UE - Universidade Europeia
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Temos como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade global através da preparação dos seus estudantes, promovendo uma atitude empreendedora, baseada nos princípios da responsabilidade social, excelência, investigação e empregabilidade. Pretendemos ser uma Universidade Internacional de referência e a primeira escolha de estudantes e de empregadores. Ser reconhecida enquanto universidade na vanguarda académica, alicerçada na tecnologia, na mobilidade internacional, na multiculturalidade e na articulação com o meio empresarial.
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- 24Share: Projeto de consultoria de redes sociaisPublication . Gonçalves, Nuno Miguel Grabit Pereira; Pinheiro, CarlosSe a internet teve um impacto profundo sobre as práticas e políticas de marketing, as redes sociais online estabelecem um relacionamento das marcas com os seus clientes de forma muito diferente da que existia com os sites clássico, não interativos. As redes sociais e a internet, acompanhadas pelas tecnologias de mobilidade, são plataformas que contribuem para a disseminação do conhecimento e um maior dinamismo no processo de venda. É importante notar que as redes sociais, com a sua capacidade viral, impactam determinantemente as relações que se estabelecem entre diferentes intervenientes da venda (Dionísio et al., 2018). Esta revolução nos meios de comunicação, obrigou que as empresas adaptassem as suas estratégias de Marketing e Publicidade, e olhassem para as Redes Sociais, como uma ferramenta de divulgação de produtos e serviços (Yankova e Ozuem, 2017). Um dos setores mais afetados, foi o setor da cosmética, que atualmente atinge volumes de negócios historicamente elevados. As empresas de cosmética, investem em influenciadores de Redes Sociais, e promovem os seus produtos recorrendo a estes influenciadores, através da criação de conteúdos especialmente destinados à divulgação em redes sociais (Grosman, 2017). O presente projeto de empreendedorismo, é uma oportunidade para colocar em prática os ensinamentos adquiridos no Mestrado de Gestão e Estratégia Empresarial, e passa pela criação de uma empresa de consultoria de Redes Sociais, que terá como objetivo sensibilizar os empresários mais céticos, para a importância da utilização desta ferramenta, com metodologias adequadas. A empresa terá o nome de 24Share e será responsável pela criação e/ou gestão total, das redes sociais dos seus clientes, de forma a dinamizar a sua imagem e divulgar ações de Marketing e Publicidade. Numa primeira fase, iremos fazer a introdução ao tema, com a devida revisão de literatura, que permitirá a assimilação de conceitos chave para a realização do projeto. De seguida, passaremos à descrição do negócio, detalhando os nossos objetivos a curto, médio e longo prazos. Para concluir, apresentaremos demonstrações financeiras, que permitirão analisar a viabilidade do projeto, as propostas para o futuro.
- Accor Hotels Sales Internship: Analysis of CRM in B2B contextPublication . Carvalho, Guilherme Mateus Pimentão Pereira de; Herter, MárciaDuring this internship report, several matters had to be analysed in order to better understand how the Sales Department of Accor hotels was performing in relationship to Customer Relationship Management in a B2B context. Without prejudice to a number of relevant analysis and texts contained in periodic papers, journals and the books listed in the bibliography, that the author has analysed in order to fundament his internship report, up until this moment, no official observation has published in relation to the Sales Department of Accor Hotels in Portugal. Therefore, this report has been structured in order to approach a number of fundamental topics, especially in the Second Chapter, namely Sales Management, Relationship Marketing, Customer Relationship Management and B2B Relationship. Regarding the Third Chapter, the author characterizes the organization where his six months internship took place and describes the tasks developed during that period. In the Fourth Chapter, the author explains the methodology underlying this analysis, where the observation is characterized by the usage of a qualitative approach, such as semi-structured interviews made with two employees and recorded via a twenty minute audio, each, having obtained their prior authorisation for that purpose, as well as the author's observation, which occurred during the six of the internship, having undertaken the role of Global Sales Trainee, and the existing data. In the Fifth Chapter, the author presents the main results which indicate that the approach applied by the organisation regarding the strategies applied when managing the customer relationship in a b2b context did not correspond to the best market practices. These results have also been discussed regarding their practical and implications. In the Sixth Chapter, the author will then present his conclusions and suggestions of improvement to the organisation.
