policy is a concurrent conflict of historical, economic and cultural nature. Societal reasoning is a clear-cut understanding that the implementation of conservation policy brings loss, while this is a comfortable situation for conservationists, it brings serious consequences to communities. In such places the decreasing investment along with the loss of the main economic local activities, eventually causes demographic decline, which, in turn, results in aging of the population, culminating in a critical situation with no innovation and poor exchange between socio-economic actors. In a context of worldwide tourism sector expansion and development, tourism sustainability performance of such regions or countries becomes an important goal of strategic planning to ensure an appropriate balance between present and future opportunities. Bearing in mind that peripheral areas have usually been characterized by a low level of autonomy in planning capability, with poor access to and from markets, not included in travel itineraries except from a small portion of independent tourists. The current paper analyses two different case studies, the first in the small fishing village of the Cape Verde´s Archipelago, Santo Antão Island where the peripheral community of Monte Trigo was surveyed to understand the impact of the solar electricity facility implementation, along with their views on development. Being Tourism one of the most cited options, it is important to evaluate the risks and different types of tourism. The second case study involves the Natural Park of Serras D’aire and Candeeiros (PNSAC), using Census data and Geographical Information Systems analyzed the impact of conservation legislation on the demographic evolution of communities inside the Park. Results brought to evidence the abandonment of traditional economic activities, thus promoting a different trend of demographic development in peripherical Park regions. Despite the geographical distance and Ecological differences between Coastal Islands and mountainous continental interior, both case studies share and represent both weak and strong tourism sustainability paradigms. Moreover, the core sustainability performance of the studied regions is comparable, which can serve as a starting point that stimulates public and private debate, thus promoting improvement actions to achieve tourism sustainability.
- Performance na centralização logísticaPublication . Cartaxo, Jorge Fernando Valentim Nunes; Simões, Jorge; Loureiro, RubenAvaliar a performance de uma organização é intrinsecamente um objetivo de enorme dificuldade e, por conseguinte, controverso, associado à complexidade inerente à logística hospitalar sendo uma tarefa que exige um elevado grau de exigência. Considerar a centralização como um conjunto de recursos físicos ou ao nível da tomada de decisão permite inferir sobre a sua responsabilidade na área logística hospitalar, ocorrendo que a responsabilidade da mesma acarreta um objetivo específico e imensurável: zelar pela saúde da população e no limite salvar vidas. A organização interna das instituições tem repercussões na sua dinâmica diária, como tal deve-se compreender qual a melhor forma de a mesma se organizar para que possa ser o mais dinâmica possível e, por conseguinte, estar mais próxima de atingir os seus objetivos. A questão de partida da investigação foi se o processo de centralização de armazéns de distribuição seria um fator promotor de melhorias no desempenho logístico, tendo sido considerado o CHMT, E.P.E. do qual fazem parte o Hospital Doutor Manoel Constâncio, o Hospital Nossa Senhora da Graça e o Hospital Rainha Santa Isabel, tendo por responsabilidade apoiar uma área de influência de aproximadamente 266 mil cidadãos. Metodologicamente, tendo em consideração o objetivo da investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas visando atingir o objetivo. Por conseguinte, foi possível chegar a três grandes conclusões com o findar da investigação: o processo de centralização não melhorou a dinâmica operacional, a gestão logística e o desempenho da área logística. Contudo, foi possível observar noutra investigação, anteriormente realizada, que os resultados foram opostos, existindo no futuro um campo de investigação em aberto que poderá visar o entendimento mais aprofundado deste fenómeno, bem como o seu impacto no seio das organizações de saúde.
- Implementação de um Sistema de Business IntelligencePublication . Duarte, Tatiana Marina Gaspar Martins; Campos, Ricardo; Miquelina, NunoAtualmente os dados são um dos mais importantes e críticos ativos de uma empresa. A sua exploração e análise é uma mais valia no auxílio e no suporte à tomada de decisão. Numa era em que o volume de dados cresce exponencialmente, o acesso a esta informação em tempo útil pode fazer toda a diferença no contexto organizacional. Conhecedores desta nova realidade, as empresas recorrem à implementação de sistemas de Business Intelligence como forma de extrair e analisar grandes quantidades de dados, possibilitando assim uma tomada de decisão mais consciente e informada. Este processo, conhecido como gestão do conhecimento, caracteriza-se por ser um conjunto de processos e ferramentas que organizam e sistematizam os dados com o objetivo de os transformar em conhecimento. Com vista a este fim, são utilizadas ferramentas baseadas em Tecnologias de Informação (TI) com o propósito de automatizar os processos inerentes à transformação dos dados em conhecimento. Nesta tese, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Analítica e Inteligência Organizacional, e que decorre do estágio protocolado com a Compta Emerging Business (CEB), descrevemos a implementação de um sistema de Business Intelligence para uma organização ligada à recolha de resíduos. Primeiramente, analisaram-se os dados provenientes de uma fonte de dados interna de forma a identificar os dados que se enquadravam nas necessidades da organização. No passo seguinte, foi criado um modelo de dados multidimensional para a construção de um data warehouse (DW), para onde são carregados os dados extraídos e transformados no processo ETL (Extraction, Transformation and Loading). Por fim, foram elaborados relatórios e dashboards, como meio de apoio e suporte à tomada de decisão.
