Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-12"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Segurança interna : Vulnerabilidade ao stress e burnout na Policia de Segurança PúblicaPublication . Antunes, João Manuel Simões; Rosa, Joana BritesAs idiossincrasias da atividade e da cultura organizacional das forças policiais continuam a ser assinaladas como subjacentes a alterações no funcionamento operativo destes profissionais. Com efeito, a variabilidade do ambiente onde operam - invariavelmente expostos a riscos e ao escrutínio da atuação - são fatores no reconhecimento do exercício da atividade policial como uma das profissões que mais desencadeiam stress e, concomitantemente, agudizam a elevação do risco de burnout. Atentos a esta conjuntura, a presente dissertação tem como objetivo refletir sobre a vulnerabilidade ao stress e as dimensões da síndrome de burnout em elementos da Polícia de Segurança Pública [PSP], analisar as associações entre si, bem como as suas variações em função do género. A recolha dos dados foi realizada em contexto grupal, aquando das avaliações periódicas efetivadas pela Divisão de Psicologia da Polícia de Segurança Pública, tendo-se procedido à aplicação de um questionário sociodemográfico, do Maslach Burnout Inventory - MBI e do Questionário de Vulnerabilidade ao Stress - 23 QVS. A amostra foi selecionada por conveniência, tendo participado no estudo 754 agentes da PSP, cuja faixa etária está compreendida entre os 21 e os 60 anos de idade (M=44.6 e DP=7.93). Verificaram-se diferenças entre géneros no burnout, mas não na vulnerabilidade ao stress e foi possível observar a existência de associações significativas entre as dimensões do burnout e entre o burnout e a vulnerabilidade ao stress, sendo estes resultados discutidos de acordo com a literatura.
- Adaptação cultural e linguística da Lower Extremity Functional Scale para o português europeuPublication . Rezendes, Ana Rita Sousa de; Gonçalves, Rui Soles; Esteves, José
- As Fun Activities in Sport como uma ferramenta pedagógica em Educação Pré-escolarPublication . Loirinho Isabel, Marisa; Rosa, Celeste
- As Fun Activities e a matemáticaPublication . Oliveira Marques, Marta; Rosa, Celeste
- A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA NO DESEMPENHO DO GESTOR DA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS NO MUNICÍPIO DE MACEIÓPublication . LUYTE DA COSTA SILVA, ANDERSON; Lippo Acioli, Maria de Fátima da CostaEsta pesquisa teve como objetivo investigar a influência que a infraestrutura tem no desempenho dos gestores nas escolas em tempo integral da rede pública estadual de Alagoas, com base em um estudo de caso em uma escola de ensino médio regular, situada na cidade de Maceió. Buscou conhecer a diferenciação dos conceitos de educação integral e escola em tempo integral, bem como compreender a nova política educacional de ampliação da jornada escolar na rede pública de Alagoas, Programa Alagoano de Ensino Integral – pALei, como instrumento facilitador para elevação na qualidade da educação na rede pública de Alagoas. Nesta perspectiva procurou identificar os elementos que compõem a infraestrutura na escola em tempo integral como forma de possibilitar ao gestor escolar o desempenho de ações fundadas na promoção de um ambiente de planejamento e organização administrativa, financeira e sobretudo pedagógico participativo e que propicie conhecimentos científicos e culturais aos alunos e professores. A metodologia caracterizou-se como pesquisa exploratória e de abordagem qualitativa através das entrevistas realizadas com os gestores da escola e quantitativa por meio dos questionários aplicados aos professores que possibilitou a construção de gráficos e quadros. A pesquisa revelou a não existência do termo contraturno escolar e que todas as atividades da escola de tempo integral estão inseridas no currículo escolar e integrada no Projeto Político Pedagógico – PPP, tendo como principal desafio para gestão escolar, promover a participação da família no processo de ensino-aprendizagem e o engajamento dos professores nas atividades exercidas na escola de tempo integral. O estudo levou-nos a percepção que a infraestrutura escolar adequada não caracteriza melhoria na qualidade da educação, mas possibilita ao gestor escolar desempenhar com eficiência e qualidade suas ações no processo de construção de uma escola pública de qualidade e, consequentemente, minimizando os fatores hereditários e a influência da família que são predominantes para o sucesso do desenvolvimento e desempenho dos alunos e qualidade da educação.
