ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano por título
A mostrar 1 - 10 de 90
Resultados por página
Opções de ordenação
- Ambiente organizacional e o comprometimento organizacional - Papel da liderança transformacional na relação entre o colaborador e a organizaçãoPublication . Semedo da Silva, Verónica; Dias, ÁlvaroA presente dissertação pretende correlacionar os conceitos de ambiente organizacional e comprometimento organizacional, tendo como intermediária a liderança transformacional e o seu papel nas organizações. No contexto do ambiente organizacional, é extremamente importante que as empresas tenham conhecimento de que é através da liderança transformacional, e de uma maior atenção às necessidades dos seus colaboradores, que conseguirão perdurar no decorrer dos tempos, resistindo às constantes mudanças, dentro e fora do ambiente organizacional, e manter os colaboradores na organização. Um bom líder é imprescindível numa organização pois mantém a sintonia entre as necessidades humanas e os objetivos das organizações, perpetuando a cultura da organização e promovendo assim o crescimento e o sucesso tanto da empresa como dos que a constituem. O desenvolvimento humano deve ser tomado pelas organizações como uma estratégia organizacional e a gestão das pessoas faz parte desse processo. Sem as pessoas não há́ organizações, por isso é de extrema importância o fator humano nas organizações.
- ANÁLISE DA EFICÁCIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO Um estudo de caso de uma IES em Maceió / Alagoas / Brasil.Publication . Monte Viana, Rafael Antônio; Lippo Acioli, Maria de Fátima da CostaO objetivo desta investigação é a elevada magnitude para as IES (Instituições de Ensino Superior) que buscam analisar a eficácia do gestor de recursos humanos na produtividade dos colaboradores. Na investigação são levantados questionamentos a respeito da evolução na gestão de pessoas, modelo de gestão por competência e a análise da eficácia da gestão dos recursos humanos da IES, que ao longo dos anos, o modelo de gestão da instituição sofre mudança dentro de suas políticas institucionais. O propósito da pesquisa é aferir o grau de eficácia na produtividade dos colaboradores em dois setores: Secretaria Acadêmica e Biblioteca, analisando as ferramentas necessárias para aferição da eficácia na produtividade dos colaboradores. Para atingir este objetivo fez-se necessário realizar uma pesquisa in loco, de cunho qualitativo a fim de analisar a eficácia da gestão em prol da produtividade e seu valor à IES. No detalhar do tema exposto, esta investigação blindou-se em um caráter exploratório e descritivo, adotando como metodologia a pesquisa bibliográfica. A investigação teve como base autores a exemplo de Rabaglio (2006) e Brito (2005) com publicações de seus discursos para gestão por competência bem como evolução da gestão de pessoas e modelo de competência. Esta gestão por competência inseridas nas instituições é feita pela assessoria do gestor ou gerente de recursos humanos, adotando processos e ferramentas a fim de promover um cenário satisfatório nos profissionais bem como a própria IES. O modelo de avaliação para verificar a produtividade dos colaboradores, dos setores investigados, é ineficaz. Encontrou-se um método que não corresponde as boas práticas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos mesmos. Além disso, foram preconizados alguns métodos para avaliação de desempenho do colaborador a fim de proporcionar a eficácia de sua produtividade, proporcionando bons resultados para a instituição.
- Análise da perceção sobre a eficácia do processo de recrutamento através das redes sociais: recrutadores versus candidatosPublication . Oliveira Baltazar, Priscila Sofia; Rodrigues, RosaAs constantes transformações, que caracterizam o atual mercado de trabalho, e o rápido avanço das tecnologias de informação e comunicação têm incentivado as organizações a atuar de forma mais apelativa junto dos candidatos que procuram emprego. Por conseguinte, o recrutamento através das redes sociais (RS), deixa de ser uma exceção e passa a fazer parte do dia-a-dia dos recrutadores e dos candidatos. Esta investigação enquadra-se nesta temática e tem como objetivo conhecer a perceção dos candidatos e dos recrutadores sobre a eficácia do processo de recrutamento através das RS. A amostra é constituída por 440 sujeitos que já participaram em processos de recrutamento através das RS, dos quais 146 são recrutadores e 294 são candidatos. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia mista, sendo os dados recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e de um questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Os resultados obtidos revelam que a perceção sobre a eficácia e as vantagens da utilização das RS face aos outros meios de recrutamento difere significativamente em função do grupo a que os participantes pertencem, ao contrário das desvantagens que não revelam diferenças significativas. Constatou-se, ainda, que apesar dos vários aspetos positivos mencionados pelos candidatos, de um modo geral, a sua perceção no que diz respeito à eficácia das RS no processo de recrutamento é menos favorável do que a dos recrutadores.