- A ilustraçãoPublication . Monteiro, Mónica Sofia Gomes; Santos, Hália CostaEste presente relatório visa descrever a actividade desenvolvida durante o período de seis meses no jornal Dinheiro Vivo, como infografista e designer gráfica (ilustradora), e que servirá como componente de avaliação final de Mestrado de Design Editorial do Instituto Politécnico de Tomar. O estágio que realizei foi feito com o objectivo de desenvolver um trabalho prático a nível profissional e adquirir alguma experiência nessa mesma área, principalmente a infografia (que para mim é um campo muito recente a explorar). Para além de demonstrar o trabalho desenvolvido ao decorrer do estágio no jornal Dinheiro Vivo, este relatório relaciona-o com estudo do conceito de ilustração, com perspectivas de ilustradores e exemplos ilustrativos, posteriormente e directamente relacionados com as especialidades do design editorial,
- VITASENIOR–MT: Architecture of a Telehealth SolutionPublication . Pires, Gabriel; Lopes, Ana; Manso, António; Jorge, Dário; Mendes, Diogo; Almeida, Luis; Lopes de Oliveira, Luís Miguel; Gomes, Nelson; Dias, Pedro; Panda, Renato; Pereira, Telmo; Monteiro, Paulo; Grácio, CarlaVITASENIOR-MT is a telehealth solution under development that aims to monitor and improve the healthcare of elderly people living in the region of Médio Tejo. This solution performs both remote and local monitoring of biometric parameters of the elderly, and also of environmental parameters of their homes. The biometric variables include heart rate and temperature measurements collected automatically, by means of a bracelet, throughout the day. Blood pressure, body weight, and other biometric parameters are measured on a daily basis by the senior’s own initiative, and automatically recorded. The environmental parameters include temperature, carbon monoxide and carbon dioxide measurements. A TV set is used as a mean of interaction between the user and the medical devices. The TV set is also used to receive medical warnings and recommendations according to clinical profiles, and to receive environmental alerts. All data and alerts can be accessible to senior’s family and healthcare providers. In alarm situations, an automatic operational procedure will be triggered establishing communication to predefined entities.
- Marca Elle a essência da revistaPublication . Fernandes, Cátia Sofia Nunes Martins; Sanches, Miguel Alexandre Pereira; Coelho, Fernando Manuel CraveiroEste trabalho está centrado na revista ELLE® e no conceito de publicação periódica focada na mulher contemporânea e na temática de moda, introduzido pela marca ELLE®. A primeira parte descreve o estágio curricular do Curso de Mestrado em Design Editorial, realizado na edição portuguesa da revista ELLE®, e debruça-se sobre aspetos de conteúdo e de forma, e sobre conceção, edição, paginação e a produção mensal dessa publicação. Porque a revista ELLE® exportou o conceito global e se transformou numa marca reconhecida e implantada internacionalmente, analisamos, na segunda parte deste relatório, seis edições internacionais. A escolha dessas seis edições - a australiana, a brasileira, a francesa, a indiana, a japonesa e a russa - foi guiada pelas grandes diferenças culturais desses países. A investigação centra-se na coerência entre todas as publicações do universo ELLE®: uma marca focada na afirmação da mulher e na apresentação privilegiada de conteúdos de moda.
