Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-25"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- A importância do envolvimento dos utentes na definição e no desenvolvimento do plano de atividades de um Centro de DiaPublication . Pinto, Pedro; Martins, Sónia
- O papel do capital psicológico e do suporte social no ajustamento académico e bem-estar no ensino superior:Publication . José, Isabel; Rosinha, AntónioA crescente preocupação com o bem-estar e adaptação dos estudantes no ensino superior, este estudo analisa o impacto do ajustamento de estudantes do ensino superior em várias universidades do país. A amostra foi de 100 estudantes, com idades variadas entre 18 e 50 (M = 27; DP = 8,156). A amostra é predominante feminina com (53%) em comparação ao sexo masculino (47%). No que concerne a exercer alguma atividade profissional (53%) dos participantes exercem alguma profissão, enquanto 43% não. No que diz respeito ao ano de frequência verificou-se uma variedade de respostas, sendo que por 19% de estudantes do primeiro ano, 26% do segundo ano, 27% do terceiro ano e 28% de mestrandos, não tivemos nenhum estudante de doutoramento. Para recolha de dados utilizou-se um inquérito composto por instrumentos como Compound PsyCap Scale, a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido, o QVA-r (Questionário de Vivências Acadêmicas) a Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh (WEMWBS). Os resultados indicam uma média de 4,13, que evidencia níveis elevados entre os estudantes. Além disso, as análises de consistência interna das escalas utilizadas mostram que, apesar de algumas dimensões apresentaram alfa de cronbach abaixo do ideal, as escalas de suporte social e bem-estar possuem alta confiabilidade. A discussão dos resultados destaca a importância do suporte social e do capital psicológico no ajustamento e no bem-estar. Em conclusão, a pesquisa tem implicações teóricas e práticas significativas, ressaltando a necessidade de ressaltar a necessidade de apoiar os estudantes em suas jornadas acadêmicas para promover seu bem-estar e ajustamento.
- Saúde psicológica no trabalho e bem-estar organizacionalPublication . Lima, Suélen; Lopes, JoãoDe acordo com a natureza e a pertinência do nosso estudo, este foi orientado para os seguintes objetivos: Avaliar a Tipologia de Cultura Organizacional e sua Relação com os Riscos Psicossociais no Trabalho, com impacto no Desempenho Grupal e na Eficácia das Equipas de Trabalho, em Organizações Hoteleiras Portuguesas; Analisar a Tipologia da Cultura Organizacional e os Riscos Psicossociais no Trabalho como fator Preditor do Desempenho Grupal, segundo as Variáveis Sociodemográficas, nas Organizações Hoteleiras Portuguesas. A amostra do estudo empírico é constituída por um total de 105 participantes voluntários, de ambos os sexos, sendo 71 do sexo feminino (67,6%) e 34 do sexo masculino (32,4) definindo previamente, como critério de inclusão, apenas a idade igual ou superior a 18 anos, assim como a antiguidade na organização igual ou inferior a 1 ano. O protocolo de investigação foi constituído por um Questionário Sociodemográfico; First Organizational Climate and Culture Unified Survey – FOCUS, Quinn & Rohrbaugh, 1981; Van Muijen et al., 1999. Adaptação portuguesa: Neves, J. (2000); Psychosocial Questionnaire (COPSOQ), desenvolvido e validado por Kristensen e Borg com a colaboração do Danish National Institute for Occupational Health in Copenhagen (Nübling et al., 2010), que foi traduzido e adaptado, por Silva (2012); Group Performance Assessment Scale Alper, Tjosvold & Law, (2000); Ancona & Caldwell, (1992) Escala de Avaliação do Desempenho Grupal – Forma-1, Adaptação Portuguesa: Dimas, I. D. (2007) e Forma-2, adaptação Dimas e Lourenço, em 2015. A recolha de dados foi efetuada através da plataforma, Google Forms Office e de forma presencial. Os resultados parecem evidenciar significativamente algumas dimensões da tipologia de cultura, segundo o modelo dos Valores Contrastantes de Quinn, bem como a existência de relação com os riscos psicossociais no trabalho, cultura com o desempenho grupal, fatores preditores da saúde psicológica no trabalho. Discutem-se limitações na investigação e sugestões para futuros estudos, na mesma população, com amostras mais representativas.