- Análise de uma Ferramenta de Gestão para o Desenvolvimento da Atividade Docente: estudo de caso em uma Instituição privada de Ensino Superior em Maceió/BrasilPublication . Purcell, Cristiana; Lippo Acioli, Maria de Fátima da CostaA habilidade de planejar é uma das incontáveis atividades desenvolvidas pelo homem e que merece ênfase, haja vista que é por meio do planejamento que o ambiente a sua volta é controlado consonante com seus anseios e necessidades. Este estudo buscou analisar a contribuição da ferramenta “Panorama” para o planejamento da atividade docente, e consequentemente para o aperfeiçoamento do docente como profissional. Esta metodologia tem sido aplicada em uma Faculdade privada na cidade de Maceió/Alagoas/Brasil desde 2014. A contextualização teórica deste trabalho foi baseada em Shiba, Graham e Walden, pois focamos na importância da evolução da qualidade. Além disso, Grönroos nos permitiu vislumbrar a questão do planejamento por meio de como atividade docente foi realizada, como se inter-relacionam e como são percebidas pelos discentes. Como ferramenta metodológica, foram aplicados questionários aos docentes que permitiram entender como o uso do Panorama contribuiu para a sua organização e para o seu desempenho como professores. Além disso, a pesquisa também foi aplicada junto aos discentes para averiguar a percepção que eles tiveram sobre os docentes que utilizaram o Panorama, bem como compreender como esta ferramenta poderia contribuir para o desenvolvimento deles como usuários finais. Concluímos que a atividade docente teve uma significativa melhora quando houve a utilização do Panorama, de modo que contribuiu com o aperfeiçoamento do docente durante o planejamento das aulas. For fim, também verificamos melhoria no desenvolvimento do discente, uma vez que incentivou a pesquisa, estudo, planejamento e organização dos seus estudos.
- Análise do papel moderador da motivação na relação existente entre a formação e o desenvolvimento de carreira: setor público versus setor privadoPublication . Rodrigues Aires, Joana Carolina; Rodrigues, RosaA competitividade, a incerteza e os desafios que caracterizam o atual mercado de trabalho têm incentivado as organizações a investir em ações de formação que permitam fortalecer os conhecimentos e as competências dos seus colaboradores. Porém, verifica-se que para este processo ser bem-sucedido é fundamental que os mesmos estejam motivados para desenvolverem o seu potencial e progredirem na carreira de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende analisar o impacto da formação no desenvolvimento de carreira e o papel moderador da motivação na relação que ocorre entre as duas variáveis. A amostra é constituída por 391 participantes, com idades compreendidas entre os 19 e os 65 anos, que desempenham funções no setor público e no setor privado. Para a recolha de dados, foram usados os seguintes instrumentos: Questionário de transferência da aprendizagem na formação profissional, Questionário de desenvolvimento de carreira e o Questionário de motivação de McClelland. Os resultados obtidos permitem-nos constatar que isoladamente a formação e a motivação têm um impacto significativamente positivo no desenvolvimento de carreira, mas quando se encontram em interação não existe efeito moderador. Verificou-se ainda, que existem diferenças significativas entre o setor público e o setor privado no que diz respeito à motivação para o poder, ao desenvolvimento de carreira e à transferência da formação para o local de trabalho.
- Aplicabilidade, desafios e barreiras da implementação da Inteligência Artificial na Gestão de Recursos Humanos: Modelo de moderação múltiplaPublication . Abreu Lima Sá, Paola; Rodrigues, RosaA compreensão dos fatores que influenciam a intenção de utilização futura da Inteligência Artificial (IA) na Gestão de Recursos Humanos (GRH) é fundamental para promover a adoção eficaz destas tecnologias em contexto organizacional. Com base num modelo de moderação múltipla, esta investigação analisou o papel da perceção de aplicabilidade da IA na GRH e o efeito moderador dos desafios e das barreiras à sua implementação na intenção de uso futuro. O estudo seguiu uma abordagem metodológica mista. Na primeira fase foram entrevistados 11 profissionais de Recursos Humanos (RH) com experiência em processos de transformação digital. Os resultados da análise qualitativa permitiram identificar as principais categorias que fundamentaram o desenvolvimento do inquérito por questionário. Num segundo momento –estudo quantitativo – foram aplicados 157 questionários a colaboradores que trabalham com ferramentas de IA no contexto da GRH. A análise estatística revelou um efeito direto e significativo da perceção de aplicabilidade da IA na intenção da sua utilização futura. Adicionalmente, verificou-se que os desafios percebidos moderam positivamente esta relação, intensificando o impacto da aplicabilidade à medida que os contextos se tornam mais exigentes. Em contrapartida, as barreiras à implementação da IA não exerceram um efeito moderador significativo. Estes resultados evidenciam que a aceitação da IA na GRH é mais influenciada pelos desafios operacionais e estratégicos do que por barreiras estruturais. Conclui-se que o reconhecimento da aplicabilidade da IA, aliado à capacidade de enfrentar desafios internos, constitui um fator determinante na predisposição dos profissionais para adotarem estas tecnologias no futuro.
