Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.87 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo apresentamos alguns dos resultados preliminares do projeto Empowering Eportfolio Process (EEP), um projecto Erasmus + KA2 que está a ser desenvolvido por cinco instituições de ensino superior, entre as quais a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Como o próprio nome indica, o foco do projeto reside na implementação e no estudo de estratégias pedagógicas suportadas em
ePortfolios, com finalidades de aprendizagem e de avaliação, pretendendo promover o desenvolvimento e o empowerment dos estudantes. Neste contexto, puseram-se em prática estudos-piloto centrados no uso de ePortfolios por estudantes e professores. As estratégias desenvolvidas com os estudantes suportaram-se na construção de ePortfolios num contexto / curso específico, inovador na ESE-IPS: o Semestre Internacional,
destinado a estudantes Erasmus. No que diz respeito aos professores, procurou-se identificar quais as principais práticas pedagógicas postas em prática para a aprendizagem e avaliação dos estudantes, bem como compreender as suas perspectivas sobre o uso de portefólios digitais. Os resultados evidenciam os contributos positivos do ePortfolio para a aprendizagem e avaliação dos estudantes, bem como as principais
dificuldades/resistências sentidas pelos professores.
Description
Keywords
ePortefolios Estratégias de aprendizagem Estratégias de avaliação
Citation
Pires, A. L. O. & Rodrigues, M. R. (2018).Transformando as práticas pedagógicas no ensino superior: o ePortefolio como estratégia de desenvolvimento académico e profissional. In CNaPPES 2018: 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 104-109). Braga: Universidade do Minho.