- A aceitação da publicidade em Aplicações FreemiumPublication . Graça, Ana Catarina Antunes; Redondo, EduardoEncontramo-nos no início de uma nova era do marketing: Marketing 4.0. Esta era surgiu do boom de consumo de conteúdo digital e da respetiva utilização de dispositivos móveis (Kotler, 2017). Com isto, as empresas têm procurado responder às necessidades de digitalização de alguns serviços e produtos ao longo dos anos, surgindo novos modelos de negócio digitais. A indústria da música, tem dois grandes modelos de negócio utilizados por algumas marcas: freemium e subscrição. Os modelos freemium (objeto de estudo desta dissertação) têm na sua constituição duas versões/serviços: i) inteiramente gratuito, com limitações de utilização e onde uma das suas principais fontes de receita é a publicidade; ii) versão paga (premium) que permite o acesso a todas as funcionalidades e não tem publicidade (a não ser a promoção de novos conteúdos). Sendo a publicidade uma das grandes fontes de receita destas plataformas, e estando cada vez mais os utilizadores/consumidores à procura de mais alternativas para fugir aos anúncios (Nunes, 2019), interessa perceber se os utilizadores estão dispostos a aceitar a publicidade presente nestas plataformas. Adicionalmente, é relevante aprofundar se estas plataformas contribuem para um aumento do ceticismo em relação à publicidade por parte dos consumidores/utilizadores. E se a publicidade é considerada pelos consumidores/utilizadores o principal motivo da compra da versão paga destas plataformas. A metodologia utilizada neste estudo foi não probabilística, através do método de amostragem snowball. Foi aplicado um questionário online a utilizadores de plataformas streaming de música (tendo em conta os utilizadores das diferentes plataformas). Os resultados indicam que este tipo de plataformas pode ser um canal de comunicação, com grande potencial para anunciantes. Se a segmentação da publicidade for mais assertiva (tornando os anúncios mais relevantes, interativos e controláveis) gera uma aceitação positiva da publicidade. Assim como se deverá aprofundar o facto das mulheres terem demonstrado uma maior aceitação de publicidade neste estudo. Com estes resultados prevê-se que a publicidade precisa de uma grande mudança, para uma maior aceitação de publicidade. Os anúncios precisam de se tornar mais interativos e o consumidor ter um papel ativo neste conteúdo, participando na apresentação do mesmo.
- A aceitação de marcas nos países em desenvolvimento. Estratégias adoptadas pelas empresas locaisPublication . Sousa, Virna Cláudia da Rosa de; Fonseca, José Manuel da
- ActivoBank: melhoria de produtos e aumento de eficiênciaPublication . Silva, Jorge Miguel Almeida de Montalvão e; Rosado, DavidO presente estudo explora os métodos utilizados no ActivoBank e a forma como afetam o trabalho dos colaboradores e a experiência do cliente. A estratégia adotada abrange a eficiência operacional, sendo que no sector bancário este fator é cada vez mais determinante para o posicionamento do banco no mercado. A evolução da tecnologia potenciou o crescimento do sector bancário e uma maior eficiência. As start-ups não devem ser encaradas como uma ameaça, uma vez que podem também elas ser um fator que potencia o crescimento do sector bancário. Na implementação de novos processos para otimização é fundamental a prudência, de maneira a garantir que não haja implicações na experiência dos clientes. Após uma análise dos procedimentos aplicados nas sucursais, neste projeto são expostos os processos que reúnem mais condições para poderem vir a ser implementados: o acesso online a contas de menores, uma página com perguntas frequentes, realização de abertura de conta a partir de casa, a adição de um ATM e de um posto no front-office. O objetivo final da melhoria destes processos passa pela diminuição da carga operativa, não afetando nem o desempenho dos colaboradores, nem a experiência dos clientes. Pode concluir-se que toda a experiência do cliente, desde o primeiro contato com o banco até à forma como usufrui da sua conta, é de enorme importância para o banco na medida em que leva à sua fidelização.