- Avaliação da adaptação ao Ensino Superior: vivências académicas de estudantes do 1º ano da Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasPublication . Cavaleiro Ribeiro da Costa, Catarina Isabel; Varela, MiguelA entrada no ensino superior é considerada um período crítico onde se dá início a transformações e a novos desafios na vida dos estudantes. O presente estudo procurou analisar o processo de transição dos estudantes inscritos pela primeira vez na universidade e em que medida as suas vivências académicas, agrupadas em cinco dimensões: Pessoal, Interpessoal, Carreira, Estudo e Institucional, têm impacto na sua adaptação ao novo contexto, segundo as variáveis sexo e mobilidade. A amostra foi composta por 285 estudantes da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), 148 são do sexo feminino (52%) e 137 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 17 e os 28 anos (M= 19,25; DP=4,3). Relativamente à mobilidade, 276 estudantes (97%) não são deslocados da sua residência de origem, sendo os restantes 9 (3%) deslocados. Foram aplicados dois questionários, um de dados sociodemográficos e o Questionário de Vivências Académicas, QVA-r, na versão reduzida (Almeida, Ferreira & Soares, 1999). Considerando a dimensão da amostra de estudantes deslocados (9), a variável mobilidade não foi testada. Os resultados deste estudo permitem concluir que as vivências académicas da nossa amostra, quando relacionadas com a variável sexo, aparentemente, parecem não ter interferência no processo de adaptação dos recém-chegados à ULHT.
- Avaliação e Gestão do Potencial Humano na Administração PúblicaPublication . Baptista, Maria; Ramos, Casimiro
- Condicionantes do Equilíbrio entre a Vida Profissional e Pessoal e da Satisfação Profissional O efeito mediador do comprometimento organizacionalPublication . Martins Feixeira, Carolina; Dias, ÁlvaroOs colaboradores, as suas motivações, necessidades e ambições são cada vez mais tidas em conta no contexto empresarial vivido atualmente. As organizações procuram que o ambiente vivido seja positivo e estável, para que os seus colaboradores se sintam parte da organização, e que esta se preocupa com eles e com as suas vontades. É cada vez mais importante potenciar o sentimento de comprometimento com a organização e satisfação profissional. Cabe às organizações permitirem que os seus colaboradores consigam um equilíbrio entre os papéis mais importantes da vida humana, profissional e pessoal. Para a realização deste estudo, inicialmente elaborou-se uma análise teórica baseada em conceitos e estudos já realizados, por forma a ser possível obter um enquadramento teórico que possibilitasse justificar a temática em uso. De seguida foi realizado um estudo quantitativo através de um questionário, no qual se obtiveram 262 respostas, a partir das quais se fez uma análise estatística. Apesar do que inicialmente se previa, ao propor o modelo conceptual em estudo, nem todas as afirmações foram validadas após a análise dos dados obtidos. Assim, foi possível afirmar que o ambiente organizacional afeta positivamente o comprometimento organizacional e a satisfação profissional. Contudo não se verificou qualquer impacto no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Validou-se também o facto de existir uma relação positiva e significativa entre o comprometimento organizacional e a satisfação profissional. Porém, não se verificou uma relação significativa entre o comprometimento organizacional e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Por fim, verificou-se também que o comprometimento organizacional fornece um efeito mediador entre o ambiente organizacional e a satisfação profissional, contudo não se verificou o efeito mediador do comprometimento organizacional entre o ambiente organizacional e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
- A contribuição do capital humano no grau de satisfação dos clientes no Colégio Santa de Tereza, Maceió, Brasil.Publication . Santos Lima, Wesley; Brandão Kullok, Maisa GomesEm um cenário global de elevada concorrência no âmbito privado a nível global, identificou-se que a quantidade de escolas na mesma região da cidade de Maceió, no estado de Alagoas, no Brasil, passou a exigir detalhes que as distinguissem para além do âmbito educacional. Considerando que a escola também é uma instituição privada que necessita de uma demanda comercial, precisa destacar-se das demais, manter-se financeiramente e conquistar clientes constantemente. Neste contexto e, também por este motivo, enquanto investigador e profissional da administração, esta investigação surge como uma proposta de melhoria de serviços, com a realização de um estudo de caso no Colégio Santa Tereza, através do serviço de ouvidoria, a fim de encontrar um diferencial no atendimento, focando na qualidade como elemento primordial da prestação de serviço.