- Plano de comunicação integrada de marketing para a A.J.Manata JardimPublication . Furtado, Inês Maria Hungria; Pacheco, NatáliaO presente relatório de estágio aborda o desenvolvimento e implementação de um plano de comunicação integrada de marketing para a empresa A.J. Manata Jardins, que atua no setor de construção e manutenção de jardins. A comunicação é um fator chave para o sucesso e crescimento das organizações em ambientes competitivos. O objetivo principal deste estudo é avaliar o grau de satisfação e perceção dos clientes da empresa perante a comunicação e propor estratégias que melhorem a comunicação organizacional e o relacionamento com os clientes. De modo a atingir este fim, foi utilizado o modelo SOSTAC, que ajudou no desenvolvimento do plano de comunicação integrada de marketing. Numa fase mais inicial, foi feito um diagnóstico acerca da empresa, com a análise interna, externa e aplicação da SWOT. A metodologia utilizada neste estudo tem caráter qualitativo, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas a diretores, colaboradores e clientes da empresa. A análise dos resultados foi feita com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin, que permitiu identificar os principais problemas a nível da comunicação da empresa. Os resultados do estudo serviram como base para a criação de ações direcionadas à comunicação online e offline. Estas ações tiveram como foco o aumento do engagement, o reconhecimento da marca e sobretudo, a fidelização dos clientes. Em síntese, os clientes da A.J. Manata Jardins valorizam serviços de qualidade, uma comunicação eficaz, confiança e proximidade. Neste sentido, é essencial que a empresa reforce estas fatores através de ações de comunicação consistentes e integradas.
- Comunicação interna em processos de mudança organizacional: avaliação da satisfação dos colaboradores Caso de estudo: Procurement EDPPublication . Silva, Inês Tavares da; Barbosa, João Pinto; Abreu, RicardoO presente relatório refere-se ao estágio curricular realizado na EDP, no subdepartamento de Procurement Excellence, no âmbito do mestrado em Gestão de Marketing. O principal objetivo consistiu em avaliar a satisfação dos colaboradores com a comunicação interna no decurso de uma mudança organizacional estrutural significativa. Na revisão da literatura foram abordados temas como, mudança organizacional, Procurement, comunicação organizacional, comunicação interna, ferramentas de comunicação interna, satisfação dos colaboradores com a comunicação interna, e os temas respetivos às dimensões abordadas no questionário, sendo estas, clima organizacional, qualidade dos meios de comunicação digitais e comunicação nas reuniões. Para tal, foi desenvolvido um estudo de natureza quantitativa, através da aplicação de um questionário “Internal Communication Satisfaction Questionnaire” (ICSQ) de Tkalac Verčič et al. (2021), a colaboradores da organização (n=51). A análise dos dados foi realizada com recurso ao software SPSS, permitindo identificar níveis de satisfação e aspetos críticos no processo comunicacional. Os resultados revelam uma perceção globalmente positiva da comunicação interna nas diferentes áreas de Procurement, embora com margem para otimização. A homogeneidade observada sugere consistência nos processos comunicacionais estabelecidos, mas reforça a necessidade de estratégias mais direcionadas e específicas de forma a atender às necessidades de cada equipa. A predominância de níveis moderados a altos de satisfação indica oportunidade de melhoria contínua rumo à excelência comunicacional, como no fortalecimento do envolvimento dos colaboradores e na otimização dos momentos formais de partilha de informação.
- Escolha do Consumidor: um estudo sobre os factores determinantes na preferência entre E-Readers e Livros FísicosPublication . Tinoco, Matilde Salvador Aleixo Sabino; Pereira, António ReisNos últimos anos, tem-se observado um crescimento no hábito de leitura, especialmente entre os jovens, impulsionado pela conveniência e acessibilidade dos dispositivos digitais. Paralelamente, os livros físicos continuam a ter um público fiel que valoriza a experiência tátil da leitura tradicional. Diante deste cenário, esta investigação procura entender os fatores que influenciam a preferência pela leitura digital em relação à física. Para isso, foi aplicado um questionário online com abordagem quantitativa, direcionado a indivíduos que já utilizaram dispositivos digitais de leitura. O estudo analisa construtos como utilidade percebida, facilidade de uso, custo percebido, compatibilidade com os valores, posse psicológica, influência social, atitude perante o uso e intenção de uso, com base em modelos como o TAM e o UTAUT. Compreender estes fatores é essencial para que editoras, livrarias e plataformas digitais desenvolvam estratégias eficazes de segmentação, usabilidade e comunicação. Os resultados obtidos poderão contribuir para decisões mais alinhadas com as expectativas dos leitores e para a sustentabilidade do setor editorial num ambiente digital em constante evolução.
- O impacto do género musical em anúncios publicitários na intenção de compra de produtos MielePublication . Silva, Joana Alexandra Alves Franco Serra; Barbosa, João Pinto; Abreu, RicardoO presente estudo investiga o impacto do género musical em anúncios publicitários na intenção de compra em relação à marca Miele. Inicia-se com uma revisão abrangente da literatura, destacando a importância do marketing sensorial, em particular da música, na influência do comportamento do consumidor. Diversos estudos são apresentados, evidenciando a relação entre música e tomada de decisão. Além disso, são explorados os efeitos psicológicos e emocionais da música, assim como os fatores que influenciam a perceção dos consumidores. Este trabalho propõe um modelo concetual e respetivas hipóteses para análise, delineando a relação entre género musical e intenção de compra, bem como o efeito moderador da congruência da música ao anúncio e à marca. A metodologia utilizada apresenta uma abordagem quantitativa, incluindo a visualização de um anúncio real da Miele com 3 versões de género musical de fundo e um questionário online. Este estudo visa ampliar o conhecimento sobre o papel da música na publicidade e marketing, proporcionando insights práticos para uma melhor experiência do consumidor e estratégias de marketing mais eficazes.
