Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-10"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Ceia, Carolina; Gonçalves, João; Mata, MartaBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 10 de Maio de 2019 na Residência Assistida Domus Vida na Parede no âmbito da Temporada 2018/2019 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com a obra Trio com Clarinete em lá menor, op. 114 de Johannes Brahms. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- A contribuição do capital humano no grau de satisfação dos clientes no Colégio Santa de Tereza, Maceió, Brasil.Publication . Santos Lima, Wesley; Brandão Kullok, Maisa GomesEm um cenário global de elevada concorrência no âmbito privado a nível global, identificou-se que a quantidade de escolas na mesma região da cidade de Maceió, no estado de Alagoas, no Brasil, passou a exigir detalhes que as distinguissem para além do âmbito educacional. Considerando que a escola também é uma instituição privada que necessita de uma demanda comercial, precisa destacar-se das demais, manter-se financeiramente e conquistar clientes constantemente. Neste contexto e, também por este motivo, enquanto investigador e profissional da administração, esta investigação surge como uma proposta de melhoria de serviços, com a realização de um estudo de caso no Colégio Santa Tereza, através do serviço de ouvidoria, a fim de encontrar um diferencial no atendimento, focando na qualidade como elemento primordial da prestação de serviço.
- A importância da alternância do poder na eficácia da gestãoPublication . Santos, RosileneA gestão democrática na escola pública é um instrumento da política educacional no Brasil que teve sua inserção legalmente instituída a partir da Constituição de 1988 e vem sendo implantada nas escolas com o amparo da legislação infraconstitucional, mas que encontra uma série de desafios para a sua efetiva implementação. Dentro desse contexto, o objetivo da presente dissertação consiste em analisar a efetivação da Gestão Democrática na gestão escolar da escola pesquisada, após aplicação da Lei 6.482/2015 na Eleição 2015, que instituiu a obrigatoriedade de alternância de gestores. A justificativa e relevância da temática ora abordada se dá na medida em que a efetiva participação dos interessados nos serviços educacionais, como ocorre, por exemplo, na escolha da gestão escolar, pode contribuir no processo de conscientização dos cidadãos sobre os seus direitos à educação e ao ensino público. A pesquisa encontra-se dividida em duas etapas, sendo a primeira destinada a uma revisão bibliográfica abordando as temáticas pertinentes ao estudo e, a segunda, consistente em uma pesquisa de campo feita com o escopo de analisar o objetivo ora proposto. Com a sua realização, concluiu-se que embora a previsão legislativa no sentido de garantir a alternância de poder e, consequentemente, uma gestão escolar mais democrática, seja muito importante, representa apenas um avanço formal, que necessita ser acompanhado de um avanço material traduzido em práticas efetivas da gestão para que a implementação da ideologia seja efetivada.
- O IMPACTO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO: ESTUDO DE CASO EM TRÊS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MACEIÓPublication . Silva, NailzaEsta dissertação foi desenvolvida para conclusão do Mestrado em Gestão do Potencial Humano, com área de concentração em Gestão Escolar, do Instituto Superior de Gestão. A pesquisa analisou a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em três escolas da Rede Municipal de Educação de Maceió. O PNAE é uma política pública voltada para a alimentação escolar e a educação alimentar e nutricional. De grande relevância para a educação pública brasileira, o PNAE em sua forma de gestão descentralizada, envolve ações desenvolvidas sob a responsabilidade de cada município e em cada âmbito escolar, exigindo participação ativa dos Conselhos Escolares. Esses conselhos são formados por membros da comunidade escolar, como pais, professores, funcionários e alunos, que irão atuar de forma participativa com o Gestor Escolar, atendendo ao princípio de gestão democrática, na execução do controle social do Programa, com o apoio de suas devidas Secretarias de Educação. Assim, surgiu a indagação quanto ao cumprimento da legislação e determinações do PNAE pela Secretaria de Educação e pelas escolas e quanto a efetividade da participação dos Conselhos Escolares na gestão do programa. A investigação pautou-se na relevância de estudos que avaliam as formas de gestão e os impactos de investimentos e ações de Políticas Públicas em benefício da sociedade, a fim de que sejam melhoradas. Foi estabelecido um recorte territorial para essa pesquisa, utilizando-se três unidades escolares da 5ª Região Administrativa de Maceió. Para a análise pretendida, a metodologia da pesquisa realizou uma abordagem qualitativa, mediante um estudo de caso que utilizou como instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental, bibliográfica a nível federal e municipal, a observação nas escolas e mediante entrevistas semiestruturadas junto aos gestores e conselheiros escolares. O estudo destacou ao longo e final do trabalho todos os objetivos propostos e constatou que, apesar dos esforços do município, ainda há muitos entraves nas formas de gestão para a execução do PNAE, tanto pela gestão municipal quanto pelas gestões escolares e não há participação efetiva dos conselhos Escolares na gestão do programa, conforme as determinações legais, respondendo aos questionamentos inicialmente levantados. O estudo espera, ainda, que os resultados possam contribuir para a construção de práticas mais eficazes, na reformulação de algumas ações de gestão e para despertar semelhantes análises nas demais escolas públicas.