Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-20"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Castanheira, Clotilde Lopes; Reis, Maria Paula Colares Pereira dosEste relatório tem como base os estágios realizados ao longo dos quatro semestres do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo. Nele está contida a calendarização bem como tudo o que está relacionado com os mesmos, nomeadamente as reuniões e as tutorias. O relatório é composto por quatro capítulos: Capítulo 1 – Relatos de Estágio; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de avaliação; Capítulo 4 – Apresentação de um trabalho de projeto. No final contém uma reflexão e algumas considerações finais de todo o percurso até aqui. O Capítulo 1 é composto por dez relatos de estágio, cinco relatos correspondentes ao 1.º Ciclo e os restantes cinco relatos referentes ao 2.º Ciclo. O Capítulo 2 contém oito planificações de atividades e aulas lecionadas por mim, com a respetiva fundamentação teórica de algumas das estratégias utilizadas. No Capítulo 3 apresentam-se duas avaliações para cada valência escolar deste mestrado, acompanhadas pelos parâmetros de avaliação e comentários aos resultados obtidos com fundamentação teórica. O Capítulo 4 consiste num trabalho de projeto, denominado Experimentar, que consiste num projeto, com o objetivo de alunos do 3.º e 4.º Anos do 1.º ciclo do Ensino Básico e ainda alunos do 5.º e 6.º Anos do 2.º Ciclo, através da realização de várias atividades, ao longo do ano letivo, desenvolverem os conteúdos abordados nas disciplinas de Estudo do Meio e de Ciências Naturais de uma forma mais prática. Pretende-se com este projeto que os alunos realizem atividades experimentais mais frequentemente e que sejam mais participativos nas mesmas, ajudando em todas as etapas até à realização da atividade experimental. As atividades experimentais trabalhadas ao longo do ano letivo serão realizadas numa Feira da Ciência, em que os alunos estarão responsáveis por uma atividade que terão de realizar e explicar as conclusões que se podem retirar com a realização da mesma.
- Revisão do plano de manutenção de uma máquina de papel “tissue”Publication . Narciso, Pedro António Gouveia; Borrego, Luís Filipe PiresO presente estágio teve como base a revisão do plano de manutenção da máquina de papel 6, sendo que este plano, também chamado de “masterplan”, é composto por planos correspondentes a cada equipamento ou conjunto de equipamentos da máquina. Esta revisão teve em consideração algumas estratégias de manutenção, as quais sendo: Reliability Centered Maintenance (RCM) e Risk Based Maintenance (RBM). Porém antes de proceder à revisão dos planos de manutenção foi necessário reestruturar a árvores de equipamentos da máquina 6, esta apresentava-se algo desorganizada em parte. Em relação aos equipamentos da zona da máquina foi feita uma proposta de reorganização e criação de novos equipamento e subequipamentos, estando estes presentes na máquina, mas não na árvore de equipamento, alocando-os nas localizações correspondentes. Para a zona dos circuitos da máquina foi feito o levantamento das válvulas e reorganizados os equipamentos já presentes na árvore de equipamentos. Foi feita uma análise às intervenções corretivas desde o ano de 2016 a 2020, este foi realizado neste período devido a ser o mais fidedigno em relação a informações sobre as intervenções. Esta análise teve como base o estudo do número e do custo das intervenções realizadas por cada ano e no total dos 5 anos, visando obter um número mais restrito de equipamentos que necessitariam de uma atenção na revisão dos planos de manutenção. Foram criadas instruções de trabalho para otimizar a substituição das prensas aspirantes das máquinas 5 e 6. Estas instruções de trabalho permitiram fazer as mesmas tarefas que eram realizadas anteriormente, porem em metade do tempo e com isto reduzir os custos para a Renova e aproveitar o tempo por ocupar para realizar mais tarefas.
