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Authors
Abstract(s)
O presente estudo procurou investigar a atividade docente no curso de Gastronomia sob a ótica do crescimento empresarial, examinando a abrangência de sua ação acadêmica em relação à gestão da empresa, com a finalidade de apontar o liame entre ambos, como também de mostrar o docente como agente que promove, não só conhecimento, mas também o crescimento empresarial. Caracterizada como sendo uma pesquisa descritiva, o universo pesquisado para a realização desta pesquisa foram três IES distintas que ofertam o curso na cidade de Maceió. Teve como principais linhas teóricas os autores Luckesi (2001); Masseto (2008); Motta (2012); Sousa (2012); Apratto (2017); Verçosa (1997); Dourado (2002 e 2011); Carvalho, Luz e Prado (2011); Ball (2001); Chiavenato e Sapiro (2003); Sousa, Carniello e Araújo (2012); Rezende (2010); Sguissardi (2004); Mazzilli (2004); Burk (2003); Mercado (2009); Lakatos (2003); Gil (2002/2008), que nortearam as pesquisas bibliográficas. A coleta de dados foi através de observação participante, análise de documentos e entrevistas e da aplicação de um questionário aos docentes que ministram aulas do curso, tendo a compilação desses dados sido construída empregando-se meios eletrônicos. Foi formulado um questionário com seis perguntas fechadas, com o qual se procurou responder à seguinte questão: qual a importância da atividade docente no curso de Gastronomia como fator de crescimento empresarial em instituições de ensino superior privadas na cidade de Maceió? Dessa forma, constatou-se que a participação e ação do docente nas instituições de ensino superior ultrapassam sua expressão educadora e garantem uma efetiva contribuição ao desenvolvimento empresarial, haja vista ser esse profissional o espelho da mesma.
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Keywords
Ação docente Ensino superior Gastronomia Crescimento empresarial