IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing
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O IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing - é uma instituição de ensino superior politécnico não integrado, privada, dotada de autonomia científica, pedagógica e cultural. Foi fundado em 1984 e oferece formação no 1º e 2º ciclos do Ensino Superior com Licenciatura em Gestão de Marketing, Mestrado em Gestão de Marketing e Mestrado em Design Management. São ainda lecionadas várias Pós-Graduações. Está localizado nas cidades do Porto e Lisboa.
Desde 2015, o IPAM integra a Laureate International Universities, o maior grupo mundial de ensino superior, que tem a missão de oferecer educação superior com um enfoque multicultural. Fundada em 1988, a Laureate detém mais de 80 instituições em 29 países e online, integrando mais de um milhão de estudantes e mais de 70 mil colaboradores.
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- 0KG: criação e desenvolvimento de um serviço inovadorPublication . Bernardes, João Pedro; Nogueira, MafaldaEste projeto profissional tem como objetivo a criação, análise e compreensão da viabilidade de um serviço inovador na área do vestuário chamado de 0KG, cuja criação se centra na questão de pesquisa: “Estão as pessoas dispostas a usar roupa em 2ª mão e/ou alugadas quando vão viajar?”. A 0KG trata-se de um aluguer de roupa para dia-a-dia e também de roupa cultural, dependendo do país para onde se vai viajar. O benefício principal deste serviço é de facilitat a rotina dos viajantes, permitindo que as deslocações sejam feitas com maior tranquilidade, sem preocupação com as bagagens e ainda oferecendo um variado leque de roupa para usar, que normalmente os turistas não teriam no seu armário. Por exemplo, um brasileiro poderia trocar as praias quentes do seu país pelo inverno rigoroso de Nova Iorque e não ser obrigado a investir num novo guarda-roupa preparado para o frio. A criaçção e desenvolvimento deste serviço realizou-se através do uso de várias metodologias, como o design thinking e modelos de negócio. A análise a estas metodologias possibilitaram uma explicação da 0KG através um processo de design thinking de Kees Dorst, e ainda a criação de um modelo de negócio que resulta da junção de dois modelos: o Business Model Canvas e McKinsey 7S’s. Numa fase seguinte do projeto foi ainda feita uma análise SWOT que permitiu uma melhor compreensão ao meio envolvente à 0KG, bem como uma análise à concorrência. Relativamente à validaçção do serviço, esta foi feita com a elaboraçção de um questionário com amostra por conveniência, e ainda de um focus group com pessoas de interesse, de forma a obter mais informaçção qualitativa e perceber assim a perceção e aceitabilidade da 0KG. Finalmente, o projeto culmina com a resposta positiva ao problema em si, mostrando assim que o serviço 0KG tem alta aceitação por parte da população. No último capítulo poderá ver-se ainda recomendações, limitações e sugestões para o estudo.
- AB SKF Market Feasibility Study & Glocal Marketing PlanPublication . Rafique, Jusob Mahomed; Pacheco, NatáliaThe rise of electric vehicles and clean energy technologies presents new market opportunities for global companies. Through the scope of the mining, mineral processing and cement industry, a market feasibility study is conducted in this paper to understand the market size, implications, and regions that may be of interest and in line with the objectives of SKF, a Swedish company known for its market leader position in ball bearing production. To ensure that bearings remain in optimal function, lubrication is needed, with this in mind, a marketing plan for the lubrication management department is created with regional adaptations suiting target countries’ cultures. The marketing plan and strategy focuses on global strategies with seamless integration into local cultures using a data driven approach and artificial intelligence as a means of reaching these objectives.
- A abordagem da gestão de marketing na perspetiva dos hotéis vínicos: o estudo de caso the Yeatman HotelPublication . Silva, Fabiana; Pires, HenriqueAo longo dos anos, assistimos a uma evolução e a uma constante inovação da sociedade e do conhecimento, tendo presente, cada vez mais a ideia da globalização. As perspetivas de um mercado cada vez mais comum, estabelecidas pelo fortalecimento da concorrência, pelo aumento da competitividade e pelo surgimento de grandes economias, têm estimulado países a construírem instituições cada vez mais fortes e diferenciadoras, de forma a alcançar uma vantagem competitiva que permita uma boa gestão nas relações com os clientes e a valorização destes produtos e serviços nos mercados internacionais. A crescente concorrência nacional e internacional entre estabelecimentos hoteleiros destaca a necessidade de diferenciação da oferta através de variáveis como a identidade e credibilidade. Desta forma, nos últimos anos, nas regiões do Alentejo e Douro presenciamos à concretização de projetos turísticos de luxo e direcionados para o vinho, criando uma oferta diversificada capaz de atrair novos clientes e atingir novos mercados internacionais, com base em fatores naturais e culturais e na qualidade e excelência dos seus vinhos. O domínio deste projeto assenta, essencialmente, no Enoturismo, no Marketing de Turismo e na gestão de marketing como abordagem aos hotéis vínicos. A metodologia utilizada consiste num estudo qualitativo, com um guião de entrevista semiestruturada e onde o foco de estudo é o The Yeatman Hotel. Este projeto contribui para compreender a perspetiva da hotelaria vínica na gestão de marketing, percebendo quais as estratégias de marketing mais utilizadas, de forma a perceber o impacto que as mesmas causam nos fiéis e potenciais clientes.
