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- Comunicação - check-in para fidelizar clientesPublication . Severino, Helga Daniela dos Santos; Ambrósio, VítorA comunicação faz parte das nossas vidas. Comunicamos desde que nascemos até morrermos. A comunicação não passa apenas pela simples expressão verbal. É inevitável que comuniquemos pois também comunicamos através da expressão corporal. É uma condição inerente a qualquer ser humano. Porque não aplicar esta ferramenta que se torna uma arma poderosa quando bem desenvolvida, para providenciar um serviço de excelência e ter clientes satisfeitos e fidelizados? A comunicação num hotel é fulcral e decisiva para a fidelização ou não de um cliente,bem como para a captação de novos. Sendo esta a base de uma relação de satisfação e fidelização com o cliente para que o mesmo volte ao hotel, é necessário que seja bem estudada e aplicada consoante os objectivos do mesmo. A imagem que os hotéis projectam é muito afectada pelos colaboradores, porque estes estão encarregues de projectar a imagem pretendida pelo “hotel”. Para criar uma relação de fidelidade com os clientes, é necessário ter em mente o perfil de cada usuário dos serviços do hotel. Isto é, seleccionar, identificar e entender o público-alvo e suas necessidades, para que haja uma mútua compreensão e as necessidades do cliente serem atingidas. O ponto crucial a ter em conta é o entendimento do cliente no seu todo. Perceber e aceitar que todos os clientes são diferentes e têm necessidades e valores diferentes. Aprender a lidar com esta questão e fazer com que o cliente se sinta compreendido, é a chave do sucesso. É de ressaltar que este ponto é realizado e desenvolvido através da comunicação com o cliente.Esta investigação tem foco na comunicação praticada no hotel Gat Rossio, procurando identificar o factor decisivo no acto de fidelização do cliente, através do tipo de comunicação praticada. Para este caso de estudo, a observação directa teve um papel preponderante na medida em que veio a consolidar as informações recolhidas através dos canais de venda online, podendo, desta forma, serem retiradas elações baseadas em várias perspectivas. Foram formuladas várias técnicas comunicacionais que permitem que haja uma transmissão clara e eficaz da mensagem e que podem fazer com que o receptor se identifique com a mesma. Os resultados da investigação empírica indicam que é mais provável que um cliente volte ao hotel por se ter identificado e gostado do serviço/simpatia dos colaboradores, e que este mesmo factor muitas vezes se sobrepõe às infra-estruturas menos satisfatórias. Apesar das reclamações relativas aos quartos e isolamento dos mesmos, muitos clientes indicaram através dos canais de venda online, que voltariam ao hotel porque foram muito bem recebidos e que os colaboradores foram sempre atenciosos para com os seus pedidos. Com esta investigação é possível dar um contributo ao nível das técnicas comunicacionais que ajudam de forma positiva ou negativa, no poder de decisão do cliente, relativamente às suas futuras escolhas de estabelecimentos hoteleiros. Nas considerações finais é feita uma reflexão relativamente à investigação realizada, bem como descritas as limitações por mim encontradas no processo de realização do estágio no Hotel Gat Rossio.
- O turismo como catalisador para a revitalização da MourariaPublication . Barata, João Francisco Monte; Boavida-Portugal, Luís Manuel Gomes; Gonçalves, AnaO centro histórico de Lisboa, tal como em muitas das cidades históricas europeias, sofreu um forte abandono populacional e da sua atividade comercial no último quartel do século XX, motivado em boa parte por dinâmicas sociais e económicas e por políticas de ordenamento do território que fomentaram a expansão urbana. Este processo contribuiu para a degradação do seu património edificado. Por outro lado, o congelamento das rendas também não permitiu aos proprietários obterem meios suficientes para levarem a cabo obras de reabilitação, gerando, deste modo, um clima de insegurança e de abandono do centro histórico. Na última década, contudo, o crescimento da atividade turística na cidade de Lisboa veio revitalizar o seu centro histórico, não só por trazer atividades diretamente relacionadas com o setor, mas também outro tipo de comércio e serviços de apoio. Em simultâneo, cresceram também as obras de reabilitação urbana, em muitos casos com vista à conversão em estabelecimentos de aluguer de curta duração (alojamento local), de forma a fazer face à crescente procura turística e também numa ótica de obtenção de maiores rendimentos em plena crise económico-financeira. No entanto, se em alguns casos tal se deu em edifícios devolutos, em outros esta situação teve como consequência o despejo de famílias que há anos residiam no casco histórico da capital portuguesa, contribuindo para o que alguns autores designam por “gentrificação turística”. Nesta dissertação procura-se fazer uma avaliação do papel do turismo na revitalização de um dos bairros históricos mais icónicos de Lisboa – a Mouraria – e compreender os seus efeitos. Verificou-se que o bairro foi protegido de uma “turistificação” acentuada, sobretudo devido ao forte poder do associativismo local e do seu trabalho em rede, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, mas também graças à forte presença de diferentes comunidades imigrantes, ao seu dinamismo comercial, bem como à perpetuação de um certo preconceito em relação ao bairro.