- Real-time quality control of heat sealed bottlesPublication . Cruz, Samuel Silva da; Durães, João António Pereira Almeida; Mendes, Mateus Daniel AlmeidaThe present document describes a system for controlling the quality of heat sealed bottles. The system detects defective seals to identify bottles that can not be sold. A prototype was developed to validate and test the system proposed. In the production line, the bottles are filled with a toxic substance and can only be sold when properly sealed. A leak can be harmful to humans and the environment. Because the seals are not visible from outside the bottle, images from each seal are obtained using a thermal camera. The hot glue used in the sealing process makes the seal visible in the infrared image. The image is cleaned and converted to black and white only keeping the seal in the final image. Black pixels present the value 0 and white pixels present the value 1. Then a signature composed by two arrays containing the sum of the number of white pixels in each column and in each row is calculated. Both arrays present a U shape when the bottle is sealed. The signature is then fed to an artificial neural network which was trained to identify correctly sealed bottles. The classification results are stored in a database. The trained neural net presented an accuracy of 98.7 % and an F1 score of 96.0 % in the testing phase. The results shows the inspection process is effective in identifying defective seals and because it is automated it can be scaled up to large bottle processing plants. All classified images can be seen though a web application where a user has the option of validating the operation and identifying errors which will be individually fitted to improve the machine learning model performance. The system is non invasive, automated, and can be applied to common conveyor belts currently used in industrial plants. It can also be adapted to detect different prob lems in bottles of different shapes.
- Avaliação da intensidade das aulas de educação física em alunos do 1º ano ao 12º ano durante o período de pandemiaPublication . Lino, Martim; Soares, DeniseO principal objetivo deste relatório foi expor todo o meu trabalho como professor de educação física (EF) estagiário, no Colégio de São Tomás (CST). Para tal, procurei retratar toda a minha atividade, de forma crítica e fundamentada, aquando da minha inserção na prática de ensino supervisionada (PES). A supervisão deste processo foi realizada pelo professor cooperante (Bruno Carvalho) e por um orientador de estágio (Denise Soares), docente no Instituto Piaget (IP). O relatório divide-se em quatro áreas de intervenção fundamentais, pré-definidas pelo IP, a saber: Profissional, social e ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade; Desenvolvimento profissional ao longo da vida; A escolha do Colégio de São Tomás como entidade de acolhimento teve como base uma forte ligação ao mesmo como ex-aluno. Aqui sabia, logo desde o início, que teria a liberdade e apoio necessários para poder explorar todas as áreas de intervenção e por isso mais possibilidade de crescer profissionalmente. O acompanhamento das duas turmas na lecionação e direção de turma foram feitos com professores que foram meus professores enquanto ex-aluno, o que permitiu um envolvimento superior logo desde o início e com isso, uma liberdade grande para tentar e errar sem que houvesse possibilidade para me inibir. No tema do trabalho científico realizado na última área, procurei perceber se a intensidade das aulas de educação física do CST corroboram as diretrizes definidas pela Organização Mundial de Saúde, neste tempo que foi afetado pela pandemia causada pelo vírus Covid_19. É de ressaltar o período online que nos obrigou a reformular o plano anual, por consequência da impossibilidade de realizar um conjunto alargado de matérias pré-definidas. Aproveitamos para dar predominância ao domínio da aptidão física e dos conhecimentos.
- Comparação da aptidão física entre rapazes e raparigas durante a pandemiaPublication . Nobre, Ricardo; Soares, Deniseelaboração deste documento, representa uma descrição e reflexão cuidada do trabalho efetuada na Prática de Ensino Supervisionada, realizada como parte integrante e conclusiva do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio desenvolveu-se através da prática docente orientada, na escola Padre Alberto Neto, no ano letivo 2020/2021, tendo tido como objetivo principal a integração, consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos nos semestres anteriores e habilitar profissionalmente o professor para o desempenho das missões que a profissão obriga. Ao longo deste relatório serão descritas as quatro áreas preconizadas no desenvolvimento da formação docente: I - Profissional, social e ética; II – Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III – Escola e comunidade e IV – Desenvolvimento profissional, que contempla um trabalho de investigação científico “Comparação da aptidão física antes e durante a pandemia”. Este estudo teve como objetivos comparar a aptidão física antes e depois do 1º confinamento. A principal prioridade no decorrer deste ano letivo foi a reflexão sobre a prática docente e o reajustamento do ensino às necessidades dos alunos, permitindo a evolução da capacidade de intervenção pedagógica e promovendo a aquisição de competências profissionais e pessoais de excelência.
