UE - Universidade Europeia
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Temos como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade global através da preparação dos seus estudantes, promovendo uma atitude empreendedora, baseada nos princípios da responsabilidade social, excelência, investigação e empregabilidade. Pretendemos ser uma Universidade Internacional de referência e a primeira escolha de estudantes e de empregadores. Ser reconhecida enquanto universidade na vanguarda académica, alicerçada na tecnologia, na mobilidade internacional, na multiculturalidade e na articulação com o meio empresarial.
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Browsing UE - Universidade Europeia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- 24Share: Projeto de consultoria de redes sociaisPublication . Gonçalves, Nuno Miguel Grabit Pereira; Pinheiro, CarlosSe a internet teve um impacto profundo sobre as práticas e políticas de marketing, as redes sociais online estabelecem um relacionamento das marcas com os seus clientes de forma muito diferente da que existia com os sites clássico, não interativos. As redes sociais e a internet, acompanhadas pelas tecnologias de mobilidade, são plataformas que contribuem para a disseminação do conhecimento e um maior dinamismo no processo de venda. É importante notar que as redes sociais, com a sua capacidade viral, impactam determinantemente as relações que se estabelecem entre diferentes intervenientes da venda (Dionísio et al., 2018). Esta revolução nos meios de comunicação, obrigou que as empresas adaptassem as suas estratégias de Marketing e Publicidade, e olhassem para as Redes Sociais, como uma ferramenta de divulgação de produtos e serviços (Yankova e Ozuem, 2017). Um dos setores mais afetados, foi o setor da cosmética, que atualmente atinge volumes de negócios historicamente elevados. As empresas de cosmética, investem em influenciadores de Redes Sociais, e promovem os seus produtos recorrendo a estes influenciadores, através da criação de conteúdos especialmente destinados à divulgação em redes sociais (Grosman, 2017). O presente projeto de empreendedorismo, é uma oportunidade para colocar em prática os ensinamentos adquiridos no Mestrado de Gestão e Estratégia Empresarial, e passa pela criação de uma empresa de consultoria de Redes Sociais, que terá como objetivo sensibilizar os empresários mais céticos, para a importância da utilização desta ferramenta, com metodologias adequadas. A empresa terá o nome de 24Share e será responsável pela criação e/ou gestão total, das redes sociais dos seus clientes, de forma a dinamizar a sua imagem e divulgar ações de Marketing e Publicidade. Numa primeira fase, iremos fazer a introdução ao tema, com a devida revisão de literatura, que permitirá a assimilação de conceitos chave para a realização do projeto. De seguida, passaremos à descrição do negócio, detalhando os nossos objetivos a curto, médio e longo prazos. Para concluir, apresentaremos demonstrações financeiras, que permitirão analisar a viabilidade do projeto, as propostas para o futuro.
- A Influência dos Benefícios Intrínsecos e Extrínsecos e Retenção das Novas Gerações nas Organizações e da sua SatisfaçãoPublication . Ribeiro, Afonso Francisco de Rosa; Pereira, AndreiaEste estudo analisa a forma como os benefícios intrínsecos e extrínsecos influenciam a satisfação e a retenção dos colaboradores das Gerações Y e Z em Portugal. Ao recolher informações através de um questionário anónimo em linha, a presente dissertação explora o papel das recompensas tangíveis, como a remuneração competitiva, e intangíveis, como o reconhecimento e a flexibilidade, na promoção de um sentimento de pertença no trabalho. Os resultados destacam as preferências únicas destas gerações, mostrando como estratégias adaptadas podem fazer com que os trabalhadores se sintam valorizados e motivados. Para os gestores, esta investigação oferece orientações práticas para a criação de um local de trabalho onde as pessoas não só queiram ficar, mas também prosperar, ultrapassando as diferenças geracionais para construir equipas mais fortes.
- A Relação entre a Liderança Ética e a Intenção de Turnover: o Papel do Compromisso Afetivo e do Bem-Estar no Trabalho no Atendimento ao ClientePublication . Filipe, Leonor Chaveiro; Silva, Ana GuedesA taxa de turnover na área do atendimento ao cliente é especialmente elevada devido a fatores como os horários por turnos, longas horas passadas em pé, pouco tempo pessoal e familiar disponível, esforço físico e psicológico, pressão da chefia e dos clientes, entre outros. Por isso, é fundamental estudar este fenómeno para se desenvolverem estratégias que venham a ajudar os colaboradores a combater os fatores que levam à sua intenção de turnover e, consequentemente, à sua saída da empresa. Este estudo pretende averiguar se a compreensão de uma liderança ética está ligada à intenção de turnover dos funcionários relativamente à sua atual empresa e, ainda, se o compromisso afetivo entre os mesmos e o bem-estar no trabalho contribuem para a explicação dessa relação. Para atingirmos o nosso objetivo, realizámos um estudo com uma abordagem quantitativa correlacional. Aplicámos um questionário online a 279 indivíduos que trabalham no atendimento ao cliente. Após análise dos resultados obtidos, conclui-se que a compreensão de uma liderança ética está associada de uma forma negativa à intenção de turnover dos colaboradores. Esta ligação é mediada combinada e sequencialmente através do compromisso afetivo e bem-estar no trabalho, verificando-se a existência de mediações do compromisso afetivo e do bem-estar no trabalho distintas da ligação em destaque.