- Tratamento médico de cólicas em equinosPublication . Acabado, Beatriz Pastor Guerreiro; Crespo, Ana Inês RebeloA cólica em equinos é caracterizada por uma desordem digestiva de natureza multifatorial e complexa, que se manifesta através da dor abdominal aguda, não se traduzindo numa doença (Worku, Wondimagegn, Aklilu, Assefa, & Gizachew, 2017). É considerada uma urgência da prática clínica, uma vez que é a causa de elevadas taxas de morbilidade e mortalidade em equinos (Curtis et al., 2015). Os equinos são mais predispostos a ter cólicas do que as outras espécies devido a certas caraterísticas anatómicas da espécie: a túnica muscular que funciona como um esfíncter existente entre o esófago e a cárdia e que impede o vómito; o longo mesentério do intestino delgado (ID); o ceco terminar em saco cego; o cólon ascendente livre no abdómen; a diminuição de diâmetro na flexura pélvica (Blikslager, White II, Moore, & Mair, 2017). Muitos casos de cólica podem solucionar-se de forma espontânea ou através de uma resposta ao tratamento médico, no entanto, existe uma percentagem de casos que exigem intervenção cirúrgica (Curtis et al., 2015). Adicionalmente, algumas lesões gastrointestinais provenientes desta síndrome, podem levar a uma deterioração física rápida do animal podendo mesmo ser fatais. Nestes casos, torna-se fundamental o rápido reconhecimento dos sinais clínicos pelos donos e subsequentemente a assistência do veterinário de ambulatório para que seja realizado um bom diagnóstico (Scantlebury, Perkins, Pinchbeck, Archer, & Christley, 2014). Numa primeira abordagem á cólica o passo primordial é perceber se estamos perante um caso critico ou não (Taylor, Brazil, & Hillyer, 2010). Assim, é imprescindível ter-se em conta a intensidade dos sinais de dor, considerando que um animal em estado de cólica vai estar inquieto, constantemente a deitar-se e a levantar-se, rolar no chão, suar, relinchar, olhar para o flanco, pontapear o abdómen e em casos extremos atirar-se ao chão, tendo em atenção que na generalidade estes sinais são acompanhados de anorexia e depressão (Smith, 2015). O diagnóstico é habitualmente elaborado através de um procedimento que segue várias etapas, sendo elas uma anamnese inicial, o exame físico completo, palpação retal, entubação nasogástrica, ecografia e, por vezes, recolha de sangue e abdominocentese. A entubação nasogástrica também permite a realização do tratamento em alguns casos, como por exemplo, impactações de areia (Curtis et al., 2015). O tratamento médico de cólica consiste em atuar no alívio da dor através de aines, opioides, sedativos; de fluidoterapia; uso de laxantes como psílio, óleo mineral, sulfato de magnésio ou combinações destes e anti-helmínticos se houver suspeita de parasitismo (Curtis et al., 2015). Ainda existe uma grande percentagem de mortalidade associada a episódios de cólica, aspeto que pode dever-se a vários fatores, sendo eles, falta de acompanhamento dos casos, fluidoterapia inadequada para resolver a desidratação ou falha no balanço hidrolítico e perceção tardia dos sinais de cólica por parte dos donos. Nesta sequência, surge a pertinência de melhorar o acompanhamento por parte dos veterinários em colaboração com donos (Worku et al., 2017).
