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- Role of body mass and physical activity in autonomic function modulation on Post-COVID-19 condition: an observational subanalysis of Fit-COVID studyPublication . Freire, Ana Paula Coelho Figueira; Lira, Fabio Santos; Morano, Ana Elisa von Ah; Pereira, Telmo; Coelho-E-Silva, Manuel-João; Caseiro, Armando; Christofaro, Diego Giulliano Destro; Marchioto Júnior, Osmar; Dorneles, Gilson Pires; Minuzzi, Luciele Guerra; Pinho, Ricardo Aurino; Silva, Bruna Spolador de AlencarThe harmful effects of coronavirus disease 2019 (COVID-19) can reach the autonomic nervous system (ANS) and endothelial function. Therefore, the detrimental multiorgan effects of COVID-19 could be induced by deregulations in ANS that may persist after the acute SARS-CoV-2 infection. Additionally, investigating the differences in ANS response in overweight/obese, and physically inactive participants who had COVID-19 compared to those who did not have the disease is necessary. The aim of the study was to analyze the autonomic function of young adults after mild-to-moderate infection with SARS-CoV-2 and to assess whether body mass index (BMI) and levels of physical activity modulates autonomic function in participants with and without COVID-19. Patients previously infected with SARS-CoV-2 and healthy controls were recruited for this cross-sectional observational study. A general anamnesis was taken, and BMI and physical activity levels were assessed. The ANS was evaluated through heart rate variability. A total of 57 subjects were evaluated. Sympathetic nervous system activity in the post-COVID-19 group was increased (stress index; p = 0.0273). They also presented lower values of parasympathetic activity (p < 0.05). Overweight/obese subjects in the post-COVID-19 group presented significantly lower parasympathetic activity and reduced global variability compared to non-obese in control group (p < 0.05). Physically inactive subjects in the post-COVID-19 group presented significantly higher sympathetic activity than active subjects in the control group. Parasympathetic activity was significantly increased in physically active subjects in the control group compared to the physically inactive post-COVID-19 group (p < 0.05). COVID-19 promotes changes in the ANS of young adults, and these changes are modulated by overweight/obesity and physical activity levels.
- O efeito das rotinas em crianças com disfunções de integração sensorialPublication . Gonçalves, Renata; Trigueiro, Maria João; Pinto, ÉliaIntrodução: as disfunções sensório-motoras podem afetar o desempenho das crianças durante as suas atividades diárias e rotinas. Sendo as rotinas benéficas para a saúde das crianças a ausência de rotinas planeadas e a exposição a situações novas, de forma repentina - conforme ocorreu devido à pandemia da doença do coronavírus (COVID-19) - pode ter impacto no comportamento das crianças. Objetivos: o presente estudo tem como objetivo perceber, através da perceção dos pais, de que forma a alteração das rotinas provoca comportamentos disruptivos em crianças com disfunções de integração sensorial (DIS). Métodos: este estudo é um estudo de caso observacional, descritivo, que incide sobre um pequeno grupo de indivíduos (estudo de caso múltiplo). A amostra é constituída por três famílias (pais e respetivas crianças), obtida por uma amostragem não probabilística, do tipo intencional por casos típicos. Foram utilizados, como instrumentos, o Sensory Processing Measure (SPM) forma casa e a Entrevista Baseada nas Rotinas (EBR). Os dados foram analisados com recurso a testes de análise qualitativa e quantitativa. Resultados: após o tratamento de dados quantitativos (SPM) e qualitativos (EBR), os resultados sugerem que as rotinas possuem impacto em crianças com DIS, que se refletem nos seus comportamentos. Os dados sugerem que, com o confinamento - devido à situação pandémica - e a consequente forçosa alteração de rotinas diárias, estas crianças modificaram os seus comportamentos, seja por questões sensoriais ou por questões emocionais. Conclusões: apesar de considerarmos que mais resultados, com uma amostra maior, têm de ser obtidos, este estudo parece apontar no sentido de se vir a tornar um material prometedor e útil na contribuição da qualidade e excelência da prática clínica dos terapeutas ocupacionais portugueses, que não têm disponíveis, até ao momento, informações relativas ao efeito das rotinas em crianças com DIS - o que, atualmente, se justifica prontamente, tendo em conta a situação pandémica que ocorreu a nível mundial e que levou, grande parte da população, a reestruturar as suas rotinas durante os períodos de confinamento vivenciados.