- Ações e estratégias das marcas que influenciam a lealdade do consumidor de design de interiores premiumPublication . Pimenta, João Maurício Martins; Santos, FernandoO Marketing está e deve estar presente em todas as interações entre um consumidor e uma marca, seja de forma mais ou menos constante e profunda. As relações que são estabelecidas entre as duas partes ajuda, não só nas compras efetivas, como também na satisfação das necessidades dos consumidores. Esta investigação permite que se entendam quais as ações e estratégias mais eficazes que as marcas podem corporativamente desenhar, com vista à construção de relações a longo prazo com os consumidores deste setor. A realização de 16 entrevistas semiestruturadas, que foram inseridas numa abordagem metodológica qualitativa, permitiram ir ao encontro da emoções e experiências efetivas que os entrevistados já vivenciaram. A consequente análise aos resultados permite evidenciar que aspetos como a pessoa que faz a ligação entre as marcas e os consumidores, bem como a questão de experiências memoráveis e diferenciadoras, têm um papel fundamental na lealdade.
- Adaptação da comunicação de uma marca de luxo aos seus diferentes mercados. Case study: Delightfull - Covet GroupPublication . Costa, Andreia Resende Gomes da; Alves, CaetanoAo longo do estágio curricular realizado na marca DelightFULL, surgiu o interesse em compreender de que forma a marca estruturava e delineava as suas estratégias de comunicação, tendo em conta a sua abrangência global e a diversidade de mercados onde atua. À medida que a integração na marca foi evoluindo, tornou-se percetível que a sua comunicação nem sempre era adaptada ou personalizada consoante o mercado para o qual esta estava a comunicar. Este fator fazia com que as estratégias nem sempre fossem suficientemente eficazes e que não permitissem por vezes alcançar os objetivos estabelecidos pela marca, chegando a tornar-se ser mal percecionada por parte de alguns potenciais clientes que se mostravam desagradados com algumas estratégias. Tornou-se então foco de interesse compreender quais os ajustes e sugestões necessários de forma a melhorar a experiência que a marca oferece aos seus clientes e potenciais clientes. Tendo isto em conta foi desenvolvida uma revisão da literatura focada em temas como o luxo, as marcas de luxo, os seus consumidores e a sua comunicação bem como o tema da adaptação cultural. Neste relatório foi aplicada uma metodologia qualitativa, tendo em conta a necessidade de compreender comportamentos e práticas da marca. Esta metodologia foi sustentada com entrevistas semiestruturadas a membros da DelightFULL e a consumidores de luxo para a recolha de dados primários e através da observação e de documentos internos como fonte de dados secundários. O objetivo deste relatório passa por sugerir um conjunto de alterações às estratégias da marca tendo como base a estrutura da marca, a perceção e aspetos valorizados pelos consumidores de luxo assim como os fatores a ter em conta na adaptação cultural, segundo modelos de autores-chave da revisão da literatura.
- Adaptação das estratégias de comunicação organizacional, em contexto de pandemia covid-19: Impacto no consumidorPublication . Tiago, Joana Silva Vagaroso Cruz; Ferreira, MafaldaO ano de 2020 será sempre recordado na história mundial como o ano em que se iniciou a pandemia Covid-19. De forma a acompanhar os esforços dos consumidores como seres humanos numa situação pandémica nunca antes vivida, as Organizações adaptaram as suas estratégias de comunicação à Covid-19. Para tal, a sua comunicação organizacional transformou-se em mensagens de gratidão a todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente de combate à pandemia Covid-19; em mensagens de empatia e força a todos os consumidores que, de uma maneira ou de outra, estão a ser afetados pela pandemia; em mensagens de incentivo e apelo ao isolamento social voluntário, como forma de travar a propagação do vírus e em mensagens que reforçam o compromisso da responsabilidade partilhada, do esforço coletivo e da conexão humana, para vencer a pandemia. A presente dissertação foca-se no estudo do impacto, durante a pandemia, no comportamento do consumidor e no envolvimento do mesmo, e no pós pandemia, na intenção de compra do consumidor, face às marcas que adaptaram as suas estratégias de comunicação organizacional à pandemia Covid-19. Para a realização desta dissertação foi adotada uma metodologia de investigação mista, sendo que a análise de dados quantitativos foi fundamentada através da implementação de um inquérito por questionário e a análise de dados qualitativos foi sustentada pela metodologia Delphi. Os resultados de ambas as recolhas de dados mostram que todos os esforços feitos pelas Organizações em adaptar a sua comunicação à pandemia Covid-19, terão um impacto positivo no comportamento dos consumidores face às marcas e no envolvimento dos consumidores com as marcas, durante a pandemia, e terão também um impacto positivo na intenção de compra do consumidor face às marcas, no período pós pandémico.