- Utilização do Instagram: o caso dos atletas de futsal da Liga PlacardPublication . Quintela, Duarte Pedro de Andrade Rino de Lemos; Matos, José PedroA evolução tecnológica tem possibilitado uma interatividade maior e potenciado o desenvolvimento das redes sociais digitais levando a uma maior aposta das empresas e marcas no chamado Marketing digital. No sector desportivo, em especial o futsal, tem tido crescimentos significativos no número de atletas federados, fruto da sua crescente relevância. Nesta investigação, pretende-se contribuir para o conhecimento mais aprofundado das razões/finalidades que estão na base da decisão dos atletas da principal liga de futsal nacional (Liga Placard) de utilizarem uma conta na rede social Instagram. A metodologia utilizada teve por base a triangulação de métodos qualitativos e quantitativos, junto do universo de atletas de futsal da Liga Placard. Concluímos, que os atletas de futsal que usam o Instagram em média mais de 2 horas por dia utilizam-no, sobretudo, para socializar, como entretenimento e como diversão. Estes são significativamente mais propensos a fazê-lo para se promoverem a si próprios e aos parceiros, aumentarem a sua visibilidade, interagir com os adeptos e para partilhar as suas conquistas, do que o grupo que usa o Instagram menos de 2 horas por dia. Este estudo vem confirmar que existe um grande potencial relativo à comunicação digital, tanto da utilização destes atletas pelas marcas/empresas, como numa vertente mais profissional para a visibilidade e reputação dos próprios atletas.
- COVID-19 no Desporto: estratégias de comunicação dos clubes portugueses no Facebook durante a pandemiaPublication . Santos, Raquel Benjamim Paulino; Leal, Maria do CarmoO receio do surto do novo Coronavírus, em 2020, resultou num confinamento e distanciamento social de forma a diminuir o risco de contágio entre a população. A pandemia de Covid-19 causou impactos políticos, culturais e socioeconómicos em todo o mundo e obrigou à suspensão de várias atividades, nomeadamente no desporto. Sendo as atividades desportivas o principal conteúdo nas redes sociais dos clubes, estes viram-se obrigados a adotar novas estratégias de comunicação nas suas publicações, com o objetivo de manter o contacto com os adeptos. Nesse sentido, existiu a necessidade de estudar quais os conteúdos que os clubes desportivos utilizaram nas suas redes sociais, durante a suspensão dos jogos, com o intuito de manter o engagement por parte dos seus seguidores. O objetivo deste estudo é perceber quais foram as novas estratégias de comunicação adotadas pelos clubes nas suas páginas de Facebook durante a suspensão dos jogos provocada pela Covid-19. Para realizar esta investigação, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma análise de conteúdo às páginas de Facebook dos clubes desportivos. Os resultados indicam que o número de publicações diárias diminuiu consideravelmente e o principal foco de informação passou dos eventos desportivos para os melhores momentos da história dos clubes. Apesar de as memórias serem o tema mais frequente nas páginas de Facebook dos clubes, as publicações relacionadas com as principais personalidades dos clubes foram as favoritas dos utilizadores. A estratégia utilizada pelos clubes, durante este período, foi bem-recebida pelos seguidores, pelo que alguns procedimentos poderiam ser implementados na comunicação futura dos clubes.
- Intervenção em Reabilitação Cardíaca e Planeamento de um Programa de Exercício Físico para a Pessoa com Doença OncológicaPublication . Costa, Diogo Manuel Jorge; Castanheira, Pedro XavierO seguinte Relatório de Estágio aborda os temas da doença cardiovascular, da doença oncológica e da prescrição de exercício físico clínico. Com o objetivo de aprofundar conhecimentos nas referidas temáticas, o estagiário realizou dois estágios distintos, o primeiro na fase II e fase III do Centro de Reabilitação Cardiovascular do CHULN/FMUL/CRECUL, no âmbito da doença cardiovascular, e o segundo no Clube VII, no âmbito da doença oncológica. Na fase inicial do relatório é descrito o enquadramento da prática profissional, onde é realizada uma revisão da literatura dos temas em estudo, e é descrita a realização da prática profissional dos dois estágios realizados, onde é feita a caracterização dos locais de estágio e é detalhada a intervenção do estagiário nos mesmos. Na parte final é efetuado um balanço das atividades realizadas nos estágios considerando os objetivos previamente definidos. O número de horas dedicadas às diferentes tarefas/atividades realizadas e as perspetivas futuras em termos profissionais são outros temas abordados na reflexão e conclusão.