- A Relação entre Stress Laboral, Burnout e Desempenho dos Trabalhadores: o Papel Moderador do Regime de TrabalhoPublication . Conceição, Ana Pedro Cunha Simões da; Moreira, AnaEste estudo teve como principal objetivo estudar o efeito do stress laboral no desempenho percecionado e se esta relação era mediada pelo burnout. Adicionalmente tentou-se perceber se o regime de trabalho (presencial, híbrido e remoto) moderava a relação entre o stress laboral e o burnout. A amostra deste estudo é composta por 325 participantes a trabalharem em organizações sediadas em Portugal. Os resultados indicam-nos que apenas a dimensão “stress com os utentes” tem um efeito negativo e significativo no desempenho. Por outro lado, a dimensão “stress com a carreira e remuneração” tem um efeito positivo e significativo no desempenho. As dimensões “stress com os utentes” e “stress com a carga de trabalho” têm um efeito positivo e significativo no desempenho. Apenas o “stress com a carga de trabalho” tem um efeito positivo e significativo na exaustão. O distanciamento tem um efeito de mediação total na relação entre o stress com os utentes e o desempenho percecionado. O regime de trabalho tem um efeito significativo no distanciamento. O regime de trabalho tem um efeito moderador na relação entre o “stress com as condições de trabalho” e a exaustão. Em função dos atuais regimes de trabalho, sobretudo após a pandemia COVID-19, conclui-se que, entre as dimensões do stress ocupacional, a mais crítica é o stress com as condições de trabalho.
- A Sinergia entre Trabalho Remoto, Liderança e Personalidade na Qualidade de VidaPublication . José, Vasco Alexandre Leite; Moreira, AnaEsta investigação teve como principal objetivo estudar a associação entre a liderança e a qualidade de vida e se esta relação é moderada pelo regime de trabalho (remoto, híbrido e presencial). Adicionalmente pretendeu-se ainda estudar o efeito moderador da personalidade na relação entre o regime de trabalho e a qualidade de vida, assim como o efeito mediador da liderança na relação entre o regime de trabalho e a qualidade de vida. Participaram neste estudo 231 indivíduos a trabalharem nos diferentes regimes de trabalho (presencial, híbrido e remoto). Os resultados indicam-nos que tanto a liderança transformacional como a liderança transacional têm uma associação positiva e significativa com a perceção de qualidade de vida. O regime de trabalho tem um efeito significativo na perceção de qualidade de vida, sendo os participantes que se encontram em regime presencial os que apresentam uma perceção de qualidade de vida mais baixa. O regime de trabalho modera a relação entre a liderança transformacional e a perceção de qualidade de vida. O regime de trabalho tem um efeito significativo na perceção de liderança (transformacional e transacional), sendo os participantes que trabalham em regime remoto os que têm a perceção mais elevada. A liderança (transformacional e transacional) tem um efeito mediador na relação entre o regime de trabalho e a perceção de qualidade de vida. Conclui-se que o estilo de liderança adotado pode melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
- A Tríade do Empenho nas Autarquias: Suporte, Compromisso e Presentismo em Contexto PúblicoPublication . Fernandes, Maria do Rosário Oliveira; Moreira, AnaEste estudo teve como objetivo investigar o efeito da perceção de suporte organizacional no compromisso organizacional entre funcionários das autarquias, bem como a sua relação com o presentismo. As seguintes hipóteses foram formuladas: (1) a perceção de suporte organizacional tem um efeito positivo e significativo no presentismo; (2) a perceção de suporte organizacional tem um efeito positivo e signifivativo no compromisso organizacional; (3) o compromisso organizacional tem um efeito negativo e significativo no presentismo; o compromisso organizacional tem um efeito mediador na relação entre a perceção de suporte organizacional e o presentisno. A amostra é composta por 234 participantes, funcionários de autarquias localizadas em Portugal. A perceção de suporte organizacional cognitiva tem um efeito positivo e significativo no presentismo e no compromisso afetivo. A preceção de suporte organizacional afetiva tem um efeito positivo e significativo no compromisso afetivo. Apenas o compromisso afetivo tem um efeito negativo e significativo no presentismo. Contra o esperado não se verificou o efeito mediador. Os resultados obtidos neste estudo contribuiram para um melhor entendimento das dinâmicas entre suporte organizacional, compromisso e presentismo, especialmente no contexto das autarquias. A compreensão destas relações é fundamental para o desenvolvimento de estratégias que promovam um ambiente de trabalho saudável e produtivo nas autarquias.