- Adaptacíon cultural del mercado paraguayo de cara al consumo del vino de oportoPublication . Torres, Carla Maria Bozzano; Ferreira, MafaldaIntroducir una bebida con siglos de experiencia, con carácter y personalidad, originario del Viejo Continente, Europa, Portugal, a un mercado nuevo, joven e inexperto, perteneciente al Nuevo Continente, América, Paraguay; ¡es aquí donde se nos presenta el gran desafío! La aventura de comercializar el Vino de Oporto en el mercado paraguayo es lo que da inicio a este trabajo. Nos llevó a estudiar las culturas, a través de las dimensiones que nos ofrece Hofstede, y con ello, nos invita a mirar a la vida con una visión más amplia, a ser más tolerantes, por lo tanto, versátiles y adaptables, es la inteligencia cultural la que nos ayuda a resolver los intríngulis culturales, que a simple vista no detectamos. A continuación, comprender el marketing internacional, el marketing cros cultural, y el encuentro con la necesidad de adaptar un mercado a un nuevo/viejo producto Los datos obtenidos de las investigaciones y su correspondiente análisis son los que sustentan las recomendaciones finales. Palabras claves: Internacionalización, Vino de Oporto, Cultura, Dimensiones de Hofstede, Marketing Internacional, Marketing Cros cultural.
- Adoção de Assistentes de Voz e o Comportamento do UtilizadorPublication . Canelas, Nuno Miguel Henriques; Abreu, RicardoCom a proliferação de equipamentos com integração de tecnologia Internet of Things (IoT), tem aumentado também, em simultâneo, a quantidade de utilizadores de assistentes de voz inteligentes, um produto com sensores de processamento de linguagem natural (NLP), que permite às pessoas estarem constantemente conectadas com qualquer equipamento IoT. O presente estudo tem como objetivo avaliar a aceitação e o comportamento do utilizador em relação aos assistentes de voz inteligentes. Para o efeito, foi utilizado o Modelo de Adoção de Tecnologia (TAM), um modelo conceptual útil para analisar a aceitação de uma determinada tecnologia por parte das pessoas. Foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória com recurso ao software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), de acordo com os objetivos propostos, onde confirma-se haver uma relação direta entre a intenção de compra face ao uso e o comportamento de uso.
- A adoção de eWOM negativo e o seu impacto no adepto de futebol: estudo de caso Sporting CPPublication . Gomes, Gonçalo Soares; Ferreira, MafaldaO surgimento da comunicação digital revolucionou por completo o mundo do marketing e a forma como as empresas interagem com os seus consumidores. Hoje é possível atingir um maior número de pessoas num espaço de tempo mais curto. A revolução tecnológica automatizou diversos processos e tornou a análise de dados mais rápida e barata, dando ao marketing um papel de essencial relevância para a estratégia da empresa. No mundo do futebol e seus adeptos a realidade é a mesma. Os clubes estão hoje em dia muito mais perto dos seus adeptos. No entanto, estas inovações tecnológicas representam também um desafio para as marcas. A concorrência está dotada dos mesmos recursos e, por isso, existe uma preocupação permanente por parte das marcas em inovar e se manter mais habilitado que os demais. Além disso, o anonimato e a facilidade de acesso favorecem o aparecimento de conteúdos negativos e ofensivos acerca de uma determinada marca, seja por razões de insatisfação ou por qualquer outro motivo. Desta forma, torna-se importante perceber o impacto que estes conteúdos exercem nos consumidores. Para fazer a investigação, recorreu-se aos métodos quantitativos, através de um questionário, o qual foi respondido por 264 indivíduos. O questionário teve como base a teoria de afetividade-aversão e o modelo de adoção da informação. Os resultados desde estudo indicam que os conteúdos negativos disseminados nas redes sociais, têm a capacidade de influenciar as futuras decisões dos consumidores e que, o autor e a forma como são percebidos pelos leitores pode inflacionar esta influência. Este estudo pode ser alargado e explorado, sendo já, no entanto, um contributo para a investigação da influência dos conteúdos negativos no comportamento do adepto.
- Adoção de mobile banking pela geração Z: um panorama do mercado em PortugalPublication . Carvalho, Sila Aguiar; Borges, Ana PaulaO rápido progresso tecnológico e o uso cada vez mais frequente de dispositivos móveis, o mobile banking emergiu como uma escolha cada vez mais popular e prática para a administração financeira global. Este estudo pretendeu investigar as diferentes motivações “variáveis que levam a Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, a adotar o mobile banking (Seemiller & Grace, 2016). Foi adotada uma abordagem metodológica que utilizou oito variáveis independentes, baseadas em estudos anteriores e validadas. As hipóteses identificadas na revisão da literatura foram testadas através de um questionário aplicado à Geração Z, fornecendo dados empíricos para validar as suposições. A análise estatística dos dados foi realizada utilizando o software SPSS. Os nomes dos respetivos autores de onde foram retiradas as variáveis de estudo estão citados nas hipóteses de investigação. A análise estatística, realizada com o software SPSS, demonstrou que confiança, privacidade, risco percebido, valor de utilização, facilidade de uso e necessidade de interação pessoal influenciam significativamente a adoção do mobile banking pela Geração Z. Em contrapartida, influência social e a falta de informação não apresentaram significância.