- Adaptação de uma ferramenta de Arquitetura Empresarial ao contexto de Business IntelligencePublication . Neto, Tiago Alexandre da Silva; Sequeira, ManuelO desenvolvimento empresarial é rápido e as organizações que dispuserem das melhores ferramentas conseguirão ganhar vantagem competitiva e ter um bom retorno do investimento efetuado. Uma arquitetura empresarial (AE) bem definida permite uma melhor contribuição das tecnologias da informação para os negócios. Isto possibilita às organizações analisar, planear e executar mudanças a nível empresarial mais rapidamente e com informação mais detalhada dos processos de negócio envolvidos. Neste trabalho foi realizada a adaptação do Enterprise Architecture Management Sys-tem (EAMS), uma ferramenta de AE propriedade da Link Consulting, à metodologia de con-sultoria que a Link Consulting utiliza para projetos de auditoria de sistemas de business intelli-gence (BI). Estes projetos de auditoria resultam no levantamento da AE no que respeita aos sistemas relacionados com BI, na identificação de problemas e na proposta de melhorias a realizar que, por sua vez, podem constituir futuros projetos de consultoria a realizar pela Link ou por outra empresa. A adaptação realizada permite agilizar o desenvolvimento dos projetos. Inicialmente foi efetuado um processo de engenharia inversa a um projeto em execução, que consistiu em analisar como foi representado o projeto a nível de arquitetura empresarial no EAMS. Com o exemplo que se obteve com o processo de engenharia inversa, foi efetuado o mapeamento em ArchiMate da arquitetura empresarial de suporte à adaptação realizada e, por fim foi desenvolvido código em C# por forma a gerar diagramas arquiteturais, representando assim a realidade da organização. A fim de validar o trabalho realizado, foram realizados diversos testes, tendo sido completados com sucesso. Constatou-se, assim, que o trabalho efetuado corresponde ao pretendido, sendo útil para futuros projetos da Link com a mesma dimensão e âmbito.
- Adverse childhood experiences and eating behaviors in a sample of obese people: The mediating role of cognitive controlPublication . Bravo, Mariana Encantado; Roque, Lisa; Oliveira, GonçaloEste estudo investiga a relação entre experiências adversas na infância (ACEs) e comportamentos alimentares em indivíduos obesos, focando no papel mediador do controle cognitivo. Utilizando uma amostra de 95 participantes, com idades entre 22 e 75 anos, o estudo aplicou questionários para medir experiências de trauma infantil, controle cognitivo e comportamentos alimentares específicos, como a responsividade alimentar, fome e comer emocional. Os resultados indicaram que o controle cognitivo medeia significativamente a relação entre ACEs e responsividade alimentar e fome, mas não entre ACEs e comer emocional. Estes achados sugerem que o impacto das ACEs nos comportamentos alimentares é complexo e é influenciado por mecanismos cognitivos e emocionais. As implicações clínicas incluem a necessidade de intervenções que abordem tanto os défices cognitivos quanto os aspectos emocionais em indivíduos obesos com histórico de traumas infantis.
- Agência Keep It Real: o impacto do marketing de conteúdo nos utilizadores: caso L´éclairPublication . Pataca, Cátia Alexandra Vicente; Matos, José PedroO trabalho de investigação desenvolvido relaciona o conceito de “conteúdos digitais” com o envolvimento entre utilizadores e marcas. A relação em causa para o estudo resulta das tarefas atribuídas em contexto de estágio. O estágio curricular decorreu na agência de comunicação digital Keep It Real, no período de 3 meses. As tarefas atribuídas consistiram nas recomendações de conteúdos digitais para diversas marcas com que a agência trabalha, a escrita e desenvolvimento de artigos para blogs, e a gestão de redes sociais de três marcas. Durante o tempo de estágio, o interesse na investigação acerca do tema abordado no presente trabalho tornou-se ainda maior e potenciou o desenvolvimento da pesquisa. A marca escolhida que sustenta a investigação é o caso da empresa que comercializa produtos de pastelaria francesa, o L’éclair. Esta escolha assenta no facto de esta ter sido uma marca já trabalhada em contexto de estágio curricular. A análise de conteúdo foi realizada com as estatísticas disponibilizadas pela agência, e relativas à página Instagram da marca. O presente relatório tem como tema principal: “O impacto do Marketing de Conteúdo nos utilizadores: O caso L’éclair”. A investigação segue uma estrutura lógica, partindo de uma análise geral e consequentemente a realização da análise de conteúdo específico da marca escolhida. O impacto do Marketing de Conteúdo é então verificado no presente relatório de estágio, tendo em conta todas as ferramentas disponibilizadas e os conceitos aprendidos ao longo da formação. A justificação de resultados conseguidos, de acordo com os conteúdos partilhados, deve-se a uma comunicação específica e estratégica que a marca L’éclair define em todo o seu envolvimento com os seguidores e clientes. Existe uma relação direta entre marketing de conteúdo e utilizadores que é detalhada no decorrer deste projeto final.