- Accor Hotels Sales Internship: Analysis of CRM in B2B contextPublication . Carvalho, Guilherme Mateus Pimentão Pereira de; Herter, MárciaDuring this internship report, several matters had to be analysed in order to better understand how the Sales Department of Accor hotels was performing in relationship to Customer Relationship Management in a B2B context. Without prejudice to a number of relevant analysis and texts contained in periodic papers, journals and the books listed in the bibliography, that the author has analysed in order to fundament his internship report, up until this moment, no official observation has published in relation to the Sales Department of Accor Hotels in Portugal. Therefore, this report has been structured in order to approach a number of fundamental topics, especially in the Second Chapter, namely Sales Management, Relationship Marketing, Customer Relationship Management and B2B Relationship. Regarding the Third Chapter, the author characterizes the organization where his six months internship took place and describes the tasks developed during that period. In the Fourth Chapter, the author explains the methodology underlying this analysis, where the observation is characterized by the usage of a qualitative approach, such as semi-structured interviews made with two employees and recorded via a twenty minute audio, each, having obtained their prior authorisation for that purpose, as well as the author's observation, which occurred during the six of the internship, having undertaken the role of Global Sales Trainee, and the existing data. In the Fifth Chapter, the author presents the main results which indicate that the approach applied by the organisation regarding the strategies applied when managing the customer relationship in a b2b context did not correspond to the best market practices. These results have also been discussed regarding their practical and implications. In the Sixth Chapter, the author will then present his conclusions and suggestions of improvement to the organisation.
- A aceitação da publicidade em Aplicações FreemiumPublication . Graça, Ana Catarina Antunes; Redondo, EduardoEncontramo-nos no início de uma nova era do marketing: Marketing 4.0. Esta era surgiu do boom de consumo de conteúdo digital e da respetiva utilização de dispositivos móveis (Kotler, 2017). Com isto, as empresas têm procurado responder às necessidades de digitalização de alguns serviços e produtos ao longo dos anos, surgindo novos modelos de negócio digitais. A indústria da música, tem dois grandes modelos de negócio utilizados por algumas marcas: freemium e subscrição. Os modelos freemium (objeto de estudo desta dissertação) têm na sua constituição duas versões/serviços: i) inteiramente gratuito, com limitações de utilização e onde uma das suas principais fontes de receita é a publicidade; ii) versão paga (premium) que permite o acesso a todas as funcionalidades e não tem publicidade (a não ser a promoção de novos conteúdos). Sendo a publicidade uma das grandes fontes de receita destas plataformas, e estando cada vez mais os utilizadores/consumidores à procura de mais alternativas para fugir aos anúncios (Nunes, 2019), interessa perceber se os utilizadores estão dispostos a aceitar a publicidade presente nestas plataformas. Adicionalmente, é relevante aprofundar se estas plataformas contribuem para um aumento do ceticismo em relação à publicidade por parte dos consumidores/utilizadores. E se a publicidade é considerada pelos consumidores/utilizadores o principal motivo da compra da versão paga destas plataformas. A metodologia utilizada neste estudo foi não probabilística, através do método de amostragem snowball. Foi aplicado um questionário online a utilizadores de plataformas streaming de música (tendo em conta os utilizadores das diferentes plataformas). Os resultados indicam que este tipo de plataformas pode ser um canal de comunicação, com grande potencial para anunciantes. Se a segmentação da publicidade for mais assertiva (tornando os anúncios mais relevantes, interativos e controláveis) gera uma aceitação positiva da publicidade. Assim como se deverá aprofundar o facto das mulheres terem demonstrado uma maior aceitação de publicidade neste estudo. Com estes resultados prevê-se que a publicidade precisa de uma grande mudança, para uma maior aceitação de publicidade. Os anúncios precisam de se tornar mais interativos e o consumidor ter um papel ativo neste conteúdo, participando na apresentação do mesmo.
- A aceitação de marcas nos países em desenvolvimento. Estratégias adoptadas pelas empresas locaisPublication . Sousa, Virna Cláudia da Rosa de; Fonseca, José Manuel da
- ActivoBank: melhoria de produtos e aumento de eficiênciaPublication . Silva, Jorge Miguel Almeida de Montalvão e; Rosado, DavidO presente estudo explora os métodos utilizados no ActivoBank e a forma como afetam o trabalho dos colaboradores e a experiência do cliente. A estratégia adotada abrange a eficiência operacional, sendo que no sector bancário este fator é cada vez mais determinante para o posicionamento do banco no mercado. A evolução da tecnologia potenciou o crescimento do sector bancário e uma maior eficiência. As start-ups não devem ser encaradas como uma ameaça, uma vez que podem também elas ser um fator que potencia o crescimento do sector bancário. Na implementação de novos processos para otimização é fundamental a prudência, de maneira a garantir que não haja implicações na experiência dos clientes. Após uma análise dos procedimentos aplicados nas sucursais, neste projeto são expostos os processos que reúnem mais condições para poderem vir a ser implementados: o acesso online a contas de menores, uma página com perguntas frequentes, realização de abertura de conta a partir de casa, a adição de um ATM e de um posto no front-office. O objetivo final da melhoria destes processos passa pela diminuição da carga operativa, não afetando nem o desempenho dos colaboradores, nem a experiência dos clientes. Pode concluir-se que toda a experiência do cliente, desde o primeiro contato com o banco até à forma como usufrui da sua conta, é de enorme importância para o banco na medida em que leva à sua fidelização.