- Airbnb: uma avaliação à qualidade da plataforma de economia partilhada pelo modelo WebQualPublication . Rabaça, Catarina Guedes; Silva, José Morais daEncontramo-nos no paradigma digital, cujo impacto se estende a todos os setores de atividade, não sendo o setor do alojamento turístico exceção. A facilidade com que o consumidor atual consegue aceder a informação online e comparar diversas ofertas, fez surgir plataformas que, na sua génese, conseguem agregar e segmentar a procura por este tipo de serviço, de onde se destaca o Airbnb. O surgimento da economia partilhada, também descrita na literatura como consumo colaborativo feito pelas atividades de partilha, intercâmbio e aluguer de recursos sem possuir a mercadoria, e das plataformas peer-to-peer, veio revolucionar o setor do turismo, com especial destaque no setor do alojamento. O nosso trabalho retrata o desejo de compreender os principais critérios valorizados do ponto de vista do utilizador, consumidor, ao interagir com um website de economia partilhada. Este estudo pretende analisar o website Airbnb segundo a ótica do modelo de avaliação da qualidade de websites Webqual 4.0, de forma a compreender quais os pontos que este negócio deve garantir para se assumir como um padrão de qualidade através da sua presença online. O nosso trabalho observou sobre o ponto de vista quantitativo, através de um questionário, a aplicação da ferramenta WebQual 4.0 por via dos itens que o compõem. Os dados obtidos permitiram evidenciar que a “Usabilidade” foi o construto com maior valor registado, seguindo-se da “Qualidade da Interação”, sendo a “Qualidade da Informação” o construto com valor mais baixo. Adicionalmente, destacaram-se ainda evidências sobre os utilizadores. Estes, com as variáveis de caracterização que os definem (idade, grau de escolaridade, rendimento e utilização da internet) relacionam-se de forma diferente com os itens e construtos do modelo WebQual 4.0.
- A perceção do consumidor sobre a utilização de realidade aumentada na experiência de compra online no setor da cosméticaPublication . Brito, Rafaela Marina Iglésias de; Figueiredo, RonnieO marketing digital acompanha a evolução tecnológica de forma a responder a todas as necessidades e melhorar, cada vez mais, a comunicação. Neste sentido, o principal tema deste estudo é a realidade aumentada. Nesta investigação, pretende-se abordar a realidade aumentada num contexto de comércio online sendo o foco deste estudo a experiência de compra online e o comportamento do consumidor com a tecnologia no setor da cosmética. Desta forma, destaca-se a pergunta principal do estudo: Qual a perceção do consumidor sobre a utilização da tecnologia de realidade aumentada na experiência de compra online no setor da cosmética? O objetivo geral do presente estudo é analisar o ponto de vista do consumidor sobre o impacto da interatividade com a realidade aumentada na sua experiência de compra online de produtos de maquilhagem, em particular, da marca Kiko Milano. Algumas marcas já disponibilizam a realidade aumentada, como por exemplo o Ikea com a sua aplicação de mobile, a Rayban em que é possível experimentar óculos através do website com as câmaras frontais. Também a realidade aumentada é conhecida no contexto de jogos como o Pokemon Go e das redes sociais como o Snapchat e os filtros do Instagram. Para obter as respostas a este estudo, que é misto, dado que recorre ao método de revisão sistemática da literatura com a utilização do método PRISMA, numa abordagem exploratória e explicativa com a apresentação dos estudos existentes relevantes para o tema. De seguida, é aplicado o tipo quantitativo, com o uso do inquérito ao público, para a recolha de dados com objetivo de responder às questões de investigação que surgiram da fundamentação teórica. No questionário, o objeto de estudo é o virtual try on do website da marca Kiko Milano. Nesta pesquisa conclui-se que os inquiridos experienciaram a interatividade, a diversão, a facilidade de uso e controlo através da tecnologia de realidade aumentada.