Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
787.49 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: as disfunções sensório-motoras podem afetar o desempenho das crianças
durante as suas atividades diárias e rotinas. Sendo as rotinas benéficas para a saúde das
crianças a ausência de rotinas planeadas e a exposição a situações novas, de forma
repentina - conforme ocorreu devido à pandemia da doença do coronavírus (COVID-19)
- pode ter impacto no comportamento das crianças.
Objetivos: o presente estudo tem como objetivo perceber, através da perceção dos pais,
de que forma a alteração das rotinas provoca comportamentos disruptivos em crianças
com disfunções de integração sensorial (DIS).
Métodos: este estudo é um estudo de caso observacional, descritivo, que incide sobre um
pequeno grupo de indivíduos (estudo de caso múltiplo). A amostra é constituída por três
famílias (pais e respetivas crianças), obtida por uma amostragem não probabilística, do
tipo intencional por casos típicos. Foram utilizados, como instrumentos, o Sensory
Processing Measure (SPM) forma casa e a Entrevista Baseada nas Rotinas (EBR). Os
dados foram analisados com recurso a testes de análise qualitativa e quantitativa.
Resultados: após o tratamento de dados quantitativos (SPM) e qualitativos (EBR), os
resultados sugerem que as rotinas possuem impacto em crianças com DIS, que se refletem
nos seus comportamentos. Os dados sugerem que, com o confinamento - devido à
situação pandémica - e a consequente forçosa alteração de rotinas diárias, estas crianças
modificaram os seus comportamentos, seja por questões sensoriais ou por questões
emocionais.
Conclusões: apesar de considerarmos que mais resultados, com uma amostra maior, têm
de ser obtidos, este estudo parece apontar no sentido de se vir a tornar um material
prometedor e útil na contribuição da qualidade e excelência da prática clínica dos
terapeutas ocupacionais portugueses, que não têm disponíveis, até ao momento,
informações relativas ao efeito das rotinas em crianças com DIS - o que, atualmente, se
justifica prontamente, tendo em conta a situação pandémica que ocorreu a nível mundial
e que levou, grande parte da população, a reestruturar as suas rotinas durante os períodos
de confinamento vivenciados.
Description
Keywords
Rotinas Crianças Disfunção de integração sensorial