- The relationship between childhood abuse and adult attachment styles: the mediator role of sensory over-responsivityPublication . Silva, Alexandra; Rocha, Nuno; Pinto, ÉliaAbusive experiences in childhood are common and can have effects on health and well-being that can last for many years, including altering the interpersonal behavior. There is also evidence showing that these early negative experiences may cause alteration in sensory modulation. This study aimed to understand if sensory over-responsivity (SOR) may play an important role in mediating the association between childhood abuse (Emotional Abuse, Emotional Neglect, Sexual Abuse, Physical Abuse, Physical Neglect) and Attachment-related Anxiety and Avoidance in adult romantic relationships. The sample consisted of 500 individuals aged 18-62 years (M= 28.83, SD = 7.82). Participants in this study completed an online survey, which contained the following instruments: Sensory Processing Scale Inventory (SPSI), Childhood Trauma Questionnaire (CTQ-SF), and Experiences in Close Relationships Questionnaire (ECR). The proposed mediation models have a higher mediation percentage for attachment-related anxiety rather than avoidance. All variables predicted the mediator, except sexual abuse that predicts the outcome but did not predict the overall model when the mediator was included.
- Práticas em Intervenção Precoce na Infância: Perceções de Educadores de Infância em Creche e Pré-escolarPublication . Falé, Mafalda dos Anjos Moura Santana; Mendes, ElisabeteA dissertação que aqui apresentamos pretende dar a conhecer as perceções dos educadores de infância, que exercem a sua atividade em Creches e em estabelecimentos de Educação Pré-escolar, sobre as práticas recomendadas para a Intervenção Precoce na Infância (IPI), nomeadamente, de que forma a implementação da intervenção centrada na família, do modelo de trabalho transdisciplinar nas Equipas Locais de Intervenção e do serviço de consultoria ocorrem na sua realidade contextual, bem como de que forma entendem essas práticas. Com base numa metodologia qualitativa, realizámos um inquérito por questionário a 27 educadores de infância a exercer funções em estabelecimentos educativos da rede pública e da rede privada, na área geográfica de quatro concelhos vizinhos no Alentejo. Com base em critérios pré-definidos: maior experiência profissional e maior experiência no trabalho com profissionais das equipas de intervenção precoce, foi aplicada uma entrevista semiestruturada a cinco destes educadores para aprofundar os dados recolhidos. Constatámos, então, que os participantes consideram conhecer as práticas recomendadas para a IPI, pese embora tenham revelado, nas entrevistas, algum desconhecimento sobre a sua operacionalização. Verificou-se, ainda, a importância dada à intervenção direta realizada com a criança em contexto educativo, incluída no grupo e nas rotinas habituais. Não obstante, o serviço prestado pela IPI assume-se como relevante para o desenvolvimento da criança, particularmente a parceria entre o educador de infância e o profissional da equipa de intervenção precoce, que deve garantir a comunicação entre ambos e o trabalho colaborativo.
- Relação escola-família: de mãos dadas no quotidiano das criançasPublication . Pinto, Rita Sofia Courela; Marchão, AméliaA questão da relação Família/Jardim de Infância já faz parte dos discursos políticosociais sempre que se fala em Educação e a verdade é que tem suscitado um elevado interesse por parte das Ciências Sociais e Ciências da Educação, o que tem feito com que esta problemática seja alvo de diversos estudos. O presente relatório patenteia a descrição e análise do percurso educativo e reflete as experiências vivenciadas numa sala de Creche e numa sala de Jardim de Infância, concretizadas, respetivamente, ao longo dos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020, durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Através da ação educativo-pedagógica desenvolvida pretendeu-se compreender a relação entre famílias e o Jardim de Infância, tendo em conta que se for trabalhada diariamente e com estratégias que podem ajudar a proporcionar momentos de qualidade, esta acaba por ser uma dinâmica com benefícios no desenvolvimento de laços afetivos e contribuindo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A metodologia investigação-ação foi essencial para refletir as atividades, valorizando a relação e intervenção da família com o Jardim de Infância e o seu desenvolvimento, seguindo autores de referência e as Orientações Curriculares para a Educação Pré- Escolar.
