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- Estudo ao esforço transverso de vigas BEAL reforçadas com UHPCPublication . Almeida, Vítor Manuel Quintaneiro; Costa, Hugo Sérgio Sousa; Carmo, Ricardo Nuno Francisco doA evolução a nível industrial tem feito surgir imensas questões de carácter ambiental. Tendo o setor da construção um enorme impacto ambiental, desde a exploração de pedreiras, utilização de produtos à base de petróleo para o funcionamento de equipamentos, ou mesmo nos resíduos de construção provenientes de demolições, existe a necessidade de criar processos alternativos que mitiguem este problema. A manutenção e a reabilitação do património construído surgem como uma das medidas mais eficazes para prevenir ou reduzir o consumo de energia no setor da construção. O betão de ultra-elevado desempenho, designado como UHPC – Ultra-High Performance Concrete, tendo tido desenvolvimentos consideráveis nas últimas décadas, apresenta um conjunto de características vantajosas quando comparado com os betões correntes. Permite reduzir as secções transversais dos elementos estruturais, aliado ao facto de apresentar baixa porosidade resultando assim numa maior durabilidade. Estas características tornam o UHPC um produto de elevado interesse para aplicações estruturais, porém também com algumas desvantagens, nomeadamente, a necessidade de uma dosagem elevada de cimento e adições, provocando assim um elevado gasto económico e ambiental. Neste trabalho estudou-se o comportamento de vigas ao esforço transverso, produzidas usando o conceito de superskin, que consiste na utilização de um UHPC apenas na camada de recobrimento, sendo o núcleo produzido com um betão de menor desempenho, neste caso um betão estrutural de agregados leves (BEAL). O objetivo desta solução, aplicar um betão de melhor qualidade apenas onde é mais preciso do ponto de vista da durabilidade, permite produzir simultaneamente vigas mais duráveis e eficientes do ponto de vista ecológico. Para atingir o objetivo definido, foram produzidas oito vigas na totalidade, uma viga de referência apenas com betão leve, seis vigas com diferentes tipos de ligação entre o núcleo e a superskin, duas delas variando a taxa de armadura, e uma viga produzida apenas com o recobrimento em UHPC sendo o núcleo em XPS, usado apenas como molde interno perdido. Os resultados experimentais permitiram analisar o efeito do tipo de ligação entre a superskin e o núcleo em BEAL, no comportamento das vigas ao esforço transverso.
- Experiencias positivas en la juventud: labilidad emocional y experiencias traumáticas en adultosPublication . Reis, Nelson C.; Santos, David M.; Almeida, Telma C.
- Systematic music transcription through motion designPublication . Nemec, HelenaOur perception is shaped by interaction and interpretation of what our senses register. This leads to overlaps in components that define the stimuli for different senses. It’s especially true for audiovisual forms, where through our life experience we create intuitive connections between characteristics of sound and appearance of its source. This project aims to exploit and systemize the phenomena of synchresis, in order to allow analysis of music in a graphic geometric form, using the audio-visual language for creating emphasis where desirable, or for composing music visually. Other than having created the system, it’s applied through motion design, owing to rhythmic value of music being time-constrained. Based on a long history of exploration in the area of Visual music, physics of sound and film-making theory, it’s undeniable that the relation exists, even if not having a single right solution.
- Design & Cinema: an analysis of the graphic language as a narrative strategy in Hollywood's contemporary filmsPublication . Machado, Helena; Miranda, MartaGraphic design elements have always been part of cinema’s hybrid language, as a material of expression manifested through the visual channel, together with the cinematographic image. This graphic language is present throughout an entire filmic narrative in the form of verbal, pictorial and schematic elements applied to extra-diegetic titles and animations, as well as intra-diegetic printed or handmade graphic props, which together form a movie’s graphic identity and aid in conveying meaning to the narrative. The objective of this research is to investigate the intentional and strategic use of the graphic language in movies – also referred to as graphic configurations – as decisive or secondary elements in unfolding a narrative, contextualised into Hollywood’s contemporary cinema. Through qualitative and quantitative methods, the research develops into historical and theoretical investigations, drawing constant parallels between cinema’s and design’s fields of study, which leads to the proposal of a system for analysing a movie’s graphic strategy, by systematically recording the appearance of graphic configurations in movies and interpreting their meaning based on a set of categories and rules. This system is verified through the application to four detailed case studies, which together with the other findings present in the research, culminate in ten major conventions or guidelines for the further use of graphic configurations in the construction of any narrative film. The major conclusions also include the identification of the three main functions and levels of representation acquired by the graphic language in movies.
