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Authors
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Abstract(s)
As tecnologias de informação e comunicação caracterizam uma inovação na
sociedade e nas relações entre os indivíduos, tornando-se também, alvo de
discussões no universo educacional. Essa realidade tem sido responsável pela
formação que pessoas, cada vez mais, interligadas por meio da tecnologia. Surge a
necessidade de refletir sobre o papel desses recursos contemporâneos na educação,
principalmente as habilidades que os professores universitários precisam desenvolver
para atender às demandas sociais. As mudanças no âmbito social, também passa a
exigir o rompimento de paradigmas nas instituições de ensino superior. É preciso
buscar novos conhecimentos e refletir constantemente sobre a prática pedagógica.
Essa preocupação com o processo de ensino-aprendizagem impactou a área
educacional, visando acompanhar as modificações, decorrentes da globalização. A
produção do conhecimento pedagógico deve auxiliar o educando a ser incluído nessa
sociedade digital. A exploração do computador e da Internet tem possibilitado mais
celeridade na troca de informações e na comunicação entre os indivíduos, rompendo
com a barreira geográfica e exigindo que as instituições educacionais repensem seus
currículos e sua didática. O objetivo geral é investigar o uso das TICs nas práticas
pedagógicas, junto aos docentes dos cursos da área de saúde da Faculdade de
Tecnologia de Alagoas. diagnosticando o conhecimento e os usos das tecnologias
pelos professores universitários do locus da pesquisa, avaliando de que forma as
tecnologias contribuíram para a prática dos docentes da área de saúde da faculdade
pesquisada, destacando os desafios e dificuldades dos docentes frente aos recursos
tecnológicos disponíveis. A pesquisa é quantiqualitativa, sendo um estudo
exploratório, cujo objetivo principal é a exposição de opiniões, desafios e novas
perspectivas acerca do tema proposto. Participam da pesquisa os professores da
área de saúde, que fazem parte da instituição objeto do estudo. Conclui-se que os
avanços tecnológicos exigem que as instituições de ensino superior, estejam
preparadas para atender às exigências sociais, formando seus professores para o uso
de ferramentas que permitam a aprendizagem significativa e não apenas facilitem o
trabalho em sala de aula.
Description
Keywords
TICs Formação docente Aprendizagem significativa