- Refrigeração industrial no setor das conservas alimentares : relatório de estágio na empresa CofisaPublication . Duque, André Filipe Carreira; Ferreira, João Manuel Nogueira Malça de MatosOs sistemas de refrigeração são muito importantes para os processos de conservação, por forma a manter a qualidade dos alimentos e diminuir ao máximo o nível de bactérias e fungos que aparecem de forma natural nos mesmos. Neste caso concreto, o estudo desenvolvido foca-se nos sistemas de refrigeração aplicados à conservação de alimentos, particularmente de pescado. O presente relatório resulta do estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica – Especialização em Projeto, Instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos, lecionado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). Durante o período de estágio (de 8 meses) foram aplicados vários conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, colocando-os em prática no contexto empresarial. Neste caso, a empresa selecionada para o desenvolvimento do trabalho foi a Cofisa S.A., uma indústria conserveira, localizada na Figueira da Foz. Neste trabalho serão destacados alguns aspetos tais como a evolução histórica e tecnológica dos sistemas de refrigeração, os processos de instalação e manutenção destes sistemas, os seus componentes e respetivos fluidos frigorigéneos. Durante o estágio surgiu a oportunidade de desenvolver algumas tarefas, tais como: ajudar na manutenção de equipamentos, substituição de óleos, filtros, motores, a aquisição de componentes mais modernos e de maior eficiência, a realização de testes de controlo das águas, aos produtos perecíveis recém chegados, aos produtos armazenados, entre outros parâmetros que são exigidos na indústria alimentar de forma a assegurar o máximo de qualidade e segurança para os consumidores e operários fabris e o acompanhamento de auditorias e inspeções de entidades externas. A metodologia seguida no trabalho baseia-se no desenvolvimento cronológico dos trabalhos executados ao longo de todo o estágio, realçando os objetivos específicos, dificuldades e resultados relevantes, enquadrando-os sempre que possível com as melhores práticas de referência aplicável. Adicionalmente, foi desenvolvido o projeto de uma câmara frigorífica com fluido R449A, em alternativa ao cenário existente de arrendamento de um espaço a uma empresa externa.
- Uma viagem pelo mundo das artes plásticasPublication . Pereira, Verónica; Ana Isabel, SousaCom este estudo pretendemos aproximar as artes visuais das crianças, através de atividades didáticas e simultaneamente lúdicas, contribuindo para o seu desenvolvimento estético, em contexto de Educação Pré-escolar. Tencionamos ainda demonstrar, através dos resultados da investigação teórica e prática, que a introdução das artes visuais, neste ciclo formativo, é uma mais-valia para as crianças, desde tenra idade. Nesse sentido, realizamos um projeto educativo de investigação-ação, numa escola que articula os modelos pedagógicos do Movimento Escola Moderna, Waldorf e High-Scope, mais concretamente numa sala de Jardim de Infância, com 15 crianças dos 3 aos 6 anos, durante 10 semanas, de 6 de outubro a 12 de dezembro de 2020. As atividades implementadas estimularam as crianças participantes a desenvolver respostas autónomas e criativas perante os desafios propostos, assim como a capacidade de improvisação, o desenvolvimento da expressão pessoal, da imaginação e da sensibilidade, e ainda a apreciação e o respeito pela diversidade de produções artísticas dos colegas. Proporcionamos também o trabalho em equipa, um melhor conhecimento de obras de diferentes artistas, com recurso a diversas técnicas e materiais, que foram manipulados e explorados, contribuindo para que as crianças compreendessem, finalmente, as caraterísticas e funções dos materiais existentes na área da Expressão Plástica da sala, o que constituiu uma das nossas intencionalidades, motivada pela observação prévia do contexto educativo.