- Análise de uma Ferramenta de Gestão para o Desenvolvimento da Atividade Docente: estudo de caso em uma Instituição privada de Ensino Superior em Maceió/BrasilPublication . Purcell, Cristiana; Lippo Acioli, Maria de Fátima da CostaA habilidade de planejar é uma das incontáveis atividades desenvolvidas pelo homem e que merece ênfase, haja vista que é por meio do planejamento que o ambiente a sua volta é controlado consonante com seus anseios e necessidades. Este estudo buscou analisar a contribuição da ferramenta “Panorama” para o planejamento da atividade docente, e consequentemente para o aperfeiçoamento do docente como profissional. Esta metodologia tem sido aplicada em uma Faculdade privada na cidade de Maceió/Alagoas/Brasil desde 2014. A contextualização teórica deste trabalho foi baseada em Shiba, Graham e Walden, pois focamos na importância da evolução da qualidade. Além disso, Grönroos nos permitiu vislumbrar a questão do planejamento por meio de como atividade docente foi realizada, como se inter-relacionam e como são percebidas pelos discentes. Como ferramenta metodológica, foram aplicados questionários aos docentes que permitiram entender como o uso do Panorama contribuiu para a sua organização e para o seu desempenho como professores. Além disso, a pesquisa também foi aplicada junto aos discentes para averiguar a percepção que eles tiveram sobre os docentes que utilizaram o Panorama, bem como compreender como esta ferramenta poderia contribuir para o desenvolvimento deles como usuários finais. Concluímos que a atividade docente teve uma significativa melhora quando houve a utilização do Panorama, de modo que contribuiu com o aperfeiçoamento do docente durante o planejamento das aulas. For fim, também verificamos melhoria no desenvolvimento do discente, uma vez que incentivou a pesquisa, estudo, planejamento e organização dos seus estudos.
- Gestão do potencial humano e adoecimento do trabalhador na SEMED\Maceió – AlagoasPublication . Lemos de Sant' Ana Barros, Kelly Cristina; Brandão Kullok, Maisa GomesO tema associado à saúde dos docentes tem destacado-se nos últimos anos, devido um aumento de sentimentos de aflição, mal-estar e martírio, associados ao trabalho docente, situação esta que tem atentado a academia e os trabalhadores da educação, para a forma que o poder público tem lidado com esta realidade. Portanto, este estudo tem o objetivo de buscar compreender “se” e “como” a gestão responsável pela saúde do trabalhador propõs ações e políticas interventivas para os docentes. Para isto, a investigação inicia com uma revisão de literatura já existente sobre o tema, encontrando um número limitado de publicações e, das quais, aproximadamente 25% foram selecionadas e menos de 10% tratavam diretamente da gestão em Saúde Pública. Diante disto, foram elencadas três hipóteses, a primeira questiona a existência e realização de políticas para a categoria, mas sem exposição; a segunda hipótese, de que o tema não é interessante às instituições de pesquisa e, por fim, a terceira hipótese, de que realmente há uma inexistência de programas e políticas direcionadas ao adoecimento do docente. Neste contexto, identificamos a necessidade de políticas e programas condizentes à realidade docente, bem como debruçar-se e investigar este processo e identificar soluções.
- Cerebral schistosomiasis in a patient travelling from São Tomé and PríncipePublication . Armindo, Rui Duarte; Costa, Sónia; Almeida, Vânia; Barroso, CândidaAiming to raise awareness for the possibility of schistosomal involvement of the central nervous system in travellers returning from endemic areas and/or immigrants to nonendemic areas, the authors report a case of neuroschistosomi asis in a Portuguese patient coming from the Republic of São Tomé and Príncipe with good clinical outcome following praziquantel therapy. This is the first case of neuroschistosomiasis associated with São Tomé and Príncipe reported in literature and further studies are needed to confirm which species of this parasite are endemic of that region. We conclude that early diagnosis is key to reduce clinical severity and therefore validation of new diagnostic techniques and establishment of consensual treatment guidelines would be important.