- Gravações áudio como ferramenta de apoio ao estudo individual do clarinetePublication . Varino, Cláudia; Jorge, RuiO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Música do Instituto Piaget – ISEIT Almada. Este documento está estruturado em duas partes principais. Na primeira parte é apresenta toda a reflexão crítica sobre o desenvolvimento da prá-tica pedagógica e as aprendizagens efetuadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação intitulado “Gravações áudio como ferramenta de apoio ao estudo individual do clarinete”. Esta temática encontra-se vinculada ao percurso da mestranda enquanto instrumen-tista, e posteriormente à sua prática pedagógica do ensino de clarinete no ensino especializado da música de clarinete, no qual foi possível identificar uma problemática no estudo dos alunos, estritamente relacionada com aspetos negativos que dificultam o seu progresso. No que respeita à docência, esta conduz à investigação de respostas relativas a como ensinar os alunos a estudar, o que leva à problemática relacionada com os resultados que os alunos mostram nas aulas. Neste âmbito, para a aula de instrumento ser proveitosa e focada no desenvolvimento do aluno, este deve trabalhar individualmente os conteúdos que são expostos pelo professor. Assim, para alcançar bons resultados e um bom desen-volvimento enquanto clarinetista, o aluno deve, pelo menos, ter contacto com o instrumento nos dias da semana posteriores à aula. O problema surge quando o estudo do aluno se revela desorganizado e pouco instruído, adicionando-se a falta de cumprimento de objetivos e o recurso a metodologias de estudo. Deste modo, torna-se essencial haver uma organização do estudo instrumental e o recurso a estratégias de estudo, tendo em vista uma otimização e rentabilização do tempo de es-tudo dedicado ao instrumento. Só assim será possível verificar o progresso no desenvolvimento dos alunos, sendo que eles próprios serão capazes de notar esse desen-volvimento, conduzindo ao aumento da sua motivação.
- O envolvimento desportivo de jovens em idade escolarPublication . Assis, David; Rodrigues, PaulaNos tempos presentes, sendo o desporto um hábito cultural, torna-se importante, na sua reprodução, a aquisição de valores de cultura físico-desportiva ao longo da vida, deste modo, será fundamental conhecer o envolvimento desportivo dos alunos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi o de analisar a participação desportiva, as modalidades praticadas, o âmbito, quais as razões que os levam a praticar desporto e a abandonar a prática, tendo presente os contextos sociais em que os alunos se inserem. Um questionário intitulado “Inquérito ao Envolvimento Desportivo dos Alunos”, foi aplicado a uma amostra de 118 alunos, de ambos os sexos do 9.º e 11.º anos de escolaridade de uma escola do concelho de Mangualde. Os resultados revelaram que 52% da amostra em estudo pratica desporto, sendo que os restantes 48% afirmaram não ser praticantes. Porém, 30% disseram que já tiveram uma experiência desportiva, 63% mantiveram-se fiéis à prática desportiva (Índice de Fidelidade), e os restantes 37% abandonaram-na (Índice de Abandono). Cada praticante, em média, pratica 1,2 modalidades desportivas (Índice de Diferenciação). O universo da procura potencial representa 20% da população em estudo, o que quer dizer que, dos 52% que praticam desporto, 20% pretendem iniciar a prática de outras modalidades. A procura não satisfeita, ou seja, os jovens não praticantes mas que manifestaram o desejo de iniciar a prática desportiva (potenciais novos praticantes), representam 13% da população em estudo, induzindo um crescimento na participação desportiva de cerca de 25%. A procura desportiva (praticantes + potenciais novos praticantes) representa por isso 65% do total da população. Analisando a participação desportiva segundo o âmbito da prática, temos 26% da população em estudo a praticar desporto no âmbito do desporto informal ou de lazer, 24% no âmbito do desporto de competição federado, e 14% no âmbito do desporto escolar. Portanto, podemos concluir que a prática desportiva não é uma das prioridades da vida de cerca de metade dos nossos alunos.