- Intervenção centrada na família: Olhar dos profissionais de uma equipa local de intervençãoPublication . Romudas, Margarida Baptista; Mendes, ElisabeteEste estudo procurou investigar a perceção dos profissionais de uma Equipa Local de Intervenção (ELI), relativamente às práticas recomendadas em intervenção precoce, mais precisamente, no que se refere à intervenção centrada na família e à forma como operacionalizam a sua implementação no dia-a-dia. Nesse âmbito, são explicitados os referenciais teóricos, baseados em evidência cientifica internacional, que devem orientar os profissionais na implementação de práticas de qualidade na intervenção com as crianças e respetivas famílias. Assim, nesta dissertação é apresentado um estudo empírico que utiliza uma metodologia de investigação qualitativa ou interpretativa, no qual foram utilizados três instrumentos de recolha de dados: a Escala de Intervenção Focada na Família (Pimentel, 2003), uma grelha de Observação Participante (adaptada de McWilliam, 2010) e uma Entrevista em Grupo Focal realizada com a participação dos elementos que integram a ELI em estudo. Com base na análise dos dados recolhidos, constatámos que os profissionais da equipa nem sempre trabalham de acordo com as práticas recomendadas em Intervenção Precoce na Infância, apesar de muitas vezes as enunciarem como referência. Durante a realização do estudo foi possível sinalizar e entender as dificuldades dos profissionais na operacionalização das práticas recomendadas. A falta de conhecimentos no domínio da intervenção precoce na infância e a constante rotatividade dos membros das equipas são identificados como problemas comuns. O contexto em que as práticas são habitualmente implementadas (contexto educativo), a tipologia dos casos em apoio (severidade das perturbações), bem como, as características das famílias (educação, religião, valores e crenças) são elencados como fatores que influenciam o grau de envolvimento das famílias na intervenção.
- O impacto do marketing de guerrilha na ativação de uma marca turística portuguesa: O estudo de caso da foge comigo por PortugalPublication . Lopes, Carlos Miguel de Campos Pires Araújo; Mena, RicardoO setor turístico é o mais competitivo em Portugal e é notória a sua importância na economia global. Ainda assim, este setor enfrenta um momento difícil devido ao aparecimento da pandemia COVID-19 que provocou um impacto muito negativo a nível internacional. Deste modo, as empresas necessitam de se destacar no mercado e o Marketing de Guerrilha pode ser utilizado para esse efeito. Ao longo do estágio curricular realizado na marca Foge Comigo por Portugal, surgiu a importância de entender como é que os consumidores reagem ao Marketing de Guerrilha para poder ajudar na ativação de uma marca. Assim, o objetivo geral deste estudo é compreender o impacto do Marketing de Guerrilha na ativação de uma marca portuguesa. Neste relatório foi utilizada uma metodologia qualitativa, em que a técnica de recolha de dados é um inquérito por questionário. A amostra contém 310 respostas válidas, já que estes indivíduos se intitulam como turistas culturais que têm interesse em conhecer a história, a arte, os costumes, as pessoas e a gastronomia de um lugar. Por último, é realizada uma análise dos dados extraídos do questionário, apresentadas algumas conclusões deste estudo e, consequentemente, recomendações à marca Foge Comigo por Portugal.
- O papel mediador da liderança na relação existente entre a cultura e os comportamentos de cidadania organizacionalPublication . Martins Direitinho, Daniela Maria; Rodrigues, RosaPara enfrentarem os desafios com que se deparam diariamente, as organizações necessitam de colaboradores que manifestem comportamentos espontâneos e inovadores que vão além das suas obrigações formais, verificando-se que o tipo de cultura organizacional e o estilo de liderança contribuem largamente para que estes comportamentos possam emergir. A presente investigação insere-se neste contexto e visa analisar o papel mediador da liderança na relação existente entre a cultura e os comportamentos de cidadania organizacional (CCO). Participaram no estudo 349 sujeitos cujas idades oscilam entre os 20 e os 63 anos e dos quais 53.3% pertencem ao sexo feminino. Os dados foram recolhidos através do Questionário de cultura organizacional desenvolvido a partir da teoria dos valores contrastantes, do Questionário multifatorial de liderança e do Questionário de comportamentos de cidadania organizacional. Os resultados demonstram que o tipo de cultura organizacional e os estilos de liderança se encontram correlacionados e que a cultura de clã e o estilo de liderança transformacional são as variáveis que mais contribuem para incentivar os CCO. Foi, ainda, possível constatar que a cultura organizacional tem um impacto significativo nos CCO e que a liderança tem um efeito indireto sobre essa relação, o que sugere que a importância atribuída à liderança se sobrepõe ao tipo de cultura existente na organização.