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Abstract(s)
O principal objetivo deste relatório foi expor todo o meu trabalho como professor de educação física (EF) estagiário, no Colégio de São Tomás (CST). Para tal, procurei retratar toda a minha atividade, de forma crítica e fundamentada, aquando da minha inserção na prática de ensino supervisionada (PES). A supervisão deste processo foi realizada pelo professor cooperante (Bruno Carvalho) e por um orientador de estágio (Denise Soares), docente no Instituto Piaget (IP).
O relatório divide-se em quatro áreas de intervenção fundamentais, pré-definidas pelo IP, a saber: Profissional, social e ética; Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; Participação na escola e relação com a comunidade; Desenvolvimento profissional ao longo da vida;
A escolha do Colégio de São Tomás como entidade de acolhimento teve como base uma forte ligação ao mesmo como ex-aluno. Aqui sabia, logo desde o início, que teria a liberdade e apoio necessários para poder explorar todas as áreas de intervenção e por isso mais possibilidade de crescer profissionalmente.
O acompanhamento das duas turmas na lecionação e direção de turma foram feitos com professores que foram meus professores enquanto ex-aluno, o que permitiu um envolvimento superior logo desde o início e com isso, uma liberdade grande para tentar e errar sem que houvesse possibilidade para me inibir.
No tema do trabalho científico realizado na última área, procurei perceber se a intensidade das aulas de educação física do CST corroboram as diretrizes definidas pela Organização Mundial de Saúde, neste tempo que foi afetado pela pandemia causada pelo vírus Covid_19.
É de ressaltar o período online que nos obrigou a reformular o plano anual, por consequência da impossibilidade de realizar um conjunto alargado de matérias pré-definidas. Aproveitamos para dar predominância ao domínio da aptidão física e dos conhecimentos.
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Keywords
Estágio Prática de ensino supervisionada Educação física Ensino Aprendizagem Envolvimento Intervenção Liberdade Apoio Crescimento Cientificidade