- How is it going to be the future of in-store check out in supermarkets? A case studyPublication . Paonessa, Matteo; Figueiredo, RonnieSupermarkets are increasingly challenged to innovate their in-store checkout pro-cesses to meet evolving customer expectations and operational demands. This project ad-dresses the research question: "How it is going to be the future of in-store checkout in su-permarkets?”. To answer it, the research takes in example a case study on Lidl Italy and Italian customers, with a mixed-methods approach applied, hence combining a structured survey with Italian supermarket customers and a semi-structured interview with a Lidl Italy manager. The results show that while customers are open to automation and faster checkout systems, they still value the presence of human assistance. Traditional cashier and self-checkout options remain dominant, whereas newer models like cashierless stores and smart carts are not yet widely adopted due to many reasons. The interview findings confirm that in this context Lidl Italy is pursuing a pragmatic strategy, investing selectively in technolo-gies that balance cost efficiency with customer needs. The study concludes that the future of checkout will likely be hybrid, blending automation with human interaction. Supermarkets must maintain trust and provide flexible options despite the unavoidable nature of techno-logical change. This study offers useful advice on how retailers can innovate properly in a market that is extremely competitive and driven by consumers.
- Five stars hotels on InstagramPublication . Espinha, Maria Martins Figueira Vieira; Bicho, MartaThe usage of social media as became a must in every brand and luxury hotels are no different. Over the past years, these establishments have recognized the necessity of integrating social media platforms into their communication channels, interactions, and overall marketing approach. This master's thesis investigates how five star hotels utilize Instagram to connect and engage with their audience as a form of their marketing strategy. To achieve this, a structured literature review was conducted, followed by a qualitative research approach employing two key techniques. First, semi-structured interviews were carried out with marketing experts from three luxury hotels. Second, a content analysis was performed on the Instagram pages of three prominent hotels: Myriad by Sana, MEMMO Hotels Príncipe Real, and EPIC SANA Marquês. This study explores the unique characteristics of luxury hotels and their clientele, as well as the social media strategies they employ to engage this audience. The analysis found several key findings. Firstly, luxury hotels have had to adapt their marketing strategies to the new social media landscape, driven by consumer expectations. Secondly, the research examines how these five-star hotels promote themselves on their Instagram pages and the types of content they produce. This thesis reveals the specific content strategies of luxury hotels on social media and their importance in meeting needs and expectations of their target audience. Finally, this research contributes to a more profound understanding of the social media presence of five-star hotels and offers valuable insights for luxury hotels seeking to navigate the complexities of social media to effectively reach their target demographic.
- Comportamento do consumidor português face às marcas chinesas de carros elétricos: estudo focado nas marcas chinesas de veículos elétricos no mercado portuguêsPublication . Gamboa, Rafael Tomás; Pereira, António ReisA finalidade da presente dissertação é examinar os aspetos que têm influência sobre os consumidores portugueses na intenção de compra dos veículos elétricos (VEs) de marcas chinesas. Atualmente, a transição energética e a preocupação ambiental são elementos com uma relevância cada vez maior. Neste sentido, o estudo investiga as dinâmicas do comportamento do consumidor face à penetração de novas empresas no setor automóvel europeu. A partir da teoria do comportamento planeado (TPB) e da integração de variáveis auxiliares, foi elaborado um modelo conceptual que pretende ilustrar as tendências dos consumidores para usufruírem de VEs oriundos da China. Foi utilizada uma metodologia quantitativa através da execução de um questionário com uma amostra de 292 indivíduos, residentes em Portugal e portadores de carta de condução. A análise estatística foi feita com recurso a análise fatorial, validação de escalas e regressão logística, o que permitiu validar a significância estatística de várias hipóteses elaboradas. Os resultados obtidos demonstram que o valor percecionado é o fator que mais detém influência em relação à intenção de compra. Tal fator é positivamente condicionado pela abertura à inovação, pela consciência ambiental e pela influência social. Constatou-se ainda que a perceção de qualidade, a fiabilidade e o conhecimento das marcas chinesas continuam a ser obstáculos importantes, apesar de serem amortecidos entre o público-alvo mais jovem e recetivo às inovações tecnológicas. Nesta investigação chega-se à conclusão que as marcas chinesas de VEs possuem aptidão para evoluir dentro da indústria portuguesa, na condição de que apostem num plano com estratégias de marketing e comunicação, e reforcem a sua reputação e diferenciação.