- O ESTUDO DA GASTRONOMIA COMO UM POTENCIALIZADOR DE DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO: UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM MACEIÓPublication . Simplicio Calheiros, Amanda Christina; Sarmento, Eduardo; Lippo Acioli, Maria de Fátima da CostaO estudo da gastronomia como nova ciência teve início no Brasil, no ano de 1964, porém a profissionalização apenas iniciou no ano de 1999, com o surgimento dos cursos tecnológicos de gastronomia, segundo Miyazaki (2006). No município de Maceió, o estudo da gastronomia apenas começou no ano de 2012, conforme relatório de cursos autorizados do Ministério da Educação, o que potencializou vertiginosamente o crescimento econômico, financeiro e social da cidade. Para a análise dos dados quanto ao crescimento da economia, foram utilizados os dados fornecidos pela ABRASEL. Para saber a possibilidade do desenvolvimento do potencial humano, inicialmente estudamos a estrutura curricular do curso. Posteriormente iniciamos o estudo de caso analisando o perfil do ingressante no curso de gastronomia, para se ter conhecimento de quem era o público alvo que se buscava especializar, por intermédio da aplicação de um questionário estruturado. Por fim, questionamos aos discentes, ao término do curso, se houve ou não desenvolvimento do potencial de gerir um estabelecimento gastronômico com base no que fora aprendido no decorrer do curso, o qual culminou em um resultado positivo após a análise dos dados do questionário aplicado.
- A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DOCENTE NO CURSO DE GASTRONOMIA COMO FATOR DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS NA CIDADE DE MACEIÓPublication . Ribeiro Reis, Claudia Maria; Sarmento, Eduardo; Lippo Acioli, Maria de Fátima da CostaO presente estudo procurou investigar a atividade docente no curso de Gastronomia sob a ótica do crescimento empresarial, examinando a abrangência de sua ação acadêmica em relação à gestão da empresa, com a finalidade de apontar o liame entre ambos, como também de mostrar o docente como agente que promove, não só conhecimento, mas também o crescimento empresarial. Caracterizada como sendo uma pesquisa descritiva, o universo pesquisado para a realização desta pesquisa foram três IES distintas que ofertam o curso na cidade de Maceió. Teve como principais linhas teóricas os autores Luckesi (2001); Masseto (2008); Motta (2012); Sousa (2012); Apratto (2017); Verçosa (1997); Dourado (2002 e 2011); Carvalho, Luz e Prado (2011); Ball (2001); Chiavenato e Sapiro (2003); Sousa, Carniello e Araújo (2012); Rezende (2010); Sguissardi (2004); Mazzilli (2004); Burk (2003); Mercado (2009); Lakatos (2003); Gil (2002/2008), que nortearam as pesquisas bibliográficas. A coleta de dados foi através de observação participante, análise de documentos e entrevistas e da aplicação de um questionário aos docentes que ministram aulas do curso, tendo a compilação desses dados sido construída empregando-se meios eletrônicos. Foi formulado um questionário com seis perguntas fechadas, com o qual se procurou responder à seguinte questão: qual a importância da atividade docente no curso de Gastronomia como fator de crescimento empresarial em instituições de ensino superior privadas na cidade de Maceió? Dessa forma, constatou-se que a participação e ação do docente nas instituições de ensino superior ultrapassam sua expressão educadora e garantem uma efetiva contribuição ao desenvolvimento empresarial, haja vista ser esse profissional o espelho da mesma.
