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O efeito das rotinas em crianças com disfunções de integração sensorial
datacite.subject.fos | Integração Sensorial | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Trigueiro, Maria João | |
dc.contributor.advisor | Pinto, Élia | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Renata | |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T14:03:08Z | |
dc.date.available | 2022-03-23T14:03:08Z | |
dc.date.issued | 2022-02-21 | |
dc.description.abstract | Introdução: as disfunções sensório-motoras podem afetar o desempenho das crianças durante as suas atividades diárias e rotinas. Sendo as rotinas benéficas para a saúde das crianças a ausência de rotinas planeadas e a exposição a situações novas, de forma repentina - conforme ocorreu devido à pandemia da doença do coronavírus (COVID-19) - pode ter impacto no comportamento das crianças. Objetivos: o presente estudo tem como objetivo perceber, através da perceção dos pais, de que forma a alteração das rotinas provoca comportamentos disruptivos em crianças com disfunções de integração sensorial (DIS). Métodos: este estudo é um estudo de caso observacional, descritivo, que incide sobre um pequeno grupo de indivíduos (estudo de caso múltiplo). A amostra é constituída por três famílias (pais e respetivas crianças), obtida por uma amostragem não probabilística, do tipo intencional por casos típicos. Foram utilizados, como instrumentos, o Sensory Processing Measure (SPM) forma casa e a Entrevista Baseada nas Rotinas (EBR). Os dados foram analisados com recurso a testes de análise qualitativa e quantitativa. Resultados: após o tratamento de dados quantitativos (SPM) e qualitativos (EBR), os resultados sugerem que as rotinas possuem impacto em crianças com DIS, que se refletem nos seus comportamentos. Os dados sugerem que, com o confinamento - devido à situação pandémica - e a consequente forçosa alteração de rotinas diárias, estas crianças modificaram os seus comportamentos, seja por questões sensoriais ou por questões emocionais. Conclusões: apesar de considerarmos que mais resultados, com uma amostra maior, têm de ser obtidos, este estudo parece apontar no sentido de se vir a tornar um material prometedor e útil na contribuição da qualidade e excelência da prática clínica dos terapeutas ocupacionais portugueses, que não têm disponíveis, até ao momento, informações relativas ao efeito das rotinas em crianças com DIS - o que, atualmente, se justifica prontamente, tendo em conta a situação pandémica que ocorreu a nível mundial e que levou, grande parte da população, a reestruturar as suas rotinas durante os períodos de confinamento vivenciados. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202969568 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/39800 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Rotinas | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Disfunção de integração sensorial | pt_PT |
dc.title | O efeito das rotinas em crianças com disfunções de integração sensorial | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Saúde do Alcoitão | |
thesis.degree.name | Mestrado em Terapia Ocupacional | pt_PT |
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