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- RELATÓRIO DE ESTÁGIO PROFISSIONAL I, II E IIIPublication . Barros, Vanessa Sousa Brazão de; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional contém informações sobre vários momentos ocorridos e aprendizagens adquiridas ao longo das unidades curriculares de Estágio Profissional I, II e III, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, que decorreu entre setembro de 2019 e fevereiro de 2021. Este Relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo destina-se à narrativa de dez relatos de estágio profissional, que correspondem àquilo que observei e presenciei durante o mesmo. Três deles são atividades que foram realizadas por mim; as restantes pelas profissionais de educação das escolas onde estive inserida e pela minha colega de estágio. Completo cada relato, realizando algumas reflexões sobre essas práticas, fundamentando-as com recurso a autores distintos. O segundo capítulo contém seis planificações de atividades e propostas de trabalho, elaboradas por mim durante o Estágio Profissional. Ao longo do mesmo, farei a descrição das estratégias e recursos que escolhi, assim como algumas observações que justificarei com base em conceitos de diversos autores. O terceiro capítulo é composto por dispositivos de avaliação que apliquei a grupos de Educação Pré-Escolar, antecedidos de uma breve introdução sobre a importância da avaliação. Apresento parâmetros e critérios dos dispositivos de avaliação, a avaliação e a análise, devidamente fundamentada, das aprendizagens realizadas pelas crianças, durantes as atividades concretizadas. O quarto capítulo apresenta um projeto que tem por nome Família Detetive, em que o principal objetivo é aumentar o tempo de qualidade entre as crianças e os seus familiares, bem como promover atitudes de preservação do ambiente. Termino o Relatório apresentando uma reflexão sobre o meu percurso durante o mestrado, sobre as dificuldades e desafios que enfrentei e ainda sobre a importância do estágio profissional. Também apresento as referências bibliográficas que utilizei durante a realização deste Relatório, bem como todos os anexos.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Martins, Catarina Lopes; Silveira-Botelho, Ana Teresa daEste Relatório de Estágio Profissional faz parte do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação João de Deus, durante os anos letivos de 2019/2020 e 2020/2021, e refere-se às unidades curriculares do Estágio Profissional I, II e III, com a duração de três semestres. Um dos principais objetivos do presente relatório é representar o processo de ligação entre a teoria e a prática pedagógica. A partir do momento em que iniciámos o estágio foi possível observar, registar, experimentar, planificar, avaliar e refletir através de uma metodologia qualitativa em que, inseridos em contexto educativo, podemos colocar em prática todas as aprendizagens que fomos fazendo ao longo da formação inicial. Tal como defende Perrenoud (1999, citado em Caldeira, Pereira & Silveira-Botelho (2017, p.52), “importa que o futuro docente aprenda a ser reflexivo, investigativo, culto e inovador pois só assim saberá adequar as suas práticas educativas de forma eficaz”. Esta formação foi sempre acompanhada e orientada pelos educadores cooperantes e pela equipa de supervisão da Escola Superior de Educação João de Deus. Alarcão e Canha (2013) referem que o supervisor participa no processo de acompanhamento, orientação e desenvolvimento dos alunos, sobretudo na identificação de problemas ou questões cruciais, planificação e implementação de atividades nessa realidade. O estágio foi desenvolvido em duas escolas diferentes da região de Lisboa na valência do Pré-Escolar. O estágio profissional II e o final do estágio profissional III do Mestrado em Educação Pré-Escolar foram desenvolvidos através de simulação devido à pandemia mundial da Covid-19. Para além dos relatos de estágio, planificações e dispositivos de avaliação o relatório também incluirá uma Proposta de Projeto a ser desenvolvida nesta mesma valência.
- Melhoria Contínua do Sistema de Gestão da Segurança e Qualidade Alimentar doQueijo São Jorge (DOP)Publication . Sousa, Sofia Patricia Pimentel de; Pereira, Carlos José DiasA elaboração deste relatório permite a conclusão do Mestrado em Engenharia Alimentar, com a noção de que este estágio foi muito enriquecedor, tanto a nível profissional como a nível pessoal.O estágio teve a duração de 6 meses, no período de 6 de janeiro a 29 de agosto de 2020 com interrupção de 2 meses devido à quarentena para prevenção do Covid-19, tendo sido realizado na Uniqueijo, União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios da ilha de São Jorge, pertencente ao Arquipélago dos Açores.O principal objetivo do estágio foi a contribuição para a melhoria contínua do sistema de gestão da segurança e qualidade alimentar do queijo São Jorge DOP, de forma a satisfazer o consumidor final proporcionando um produto nutritivo, apetitoso e seguro. No presente relatório de estágio serão abordados as tarefas efetuadas durante este percurso e o plano do sistema de HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) para garantir a segurança e qualidade alimentar do queijo São Jorge DOP.