- O uso da mão esquerda na técnica da guitarra e sua abordagem no ensino básicoPublication . Gonçalves, Leandro; Luís, LinaO presente trabalho visa um estudo sobre a técnica da mão esquerda aplicado à guitarra clássica, com o objetivo de compreender a sua importância na aquisição de competências e no desenvolvimento musical dos alunos uma vez que a técnica desta mão constitui um grande obstáculo no estudo da guitarra, exigindo muita dedicação, persistência e esforço físico. A partir de um estudo científico, pretende-se com esta investigação analisar e perceber estas dificuldades a fim de poder propor soluções para esta problemática, cujo objetivo final consiste na aplicação em contexto prático de sala de aula, uma melhor prática do ensino-aprendizagem da guitarra na abordagem de seus respetivos conteúdos programáticos.
- 24Share: Projeto de consultoria de redes sociaisPublication . Gonçalves, Nuno Miguel Grabit Pereira; Pinheiro, CarlosSe a internet teve um impacto profundo sobre as práticas e políticas de marketing, as redes sociais online estabelecem um relacionamento das marcas com os seus clientes de forma muito diferente da que existia com os sites clássico, não interativos. As redes sociais e a internet, acompanhadas pelas tecnologias de mobilidade, são plataformas que contribuem para a disseminação do conhecimento e um maior dinamismo no processo de venda. É importante notar que as redes sociais, com a sua capacidade viral, impactam determinantemente as relações que se estabelecem entre diferentes intervenientes da venda (Dionísio et al., 2018). Esta revolução nos meios de comunicação, obrigou que as empresas adaptassem as suas estratégias de Marketing e Publicidade, e olhassem para as Redes Sociais, como uma ferramenta de divulgação de produtos e serviços (Yankova e Ozuem, 2017). Um dos setores mais afetados, foi o setor da cosmética, que atualmente atinge volumes de negócios historicamente elevados. As empresas de cosmética, investem em influenciadores de Redes Sociais, e promovem os seus produtos recorrendo a estes influenciadores, através da criação de conteúdos especialmente destinados à divulgação em redes sociais (Grosman, 2017). O presente projeto de empreendedorismo, é uma oportunidade para colocar em prática os ensinamentos adquiridos no Mestrado de Gestão e Estratégia Empresarial, e passa pela criação de uma empresa de consultoria de Redes Sociais, que terá como objetivo sensibilizar os empresários mais céticos, para a importância da utilização desta ferramenta, com metodologias adequadas. A empresa terá o nome de 24Share e será responsável pela criação e/ou gestão total, das redes sociais dos seus clientes, de forma a dinamizar a sua imagem e divulgar ações de Marketing e Publicidade. Numa primeira fase, iremos fazer a introdução ao tema, com a devida revisão de literatura, que permitirá a assimilação de conceitos chave para a realização do projeto. De seguida, passaremos à descrição do negócio, detalhando os nossos objetivos a curto, médio e longo prazos. Para concluir, apresentaremos demonstrações financeiras, que permitirão analisar a viabilidade do projeto, as propostas para o futuro.
- Gestão do Financiamento de Curto Prazo no Setor da Aviação: O Caso da TAP Air PortugalPublication . Jacinto, Diogo Moreno; Pinheiro, CarlosAtravés de uma análise empírica, a presente investigação tem como objetivo principal a evidência de quais os fatores determinantes da Variação do FM no setor da aviação, concretamente na Europa. A análise quantitativa considera o período de 2012 a 2016, sendo a amostra constituída por 11 companhias aéreas europeias cotadas em bolsa. Os resultados obtidos indicam que a Variação do FM é altamente influenciada pelo Tobin’s Q, a Dimensão da empresa e o Resultado Operacional. Deste modo, observou-se que as empresas com maior valor de mercado e dimensão tendem a demonstrar uma menor variabilidade do seu FM. Adicionalmente, os resultados constatam que quanto maior o Resultado Operacional da empresa, menos estável é a Variação do FM. No que respeita a componente do trabalho relativa à TAP Air Portugal, considerando informação qualitativa e a análise de ferramentas de gestão, verificou-se que a TAP apresenta uma política de GFM agressiva. Isto deve-se, maioritariamente, à sua estrutura de financiamento e ao setor onde está inserida, sendo que o FM desta indústria é tendencialmente negativo.