- Sistema de comunicações de emergência via ionosfera para ligação ANPC-Pedrógão GrandePublication . Grou, RafaelEste trabalho teve como inspiração a tragédia que assolou o país em 2017, em que, resultado de falhas no sistema de comunicações existente para situações de emergência, milhares de pessoas acabaram por ser vítimas de um incêndio de proporções gigantescas. Como tal, surgiu a ideia de criar um sistema de comunicações alternativo, para que possa ser acautelada a comunicação entre entidades responsáveis em Portugal, caso o sistema em vigor volte a falhar. Esta dissertação tem como objetivo o estudo de um sistema de comunicações que permita que seja feita uma comunicação viável e de qualidade entre vários pontos do país, quer em situações de catástrofe natural, quer em possíveis cenários de conflito. Então, verificar-se-á se é possível fazer uma ligação entre a sede da ANPC, na Amadora, e a sede dos BV de Pedrógão Grande, através de uma comunicação NVIS. Neste estudo usou-se um dipolo de meia-onda para fazer a transmissão do sinal, e uma antena AS-2259/GR para fazer a receção do sinal. Foram calculados os dados referentes à ligação pretendida e, após os cálculos do ângulo de elevação e da atenuação referente à ligação em estudo, chegou-se à conclusão que, para uma potência de alimentação de 20 W, será possível fazer a ligação entre a ANPC e Pedrógão Grande com grande viabilidade, uma vez que a sensibilidade calculada na receção acaba por ser relativamente superior à sensibilidade necessária para que seja feita uma comunicação com qualidade.
- Gás Natural Liquefeito – GNL/LNG Um combustível alternativo no transporte marítimoPublication . Barata, Rui Manuel Martins; Sousa, João Figueira de; Gonçalves, Fernando CruzO progresso tem permitido o desenvolvimento do transporte marítimo por todo o mundo e consequentemente, isso reflete-se num aumento do número de navios a navegar por todo o planeta. O ritmo crescente de navios, aliado ao controlo dos custos de operação e da pressão de cumprir com a programação das estadias nos portos, faz com que, se descuidem muitas vezes os aspetos relativos ao respeito pelo ambiente. Muitos destes navios têm mais de 30 anos, tendo sofrido ao longo do tempo diversos mecanismos de deterioração, evidenciando as mais variadas anomalias e utilizando combustíveis fósseis altamente poluentes como é o caso do fuel. Neste contexto, em que armadores e operadores, são expostos a uma pressão económica para a redução de custos, associada à ausência de uma visão ambiental, tem sido a sociedade civil e a comunidade científica a pressionar as instituições oficiais a tomarem ações de regulamentação que forcem a alteração do paradigma associado ao transporte marítimo. Neste contexto da necessidade de garantir a sustentabilidade ambiental, felizmente, a pressão da sociedade tem tido algum sucesso e assim armadores e operadores têm sido confrontados com legislação que os força a investir na procura de soluções menos agressivas para o ambiente. O estado da arte tecnológica dos nossos dias já torna o GNL1 uma opção viável como combustível alternativo para o transporte marítimo. Na presente data existem mais de 120 navios movidos com este combustível por todo o mundo e um número semelhante em ordens de novas construções. Para manter este progresso é necessário garantir condições de abastecimento deste novo combustível aos navios, garantindo a autonomia dos mesmos, e adotando procedimentos de operação em segurança que salvaguarde pessoas e bens. O Porto de Lisboa tem uma posição natural que o torna um porto geostratégico com grande potencial para ser um centro de abastecimento de bancas de GNL de excelência, a nível europeu, bastando para tal haver investimento em formação de técnicos e infraestruturas de suporte.
- Detailed design of a class I UAV for maritime surveillancePublication . Correia, JoãoEsta tese destina-se ao design estrutural em materiais compósitos de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) de classe I para vigilância marítima. A intenção de expandir o uso de VANTs pela Força Aérea Portuguesa (FAP), na ampla área de jurisdição portuguesa e nas operações internacionais, motivou a necessidade de desenvolver uma nova plataforma capaz de cumprir todos os requisitos operacionais e tecnológicos. A presente tese começa pela definição dos sistemas a bordo necessários para a aeronave, nomeadamente a carga útil, aviónicos e propulsão. O design estrutural ao nível conceptual e preliminar envolveu o planeamento da disposição geral da aeronave para atingir uma margem estática longitudinal válida e a determinação do envelope de voo com rajada para determinar o factor de carga da aeronave. Este parâmetro vai definir a caracterização das forças aerodinâmicas e inérciais para a manobra crítica de voo. O projecto detalhado da aeronave foi realizado através de modelação em Desenho Assistido por Computador (CAD) com o objetivo de minimizer o peso estrutural. O design foi confirmado por uma análise numérica de tensões através de uma Análise de Elementos Finitos (FEA) e foi alcançada convergência para os valores obtidos de tensão e de deslocamento. O design desenvolvido é capaz de suportar a condição de carga crítica sem falha estrutural. A configuração da aeronave com todos os sistemas a bordo apresenta um peso dentro dos limites para a respectiva classe e uma autonomia de oito horas para operações de vigilância marítima. O design desenvolvido pode apresentar outras configurações, e tem uma autonomia máxima de doze horas.