- Manutenção de dispositivos médicos em unidades de saúdePublication . Pinho, David dos Santos; Coutinho, Fernanda de Madureira; Fonseca, Inácio de Sousa Adelino daO relatório documenta um estágio de eletromedicina inserido na UC de Projeto/Estágio do Mestrado em Instrumentação Biomédica do ISEC. Esta unidade curricular implica a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos em contexto real do mercado de trabalho.As atividades de saúde dependem cada vez mais dos dispositivos médicos aliados ao conhecimento dos profissionais de saúde. Como tal, é imperativo que estes sejam seguros e confiáveis, responsabilidade dos técnicos de eletromedicina.Os técnicos de eletromedicina são profissionais altamente formados em eletrónica e eletromecânica aplicadas à medicina. O relatório espelha os conhecimentos teóricos e técnicos essenciais nesta área. Aborda algumas normas de qualidade e segurança aplicáveis aos dispositivos e à sua manutenção bem como o funcionamento de equipamentos comuns em unidades de saúde (desde hospitais a clínicas). Num contexto prático, são descritas situações reais que variam desde a aplicação de manutenção preventiva até ao diagnóstico de avarias e aplicação de manutenção corretiva. Aborda procedimentos de diferentes graus de complexidade e equipamentos de teste usados para garantir a segurança e a qualidade do funcionamento dos dispositivos médicos. Estes procedimentos pretendem garantir a segurança dos utilizadores e utentes e a qualidade dos serviços de saúde.
- A aceitação da publicidade em Aplicações FreemiumPublication . Graça, Ana Catarina Antunes; Redondo, EduardoEncontramo-nos no início de uma nova era do marketing: Marketing 4.0. Esta era surgiu do boom de consumo de conteúdo digital e da respetiva utilização de dispositivos móveis (Kotler, 2017). Com isto, as empresas têm procurado responder às necessidades de digitalização de alguns serviços e produtos ao longo dos anos, surgindo novos modelos de negócio digitais. A indústria da música, tem dois grandes modelos de negócio utilizados por algumas marcas: freemium e subscrição. Os modelos freemium (objeto de estudo desta dissertação) têm na sua constituição duas versões/serviços: i) inteiramente gratuito, com limitações de utilização e onde uma das suas principais fontes de receita é a publicidade; ii) versão paga (premium) que permite o acesso a todas as funcionalidades e não tem publicidade (a não ser a promoção de novos conteúdos). Sendo a publicidade uma das grandes fontes de receita destas plataformas, e estando cada vez mais os utilizadores/consumidores à procura de mais alternativas para fugir aos anúncios (Nunes, 2019), interessa perceber se os utilizadores estão dispostos a aceitar a publicidade presente nestas plataformas. Adicionalmente, é relevante aprofundar se estas plataformas contribuem para um aumento do ceticismo em relação à publicidade por parte dos consumidores/utilizadores. E se a publicidade é considerada pelos consumidores/utilizadores o principal motivo da compra da versão paga destas plataformas. A metodologia utilizada neste estudo foi não probabilística, através do método de amostragem snowball. Foi aplicado um questionário online a utilizadores de plataformas streaming de música (tendo em conta os utilizadores das diferentes plataformas). Os resultados indicam que este tipo de plataformas pode ser um canal de comunicação, com grande potencial para anunciantes. Se a segmentação da publicidade for mais assertiva (tornando os anúncios mais relevantes, interativos e controláveis) gera uma aceitação positiva da publicidade. Assim como se deverá aprofundar o facto das mulheres terem demonstrado uma maior aceitação de publicidade neste estudo. Com estes resultados prevê-se que a publicidade precisa de uma grande mudança, para uma maior aceitação de publicidade. Os anúncios precisam de se tornar mais interativos e o consumidor ter um papel ativo neste conteúdo, participando na apresentação do mesmo.
- A Ludicidade como Meio de Promover a Experiência SensorialPublication . Liliana Veiga de Azevedo