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- Integration of TPACK and SAMR Models: Theoretical-Methodological Articulations for the Use of Technologies in Mathematics TeachingPublication . Abar, C. A.; Almeida, M.This article analyzes the integration of the TPACK (Technological, Pedagogical, and Content Knowledge) and SAMR (Substitution, Augmentation, Modification, and Redefinition) models as a theoretical-methodological framework to guide and evaluate pedagogical practices mediated by digital technologies in Mathematics Education. The articulation between these models allows for an understanding not only of the knowledge necessary for teaching in technological environments but also of the different levels of complexity and innovation that the use of technologies can achieve in teaching proposals. By considering practical application examples, especially with the use of software like GeoGebra, it becomes evident how teachers can transition from initial levels of resource substitution to transformative and innovative pedagogical experiences. Furthermore, the fundamental role of teacher training in promoting intentional and reflective practices that critically leverage the potential of digital technologies is highlighted potential of Digital Information and Communication Technologies (DICT). It is concluded that the integration of the TPACK and SAMR models expands the possibilities for planning, implementing, and evaluating more meaningful pedagogical practices, contributing to the development of teaching competencies aligned with the contemporary demands of Mathematical Education, fostering more creative, collaborative, and technologically mediated learning.
- The Role of Plarform Engineering in Digital TransformationPublication . Arrulo, Tiago Filipe MartinsÀ medida que o desenvolvimento de software se torna mais complexo e competitivo, as organizações deparam-se com toolchains fragmentados, complexidade operacional e fluxos de trabalho inconsistentes, dificultando a sua jornada DevOps. Como resultado, as organizações lidam com ciclos de entrega mais longos e a obtenção de um menor valor comercial. Platform Engineering, através da implementação de Internal Developer Platform (IDP), surgiu como uma abordagem promissora para mitigar estes problemas. Estas plataformas foram concebidas de modo a abstraírem a complexidade, aumentarem a produtividade dos programadores e simplificar os fluxos de trabalho. Esta dissertação tem como objetivo documentar a elaboração, implementação e avaliação de um protótipo de IDP, como forma de validar a utilização de Platform Engineering como resposta aos desafios de desenvolvimento de software. Este protótipo integra ferramentas e fluxos de trabalho numa plataforma self-service, explorando como as IDPs podem uniformizar processos, reduzir a complexidade operacional e utilizar golden paths para fornecer aos programadores fluxos de trabalho claros e otimizados. A investigação utiliza a abordagem Design Science Research Methodology (DSRM) para assegurar um processo iterativo, focado no desenvolvimento e avaliação de uma IDP, através de ciclos de identificação de problemas, criação de soluções, implementação, avaliação e aperfeiçoamento. Complementarmente ao desenvolvimento do protótipo, foram conduzidas duas rondas de entrevistas com profissionais da área das tecnologias. Estas entrevistas forneceram visões qualitativas sobre os benefícios, limitações e aplicabilidade prática de Platform Engineering e dos IDPs, permitindo validar os resultados empíricos do protótipo e reforçar a compreensão do seu impacto na experiência do programador, na produtividade das equipas e na entrega de valor ao negócio. O objetivo desta investigação é analisar o potencial de Platform Engineering e das IDP para melhorar a velocidade na entrega de software, a fiabilidade e a eficiência operacional. O estudo procura conceber conhecimentos que contribuam para uma compreensão teórica de Platform Engineering, que ofereça orientações práticas para as organizações que estejam a considerar a sua adoção de modo a obterem uma vantagem competitiva no panorama tecnológico e adicionalmente, espera contribuir para a comunidade científica.