- ANÁLISE DA EFICÁCIA DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA PRODUTIVIDADE DOS COLABORADORES DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO Um estudo de caso de uma IES em Maceió / Alagoas / Brasil.Publication . Monte Viana, Rafael Antônio; Lippo Acioli, Maria de Fátima da CostaO objetivo desta investigação é a elevada magnitude para as IES (Instituições de Ensino Superior) que buscam analisar a eficácia do gestor de recursos humanos na produtividade dos colaboradores. Na investigação são levantados questionamentos a respeito da evolução na gestão de pessoas, modelo de gestão por competência e a análise da eficácia da gestão dos recursos humanos da IES, que ao longo dos anos, o modelo de gestão da instituição sofre mudança dentro de suas políticas institucionais. O propósito da pesquisa é aferir o grau de eficácia na produtividade dos colaboradores em dois setores: Secretaria Acadêmica e Biblioteca, analisando as ferramentas necessárias para aferição da eficácia na produtividade dos colaboradores. Para atingir este objetivo fez-se necessário realizar uma pesquisa in loco, de cunho qualitativo a fim de analisar a eficácia da gestão em prol da produtividade e seu valor à IES. No detalhar do tema exposto, esta investigação blindou-se em um caráter exploratório e descritivo, adotando como metodologia a pesquisa bibliográfica. A investigação teve como base autores a exemplo de Rabaglio (2006) e Brito (2005) com publicações de seus discursos para gestão por competência bem como evolução da gestão de pessoas e modelo de competência. Esta gestão por competência inseridas nas instituições é feita pela assessoria do gestor ou gerente de recursos humanos, adotando processos e ferramentas a fim de promover um cenário satisfatório nos profissionais bem como a própria IES. O modelo de avaliação para verificar a produtividade dos colaboradores, dos setores investigados, é ineficaz. Encontrou-se um método que não corresponde as boas práticas de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos mesmos. Além disso, foram preconizados alguns métodos para avaliação de desempenho do colaborador a fim de proporcionar a eficácia de sua produtividade, proporcionando bons resultados para a instituição.
- A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE DA ÁREA DE SAÚDE: um estudo de caso de uma instituição de ensino superior privada de Maceió/Alagoas/BrasilPublication . Marques Bezerra, Nídia Caroline; Lippo Acioli, Maria de Fátima da CostaAs tecnologias de informação e comunicação caracterizam uma inovação na sociedade e nas relações entre os indivíduos, tornando-se também, alvo de discussões no universo educacional. Essa realidade tem sido responsável pela formação que pessoas, cada vez mais, interligadas por meio da tecnologia. Surge a necessidade de refletir sobre o papel desses recursos contemporâneos na educação, principalmente as habilidades que os professores universitários precisam desenvolver para atender às demandas sociais. As mudanças no âmbito social, também passa a exigir o rompimento de paradigmas nas instituições de ensino superior. É preciso buscar novos conhecimentos e refletir constantemente sobre a prática pedagógica. Essa preocupação com o processo de ensino-aprendizagem impactou a área educacional, visando acompanhar as modificações, decorrentes da globalização. A produção do conhecimento pedagógico deve auxiliar o educando a ser incluído nessa sociedade digital. A exploração do computador e da Internet tem possibilitado mais celeridade na troca de informações e na comunicação entre os indivíduos, rompendo com a barreira geográfica e exigindo que as instituições educacionais repensem seus currículos e sua didática. O objetivo geral é investigar o uso das TICs nas práticas pedagógicas, junto aos docentes dos cursos da área de saúde da Faculdade de Tecnologia de Alagoas. diagnosticando o conhecimento e os usos das tecnologias pelos professores universitários do locus da pesquisa, avaliando de que forma as tecnologias contribuíram para a prática dos docentes da área de saúde da faculdade pesquisada, destacando os desafios e dificuldades dos docentes frente aos recursos tecnológicos disponíveis. A pesquisa é quantiqualitativa, sendo um estudo exploratório, cujo objetivo principal é a exposição de opiniões, desafios e novas perspectivas acerca do tema proposto. Participam da pesquisa os professores da área de saúde, que fazem parte da instituição objeto do estudo. Conclui-se que os avanços tecnológicos exigem que as instituições de ensino superior, estejam preparadas para atender às exigências sociais, formando seus professores para o uso de ferramentas que permitam a aprendizagem significativa e não apenas facilitem o trabalho em sala de aula.