- As Agências Digitais Portuguesas e as Redes SociaisPublication . Farinha, Melissa Paço; Ribeiro, LilianaAtualmente, com a percentagem de utilizadores ativos nas redes sociais a aumentar, torna-se quase mandatório as marcas terem uma estratégia de comunicação utilizando as redes sociais. As agências digitais vêm colmatar a necessidade das marcas comunicarem para os seus clientes através destes canais, mas é possível perceber que nem todas as redes sociais são utilizadas pelas agências digitais para esta estratégia. Esta investigação prende-se em compreender os fatores que levam as agências digitais portuguesas a adotar determinada rede social como ferramenta de comunicação para os seus clientes. A metodologia utilizada neste estudo foi de natureza qualitativa com recurso à realização de entrevistas semiestruturadas a agências digitais em Portugal. Foi possível apurar que as agências digitais em Portugal não procuram características específicas nas redes sociais, mas sim funcionalidades como a possibilidade de integração de aplicações de terceiros. A presente investigação científica foi a primeira a estudar a relação entre as Agências Digitais Portuguesas e as Redes Sociais, tema que até então não detinha referências. Desta forma, para investigações futuras, este estudo deixa muitos caminhos por explorar para alargar o conhecimento sobre o tema.
- Airbnb: uma avaliação à qualidade da plataforma de economia partilhada pelo modelo WebQualPublication . Rabaça, Catarina Guedes; Silva, José Morais daEncontramo-nos no paradigma digital, cujo impacto se estende a todos os setores de atividade, não sendo o setor do alojamento turístico exceção. A facilidade com que o consumidor atual consegue aceder a informação online e comparar diversas ofertas, fez surgir plataformas que, na sua génese, conseguem agregar e segmentar a procura por este tipo de serviço, de onde se destaca o Airbnb. O surgimento da economia partilhada, também descrita na literatura como consumo colaborativo feito pelas atividades de partilha, intercâmbio e aluguer de recursos sem possuir a mercadoria, e das plataformas peer-to-peer, veio revolucionar o setor do turismo, com especial destaque no setor do alojamento. O nosso trabalho retrata o desejo de compreender os principais critérios valorizados do ponto de vista do utilizador, consumidor, ao interagir com um website de economia partilhada. Este estudo pretende analisar o website Airbnb segundo a ótica do modelo de avaliação da qualidade de websites Webqual 4.0, de forma a compreender quais os pontos que este negócio deve garantir para se assumir como um padrão de qualidade através da sua presença online. O nosso trabalho observou sobre o ponto de vista quantitativo, através de um questionário, a aplicação da ferramenta WebQual 4.0 por via dos itens que o compõem. Os dados obtidos permitiram evidenciar que a “Usabilidade” foi o construto com maior valor registado, seguindo-se da “Qualidade da Interação”, sendo a “Qualidade da Informação” o construto com valor mais baixo. Adicionalmente, destacaram-se ainda evidências sobre os utilizadores. Estes, com as variáveis de caracterização que os definem (idade, grau de escolaridade, rendimento e utilização da internet) relacionam-se de forma diferente com os itens e construtos do modelo WebQual 4.0.