Publication
Transformando as práticas pedagógicas no ensino superior: o ePortefolio como estratégia de desenvolvimento académico e profissional
dc.contributor.author | Oliveira Pires, Ana Luisa | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria Rosário | |
dc.date.accessioned | 2019-05-03T12:30:27Z | |
dc.date.available | 2019-05-03T12:30:27Z | |
dc.date.issued | 2018-07 | |
dc.description.abstract | Neste artigo apresentamos alguns dos resultados preliminares do projeto Empowering Eportfolio Process (EEP), um projecto Erasmus + KA2 que está a ser desenvolvido por cinco instituições de ensino superior, entre as quais a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Como o próprio nome indica, o foco do projeto reside na implementação e no estudo de estratégias pedagógicas suportadas em ePortfolios, com finalidades de aprendizagem e de avaliação, pretendendo promover o desenvolvimento e o empowerment dos estudantes. Neste contexto, puseram-se em prática estudos-piloto centrados no uso de ePortfolios por estudantes e professores. As estratégias desenvolvidas com os estudantes suportaram-se na construção de ePortfolios num contexto / curso específico, inovador na ESE-IPS: o Semestre Internacional, destinado a estudantes Erasmus. No que diz respeito aos professores, procurou-se identificar quais as principais práticas pedagógicas postas em prática para a aprendizagem e avaliação dos estudantes, bem como compreender as suas perspectivas sobre o uso de portefólios digitais. Os resultados evidenciam os contributos positivos do ePortfolio para a aprendizagem e avaliação dos estudantes, bem como as principais dificuldades/resistências sentidas pelos professores. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Pires, A. L. O. & Rodrigues, M. R. (2018).Transformando as práticas pedagógicas no ensino superior: o ePortefolio como estratégia de desenvolvimento académico e profissional. In CNaPPES 2018: 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 104-109). Braga: Universidade do Minho. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-9477-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28412 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Universidade do Minho | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://cnappes.org/cnappes-2018/apresentacoes/ | pt_PT |
dc.subject | ePortefolios | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de avaliação | pt_PT |
dc.title | Transformando as práticas pedagógicas no ensino superior: o ePortefolio como estratégia de desenvolvimento académico e profissional | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 109 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 104 | pt_PT |
oaire.citation.title | CNaPPES 2018: 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Oliveira Pires | |
person.familyName | da Silva Rodrigues | |
person.givenName | Ana Luisa | |
person.givenName | Maria do Rosário | |
person.identifier.ciencia-id | 1B14-AC6E-5257 | |
person.identifier.ciencia-id | F914-D07D-3523 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9935-6917 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57199723244 | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | conferenceObject | en |
relation.isAuthorOfPublication | 738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae | |
relation.isAuthorOfPublication | 9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9aa55462-ac38-44e9-bdd5-dab95e1502c4 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Transformando as práticas pedagógicas no ensino superior - pp. 104-109.pdf
- Size:
- 2.87 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: